Proteção para ouvidos

    Autor Mensagem
    JeffersonX
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: JeffersonX


    Galera das teclas, a minha dúvida de hoje é sobre proteção para ouvidos. Como estou tocando mais em estúdio, não quero que esse aumento de exposição à volumes elevados prejudique minha audição.

    Estive pesquisando sobre proteção para os ouvidos, mas também não quero que comprometa a fidelidade da minha audição para os timbres dos meus teclados e dos outros instrumentos. Como os teclados da KORG têm saída de fone frontal, pensei em usar fones de ouvidos intra-auriculares, aqueles da Samsung mesmo, conectados aos teclados para ter retorno dos teclados e ajudar abafar um pouco o som dos outros instrumentos. Será que funciona?

    Vocês costumam usar alguma proteção?

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Não uso proteção.

    Tenho os dois tímpanos rasgados, graças a vida musical. Só vivem inflamados e escorrendo. Mas fazer o que... Vira e mexe desembolso uma grana para limpeza e tratamento.

    Para protege o fone ideal não é o intra-auricular. Tenho um de arco da JBL que não deixa eu escutar quase nada externamente. Quando sim, bem atenuado.

    Se o retorno da galera estiver no seu fone, com um volume que não incomode seus ouvidos, vai ficar legal. Mas imagino que não utilize retorno, pois devem tocar todos na mesma sala.

    Gravar em estúdio, com um fone que abafe o som da galera, sem retorno, é meio esquisito. Vai ficar tipo perdidão.

    Mas tem mais gente com ideias boas e mais experiencia que eu nisto, vamos aguardar soluções.

    Não sei se você viu nas suas pesquisas, mas tem um lance de limitador de som, para que se expõem a ruídos e condições sonoras extremas: http://www.xtreme-dj.com/index.php/limitadores-sonoros-e-protetores-au ditivos-para-musicos-djs-e-outros-profissionais-da-musica/

    Nunca usei, mas vai que...

    JeffersonX
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Synth-Men
    Meu amigo, como sempre me ajudando bastante hehe
    Pois cara. Eu estou procurando algo para proteger meus ouvidos nos ensaios. E pensei também aproveitar também para os shows que vou assistir. No último show do Angra fiquei na grade de frente para uma caixa. Meu amigo, foram duas semanas com o ouvido apitando igual a uma coméia de abelha hahahaha

    Achei um aqui da marca Alpine. Até onde vi os reviews foram bem positivos. Vem com três filtros conforme o nível de ruído. O preço até mesmo lá fora é um pouco salgado, mas pensando pelo lado da minha audição, creio que vou investir. Afinal de contas perder é bem pior né?

    keyboardjones
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Já fazem alguns anos que eu uso protetor auricular nos ensaios e shows...... Uso esses de metalúrgico mesmo, encontrados em qualquer loja de EPI's. São baratos e eficazes. No início eu estranhei bastante, mas logo acostumei. Só o fato de não ficar com zumbido no ouvido depois das sessões já vale muito pra mim. :-)

    Como os teclados da KORG têm saída de fone frontal, pensei em usar fones de ouvidos intra-auriculares, [...] Será que funciona?
    Já tentei, mas não rolou. O teclado não tinha ganho suficiente pra eu ouvir o que tocava no fone, visto que pra distinguir algo, o volume teria que ser maior do que o som da banda. E se fosse possível, acredito que tamanha projeção de volume diretamente no ouvido seria mais prejudicial do que ensaiar sem nada.

    jorget
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Synth-Men
    Tenho os dois tímpanos rasgados, graças a vida musical. Só vivem inflamados e escorrendo. Mas fazer o que... Vira e mexe desembolso uma grana para limpeza e tratamento.

    Caros, não vale a pena de forma alguma arriscar a saúde (audição) com efeitos trágicos e pro resto da vida: imagine aos 20 ou 30 anos ter audição de um "velhinho" ou quase nada. Pior: sem audição boa e ser obrigado a abandonar cedo a música,ou ficar desempregado, ou perder o gosto/direito de tocar, etc.

    Tenho um tio meu que passou por isso mesmo numa banda de rock (era baterista, os piores a sofrer isso), perdeu a audição aos 30 (começou cedo) e me disse que o "tesão" de som alto se igualava a ao "tesão" de droga, efeito grande e rápido e hoje na faixa dos 50 sofre de ambas infelicidades: tem o cérebro "fritado" com raciocínio lento e quase surdo.

    Resumo: quem puder, que fuja dessa insanidade de fritar os ouvidos (grandes bandas fazem seus músicas usarem fones de ouvidos desligados pra tal proteção durante o show, parte por não serem processados,mas nada adianta pois com o tempo se cria fungos e umidades no ouvido com eczemas, outra doença). Eu como sou sensível, já recusei muito convite pra tocar em banda (estúdio ou loja de som é a mesma coisa) e música virou meu hobby forçosamente.

    makumbator
    Moderador
    # jul/16 · Editado por: makumbator
    · votar


    Há muitos anos uso proteção auricular tanto em ensaio quanto apresentação. Uso até em orquestra sinfônica , pois dependendo da formação o contrabaixo acústico fica logo a frente dos trombones e trombone baixo.

    Mas uso os especiais para músicos. A vantagem em relação aos comuns de construção civil é que o som nele fica mais natural.

    Tenho um kit da Alpine( o bom dele é que tem 3 filtros, com diferentes níveis de proteção. Em ensaio eu uso o médio ou mesmo o menor deles):

    https://www.alpinehearingprotection.com/earplugs/musicsafe-pro/

    E esse da Eytmotic:

    http://www.etymotic.com/consumer/hearing-protection/er20xs.html


    Quando uso retorno in ear em apresentação tenho um shure SE 125, que é fone e protetor contra os ruídos externos:

    http://www.bhphotovideo.com/c/product/758628-REG/Shure_SE215_CL_SE215_ Sound_Isolating_In_Ear_Stereo.html

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    jorget

    sem audição boa e ser obrigado a abandonar cedo a música

    Já abandonei meu amigo. Não dá mais. Já não escuto alguns subgraves e alguns agudos, que quem tem audição normal escutaria. Agora só em casa mesmo e na casa de alguns amigos e ajudando alguns amigos a fazer arranjos, antes deles irem para o estúdio.

    Tiofox
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Incrível como o amigo JeffersonX acertou na discussão.

    Era exatamente o que eu estava buscando, pois a alguns meses meus ouvidos já vem sofrendo com os elevados volumes de ensaios e shows.

    Já testei estes protetores ( EPIs tradicionais) e não me adaptei, modificam muito o som.

    Rapidamente então, aproveitando as férias de um amigo no "velho continente", encomendei um kit de protetores auriculares desses da alpine citados pelo makumbator acima.

    Li a respeito e gostei das especificações. Assim que chegar e eu testar, posto as impressões.

    Sds.

    jorget
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Synth-Men
    Já abandonei meu amigo. Não dá mais. Já não escuto alguns subgraves e alguns agudos

    Lamento muito e com grande pesar por isso, mesmo que seja perda parcial, mas extremamente importante: não sei o que faria ou como me sentiria assim, que pra mim é como perder um braço ou uma perna e ficar aleijado e talvez ficasse totalmente desorientado e sem noção das boas coisas da vida. Lamento muito! Pra nós, todos aqui, da música, principalmente sobre qualidade e no poder de se ouvir bem, seria uma tragédia na perda deste tão valioso sentido na plenitude. Lamento muito, espero que exista recuperação, torço por voce e que fique como exemplo aos demais. Boa sorte cara.

    JeffersonX
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Tiofox
    Valeu amigo! Bacana demais as dicas que todos postaram. Eu estou de olho no protetor da Alpine. Pelo que li é um dos melhores disponíveis e posso aproveitar também quando for assistir shows.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Proteção para ouvidos