Você já comprou ou compraria presets ?

    Autor Mensagem
    Teclista
    Membro Novato
    # ago/16


    É viável comercializar prests de instrumentos virtuais ?

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Nunca comprei por que não foi necessário.

    Se fosse algo peculiar compraria sim, mas do próprio fabricante, que vende pacotes com bancos de presets.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/16 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Teclista

    Para teclados não sei... mas para guitarra tá cheio de pressets disponível grátis, bancos e mais bancos, (para guitar rig, guitar pro, fender fuse, amplitube e etc) em tudo quanto é comunidade de guitarra.

    Teclista
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Olá senhores, aconteceu que eu estava assistindo um tutorial do FM8 e o cara do canal vendia presets para o software da NI, ele dá umas dicas básicas no canal para pessoas como eu, já uso instrumentos virtuais a anos mas até ontem não sabia o significado da sigla LFO, gosto destas ferramentas mas só agora resolvi dedicar um tempo para conhecer a teoria por traz e as máquinas que estes softwares emulam. Futuramente pretendo montar pacotes com presets e vende-los, por enquanto é só uma ideia.

    Já fiz um, o que acham ?



    Synth-Men
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Sei que não é fácil fazer. Um pacote tem que ter no mínimo uns 50 presets.

    Até que ficou legal, considerando que vai tocar esta música.

    Manda brasa ai, te aconselho a comprar o livro Sintetizadores a Brasileira, custa pouco uns 35,00 e vai te ensinar o que é LFO, VCO, VCA, ADSR e outros parâmetros.

    Teclista
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men

    Beleza, muito obrigado.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Teclista
    Já comprei diversos pacotes de timbres e voltaria a comprar, alguns programadores gringos são fantásticos, e apesar de conhecer bem minhas máquinas, saber programar, criar, me falta tempo e é nessa brecha que eu tenho que apelar... certamente outros precisam também por N Motivos

    Mas... Pacotes profissionais são profissionais, precisa ser coisa boa, e sempre com algumas dúzias de timbres diferentes, tipo uns 36 pelo menos... A média é de um dólar por timbre e o pacote por uns 40 dólares

    O trabalho é seu, o preço é seu, tem coisa oriental que custa caríssimo, mais de 500 dólares e tem cara que vende barato... É ralar que vai achar seu espaço

    Problema, estamos no Brasil, aqui a galera quer o suor dos outros de graça... Muita gente porquinho não aceita a ideia do cara vender algo assim, com o papo de dividir conhecimento e blá-blá-blá, mas vamos entrar em polêmica, então é isso, faça e venda seu material , é seu

    SILVANOFDS
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: SILVANOFDS
    · votar


    Problema, estamos no Brasil, aqui a galera quer o suor dos outros de graça... Muita gente porquinho não aceita a ideia do cara vender algo assim, com o papo de dividir conhecimento e blá-blá-blá, mas vamos entrar em polêmica, então é isso, faça e venda seu material , é seu

    Estou produzindo Ritmos e Timbres para Teclados, Já apareceu cliente que indica para outro e ele mesmo poderia revender os arquivos mas optou a incentivar.
    E é nisso que incentiva de continuar produzindo material de qualidade e continuar atualizando pois a música Brasileia é rica e com constante mudanças e já escutei de clientes que foi graças aos meus arquivos que não desistiu da marca.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    SILVANOFDS
    Isso aí, tem que meter as caras e fazer, material de qualidade sempre vai ter espaço

    waltercruz
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Já comprei sim, compraria de novo.

    Um dos meus 'jobs' como músico é ser músico 'gigueiro'... tocar o que vier pela frente. E como sempre, as coisas aparecem num prazo muito corrido.

    Imagina que de repente rolasse um job de tocar Rush. E aí eu já achasse programado pra algum synth que eu tenho (uso somente VSTis) os timbres das principais músicas do Rush, e custasse sei lá, 20 dólares (um preço razoável pra eu que sou pobre, mais que isso quebra a banca).

    Seria um investimento bacana. E poderia comprar outras packs tb, eu me inspiro muito pela aleatoriedade: botar um loop pra tocar no ableton, botar algum efeito nele, carregar um synth e testar frases aleatorias... no meu processo isso funciona bem.

    Mas como o Edson apontou, não tente fazer isso no Brasil. Aqui é a terra que todo mundo quer uma ajudinha grátis, nego não entende que é justo pagar pelo tempo e trabalho que vc teve pra programar o timbre. Se for fazer isso, faça focando no mercado lá de fora.

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    waltercruz

    Por este motivo eu compraria do fabricante. Pois assim eu não correria o risco de comprar um pacote de um cara que conseguiu grátis e agora está me vendendo. No ML está cheio disto.

    Mas que é uma mão na roda é. Acho que vale a pena fazer e vender sim e com as redes sociais, vender lá fora é mais fácil.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men
    Mas não vamos cair no Ml né , eu vou direto no SOUND Designer, o cara tem referências, site, uma estrutura... Não é um zé ruela tentando se dar bem fácil

    ALguns são tão bons que a Korg está pegando caras que eram independentes e colocando seus produtos inclusive dentro da sua loja, o Kurt Ader por exemplo faz pacotes irados para o Kronos, agora ele vende dentro do sistema

    Os melhores órgãos que eu tenho Organimation não é do fabricante, montagens de bandas que levaria tempo para fazer como Dream Theather, Pink Floyd, etc... Peguei vários assim

    Mas resumindo quem é do meio nunca vai ser enrolado por um charlatão, simplesmente porque a nossa comunidade é de nicho, tenho certeza que todos conhecem quem são os produtores desse material

    petu_ce
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    E se os ritmos para um determinado teclado forem criados com base em músicas conhecidas, alguém sabe dizer se há algum problema com direitos autorais? Digo em relação ao compositor da música original.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    petu_ce
    Nunca ouvi falar de problemas com isso, boa pergunta...

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Teclista

    É viável comercializar prests de instrumentos virtuais ?


    Talvez, já que tem emprea que só faz isso, tem que ser algo bem feito, não da pra ir fazendo catado de internet ja que todo mundo faz e tomar cuidado pra que isso não venha com trabalho de outros já pirateados que ai da tetra

    waltercruz
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men

    entendi pq vc fala de comprar do fabricante... Mas existem bons sound designers por aí. Em alguns casos, o fabricante mesmo vende esses presets, mas alguns synths dão origem a um eco-sistema próprio desses presets, como o Massive. Mas pesquisando um pouco da pra saber quem é quem, e como mencionaram, é um mercado de nicho, você acaba contando nos dedos quem faz bons presets.

    Teclista
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men

    Como eu disse, já uso instrumentos virtuais a algum tempo, por isso tinha uma pequena noção das funções de alguns componentes de um Synth, mas ai assisti esse vídeo que clareou ainda mais minha mente.

    Ainda preciso pesquisar e estudar mais teoria, mas também vou pesquisar quais os softwares a comunidade mais utiliza, quais timbres tem maior demanda e o que já existe para não fazer mais do mesmo.

    Se fosse algo peculiar compraria sim, mas do próprio fabricante, que vende pacotes com bancos de presets.

    Eu entendo o seu preconceito e dos demais que participam da discussão, e acho mais do que saudável tê-lo, porém quanto a mim pode ter certeza que se decidir comercializar serão de minha autoria.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Teclista
    De timbres já existe de tudo, principalmente síntese básica, o que você imaginar já existe, e melhor do que você jamais sonhou em conseguir fazer, são mais de 50 anos de desenvolvimento kkk

    O lance é compilar pacotes para plataformas específicas, timbres personalizados para certas categorias, a grande maioria infelizmente dos tecladistas quer copiar algo, isso é bem notório, então os samples (muito ruins) dos originais estão na moda, e também as sempre presentes sanfonas, metais, e timbres mais difíceis de se obter com teclados médios iniciantes

    Não adianta vir com leads e pads, só eu devo ter na base dos milhares , síntese subtrativa então, até a síntese FM tem muito material, tenho um arquivo de 200 mil destes, isso aí, 200 mil presets só de FM

    Porque escrevi isso da quantidade, simples, uma coletânea bem feita poderia ser um início... Enquanto estuda o mercado, as técnicas, a real necessidade, afinal a intenção é ganhar dinheiro, virar um Sound designer de respeito

    SILVANOFDS
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Quando a internet estava engatinhando ainda tinha um site de soundfonts estilo Hammersound que não lembro o nome mas tinha algumas coisas legais, pois era arquivos caseiros.
    Como tinha uma net discada , eles ofereciam a venda dos arquivos em CDrom.
    Estava destinado a fazer a compra para o estúdio mas infelizmente não deu.
    A sorte foi a entrada da banda larga e foi ali que pude desfrutar de muitos SF2 para meus arranjos.
    Hoje os samples do Kontakt e outros programs nada são como filhos e netos do SF2 (soundfont) e infelizmente tinha alguns samples ruins mas também tinha muitos bons como acontecem com os VSTi.
    O que acho absurdo é a venda de timbres como Leads para se usar nos forrós onde qualquer teclado domina até que bem estes timbres eletrônicos.
    E hoje ainda tenho muitos sons guardados aqui no HD que não devem em nada para alguns VSTi.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    SILVANOFDS
    Não acho absurdo quem vende, acho absurdo quem compra coisas básicas... Tem cara que implora até hoje para conseguir o timbre da música Jump do Vam Halen, um dos mais fáceis e básicos timbres de se conseguir

    O pessoal tem preguiça de tudo, vamos falar a verdade, a minoria lê o manual, quanto mais saber o que fazer com ele, mais cedo um perguntava como conseguir combis prontas? É assim, aprender pra que se posso pegar de graça, ê Brasil

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Aliás quanto ao timbre supra citado ele é fácil de conseguir você mesmo mexendo no key... Sem samples , sem firulas, partindo de uma onda básica

    SILVANOFDS
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Aliás quanto ao timbre supra citado ele é fácil de conseguir você mesmo mexendo no key... Sem samples , sem firulas, partindo de uma onda básica

    Só quem mexeu com com sYnths antigos e sequenciadores sabe o trampo que foi editar, criar timbres e tudo mais.
    Sou da época dos manuais em inglês, usava um dicionário pra traduzir os manuais .
    https://homepages.abdn.ac.uk/mth192/pages/dx7/manuals/dx100-man.pdf

    Ainda hoje o meu lazer é quando pego um instrumento novo ,eu gosto de fuçar o manual.
    Mas brinco primeiro pra depois consultar.
    Quanto aos Leads acho mesmo o que você, são fáceis de conseguir mesmo. Os samples devem ser usados para coisas bem mais complexas especialmente timbres que o Equipamento não domina bem.
    Não sou nada contra a compra de presets desde que se tenha a necessidade urgente pra fazer algum trampo de emergência.
    Hoje cifro todas minhas músicas via software e precisei tirar um repertório de formatura urgente pois tinha uma semana. O que fiz foi baixando as cifras dos sites e corrigindo e ainda faço isto.
    Me fez ganhar um tempão pois estando erradas as cifras ou não elas estavam boa parte nos lugares certos das letras.

    Synth-Men
    Veterano
    # ago/16 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Edson Caetano

    "... Mas não vamos cair no Ml né..."

    Deus nos livre, é cada coisa que aparece lá...



    waltercruz

    Sim, tem uns caras muito feras mundo a fora. Aqui no Brasil mesmos, temos uns 3 muito bons. Mas estão ligados diretamente as marcas.

    Teclista

    A galera que trabalha da night precisa bastante de variedades.

    Algum tempo atrás, vi um vídeo de um brasileiro que fez o pacotes de presets das músicas mais famosas do Michael Jackson para o Juno G. Ficou muito massa. Fabricante de marca nenhuma faz isso.

    Edson Caetano
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men
    Fabricante de marca nenhuma faz isso...
    e se um dia fizer vai cobrar muito bem cobrado pelo material

    Vale só citar, que o Kronos por exemplo tem serial digital, um ID, você só compra material para ele, se vender o equipamento perdeu, uma jogada da empresa para evitar pirateação... como nos teclados é uma galera infima, ninguem se preocupou em crackear isso, contrario de video games por exemplo

    Se hoje eu quiser comprar toda a loja digital da korg disponivel para o kronos vou certamente gastar muito mais de 20 mil reais, mais o precinho dele , ou seja, um carro popular

    ou seja, existe espaço e dinheiro para produtores deste material, só tem que ser bom, muito bom, acima da média, lenda urbana kk

    waltercruz
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men

    Taí, não tenho um Juno-G, mas um pack com os timbres das músicas mais famosos do MJ me interessaria. Um repertório com isso AINDA não caiu na minha mão, mas sei que é um repertório bem comum pra quem toca na noite.

    waltercruz
    Veterano
    # ago/16
    · votar


    Agora, esses timbres do MJ tem bastante informação de como recriar. Sabendo um pouco de síntese e tendo um tempinho pra dar uma lida no que tem por aí, é fácil de fazer. :)

    Teclista
    Membro Novato
    # ago/16
    · votar


    Synth-Men
    Edson Caetano

    A minha ideia inicial era fazer presets de músicas aleatórias, por exemplo clássicos 80,90,etc, de vários artistas, mas a ideia de fazer pacotes com presets das músicas mais famosas de um artista/grupo específico também é interessante.

    Obrigado pelas dicas.

    silvG8
    Veterano
    # set/16 · Editado por: silvG8
    · votar


    Edson Caetano
    Synth-Men
    Teclista
    SILVANOFDS
    Fazia um bom tempo que eu não aparecia por aqui... esse tópico até me fez querer voltar à ativa.

    Eu me considero um excelente programador de sons, e geralmente consigo alcançar uma sonoridade que muitos não esperam de certos instrumentos. Uma idéia que tive há pouco tempo, e por isso acabei me interessando pelo tópico, era aproveitar esse hobby de criar sons e me divertir fazendo isso para poder fazer um dinheirinho, mesmo que discreto, apenas para me permitir comprar sons de outras pessoas.

    Não sei se convém, mas compartilho apenas alguns sons que fiz com o Novation Mininova - este sintetizador é preterido no exterior ao Microkorg devido ao fato de soar muito ríspido e moderno, mas acho que consegui expor uma sonoridade diferente nesses sons que criei. Tenho pouco mais de 50 sons já criados com uma sonoridade mais "vintage" e achei que talvez pudesse vende-los. https://drive.google.com/drive/folders/0B2OqukjzMyhLNDhEeU02dzJnbkE

    Uma coisa que falaram aqui e que acabaria me afastando do mercado brasileiro é justamente a "pirataria". Muita gente realmente tem consciência, mas a grande maioria com toda certeza distribuiria os sons para amigos ou comunidades fechadas, vide a época do Orkut. Posso estar enganado - ou não.

    Um lado interessante de comprar sons de outras pessoas é aprender como chegar àqueles resultados. É uma coisa que muito me interessa.

    Quanto a fabricar ritmos baseados em músicas, não vejo problema algum. Geralmente as músicas comerciais são basicamente clichês musicais repetidos ad eternum. O mercado para ritmos no Brasil também deve ser muito maior do que o de sons propriamente ditos.

    Uma coisa tenho certeza: generalizando, o brasileiro gosta de tudo pronto e de graça.

    SILVANOFDS
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Uma coisa que falaram aqui e que acabaria me afastando do mercado brasileiro é justamente a "pirataria". Muita gente realmente tem consciência, mas a grande maioria com toda certeza distribuiria os sons para amigos ou comunidades fechadas, vide a época do Orkut. Posso estar enganado - ou não.

    Para combater a pirataria você tem que se destacar e provar que você produziu tudo e que pode continuar a entregar as seus clientes novidades.
    Coisa que os Picaretas pirateiros não pode pois eles sempre vão vacilar nas respostas para o cliente e om pessoal que mexe com teclas não é besta e hoje em dia eles questionam certas levadas de Ritmos que só quem está no meio entende.

    Um lado interessante de comprar sons de outras pessoas é aprender como chegar àqueles resultados. É uma coisa que muito me interessa.

    Hum, Engenharia reversa sempre pra mim foi interessante nos teclados tanto Ritmos Quanto Timbres e ajudou bastante no aprendizado.

    Quanto a fabricar ritmos baseados em músicas, não vejo problema algum. Geralmente as músicas comerciais são basicamente clichês musicais repetidos ad eternum. O mercado para ritmos no Brasil também deve ser muito maior do que o de sons propriamente ditos.

    O mercado de Ritmos é grande como tem muitas marcas e as conversôes não saem como o esperado entre elas. O pessoal apela pra comprar e nestes dias aconteceu uma coisa inusitada. O cliente trouxe um teclado pra mim colocar os Ritmos e se não tivesse visto as demonstraçoes a tempo ele teria entregado o teclado pra loja.
    E também há muitos pedidos de ritmos quase semelhantes o que muda pouca coisa como afinação da caixa , uma conga a mais, mesmo o cliente tendo um ritmo aproximado ele quer aquele pequeno detalhe.
    Um exemplo disto é um pacote gospel que produzi, praticamente muda alguma coisinha mas os Ritmos são na maioria 8Beat e 16Beat sem muita novidade.

    Uma coisa tenho certeza: generalizando, o brasileiro gosta de tudo pronto e de graça.



    E como gosta tudo pronto, mas o Bom é que tem um pessoal mais consciente e acaba ficando cativo.

    silvG8 Bem Vindo de Volta!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Você já comprou ou compraria presets ?