Sobre a sensação de trocar de instrumento

    Autor Mensagem
    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # fev/16


    Pessoas, como já disse em algum tópico por aí, depois de mais de dez anos com meu PSR-640 finalmente consegui comprar um novo teclado, um XWP1.

    Eu não queria discutir nada específico sobre esses instrumentos, mas apenas compartilhar um pouco a experiência de sentar em frente a um instrumento novo.

    Lembro que, certa vez, eu e minha namorada fomos à uma loja de música, e fiquei brincando com o SP4 que tinha lá - era um instrumento lindo, o piano elétrico mais potente que já toquei até hoje. Recordo que quando saímos de lá minha namorada me disse que parecia que eu era outro músico, em suma, que parecia um músico melhor tocando aquele instrumento. Na ocasião, ela não estava falando exatamente de timbres, do quanto o SP4 era melhor que o meu PSR ou coisa assim, mas da musicalidade que eu atingia com o instrumento. Tocando um SP4 eu era melhor que tocando um PSR-640.

    Retomei isso porque nos primeiros dias que toquei com o XWP1 eu não consegui tocar as mesmas coisas que usualmente tocava, e fiquei dias brincando com escalas e escolhas musicais que eu não estava nem um pouco acostumado a fazer antes. Até compus umas coisas interessantes meio naturalmente.

    Eu não sei se sou hoje um músico melhor, mas eu sinto que não sou mais o mesmo músico.

    Vocês também já se sentiram assim?

    mano_a_mano
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: mano_a_mano
    · votar


    homemsemsobrenome
    Com certeza, um novo instrumento transforma a gente.
    Lembro de quando comprei meu primeiro instrumento "de verdade" em 2007, um Kurzweil SP76. Tudo bem, era uma coisa simples, um misto de piano portátil com controlador, mas veja: foi o primeiro instrumento comprado com meu próprio dinheiro. Até então tive ajuda dos meus pais, mas daí em diante foi tudo comigo, salvo algumas exceções.
    Quando toquei pela primeira vez no SP76, eu parecia outro músico, ainda que tocando a mesma coisa. Sei de uma ocasião em que fui a um ensaio com ele e um dos vocalistas, que é amigo meu de longa data, viu o instrumento e comentou na hora:

    - Mas chamar essa coisa linda aí de "teclado" é até uma ofensa, não? Isso aí é muito mais que teclado...

    Só para ver o que foi o aumento do nível. Primeiro instrumento profissional, comprado com meu próprio dinheiro, e ainda arrancando elogios do pessoal com quem eu ensaiava. Foi um salto quântico para mim, na época.

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    homemsemsobrenome

    Parabéns meu caro!

    O XWP1 é parte synth e parte workstation com o melhor custo beneficio que já existiu.

    Tem vários tutoriais em português dele pela internet. Aproveite!

    manasses.ss
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Já tive essa sensação quando adquirir meu Juno Di, pois quanto melhor o instrumento mais você consegue ter expressão no tocar das teclas e sentir a qualidade do timbre que está tocando. Aproveite bem seu novo instrumento.

    kazu keyboard
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    eu passo por isso toda vez que compro um instrumento novo (ou usado), não necessariamente melhor do que eu ja tinha, mas a novidade de estar tocando em algo que até entao era desconhecido. Cara eu acredito muito que os timbres tem uma grande influencia em nosso jeito de tocar, e cada timbre voce procura o melhor jeito de executa-lo, isso o obriga a quebrar barreiras...Pense: voce não toca um timbre de hammond do mesmo jeito que toca um piano classico, ou melhor, voce nao toca um string com ataque rapido do mesmo jeito que um string slow, não é mesmo? e cada teclado tem seu timbre, seu jeito de tocar, sua pegada, e quando sentamos na frente dele, é como se descobrissimos um mundo novo, e ai nos sentimos diferente.
    curta bem sua nova maquina

    silvG8
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    homemsemsobrenome
    Um instrumento novo é sempre algo mágico. Eu me empolgo com as menores coisas... vejo graça até em tocar PSRs antigos, brinquedos de criança, etc. Toda experiência tem seu valor...

    Aliás, como comentei no outro tópico, excelente a escolha do XW-P1!

    kazu keyboard
    É por aí... eu venho do piano clássico, e tocar alguns dos estilos para o qual instrumentos diferentes nos levam é muito bacana. :)

    pianoid
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    eu com certeza seria uma pessoa melhor com um steinway de cauda

    ou pelo menos uma pessoa com melhor situação rs

    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    mano_a_mano

    Exatamente. É como se o instrumento novo abrisse novas possibilidades mas não de som, timbre ou recurso, simplesmente, mas mais possibilidades - sei lá - humanas. Como se tocando o mesmo você não pudesse permanecer o mesmo.

    Synth-Men

    Tô apanhando aqui um pouquinho, mas todo o dia aprendo algo novo. A parte do sinth analógico é a mais maluca.

    manasses.ss

    É isso mesmo. Quando toquei num Juno D a primeira vez, fiquei fascinado em sentir a extensão dos sons graves, isso inexistia no PSR. É como se o som fosse profundo...

    kazu keyboard

    É exatamente isso. Nesse sentido, até hoje eu tenho um violão Yamaha aqui em casa que fico entre me desfazer ou não dele. Ao mesmo tempo em que não sou bom no instrumento e nem o uso bem, sempre que o toco acabo criando algumas coisas que eu nunca pensaria em fazer no teclado. Talvez seja bom para todo o músico ter um instrumento de outra família para explorar.


    silvG8


    Cara, entendo bem essa coisa do instrumento antigo. Uma vez toquei num órgão da Gianini - terrível, absolutamente terrível. Mas fiquei com vontade de criar algo em que pudesse usá-lo. Nunca mais vi um daqueles, mas ele me deixou a impressão de que todo instrumento pode ser explorado e encaixado bem em algum tipo de sonoridade.

    pianoid

    Que modelo piano o Debussy tocava? Eu piro na sensibilidade que as composições dele usam nas teclas, acho aquela sonoridade fascinante.

    pianoid
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    acho que um belo e doce Pleyel

    manasses.ss
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    homemsemsobrenome
    Quando toquei num Juno D a primeira vez, fiquei fascinado em sentir a extensão dos sons graves
    Pegue o piano do Juno D e multiplique por dez e você vai descobri no Juno Di um timbre chamado 88stagepiano dos entry level eu acho que é o melhor, principalmente pra quem gosta de trimbre pesado.

    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    pianoid

    Valeu! Vou pesquisar sobre ele.

    manasses.ss

    Eu nunca toquei no DI, mas imagino que seja bem legal. São as mesmas amostras do VR-09? É outro teclado que acho incrível.

    Infelizmente, a parte de piano do XWP1 é fraca: a amostra tem curta sustentação, é fraca nos agudos e possui uma sensibilidade precária também. Mas é bem melhor que o meu PSR e isso já me satisfaz muito.

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    homemsemsobrenome
    Quanto ao piano do XW, tente fazer um ali no hexalayer, onde tem mais recursos do que a edição nos PCM

    Quanto ao topico em si
    Tem um ditado por aqui que músico bom toca em qualquer teclado e eu discordo em partes sobre isso
    O bacana é isso que você comentou sobre o SP4, o instrumento te dá uma resosta a altura daquilo que voce pede a ele, não precisa ser o melhor teclado do mundo, mas tem algus que parece que tudo se casa com a gente

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/16 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    fernandotecladista

    Tudo tem o seu fundo de verdade. Afinal tocar um "Noturno" em um SP4, acaba ficando mais bonito que num PSR75.

    Neste caso, o cara acaba se divorciando do PSR75 estantaneamente.

    Kkk!

    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # fev/16
    · votar


    fernando tecladista

    Boa ideia. Vou fuçar.

    Sobre essa coisa toda da mudança de instrumento, lembrei de uma história.

    Escutei uma vez num programa de rádio que um pianista clássico, acho que era o Schuman, gostava de treinar num piano velho e um tanto desafinado. Quando questionado a respeito disso, ele disse que desejava se surpreender com o som de um bom instrumento no dia em que se apresentasse ao vivo, por isso, treinava no ruim e se apresentava no bom propositalmente.

    manasses.ss
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    homemsemsobrenome
    São as mesmas amostras do VR-09?
    Não sei mais ouvindo os demos no you tube parece o mesmo timbre de piano

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sobre a sensação de trocar de instrumento