Sobre Sintetizadores vintage

    Autor Mensagem
    QueenFairy
    Membro Novato
    # jul/16


    Olá glr!

    oq vc acham sobre adquirir um synth vintage hj em dia?
    por exemplo,vejo a glr vendendo Korg Poly 800,yamaha dx7,etc por 2000~2500 reais
    sendo q (acredito eu) por esse preço existem synths atuais com muito mais tecnologia e recursos
    enfim,essas maquinas valem realmente tudo isso ou eh levado mais para o lado colecionador,de ter instrumentos raros,etc
    deixem suas opniões

    JeffersonX
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: JeffersonX
    · votar


    QueenFairy
    Olha amigo, um synth vintage sempre são desejados pelos tecladistas. Mas recomendo se você realmente está procurando algo em específico e se estiver em boas condições. Como são teclados que já possuem um certo tempo, alguns componentes podem já estar desgastados e você pode ter um custo um pouco elevado para reparo.

    Mas se possui algum synth que sempre sonhou ter e o encontrou em boas condições, vai fundo. É sempre bom realizar um sonho ;-)

    Caso apenas deseje ter uma síntese analógica, pode adquirir algum APP para iPad/iPhone (caso tenha esses dispositivos) ou algum VA (Virtual Analog) como Nord Lead, KORG KingKorg e por aí vai.

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    QueenFairy

    Para ter um synth vintage, tem que ter bastante paciência, bala na agulha e sorte da fonte de venda ser boa e confiável. Tem que gostar de futucar na parte de manutenção também. Se tudo estiver bom, vale muito a pena (como hobbysta). Além disto tem que ter espaço em casa.

    Aqui no RJ é tranquilo, pois tem uns dois locais de manutenção especializados em vintages de qualquer marca.

    Meu sonho é ter um DW 8000 da KORG.

    Mas eu sou do tipo que guarda tudo na gaveta. Não vou mais para shows e apresentações. Se for pau-para-toda-obra, esses valores e os synths não valem a pena.

    Em relação ao Poly 800, você já tem um dentro do microKorg. O microKorg tem a síntese DWGS. O Gaia também consegue pegar uma grande gama de synths antigos de várias marcas, excluindo a sintese FM. Tudo que for da Roland que começa com J e é vintage o GAIA consegue pegar.

    O DX7 é excelente, mas para programa-lo (fazer timbres) é uma tristeza. kkkkkkkkk! Mas também quando consegue, sai da frente!

    Muito parecido com o DX7, são os Casio CZ, são massa em tudo. Os Ensoniqs SQ1 e SQ 80, são sonhos. Se conseguir algum Yamaha CS, tá feita.


    Se você quer ter um vintage (porém novo e zerado) com um orçamento pouco acima dos 2500,00 temers, dá uma olhada no vídeo:



    Filippo14
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Cara, entrei nesse mundo a pouco tempo, nao sou tecladista, mas tenho um home estudio e tal. Eu gastaria grana com synths virtuais, como Serum, Massive, Sylenth.... Acho que a quantidade de opcoes e qualidade sonora sao muito grandes.

    Abracao

    QueenFairy
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    JeffersonX
    Synth-Men
    Filippo14

    saquei! na vdd nao estou pretendendo comprar nenhum agr pois o Gaia me deixou sem nenhum centavo no bolso kkk e minhas prioridades agr sao os monitores e o suporte.

    Mas nao vou mentir que, nao sei o pq tenho uma paixonite pelo Poly 800II haha,inclusive acho q o Paulo da emw que ta vendendo um novissimo, mas nao tenho cereza...

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    QueenFairy

    O DW8000 e o Poly 800, são praticamente as mesma coisa. Mas fica tranquila que tem um Poly 800 dentro do microKorg.

    Minha primeira paixão foi pelo Poly800, que através dele fiquei cego pelo DW8000. Depois foi o MS2000. que é o pai do microKorg (que é o MS2000 mini).

    Quem tem uns vintages aqui do forúm, é o fernandotecladista.



    Filippo14

    VSTI é uma boa alternativa, mas nada como os fades e os knobs. Não é igual. Mesmo que seja um VA hardware. Se comportam muito diferentes.

    waltercruz
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Cara, se vc tiver bala na agulha, vá em frente! Agora, hj em dia, realmente, o recomendado é ter esses vintages mais para ficar no estúdio mesmo. A tendência é que se algo quebrar, saia caro pra arrumar.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    eu tenho vários, não vendia os velhos e alguns por questão de necessidade na época outros consegui me dar o luxo de comprar

    ---------------------------------------
    oq vc acham sobre adquirir um synth vintage hj em dia?
    acho que tem que ter um porque
    por exemplo alguns modelos citados aqui como um DW8000 era o synth que os caras bam bam bam da cidade tinham e isso me impressionava e queria ter um... ainda mais quando certa vez quando testei um.. era "o teclado"
    DX7 era o teclado que eu sempre ouvia falar quando comecei
    D50 era o teclado que o jean michel tinha quando também comecei aprender, o teclado da Enya... o timbre que eu tinha na cabeça estão nesses teclados
    ----------------------------------
    quanto a necessidade hoje pra muita gente compensa pagar menos e levar um dos primeiros motifs do que levar mm6, considerando que muita gente não usa nem metade do teclado, talvez hoje se eu fosse comprar um mox ou coisa nessa linha pensaria nos primeiros motifs
    -------------------------------------------

    problema de teclado antigo é peça
    eles geralmente vão bem, não dão trabalho e se durou 20 anos até hoje sem problemas, dura mais 10 até 20... se foi o modelo mais chique ele não foi pra durar

    mas já tenho 2 carcaças aqui em casa
    um cz-3000 que parou de funcionar do nada
    ou 01/w que queimou algum componente que gera o timbre (mas ainda serve como controlador)
    e tem o D20 que funciona mas tá zuado com teclado, talvez eu compre outro e aposente esses
    --------------------------------------------------
    Synth-Men
    VSTI é uma boa alternativa, mas nada com'o os fades e os knobs. Não é igual.
    não consigo gostar disso, e bacana pela sonoridade, mas não me vai, só uso em casa, não levo computador em show e como as coisas andam acho que não levarei nunca



    Quem tem uns vintages aqui do forúm, é o fernandotecladista.
    convencimento a parte sim... mas são os 80' e 90'
    os que se destacam aqui seriam o
    D20, D50, CZ 5000, MV30, MS2000R, DX7 e P-330 alem de vários casiotones e alguns PSRs
    mas não tiro mais de casa uso pra combate o G1000 e um XWp1
    as vezes sai o D50 ou o 01/w quando preciso tocar em 2 lugares no mesmo dia então monto antes algum deles

    gostaria de ir pra 70 e ter moogs e etc... mas falta orçamento e manuntenção entendo que será cara e mais restrita

    por ultimo gosto dos timbres no palco, é pancada, você se escuta, o teclado fala, diferente de hoje ouvir teclado miando ali no meio da banda

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Synth-Men
    que através dele fiquei cego pelo DW8000
    DW8000 foi o primeiro arpegiador que ouvi ao vivo... imagina como foi

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Sobre Sintetizadores vintage