VST Host pra quê, se consegui tudo o que preciso somente com o Kontakt?

Autor Mensagem
Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Thiago V. Colares
Entendo que, caso eu queria usar outros VSTs que não "rodem" a partir do Kontakt, eu precisaria do Reaper pra centralizar tudo lá. É isso?







Eu gosto dele, e centralizei diversos softwares pesados, como o AD Drums, RealGuitar/Strat/LP (ok não é pesado) para um preset padrão que eu uso sempre. Da série Real, eu salvei com os patterns de "batida" e dedilhados também. E criei patchs compostos (split key), já que o meu não atende a isso via MIDI.

freitas_silva
Veterano
# mar/16
· votar


Keyboardman2

Amigo, vou replicar o comentário que fiz aqui algumas semanas atrás:

Rapaz, isso é tudo uma questão de usabilidade. Se você tem todos os timbres e recursos que precisa em bibliotecas do kontakt, realmente não há necessidade de usar um VST Host, visto que o próprio Kontakt fará esse trabalho.

Porém é importante lembrar que um VST Host como o Cantabile, Forte e DAWs como o Reaper, te darão muitas outras possibilidades de roteamento de audio e midi que o Kontakt não consegue fazer. Além disso, MIDI filters, plugins, VSTs e VSTis de outras marcas não podem ser carregados pelo Kontakt. Ele também não tem suporte a SetLists.

Enfim, usar apenas o Kontakt é deixar de fora um mundo inteiro de possibilidades (que podem ser interessantes para você ou não, obviamente). O Kontakt é uma plataforma muito legal para se trabalhar com samples. Tem uma comunidade ativa e uma gigante biblioteca para os mais variados trabalhos e estilos, porém ele está muito atrás quando o assunto é gerenciamento.


De fato o Kontakt é muito bom, mas está longe de ser comparado com outros VSTs Hosts como Forte ou Cantabile. São propostas diferentes, embora, a grosso modo sirvam para o mesmo propósito.

É importante lembrar que o Kontakt não grava, não faz roteamento MIDI, não tem suporte a plugins externos, etc... O Kontakt é um SAMPLE PLAYER, muito potente por sinal e um dos melhores e mais ativos do mercado. Do outro lado temos o Forte, Cantabile, BloXpander e afins, que são VST HOSTs, servindo apenas para gerenciamento (montagem de racks, endereçamento MIDI, roteamento de audio e MIDI, SetLists, etc.)

Se o Kontakt e suas bibliotecas atendem suas necessidades, ótimo! De fato temos que usar o que mais se adapta ao nosso trabalho. Eu mesmo uso muito... Mas por favor, não diga que o Kontakt faz tudo o que o Forte faz, pois é uma grande ilusão.

Espero que entenda bem meu comentário amigo. Não estou querendo causar flame, nem discussões indesejadas. Apenas gosto de esclarecer as coisas!

Abraço!

freitas_silva
Veterano
# mar/16
· votar


alexandrespa

Olá amigo, tudo bom?

Desde já queria lhe parabenizar pelo Impulse. É um controlador excelente! Boa construção, ótimas teclas e bons controllers... Quanto ao Ableton, eu não tenho muita experiência com ele, pois uso outros softwares para gerenciar, entretanto o Ableton tem uma comunidade muito ativa e vários vídeos tutoriais no youtube, mostrando como você pode configurar um set para uso ao vivo.

Antes de tudo, é importante que você entenda todo o processo de se fazer música no computador e os recursos que envolvem tudo isso (VSTs, Plugins, Softwares Gerenciadores, Sample/Síntese, Interfaces de Audio, Drives de Audio, etc...)

Se quiser, posso te dar uma orientação mais aprofundada. Me manda um email: professor_imf@hotmail.com

alexandrespa
Veterano
# mar/16
· votar


freitas_silva
Valeu. Deixa a Zika ir embora que mando o email. kkkkk

A compra do Impulse foi uma oportunidade. Estava viajando pela Colômbia e vi um anúncio no OLX de lá (Eu tava monitorando aqui do Brasil alguns modelos). Usado em estado de novo por cerca de R$ 700,00. Uma pechincha, considerando o preço dele aqui.

Abração.

freitas_silva
Veterano
# mar/16
· votar


alexandrespa

Realmente foi uma boa compra (mesmo!), ainda mais considerando o valor que pagou.

Amigo, estou com um projeto de cursos online. Gostaria muito que entrasse em contato pois gostaria, humildemente, de lhe convidar para ser minha cobaia, crítico e avaliador....rs

Thiago V. Colares
Veterano
# mar/16 · Editado por: Thiago V. Colares
· votar


Ismah

Valeu pelos vídeos! Muito úteis!

alexandrespa

Usado em estado de novo por cerca de R$ 700,00

Rapaz, baita negócio heim? Parabéns pela aquisição, aproveite bem!

freitas_silva

Gostaria muito que entrasse em contato pois gostaria, humildemente, de lhe convidar para ser minha cobaia, crítico e avaliador....rs

Aceita mais um? kkkkkk Intrometido, nem um pouco...

Ualace86
Membro Novato
# mar/16
· votar


Aproveitando o tópico, alguém já teve problema com pedal sustain no kontakt?
Quando eu uso sustain o timbre fica preso, eu troco para outro VST e o som do anterior fica lá infinitamente... Se eu volto para o timbre q ficou agarrado e piso no sustain ele libera e volta ao normal.

Ualace86
Membro Novato
# abr/16
· votar


Então galera, seguinte, estou usando Kontakt, quando uso um timbre "infinito" tipo strings, pads, orgão etc.. e piso no pedal sustain e troco de timbre, o primeiro fica preso. Tem como resolver isso?

freitas_silva
Veterano
# abr/16
· votar


Ualace86

Então amigo, isso acontece sempre e sempre acontecerá. O ideal é que antes de trocar o timbre você tire o pé do sustain mesmo.

Uma boa alternativa para isso é configurar um botão do seu controlador para dispara uma mensagem CC 120. Se você não sabe, CC significa Control Change, basicamente envia mensagem de controle para alterar parâmetros em tempo real, como volume, portamento, pan, intensidade de delay/rerevb, etc... Se você quiser conhecer mais sobre MIDI CC, acesse esse link: http://nickfever.com/music/midi-cc-list

É uma lista com todos os comandos, numerados de 0 a 127.

CC 120 corresponde justamente ao comando All Sound Off, que significa ao pé da letra "desligar todos os sons". Qualquer nota que está sustentada ele automaticamente "muta". É importante lembrar que esse recurso não mutará somente a nota que ficou presa, mas também as notas que você estiver tocando no momento.

Obviamente isso não é algo tão preocupante, visto que o CC 120 atua instantaneamente, ou seja, o corte é brusco, mas logo em seguida tudo está normal.

Ualace86
Membro Novato
# abr/16
· votar


freitas_silva
Obrigado

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a VST Host pra quê, se consegui tudo o que preciso somente com o Kontakt?