Como eliminar o ruído de energia do teclado sintetizador?

    Autor Mensagem
    tiagokeyboard
    Veterano
    # dez/15


    Boas pessoal.

    Estamos com um Korg N364 na igreja mas há um problema. Ao ligá-lo ele começa a reproduzir um ruído no som.
    Eu ja liguei ele no som do PC e fica do mesmo jeito. Quando desligo o teclado o ruido para, quando ligo o ruído aparece.

    Ele possui a fonte embutida. Existe alguma forma de fazer esse ruído parar?
    Mesmo usando em um estabilizador o ruído permanece.

    Richmiranda
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Já tentou ligar o teclado na mesa de som através de um direct box?

    tiagokeyboard
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Não temos como testar com um direct box

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    TESTAR COM UM DI, sem DI, sem solução primária.

    tiagokeyboard
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    A pedaleira de guitarra, ela tem o DI embutido ou só alguns modelos possuem?

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    tiagokeyboard
    Isso não pode acontecer, nem com DI, nem sem DI!
    A saída de linha dele deve estar com defeito, ou então, na fonte interna dele pode ter queimado o capacitor filtrante, ou o circuito estabilizador de tensão.
    Obs.: Testa a saída de fones dele pra ver se tem ruído também.

    tiagokeyboard
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Liguei a saída de fone dele no PC e também há ruído.

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Fora da igreja, na caa de alguem ele apresenta ruido?

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    tiagokeyboard
    Liguei a saída de fone dele no PC e também há ruído.


    Saida de fone tem um ganho maior, de ligou na entrada de mic do pc, esta tambem tem um ganho, muitas vezes isso vai apresentar algum ruido, nao serve para comparação

    tiagokeyboard
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Hoje toquei na igreja e quando tirei o teclado do mudo da mesa de som não escutei o ruído. Porém dia 19 fui tocar na igreja Sede e quando liguei o teclado na mesa de som o ruído estava alto no retorno.

    Este problema, eu creio que seja na fonte do teclado. O problema seria muito complexo?

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    El_Cabong
    Isso não pode acontecer, nem com DI, nem sem DI!

    Pode acontecer SIM sem DI... O sinal desbalanceado pode estar capturando uma transiência. ;)

    tiagokeyboard

    É o segundo a ser olhado, e olhado por um técnico.

    Ainda bato meu pé que por isso acontecer só as vezes, é uma transiência que o cabo está captando, por isso é importante testar a saída de fones com (adivinhe?) um fone!

    Antes disso, não sei porque descargas d'água as pessoas não gastam 50 pila num DI passivo pra garantir o melhor sinal possível na mesa...

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Eu ja tive problemas com ruido, mas foram casos onde o problema era no local com a energia eletrica, na hora que ligavam o gerador

    ricardopaulob
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Aqui em casa eu moro embaixo de umas antenas da Nextel. Qualquer amplificador que ligo direto na tomada, fica um chiado horrível.

    Comprei um filtro de linha PWS AC3000CD, filtro de linha próprio para equipamentos de áudio. É muito bom. Ele é caro, mas resolveu 99% dos problemas. Ainda da para ouvir um shiado beeeeeeem baixinho, quando não tem nada tocando.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Ismah
    Pode acontecer SIM sem DI... O sinal desbalanceado pode estar capturando uma transiência. ;)

    Isso só acontecerá se o teclado for ligado numa entrada errada. Teclado se liga em entradas LINE-IN no formato P10 (no caso de mesa de som, cubos de teclado, interfaces de audio, ...), ou então naquelas entradas AUX-IN no formato RCA duplo (no caso de home theaters, minisystems, monitores de audio, ...)

    As entradas MIC-IN tem uma impedância imprópria para teclados. O próprio nome desta entrada já diz tudo:
    "Cara!! Ligue aqui um microfone!!"
    __________________________________________

    tiagokeyboard
    Este problema, eu creio que seja na fonte do teclado.

    Provavelmente sim.
    Há muito tempo atrás eu estava com um Teclado Yamaha PSR630 que apresentou um ruído destes. Aí eu fui ver o defeito, e era exatamente na fonte. O circuito integrado LM-7812 (responsável pela estabilização de tensão) estava queimado.
    Uma fonte de 12VDC não estabilizada, por exemplo, tem na sua saída uma tensão que varia de 10VDC À 14VDC (60 vezes por segundo), coisa que não acontece numa fonte estabilizada. E esta flutuação de tensão desestabilizada se refletia diretamente no áudio do teclado como um zumbido constante de 60Hz.
    Isto é um problema muito GRAVE!! Corrente contínua com tensão não estabilizada pode danificar irreversivelmente o teclado.

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    El_Cabong

    Bem um cabo P10 por si só pode captar transiências de um cabo de energia, lâmpada, RF, e até do além (rs), ainda mais se ele for longo. E caso use o DI, se liga SIM na entrada de mic, pois o sinal já é de baixa impedância

    Nesse mundo ideal, onde todos tem conhecimento técnico (principalmente dentro de igrejas), as coisas não são mui funcionais rsrs

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Não sou técnico de igreja. Sou engenheiro.
    Todo o cabo blindado com plugue P10 pode captar transiências, mas no caso do teclado (que ao contrário do sinal de um mic dinâmico por exemplo) já tem um sinal pré amplificado, e este ligado na entrada de impedância certa (Line-in) não emitirá nenhum ruído perceptível (dentro da faixa S.N.R. de áudio do teclado). Toda a transiência será jogada para um nível abaixo do ruído de fundo.
    Colocar um DI num teclado para ligá-lo numa entrada MIC-IN é um procedimento equivocado, pois se estará pegando um sinal de áudio já pré amplificado (com uns bons milivolts e já prontinho para a entrada LINE-IN) e rebaixando a voltagem de seu sinal para um nível semelhante ao de um microfone, para que este sinal transite por todo o longo cabeamento em baixa intensidade de sinal (poucos milivolts), e entre na mesa de som pela entrada MIC-IN, e seja novamente pré amplificado.
    Um cabo longo transmitindo um sinal de pouquíssimos milivolts, e ainda por cima dois procedimentos de pré amplificação desnecessários que só irão contribuir com o deterioramento do som do teclado.
    Quanto menos tralhas no caminho do som melhor.
    Um sinal já pré amplificado (como o que sai do teclado) transitando num cabo blindado longo é menos propenso a captar transientes perceptivos, do que um sinal que foi rebaixado de voltagem por um DI, e transitando neste mesmo cabo.
    Se teclados tivessem que ser ligados em DI no palco, nenhuma mesa de som precisaria ter entradas LINE-IN.

    Ismah
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    El_Cabong

    Compreendi. Apenas minha experiência diz que a sua engenharia é correta, mas ideal, e na prática infelizmente não funciona tão bem, por fatores diversos.

    tiagokeyboard
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Infelizmente não temos como testar o teclado com um DI. Conheço um baixista aqui que tem um setup com tudo, tem até micro-ondas mas o DI que é bom ele não tem.

    As vezes eu ligo o teclado e o ruído desaparece, ja outras vezes eu ligo e o ruído já se manifesta.
    E se fizesse uma espécie de aterramento poderia funcionar?

    tiagokeyboard
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Recentemente notei algo estranho.
    Quando o cabo da mesa de som está ligado no teclado eu ouço o ruído, se eu desconectar o cabo do teclado o ruído para, mas se eu segurar o plug com uma mão e com a outra mão eu colocar na carcaça do teclado o ruído volta.

    tiagokeyboard
    Veterano
    # jun/16
    · votar


    Resolvi o problema.

    Eu tenho um Korg ix300 em casa então tirei a fonte interna dele pra colocar no korg n364 da igreja só que na hora da troca eu vi que a fonte era incompatível porém notei que um capacitor 200v 68uf estava levemente inchado.

    Fui na eletronica e comprei este capacitor por R$3,50 e eu mesmo efetuei a troca e Tcharam... o ruído ja era :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como eliminar o ruído de energia do teclado sintetizador?