orquestração de música - softwares? (casio-ca110 suporta midi?)

    Autor Mensagem
    Siruiz
    Membro Novato
    # mai/16


    Olá,

    Bom dia,

    Juntei duas dúvidas que tenho em um tópico só.

    Gostaria de lhes perguntar quais softwares seriam adequados para orquestração de músicas.

    Tenho várias músicas que compus em instrumentos analógicos, e escrevi as composições no meu caderno de partituras.

    Gostaria de passá-las ao computador e em seguida orquestrá-las colocando instrumentos, voz, editando tudo, para no final ter uma versão em wav ou mp3 da música orquestrada.

    Quais softwares seriam adequados para isto? Até agora só tenho o "Kontakt 5", mas pelo que vejo não é suficiente.

    A minha idéia era utilizar o meu teclado casio-ca 110 com um cabo midi - usb para tocar as músicas e de algum jeito passá-las automaticamente como partitura para o computador. (creio que seja possível, só não sei qual software faz isso).
    Mas agora estou na dúvida se este teclado aceita cabo midi, já que o que comprei não coube nele. Alguém saberia a respeito disto? Ele tem só uma saída escrito "out" em que cabe fone de ouvido.

    Obrigado pela ajuda e espero que este tópico seja útil também para outros usuários,

    Att.

    TrebleH
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Cara, se eu não me engano esse teclado nem tem entrada MIDI

    E, na boa... teclado de 4 oitavas, sem sensibilidade, sem pedal Sustain (se eu não me engano). Com umas 300 pila vc compra coisa muito melhor pra usar de controlador.

    freitas_silva
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Siruiz

    Amigo, as minhas poucas experiências em notação musical com o teclado não foram 100% satisfatórias. Mesmo tocando as peças com muita fidedignidade, alguns trechos não ficam como os originais e precisam de "reparos manuais".

    Com o tempo, percebi que era mais trabalhoso tocar tudo no teclado e ter que corrigir os erros (oriundos da falta de quantização ou não), do que escrever a partitura manualmente num software editor. Conforme você vai usando o programa, aprende atalhos do teclado que te poupam muito tempo na hora de escrever/editar.

    Eu, particularmente, não recomendo usar o teclado via midi como ferramenta principal de edição de partitura. Vejo ele mais como um recurso extra, que pode ser muito útil em alguns momentos, mas sempre não!

    Melhor o velho teclado e mouse! ;) (minha opinião!)

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Orquestração de Música - Softwares

    Olha é processo longo e demorado, que envolve muitos processos, que não dá para explicar tudo num simples tópico de fórum.
    Sequenciar orquestras é bem diferente de um processo comum de música popular.
    Envolve principalmente o processo de humanização, que no caso dos instrumentos orquestrais é bem detalhado, e existem inúmeras técnicas para fazer isto.
    A sugestões dadas acima são válidas, no caso da humanização via teclado e mouse, e o teclado tem que ser dos bons, teclas sensíveis e outros recursos.
    Um bom teclado arranjador pode ajudar, necessariamente não precisa ser top, mas tem que ser bom, meia boca não vai funcionar.
    Tem que ter profundos recursos de edição de midi, e até quem sabe de partituras, eu uso o Yamaha PSR S 910, que é um teclado workstation, que tem uma verdadeira DAW dentro de si, e bem dizer dá para fazer até o processo de humanização, e gravação independente de qualquer software.
    Mas uso ele para gravar midi, quando conseguimos fazer uma boa interpretação ao tocar, já é meio caminho andado para humanizar.
    Mas não é fácil não, uma coisa é saber tocar piano ou órgão, outra coisa são os outros instrumentos de cordas de sopro etc.
    Softwares:
    01 Editor de partituras
    Tops - Sibelius , Finale e Notion
    Gratuíto - Muse Score, que pode dar conta do recado
    aqui se compõe a música, mas o arquivo midi gerado depois necessita de humanização.
    Por exemplo no Finale e Notion que tenho, é muito prazeroso criar música, usando instrumentos como por exemplo do Kontakt.
    O Notion vem até com uma biblioteca razoável de instrumentos de orquestra.
    Mas não dá para finalizar o trabalho aqui, primeiro tem que criar a partitura e depois as partes da dinâmica e humanização tem que fazer numa boa DAW.
    Até porque na fase de humanização se destrói parte da partitura, pois alguns instrumentos tem que prolongar mais o som além do compasso, ou adiantar, enfim usar diversas técnicas e articulações para o som ficar mais realístico possível, que não dá para fazer nos editores de partitura.

    02- DAW (Digital Áudio Workstation)
    Tops - Cubase, Sonar, Reaper e outros, aqui tem muito mais opções.
    E a DAW tem que ser flexível e principalmente ter recursos de edição midi.
    Eu uso o Mixcraft Pro Studio que dá conta do recado.
    Aqui no uso das Daws tem que estudar e aprender usar as diversas técnicas, principalmente no uso das articulações dos instrumentos

    03- Instrumentos
    Bem existem várias players, entre os quais o Kontakt que é o top, mas requer boas bibliotecas de instrumentos
    A Biblioteca top dos tops é o Vienna da Áustria, simplesmente tem os melhores instrumentos aqui, que contém bem dizer quase todas as articulações, e camadas e camadas de edição, e o preço de uma orquestra completa para os padrões brasileiros esta lá nas alturas.
    Mas existem também outras boas opções de Bibliotecas como a SpitFire , Berlim, 8 Dio e muitos outros, que tem tópicos do fórum a respeito.
    Mais a baixo e com preços mais populares vem a Miroslav Philarmonik e o GPO - Garritan Personal Orchestra que são mais simples, mas é muito difícil conseguir um bom som realístico, muito embora estes softwares estão com suas últimas versões recém lançadas.
    A qualidade queira ou não queira estão nos samplers gravados que exigem muito espaço do HD, são centenas de Gigabytes, que no fim da montagem de uma biblioteca completa de orquestra pode chegar fácil a Tetrabytes.
    E para isto tem que ter um poderoso computador para aguentar tanto processamento.
    E a questão de aplicação de efeitos é bem diferente da aplicação comum na música popular, aqui tem que saber dosar, requer muito mais sutileza, o que faz com que o processo de aprender leve um bom tempo.

    Deixo um pequeno exemplo, uma pequena peça musical que estou fazendo para um livro, tem poucos segundos, mas envolveu um profundo trabalho e gastei vários dias para poder gravar com uma certa qualidade.
    Neste caso não usei um editor de partituras, fiz tudo direto no Mixcraft usando apenas o mouse.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/326658/

    4- Editores de áudio e programas de efeito para mixar e masterizar

    5- E muito muito mais, como programas arranjadores tipo Band in a Box, produtos da Jasmine e mais...


    Então tem que ir estudando e aprendendo, e consultar muito mais outros tópicos aqui do fórum a este respeito.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Outra fonte com músicas minhas.
    Minha participação no Festival do Minuto versão 2015 do Fórum Cifra Club, coordenado pelo Véio Casper.
    Tem mais músicas populares e até algumas mais clássicas, como a do Rachmaninoff com o seu tema de abertura e Makumbator sempre bem presente.

    Mas para ouvir é melhor aproveitar o link e entrar no you tube, que tem como acessar música por música.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/323401/

    Todas gravações de membros aqui do fórum.

    Synth-Men
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Acho que o video abaixo pode te ajudar se estiver sem grana.

    O video ensina como utilizar o CASIO CA 110, como controlador MIDI, mesmo sem conectores MIDI.




    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    A minha idéia era utilizar o meu teclado casio-ca 110 com um cabo midi
    Mas agora estou na dúvida se este teclado aceita cabo midi

    o cabo midi não faz milagre pra usar ele precisa ter algum teclado com esse tipo de saida:
    http://blog.teclacenter.com.br/wp-content/uploads/2015/09/midi_ports_a nd_cable.jpg

    http://midiman.es/usbmidi/graficos/003-TecladoConectores.jpg
    então ele transforma o out disso para o padrão da conexão USB

    ou nos teclados de hoje é mais pratico, alguns teclados tem a conexão USB "B"
    https://s3-sa-east-1.amazonaws.com/multilogica-files/imagens/SparkFun/ Conector_USB_Tipo_B_femea_M.jpg
    então é só ligar um cabo de impressora

    o conector tipo A (aquele compridinho e fino) só se usa pra ligar perifericos no teclado ou pen drive

    do mais já tem varias dicas acima
    só relato que minhas experiencias com conversor de audio para midi nunca foram satisfatorias, o treco e lento dependendo do timbre pode aparecer notas que não tocou e etc...

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Só pode ser onda.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    post duplo

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Com relação a conversão de arquivos de áudio para midi concordo plenamente como o Fernando Tecladista.
    Não é nada prático, mesmo que a tecnologia de conversão evolua até mais.
    É válido somente para tentar tirar uma certa sequência de notas de uma música mais complicada, mas é como já foi dito um processo lento e tedioso.
    Mas também é uma outra opção que não deixa de ser interessante, mas sempre vai requerer um boa revisão, num solo de um único instrumento até pode funcionar com certa coerência, mas quanto mais vozes usar fica mais difícil depois acertar.

    Agora se o teclado físico não tem midi e muitos recursos, é melhor usar o próprio teclado do computador, não é tão fácil, mas também não é tão difícil, claro com limitações de sensibilidade e outros recursos ausentes, mas se você digitar um dó e gravar o midi, no midi vai aparecer o dó que você tocou, depois os eventuais erros e processos de humanização faz-se com o mouse mesmo, e até usa-se tracks de automação para melhorar.
    As vezes eu faço isto em trabalhos rápidos e curtos, uso o teclado do computador junto com um teclado virtual, um trabalho mais esmerado e cuidadoso sempre com um controlador.
    Depois que se pega uma certa prática vai bem, e é possível configurar as teclas, claro requer uma certa habilidade de usar o teclado, como por exemplo de colocar os dedos certos sem olhar, como era antigamente no uso das máquinas de escrever.
    Um bom datilografo antigo pode virar um bom tecladista virtual.
    Mas se a pessoa fica catando milho no teclado, tem que treinar, não tem outro jeito, começando pelas escalas, até adquirir certa virtude.
    A inspiração é do momento, se o teclado controlador não esta montado com toda a sua parafernália, as vezes rapidamente podemos fazer isto no teclado do computador, e não perdemos a inspiração e registramos a ideia, depois com calma podemos fazer melhor no teclado controlador.
    Uma boa DAW já vem com um teclado virtual, que pode ser controlado facilmente pelo teclado do computador.

    Synth-Men
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    O ideal mesmo é comprar um teclado com os conectores MIDI.

    Tem muitos no mercado, de todas as faixas de preço.

    Adler3x3
    Veterano
    # mai/16
    · votar


    Synth-Men
    O ideal mesmo é comprar um teclado com os conectores MIDI.

    Disse muito bem.

    E melhor ainda saber esperar, e comprar um que no mínimo tenha controle de sensibilidade das teclas, roda moduladora e pitch bend, pedais etc....
    As vezes é melhor aguardar e ir poupando até conseguir comprar um bom teclado, não tanto na questão do que é melhor ou pior, pois é muito relativo, mas sim na questão das limitações e recursos que cada teclado pode ter.
    Quanto mais recursos melhor.
    Enquanto isto não acontece usar o que tem e usar o teclado virtual via teclado do computador.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a orquestração de música - softwares? (casio-ca110 suporta midi?)