Elektron Analog Four - Primeiras impressões

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # dez/15 · Editado por: silvG8


    Finalmente Papai-Noel foi caridoso e me deu um de presente. Aproveitando o espírito natalino, decidi colocar aqui minhas primeiras impressões do instrumento. Desde já, aviso: se tivesse que resumir em uma única palavra - magnífico.

    Devo confessar que a princípio, o Analog Four (A4) não foi o instrumento que me despertou uma grande paixão - em parte por parecer um bocado complexo e depender de menus para editar sons - de fato, nisso eu estava certo. Só não esperava que além de me entregar um excelente misto de mono e polifônico, teria um verdadeiro "workstation" analógico. Coloco entre aspas, justamente por achar que essa não é a melhor palavra - ele é melhor que qualquer sequencer que já usei em hardware e muito mais intuitivo que qualquer software por aí.

    Ao que interessa... resumido. :D

    O que é?
    O A4 é uma groovebox completamente analógica criada pela Elektron, que une um sintetizador analógico completo (4 vozes), efeitos, e um sequencer magnânimo. O resultado é muito melhor do que parece à primeira vista.

    Construção:
    A construção é muito boa. Metal recoberto por tecido soft-touch, encoders magníficos, vários leds e botões facilmente acessíveis e bem montados. Os botões são ligeiramente barulhentos, mas nada que comprometa a qualidade - seria excelente se fossem emborrachados. O visor é bem nítido e é possível ver bem os caracteres - infelizmente, é ligeiramente pequeno, e em alguns momentos aglomera muitas informações em letras diminutas. O mini-teclado é suficiente para criar padrões, não para performances pianísticas.

    As conexões traseiras incluem entrada para fonte externa, MIDI In/Out/Thru, entrada estéreo, saída estéreo, headphones, saídas CV (4). Existe ainda uma conexão USB, que permite o envio de MIDI e ainda a conexão completa com o OverBridge - sistema que permite total integração da família Analog ao DAW, transmitindo inclusive áudio via USB. O cabo incluso é excelente, recoberto por tecido vermelho pra combinar com o visual.

    Organização:
    Aqui é onde provavelmente todos sofrem um pouco para entender. De forma resumida, os sons internos são organizados em uma biblioteca geral (Drive+), que inclui 4096 sons organizados em bancos de 256 timbres diferentes. Não é diferenciado entre mono ou poly, podendo ser tocado como o usuário quiser. Essa biblioteca é sempre acessível.

    Para lidar com todos os padrões e mudanças em cada um deles, a Elektron passou a dividir a parte musical em projetos. Cada projeto tem um determinado número de padrões musicais, que são atrelados a kits (leia 4 sons em conjunto, 1 para cada synth track). Os kits são os componentes básicos de algo musical.

    Não vou ficar contabilizando tudo, mas afirmo: cabe muita coisa na memória desse bicho. Acho que nem algo como o Korg Kronos guarda 4096 sons diferentes em um único banco de dados.

    Funcionamento:
    Tudo foi feito para ser o mais acessível possível. Infelizmente, como a interface é "limitada" para tudo que o A4 pode fazer, combinações de botões é algo frequente. Isso, por si só, não é um problema. Geralmente são combinações coerentes - tudo tem significado na interface, e tudo está escrito.

    Um exemplo básico de funcionamento: para editar um som, basta selecionar o que quer editar (eg. oscilador 1), clicar no respectivo botão, girar o encoder desejado (que fornece um feedback visual no visor do A4). Outro exemplo: para salvar um som, basta segurar o botão Yes/Save e clicar na tecla Sound (D do mini-teclado). Mais um: para gravar uma sequencia, basta escolher a track desejada, apertar o REC em vermelho e adicionar steps - para alterar a nota de cada step acionado, basta segura-lo e "tocar" a nota desejada.

    Sintetizador:
    O A4 é um sintetizador extremamente versátil. São inúmeros recursos na criação de um som, totalmente diferenciado. Se assemelha ao Ambika no quesito possibilidades. Osciladores e filtros são completamente analógicos, apenas os controles - envelopes e LFOs - são digitais.

    Osciladores com som pesado, PW para todas as formas de onda, LFO dedicado para cada PW, separado dos demais LFOs, sub-oscilador em quinta e diversos outros recursos diferenciados. Filtros (2), LPF ladder 4-polos e multi-modo 2-polos, com uma sonoridade que vai do suave ao agressivo. O segundo filtro (multi-modo) apresenta uma ressonância levemente ruidosa. Os envelopes e LFOs digitais não são menos impressionantes - nos envelopes por exemplo, é possível escolher diversas curvas diferentes de resposta, que simulam do analógico ao completamente digital.

    Além dos recursos citados, existem diversos outros. É possível por exemplo adicionar até 5 (ou 6) destinos para velocity por exemplo. É possível também unir diversos sons em uma única performance (multi-map) tendo diversos splits.

    Incluindo os efeitos na parte de síntese sonora, diria que são ótimos. O reverb é similar a algo feito com o EHX Cathedral, chorus bem versátil, delay que pode simular um BBD. Todos são extensamente editáveis no que se espera para cada um.

    O som em si é surpreendente. Como monofônico, está próximo aos Moog que tenho - um pouco menos de potência nos graves, mais versatilidade. Como polifônico, é tudo que sempre quis - deixa o DSI Prophet 08 pra trás, com o porém de ter apenas 4 vozes (6 seria perfeito!). Subjetivo, mas acredite, não estou sendo tendencioso, o instrumento tem suas falhas, mas o som não é uma delas.

    Sequencer:
    Aqui, acho que nada chega nem perto. É muito difícil descrever as possibilidades em sua totalidade e complexidade. De forma básica, o A4 possui um sequencer com 6 pistas - 4 para sintetizador interno, 1 para efeitos e 1 para controle de instrumentos externos via CV. Cada pista pode ter até 64 steps, o que pode ser selecionado individualmente pista a pista.

    Onde o sequencer realmente sobressai é nas alterações por step - parameter lock. Isso nada mais é do que você gravar alterações de cada parâmetro para um step escolhido. Basta pressionar o step, mudar o parâmetro e pronto. Seria fácil por exemplo, alterar o cutoff do filtro ou velocidade do LFO para determinado step.

    A grande sacada, é que além de poder alterar coisas que poderiam ser feitas via MIDI, a Elektron permitiu por exemplo "program changes" de forma muito rápida e intuitiva. Você pode por exemplo, usar um som diferente para cada step! Com isso, em uma única pista, você pode colocar bumbo, caixa e chimbal, criando um kit completo de bateria eletrônica. As limitações, é que não é possível fazer soar mais de um som por step - pensando em bateria, você poderia por exemplo usar bumbo e chimbal em uma trilha, em outra caixa e tons, sobrando 2 tracks para baixos e leads.

    Na prática, o que realmente comove do sequencer, é que mesmo sendo complexo e inúmeras possibilidades, como microtiming, swing, slide, accent, etc. é muito intuitivo, mesmo para o iniciante. Com uma hora de uso, já me sentia apto para fazer algo musicalmente significativo. É um instrumento que exacerba a criatividade de forma real, pois a interface leva o músico a explorar a parte realmente musical.

    Considerações finais:
    A última vez que me empolguei assim pra fazer música foi quando descobri os analógicos. O Elektron Analog Four é o tipo de instrumento que pode ser usado de forma individual para criar música, inclusive ao vivo. Sim, é caro - paguei mais ou menos 1450 dólares - é só fazer as contas. Ainda assim, pelo que oferece, valeu cada centavo. Diria que é um perfeito "desert island synth" como gostam de fazer os gringos.

    Som pesadão, possibilidades inúmeras, sequencer digno de um prêmio Nobel, o A4 agarrou meu coração de forma voraz. Tenho certeza que não vou me desfazer dele em hipótese alguma. Além de tudo isso, é pequeno e extremamente portátil, o que permite fazer música em qualquer lugar - é o instrumento para colocar no colo e se divertir sentado no sofá ou na cama.

    Como falei praticamente só de qualidades, acho que devo ressaltar alguns pequenos problemas de ter algo tão versátil assim: acaba sendo ligeiramente mais trabalhoso fazer tarefas pequenas - quase tudo depende de mais de um click. Escolher sons por exemplo não é algo simples, poderia dificultar a vida do cidadão em algo tocado ao vivo. É contornável, mas gostaria que fosse mais simples. Algumas outras coisas, como escolher o destino de um LFO pode ser sacal devido aos pequenos caracteres do visor. Ainda assim, para o que faz, consigo conviver com isso tudo tranquilamente.

    No final das contas, o Elektron Analog Four é o tipo de instrumento que requer paciência e dedicação, mas com o retorno esperado. Aconselho todos a assistir uma performance do Mr. Dataline no YouTube - o cara é impressionante e parece dominar essas máquinas da Elektron em toda a sua extensão.

    Quanto à minha participação com algo do instrumento, postarei em breve. Agora vou curtir minha dispensa de Natal e curtir bastante!

    Obrigado aos que tiveram paciência de ler até aqui. Quanto a um review completo, abordando tudo, informo: impossível. Posso responder dúvidas e curiosidades a vontade.

    Valeu!

    Synth-Men
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Parabéns meu caro. Se a galera tiver paciência e pesquisar por ai, vai ver que este synth é bem completo. Uma "máquina"!


    Putzs! Parece de outro planeta.

    Muitas funções e poucos botões. Mais é um dos poucos que tem no mercado que tem muitas funções e todas são drásticas e não sutis ou semelhantes, como em alguns synths que estão oferecendo hoje por ai (nem por isto deixam de ser legal). Isto nas demonstrações que vi.

    Esse sequencer é de outro universo.

    Depois você confirma esta pergunta, quando tiver tempo. Parece que eu entendi em uma demonstração do Sequencer que da para programar o efeito espacial no step que o usuário quiser.?

    Os osciladores, são independentes? Dá para destina-los para envelopes, LFO's e filtros diferentes? Dá para inverter o envelope?


    Abraços!

    silvG8
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Synth-Men
    Obrigado por ler e comentar. Fico feliz com a sua participação neste tópico. O Analog Four é realmente uma máquina incrível - estou adorando!

    Depois você confirma esta pergunta, quando tiver tempo. Parece que eu entendi em uma demonstração do Sequencer que da para programar o efeito espacial no step que o usuário quiser.?
    Estou com tempo... minha namorada está ajudando a mãe a fazer bacalhau pro Natal! Heheheheheh!

    Então, na verdade você pode modificar qualquer parametro, de qualquer parte do synth, para qualquer pista, por step. Uma das aplicabilidades seria por exemplo aumentar a intensidade de um delay ou reverb por exemplo. O mesmo vale para tudo... tudo mesmo, inclusive mudar parâmetros dos efeitos por step (por isso uma track exclusiva para os efeitos).


    Os osciladores, são independentes? Dá para destina-los para envelopes, LFO's e filtros diferentes? Dá para inverter o envelope?
    Osciladores completamente independentes, inclusive com sync e AM. Os osciladores podem até apresentar tracking diferentes. O que não é possível fazer é usar os filtros em paralelo, pois os osciladores passam por um mixer antes de seguir para o filtro. Sempre será LFP 4-polos alimentando o multi-modo 2-polos.

    Os envelopes podem afetar praticamente TUDO do som, assim como os LFOs, cada um com até dois destinos diferentes. Podem afetar tanto positivamente quanto negativamente - no caso dos envelopes, ocorre a inversão que perguntou. A lista de destinos é grande, e existe independência para qual será o oscilador afetado.

    Qualquer nova curiosidade estou aqui na área, pelo menos por enquanto.

    waltercruz
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    "Escolher sons por exemplo não é algo simples, poderia dificultar a vida do cidadão em algo tocado ao vivo."

    Mas eu penso que numa performance ao vivo, escolher sons não seria uma opção, ehehe

    Eu faço uma comparação a forma que eu trabalho com vstis, que a interface é muito boa NA TELA do computador, mas muito pouco prática/ergonômica pra ser usada com relativa velocidade. Então, os timbres que eu uso para cada gig já estão definidos, e inclusive eu boto os timbres/samples na ordem do setlist. Para eu mudar de um pra outro aperto apenas um botao de 'next' no controlador. Acho que o uso de um device como o Analog Four ao vivo seguiria bem essa linha de raciocínio.

    silvG8
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    waltercruz
    Com toda certeza seu raciocínio está mais do que coerente. Tudo tem que ser pré produzido, obviamente. O problema é a não existência de algo como um botão next neste caso especificamente... pelo menos não um que tenha achado ainda. :)

    Só pra constar: continuo curtindo muito o instrumento. Hoje usei o Nord pra controlá-lo e fiquei bestificado com um brass que fiz - e magicamente, fiz rápido.

    Ceia de Natal daqui a pouco... feliz Natal a todos.

    silvG8
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Reaparecendo aqui com as novidades do pequeno Elektron.

    Infelizmente, não pude usá-lo desde domingo. Segunda-feira travei a coluna e estou de cama. Uma merda. Agora até que está melhorando, mas apenas uns 60-70% do normal e ainda com dor.

    Das coisas novas que descobri:
    - Vários atalhos facilitam bastante a forma de trabalhar com o instrumento. Um bom exemplo é dois cliques consecutivos no botão track para escolher o som desejado.
    - O instrumento permite várias configurações MIDI diferentes que poderiam em tese permitir layers.
    - É possível controlar um sintetizador externo via CV, até 4 parâmetros, incluindo gate e pitch, tudo é editável em termos de voltagem para tornar tudo o mais preciso possível. Além disso, o áudio desse instrumento pode ser mixado ao interno, podendo inclusive usar os efeitos e tudo mais. É possível ainda produzir envelopes e LFOs e transmiti-los via CV. Bem completo e complexo de usar, mas possível.
    - O instrumento responde a modwheel, velocity, aftertouch, pitchbend e alguns outros controles, mas esses dados não são gravados na sequência.
    - O microtiming é extremamente editável, mas não consegui fazer retriggers rápidos. Isso seria muito interessante, pois permitiria variações de ritmos muito legais, dada a limitação de 4 pistas ou 4 vozes simultaneamente. Um instrumento que faz isso de forma magnífica é o Sonic Potions LXR Drum Machine (16 microsteps por step).
    - O Elektron, seja como monofônico ou polifônico, tem um som incrível, e é capaz de reproduzir desde algo simples como clássicos sons Moog, até coisas esperadas apenas de software/VA.
    - Os efeitos internos são altamente editáveis, possuindo LFOs dedicados e etc. Podem ser alterados por controles como aftertouch, assim como todo o restante dos blocos que formam um som. Ainda assim, os efeitos devem ser editados para cada KIT, e devem ser encarados como um pedal, pois seus parâmetros não são salvos para cada som individualmente.

    Tem mais, apenas não me lembro no momento!
    Continuo adorando o instrumento - muito mesmo - algumas coisas vão rodar!

    silvG8
    Veterano
    # jan/16 · Editado por: silvG8
    · votar


    Nova descoberta que facilitou muito o uso do instrumento:
    O Elektron possui algo chamado AUTO CHANNEL MIDI. Com essa opção, você passa a usar qualquer teclado externo como se fossem as teclas do instrumento. Mais explicações.

    No método tradicional, como o teclado vem de fábrica, cada canal MIDI é usado para controlar uma track individualmente. Assim, o canal 2 por exemplo, controlaria sempre a track 2. Para fazer isso funcionar, teria que ficar mudando o canal MIDI do controlador. Esse método parece ser o melhor para gravar e automatizar o Elektron em outro programa, como o Ableton ou Logic. O problema é que assim, fica muito menos fluido o trabalho com o Elektron - não é possível por exemplo selecionar e gravar cada track apenas pressionando o botão específico para cada uma. Outro exemplo é só poder escutar os presets no browser de sons usando o mini-teclado no próprio módulo.

    Esse auto channel faz tudo isso funcionar como se espera. É como se eu tivesse comprado o Analog Keys, usando tudo de forma muito mais simples e conforme o esperado. É uma coisa que parece boba, mas nunca havia usado algo assim, é tudo funciona muito bem. O melhor de tudo foi agilizar muito as coisas.

    Neste momento, só fico devendo alguma coisa musical com o excelente instrumento. :)

    silvG8
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Outra nova descoberta...

    Posso usar o Elektron como polifônico onde cada voz toca um som diferente. Parece besteira, mas tem como atingir resultados muito legais assim, principalmente quando se usa sons semelhantes mas com pequenos ajustes que os diferenciam.

    Brincadeirinha legal! :)

    Casper
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Caro silvG8:

    Queremos sons!

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Como assim?

    Sons externos processados por ele, dos próprios osciladores, os dois juntos?

    silvG8
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Casper
    Sim, sim, entendo! Hahahahahaha!
    A logística aqui vai me permitir gravar algo amanhã. Só não sei se coloco apenas sons jogados ou tento logo uma Jam, mostrando o que dá pra fazer. Acho que vou mais pra esse lado, mostrar o instrumento em algo musical.

    Synth-Men
    O som externo pode ser usado de duas formas: na sua forma normal, adicionado como um som extra no mixer, mantendo suas características; ou, utilizado como um oscilador, sendo processado por todo o restante (filtros, envelopes e tudo mais). É essa a sua dúvida?

    Brinquei um pouquinho agora há pouco, mas estou quebrado em um nível desumanamente suportável, graças ao kickboxing... Heheheheheh!

    Valeu!

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Na verdade, na verdade, acabou tirando outras duvidas kkkkkkkkk!

    Mesmo assim foi bacana.

    Mas na verdade me referia a este trecho:
    "Posso usar o Elektron como polifônico onde cada voz toca um som diferente".

    Funciona como um Layer?

    silvG8
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    waltercruz
    Casper
    Synth-Men
    Eu poderia fazer alguma coisa audiovisual com o instrumento, talvez um vídeo até narrado, apenas como teste das minhas habilidades de gravação. Vocês teriam interesse em ver ou não? Conhecem mais alguém que poderia se interessar??

    E mais Casper: se for pra gravar apenas sons, prefiro mandar algumas coisas para o festival do minuto. Estou com preguiça do FCC ultimamente...

    Casper
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Caro silvG8:

    Mande para o festival. E não desanime do FCC.
    Ainda existem pessoas que valem a pena, por aqui.

    Synth-Men
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Conhecem mais alguém que poderia se interessar??

    Sim, sempre tem alguém que sai das covas e trincheiras, até mesmo com boas sugestões e comentários.

    dgsoul
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    silvG8

    Vocês teriam interesse em ver ou não? Conhecem mais alguém que poderia se interessar??


    eu gostaria de ver algo deste instrumento, se puder fazer um vídeo, eu agradeceria.

    silvG8
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Casper
    Eu sei que aqui existem pessoas que valem a pena, e na verdade é o único motivo de ainda não ter sumido. Pelo menos agora posto apenas em coisas que realmente me interessam.

    Ainda não consegui fazer nada que presta pro festival, pré-carnaval nada rola no Brasil, e aqui em casa não foi diferente. Vou tentar fazer alguma coisa bacana com o Elektron em tempo real porque é mais rápido do que sair gravando diversas trilhas.


    Estou compartilhando um áudio aqui pela primeira vez. Não tem nada de espetacular musicalmente falando, mas algumas coisas devem ser notadas:
    - Tudo foi feito em tempo real, gravado com o instrumento enquanto tocava, usando apenas o módulo (seu mini-teclado e etc.).
    - No começo percebe-se que o bumbo é alternado algumas vezes, isso porque eu acabei criando toda a bateria usando apenas uma das trilhas, fazendo com que o som fosse alternado a cada step (bumbo step1, hat step 3, etc.).
    - Mais ou menos na metade eu comecei a gravar algo mais musical, com variações na parte rítmica e etc.
    - Embora musicalmente simples, dá pra ter uma idéia do que é possível fazer ao vivo com o instrumento sem muito esforço. Usando um controlador externo, eu poderia limpar trilhas como a dos baixos e ir adicionando como eu quisesse.
    - Os sons em si não são nada de outro planeta e apresentam pouca variação pois não tive a habilidade de mexer em tudo ao mesmo tempo. Se fosse pré-gravado, ficaria mais fácil.
    - Reforço que tudo foi feito em tempo real, sem edições, sem MIDI, nada. O instrumento realmente permite, com alguma pré-programação, alterar as coisas que forma extremamente musical.

    Na próxima vez gostaria de usar o Elektron apenas como sintetizador, fazendo o Volca Sample funcionar como bateria. Sei que prometi sons há algum tempo, mas janeiro foi somente praia, lazer e um pouquinho de trabalho junto. ;)

    Mando mais sons assim que surgir inspiração. O vídeo também está engrenado, só falta um microfone fácil pra fazer o vídeo (vou ver se compro um desses com microfone embutido).

    Arquivo: https://drive.google.com/file/d/0B2OqukjzMyhLVjRLLUJzc1FOOVk/view?usp= sharing

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Boa noite prezados!

    Meu caro!

    Deu erro de reprodução.

    silvG8
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Synth-Men
    Depois eu tento colocar no SoundCloud, por enquanto só baixando o arquivo. Estou meio que sem espaço no SoundCloud, tenho que limpar tudo. :(

    Se alguém conseguir ouvir....... fico no aguardo de algum comentário. Valeu!

    Casper
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Caro silvG8:

    Acabei de ouvir. Gostei bastante. Complicado
    limitar o percussão a apenas uma voz, mas ficou
    bem bacana. Timbre analógico é "outra quinhentas".
    Parabéns, acho que desse brinquedo o senhor
    não se separará jamais.

    silvG8
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Casper
    Obrigado meu amigo, fico feliz que tenha gostado. Eu precisava fazer mais demonstrações como essa com todos os meus instrumentos. Tenho certeza que com o Elektron é bem fácil, mas com outros instrumentos pode ser um pouco mais complexo.

    Meus planos atuais são:
    - Fazer o vídeo como falei antes.
    - Continuar com jams com o Elektron.
    - Minha participação no Festival Cover (já escolhi a música, ainda em processo de criação).

    Quanto a me separar do A4... jamais!! ;)

    Synth-Men
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Conseguir ouvir!

    Que PAD é aquele?! Parece coisa de ficção cientifica, hipnotizante!

    silvG8
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Synth-Men
    Obrigado pelo comentário meu amigo. Fico feliz com a empolgação.

    Vou ver se consigo fazer uma demonstração com alguns sons individuais e polifonia. O bicho é brilhante (no sentido de ser muito bom) como polifônico, até mais que monofônico.

    Valeu!

    silvG8
    Veterano
    # fev/16
    · votar


    Compartilhando novos experimentos com o Analog Four. Desta vez, falarei sobre a interação via Overbridge, que transmite áudio e MIDI via USB.

    Não é segredo algum que estou simplesmente perplexo com as possibilidades, mas isso é algo completamente inesperado, pelo menos pra mim.

    O nível de integração do A4 com o DAW é completo. Esta semana comecei e terminei uma participação para o Festival de Covers & Versões, organizados pelo nosso bom amigo Véio Casper, e tive algumas surpresas agradáveis na hora de gravar com o Ableton.

    Embora pareça improvável, o sequencer do A4 fica completamente integrado ao DAW. É como se você pudesse criar uma música completa dentro do A4 enquanto o que está pré-gravado no DAW permanece em sincronia. Deu play no DAW, o A4 começa exatamente onde deve ser (ele contabiliza os compassos em sincronia com o DAW), e bem em sincronia com o BPM, que parece ser incomum hoje em dia. Até os arpeggios e LFOs sincronizam com o tempo do DAW e permanecem "rock solid".

    A minha experiência foi a seguinte: peguei um acapella, no tempo certo, defini os compassos de cada verso e comecei a compor no A4 no modo song, no qual os padrões a serem tocados dentro do A4 são colocados em uma ordem como se fosse realmente uma música. O resultado, depois disso feito, foi que poderia compor tranquilamente com o A4 sem nunca gravar nenhum áudio antes que o serviço estivesse completo - e deu super certo!

    Um elogio ao Ableton Live 9 é o quão bem ele lida com áudio, o que também ajudou muito. Depois de ter os compassos definidos para a parte de voz, pude mudar o andamento da música sem alterações no pitch ou "bugs sonoros". Ficou muito melhor do que o que eu conseguia com o Logic Pro X. Estou bastante satisfeito com o Ableton e acredito que será uma ferramenta incrível para compor. Lembrando que a todo momento, bastava mudar o andamento no Ableton que toda a sequencia dentro do A4 acompanhava tudo em perfeita sincronia.

    A qualidade de transmissão de áudio é também fenomenal. Não somente tem qualidade, como não existe praticamente nenhum atraso. Artefatos indesejados inexistem.

    Na boa.... que máquina. Bem que o Casper falou, difícil se livrar dessa caixinha de Pandora!

    silvG8
    Veterano
    # mar/16 · Editado por: silvG8
    · votar


    Não soube bem onde colocar, pois se trata de uma jam com vários instrumentos. Ainda assim, acho que é válido colocar aqui mesmo.

    No caso, uma pequena brincadeira com o Elektron Analog Four, Novation Bass Station 2 e Korg Volca Sample. Deu um resultado até legal, gostei da brincadeira... fiz ontem a noite na correria, apenas pra provar "uma coisinha" pra minha namorada (sim, quero outros brinquedos e acho que vai valer a pena). Até consegui convence-la.....

    Ao que interessa:
    https://drive.google.com/file/d/0B2OqukjzMyhLYzZub2R0QUFLVGc/view?usp= sharing

    Obs.: Tem que fazer download, pois o player não lê o arquivo, não sei se pelo tamanho ou tipo (.wav).

    Sintetizadores: Analog Four
    Lead: Bass Station 2
    Percussão: Volca Sample

    Casper
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Achei esse cara, que faz ao vivo usando
    basicamente Elektron (vários):



    silvG8
    Veterano
    # set/16
    · votar


    Casper
    É este sujeito quem faz os melhores vídeos com os Elektron. O cara é bom...... me vendeu os dois Elektron.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Elektron Analog Four - Primeiras impressões