Qual a cronologia da linha Roland RD?

    Autor Mensagem
    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # dez/15


    Olá, pessoas,

    Procurei em alguns tópicos relativos aos pianos elétricos RD da Roland mas não consegui encontrar essa informação. Espero não ser redundante.

    Basicamente, eu queria saber qual é a linha de evolução dessa linha, pois me parece que a ordem dos números que dão nome a cada modelo não é exatamente lógica .

    Devo supôr que os números mais altos são sempre os últimos lançados (sendo o RD500 melhor que o RD300, por exemplo)? Fora essa coisa de GX e outras siglas que me confundem ainda mais.

    Artref
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    Aqui tem alguma coisa:
    https://en.wikipedia.org/wiki/Roland_Corporation

    E nem sempre o número maior é mais novo...no seu caso, por exemplo, o RD300NX é mais novo que o RD500.

    Que eu me lembre de cabeça, do mais novo pro mais antigo:

    RD800 > RD 700NX e RD300NX > RD700GX e RD300GX > RD700sx e RD300sx > RD700 e RD300...

    Mas tem um RD300x SX no meio aí, não sei quando..

    Na minha opinião a maneira como a Roland dá nome para os instrumentos é péssima. Fica uma confusão de letras, ninguém sabe qual é o último modelo nem a diferença de um pro outro.

    Synth-Men
    Veterano
    # dez/15
    · votar


    RD1000, RD100, RD150, RD 200, no YouTube é possível pesquisar estes modelos.

    homemsemsobrenome
    Membro Novato
    # dez/15
    · votar


    Obrigado, pessoas.

    Também não acho intuitivo o modo como os instrumentos são denominados na Roland. Deveria existir alguma ordem de maneira a identificarmos logo de cara o que cada instrumento é e em que lugar da história da marca ele se encaixa. Ou algo do tipo.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/16
    · votar


    Artref
    RD800 > RD 700NX e RD300NX > RD700GX e RD300GX > RD700sx e RD300sx > RD700 e RD300...

    Na mosca!

    Dos mais recentes essa é lista dos de palcos profissionais...

    elnobre
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Qual desses modelos é o mais leve?

    jorget
    Membro Novato
    # abr/18
    · votar


    São todos pesados, linha 300 de 18kg e linha 700 de 25kg. Belíssimos SP mas pesadíssimos.
    E o pior: todos tem 140cm. Impraticável o transporte se perguntava isso sobre o peso. Esqueça: linha de mesa mesmo (nem estantes o aguentam, muito risco). Em nenhum carro entram, só em vans/peruas.

    Na lista acima faltou incluir o último RD2000

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Esqueça: linha de mesa mesmo (nem estantes o aguentam, muito risco).

    talvez aquelas IBOX em X duplo
    site promete que aguenta até 100kg

    Em nenhum carro entram, só em vans/peruas
    ja vi gente levando esses teclados de 88 teclas no banco da frente
    o teclado vai "sentado" no banco da frente com sinto de segurança

    jorget
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: jorget
    · votar


    levando esses teclados de 88 teclas no banco da frente

    Trata-se de objeto de 145cm X 45cm com bag ou case: 150X50 (não conheço bag que aguente 25kg)

    Impossível fazer entrar no banco da frente, nem de pé, nem de lado, nem inclinado, etc. Muito menos pelo banco de trás. Só há um jeito: num hatch pela porta de trás (banco deitado não fecha) mas aí vai chegar ate o parabrisa e com risco numa freada f... tudo. Não tem jeito.

    obs: na insistência, solicito amostras no youtube em vez de "prosas" de insistências, ou no "ver pra crer".

    elnobre
    Veterano
    # abr/18 · Editado por: elnobre
    · votar


    Bem que a Roland podia fazer como a Casio que fez o PX-5s com 11 quilos. O RD 2000 é um sonho de consumo pra mim, mas algo totalmente fora de minha realidade tanto pela dificuldade no transporte quanto mais ainda pelo preço. Torcer pra que no futuro apareça algo que não dificulte tanto a logística.

    jorget
    Membro Novato
    # abr/18 · Editado por: jorget
    · votar


    Bem que a Roland podia fazer como a Casio que fez o PX-5s com 11 quilos

    Taí uma boa questão para a Roland, que faz o maior e mais pesado SP de todos de mesa:

    Qual a razão de 8 kg a mais entre os 700 e os 300? Tecnologia (chips de memória ou efeitos) pesam gramas e não quilos. É claro que sua estrutura é metálica, mas não justifica 25kg. Hoje os tops SP do mercado são esses RD (com SN), em preferências e numero de vendas, mas muita gente acaba indo pros sinths de 6 oitavas, ainda leves e de plásticos pra uso no palco, perdendo em teclas pesadas e alguns timbres, mas de bom peso e transporte. Falha e fuga dessa marca nos seus SP (poderiam vender muito mais bastando fazer tudo de plastico como nos sinths).

    elnobre
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Taí uma boa questão para a Roland, que faz o maior e mais pesado SP de todos de mesa:

    Eu citei o PX-5s como exemplo porque já ví uns caras que usam dando entrevista e apesar de serem endoser's da marca, dá pra notar que no palco os caras usam mesmo o PX como teclado principal, ao contrário do XW-P1 que já vi numa apresentação do Roupa Nova ficando só de enfeite em cima do suporte.

    É claro que sua estrutura é metálica, mas não justifica 25kg.

    Acho que isso pode até estar relacionado a tecnologia de teclas que a roland utiliza para simular a ação do martelo, mas o PX-5S também tem teclas com esse tipo de ação. Lógico que a tecnologia entre os fabricantes não é a mesma, mas carregar um tijolão de 25 kg é de quebrar as pernas de muitos tecladistas.

    TrebleH
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Tem os RD-64 tbm, que são bem interessantes pra essa questão de peso/portabilidade.

    Palmas para a Roland que teve a iniciativa de lançar um key com teclas pesadas e menos oitavas. Pena que ele é meio caro e não tem opções como tamanhos variados ou de forma modular, tal como ocorre nos Roli da vida.

    Ainda quero ter um pra poder tocar um piano com uma dinâmica melhor que em um Synth, mas sem ter que levar mais de 20 Kg nas costas.

    elnobre
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Tem os RD-64 tbm, que são bem interessantes pra essa questão de peso/portabilidade.

    Em minha humilde opinião o maior pecado do fabricante no caso do RD-64 foi não tê-lo feito com pelo menos 76 teclas. Vai que tem alguém de lá acompanhando o fórum e os caras lançam um RD-76, né?! Aí seria interessante.

    TrebleH
    Veterano
    # abr/18
    · votar


    Exatamente isso Elnobre.

    Poderia ter mais opções de tamanho, ou possibilidade de usar ele modular. Ou seja, encaixando um conjunto de oitavas a mais, dependendo da necessidade. Ficaria muito massa e é totalmente possível.

    Mas o que eu acho mais complexo é o preço. Poxa, um RD-64 é mais caro que um synth entry-level e às vezes até mais caro que um Mid/Top antigo. Aí fica complicado

    elnobre
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Tanto pelo preço quanto pelo peso, talvez meu primeiro piano digital seja um casio. A roland tem que pensar em algo pra tecladistas que querem transportar os trambolhos. Nem todo mundo é agenciado, patrocinado ou famoso pra ter equipe e logística que cuide da locomoção dos instrumentos. Um px-5s, por exemplo eu amarraria na garupa da moto e já era. Já os desejados e queridos rd's da vida, uffff... Perderia moto e piano no transporte, era queda na certa.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    O JUNO-DS88 pesa uns 16kg. Não é tão pesado, tem muitos recursos....

    elnobre
    Veterano
    # mai/18
    · votar


    Não é tão pesado, tem muitos recursos....

    Concordo com a parte de recursos, mas 16 kg é bem pesadinho hein.

    André Luiz Keys
    Veterano
    # mai/18 · Editado por: André Luiz Keys
    · votar


    elnobre
    Tem vezes que isso nem é levado em consideração. Tecla pesada é outro mundo na hora de tocar. Vale a pena...

    Uma ótima alternativa é o RD-64. Tenho usado por algum tempo. Pequeno e com teclas pesadas e timbres matadores de piano e pianos elétricos.

    felipenove
    Membro Novato
    # ago/18
    · votar


    Estou em negociação pra pegar um RD64 e a ideia é substituir meu Juno Gi. Sei que com o valor poderia pegar um XPS30, mas estou tentado a pegar o RD pelas teclas e timbres superNATURAL. Perderei varios outros timbres, interface, telas coloridas. André e demais, recomendam a compra?

    elnobre
    Veterano
    # ago/18
    · votar


    O JUNO-DS88 pesa uns 16kg. Não é tão pesado, tem muitos recursos....


    Mas dá pra comparar o piano de um juno ds88 com a linha RD?

    kokada
    Veterano
    # set/18
    · votar


    André Luiz Keys
    O Juno DS88 tem pianos Super Natural do FP-7F ou FP-4F? E as teclas?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Qual a cronologia da linha Roland RD?