Improvisar troca rápida de timbres?

    Autor Mensagem
    Ualace86
    Membro Novato
    # mar/16


    Tenho um Casio CTK 6200, foi o que a grana deu para comprar e eu também não toco muita coisa, mas enfim, instalei o Kontakt para conhecer e gostei. Sei que meu teclado não é nenhum controlador, mas há alguma forma de programar os botões do Casio para trocar os timbres no Kontakt?

    Ismah
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Cara é um ótimo teclado dentro do que se propõe.
    Agora dali para associar botões a comandos MIDI, eu não sei responder, mas já adianto que a Casio nunca foi chegada nisso.

    Ualace86
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Entendi! Eu acabei achando esse vídeo aqui bem interessante https://www.youtube.com/watch?v=EORUDSBTlpc que é usado o Kontakt com Ableton live e faz o que eu gostaria (associar um botão a um VST) , porém ele usa um controlador, e não um arranjador né... será que eu conseguiria isso também?

    freitas_silva
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Os arranjadores da CASIO não são muito populares por aqui, nem muito menos adequado para esse tipo de trabalho (controller), então não encontrará muitas resposta prontas na net...

    Você tem que pegar o manual original e estudar a implementação MIDI do seu teclado, não tem jeito. Peguei o link do manual de implementação MIDI aí pra te ajudar:

    http://support.casio.com/storage/pt/manual/pdf/PT/008/074H_midi_PT.pdf

    Olhando o manual MIDI bem rapidamente vi que ele é bastante completo. Você pode controlar praticamente qualquer parâmetro do teclado via MIDI (In), mas não vi muita coisa sobre como os controllers do teclado atuam externamente (Out).

    Dê uma lida e nos dê um retorno! ;)

    SILVANOFDS
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Todo teclado com saída midi ele é um controlador independente de marca.
    Troco de timbres no kontakt pelo CASIO WK7600 tranquilo.

    Faz um teste cria um banco de instrumentos no kontakt e aparecerá uma lista de 128 casas pra vc colocar os seus timbres ex acordeon piano etc
    coloca um no 001 e outro no 002.
    Com seu teclado já conectado no kontakt mude os timbres no teclado pelo dial. pode ser na família dos pianos. Logo verá que será feira a troca de timbres ai vc pode salvar no program bank do seu teclado os atalhos.
    Todo instrumento do seu teclado tem um código midi que os softwares ou outro instrumento reconhece e até meu efeito alesis midiverb reconhece envio midi.
    Os controladores tem atalhos e alguns recursos especificos para isso e está tudo na cara.
    Mas o seu arranjador tem recursos que os controladores nao tem. Como mapear os instrumentos dos ritmos do teclado para samplers.

    Ualace86
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    freitas_silva e SILVANOFDS
    Obrigado! Em breve comento dos resultados das minhas tentativas

    Ualace86
    Membro Novato
    # mar/16 · Editado por: Ualace86
    · votar


    Então... vi este tutorial aqui https://www.youtube.com/watch?v=7c5qOpXNsec, que não era bem o que eu queria, mas até que atende. Testei e funcionou, basicamente eu seguro o primeiro dó do teclado e as próximas teclas vão passando de timbre ou voltando, quando solto o dó as teclas tocam normal ao invés de trocar de timbre. Até aí beleza, ótimo, mas... quando faço a mudança de timbre usando algum pad ou strings por exemplo, ele fica "preso" como se estivesse com sustain pressionado. O outro timbre entra mas o primeiro não sai.
    Alguém teria alguma ideia de como resolver?

    SILVANOFDS
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ualace86 assim é melhor pra você.
    https://www.youtube.com/watch?v=lyiBpg8_4VM

    Ualace86
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    SILVANOFDS
    Então, bacana, até aí tudo bem...
    Só que estou tendo problemas com sustain... usando um timbre, por exemplo, pads ou strings, mantenho sustain e troco para o próximo timbre que preciso, igual você ensina no vídeo, a troca funciona, porém o timbre anterior (pads ou strings) fica preso! O som não morre, se eu retorno nele e aperto o sustain de novo o som para, mas quando vou para um outro timbre fica um sustain infinito ali.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Meu caro, boa tarde.

    Todos os teclados MIDI, tem botões padrões que controlam qualquer aparelho MIDI, ou DAW. Há diferenças de acordo com alguns fabricantes, mas não muda o padrão.

    São eles:

    Os + e - da troca da troca de timbres,
    Botões 2, 4, 6 e 0 (as vezes o 8) do painel de numeral (formato de cruz) ,
    Pan,
    Picht/Afinação,
    Alavanca ou roldanas pitch/bender,
    Enter,
    Shift.
    O volume nem sempre.
    As vezes o rerverb e o chorus
    Botão do velocity/sensibilidade/touch response também.

    Em alguns casos (ler o manual), os atalhos são nas próprias teclas.

    Leia o manual direitinho meu caro, provavelmente algum dos botões do painel do seu teclado irá responder a um (cc#) comando MIDI.

    Ai você direciona para o comando que quiser.

    Ualace86
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Synth-Men
    Sim, mas no meu caso é um Casio CTK 6200 um arranjador, não controlador.

    Synth-Men
    Veterano
    # mar/16
    · votar


    Ualace86

    Sim, mas no meu caso é um Casio CTK 6200 um arranjador, não controlador.

    Não tem problemas meu caro.

    Seja controlador, arranjador, workstation, sintetizador, estes botões dos quais citei, são padrões.

    Testa, tem algumas variações entre fabricantes.

    SILVANOFDS
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: SILVANOFDS
    · votar


    Ualace86 Já que agora você consegue fazer a troca de timbres, faz uma pesquisa no kontakt e no seu teclado o que está ocasionando o sustain nos strings e pad.
    Aconselho a colocar outro string ou pad e testa, pode ser o sample que está com uma configuração diferente.
    Olha seu pc se estes samples não está pesando demais no sistema.
    Vê também se vc só está usando o canal 1 do teclado no Kontakt e este canal no kontakt també está 1.
    Pode ser que vc salvou registration com dual e deu algum problema e dá uma investigada nas mensagens midi do seu teclado pelo manual.
    Aqui funciona tudo certo no meu casio.
    Se nos outros timbres o sustain funciona normal, alguma coisa está errada com as cordas e o pad.

    Ualace86
    Membro Novato
    # mar/16
    · votar


    Desculpa, eu me expressei mal. Não acontece somente com pads e strings, acontece com todos que tem um sustain contínuo. Eu usei eles só para exemplificar.

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    undefinedUalace86
    Desculpa, eu me expressei mal. Não acontece somente com pads e strings, acontece com todos que tem um sustain contínuo. Eu usei eles só para exemplificar.

    Eu tenho um controlador mesmo, e as vezes acontece comigo também, quando troco de timbre ( esses timbres "infinitos " ) com o Sustain ativado, o timbre fica travado tocando infinitamente, mas aí é só mutar e desmutar esse timbre no Kontakt, que fica normal, no meu controlador tem uma função também que aprendi no manual que apertando 2 botões lá, ele ativa uma função chamada "PANIC" que destrava todo timbre que tá preso.

    Ualace86
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Morangosan
    Como assim mutar e desmutar?

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ualace86
    No Kontakt fica os timbres abertos correto? todo os timbres tem um botão lá "M" esse botão é o botão de MUTE, ele vai tirar o som desse timbre especifico, aperta uma vez ( o botão vai ficar vermelho ) depois aperta de novo para voltar ao normal, assim você vai ter mutado, e ao apertar de novo, vai ter desmutar

    Ualace86
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    undefinedMorangosan
    Deu certo, só não é muito prático, eu tenho que apertar um botão Edit, depois clicar no mute, depois em enter. Aí funciona.

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ualace86
    É a unica solução que conheço além de soltar o pedal de sustain quando trocar de timbre D:

    Ualace86
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Morangosan
    É, vai ser acostumar a soltar o pedal kkkk
    Outra dúvida... no Reaper ou outro DAW tem como trocar os timbres pelo controlador?

    Morangosan
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Ualace86
    Não sei te dizer ainda... Eu sou muito novato nessa área, tem +/- um mês que comprei o meu controlador, estava usando somente o Kontakt, agora que baixei o Reaper para testar, mas tem somente 2 dias

    Thiago V. Colares
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Ualace86

    Outra dúvida... no Reaper ou outro DAW tem como trocar os timbres pelo controlador?

    Tem sim, tem algumas formas de fazer isso... Seguem duas formas que eu uso e funciona bem:

    1 - Configurar um timbre para cada canal midi, daí trocando o canal midi no controlador você muda o VSTi.

    2 - Deixar todos os timbres no mesmo canal e mapear faders ou knobs do controlador para os volumes de cada VSTi... Daí você abaixa, aumenta, utiliza um ou mais timbres da forma que quiser controlando os volumes (eu particularmente tenho usado assim, fica bem facil de combinar timbres)

    freitas_silva
    Veterano
    # abr/16
    · votar


    Falei sobre isso no tópico Tutorial Reaper Usando Vsti - Ao Vivo.

    Ualace86
    Membro Novato
    # abr/16
    · votar


    Thiago V. Colarese
    freitas_silva

    Consegui, funcionou perfeitamente. Obrigado!

    Wertys
    Membro Novato
    # fev/19
    · votar


    A forma mais fácil e rápido para essa questão é: saber se seus botões/knobs/faders são assinaláveis.

    Para isso, baixe o MidiOx que funciona como um "scanner" de MIDI.
    Com essa ferramenta, vc verá na tela do computador quais os controles do seu teclado são assinaláveis e de que forma (tipo de mensagem, valores, canais) trabalham.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improvisar troca rápida de timbres?