Autoavaliação da evolução no estudo do instrumento

    Autor Mensagem
    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15


    Obviamente, o tempo para aprender qualquer coisa depende de diversos fatores, entre eles: a experiência anterior, o tempo disponível para o estudo, a qualidade do material teórico, as possibilidades de aplicação e de treino prático, a didático do professor (ou dos materiais), da dedicação, do foco, dos métodos, e é claro, do talento.

    Dessa forma, gostaria de abrir um tópico para debater estas questões, de forma a ter um subsídio para o iniciante como eu pode se autoavaliar. Saber se está evoluindo dentro da média (para cada caso) ou se, infelizmente, não leva jeito para a música, ou ao contrário, demonstra um talento nato.

    Creio que outro fator que influencia é o instrumento. E neste ponto, farei um comentário que se eu estiver errado, peço que me corrijam. Mas apesar da dificuldade de cada instrumento, acho aqueles que fazem a base ou acompanhamento, um vez aprendidos os fundamentos, permitem ao aluno aproveitar um repertório maior. Por outro lado, instrumentos melódicos, ao meu ver, parecem que para cada música, exigem um aprendizado a parte...

    Meu caso como exemplo: Faz 5 meses que estou fazendo aula de acordeon com professor (1 hora por semana). Como não tenho muito tempo, levando bem antes do horário de trabalho treino das 6:45 às 7:15, antes de sair para o trabalho. (Não tenho problemas com vizinhança rsss ).
    Na hora do almoço, treino alguma escala ou solo por uns 10 minutos. A noite, em média tenho mais meia hora a 45 minutos disponíveis. Além das aulas, estou tirando muitas dúvidas aqui no fórum (agradeço a todos que já me ajudaram), pesquisa na net e comprei alguns livros. Na prática, não tenho muita coordenação (e o acordeon exige bastante), mas toco solos uníssonos como Oh Minas Gerais, Beijinho Doce e agora o Xote Laranjeira. Comecei agora a treinar os baixos simples para acompanhamento da Vaneira (que parece que terá um tempo bem quebrado...). Treino escalas, alguns exercício de divisão.

    No geral, gostaria de saber: em que grau de desenvolvimento um aluno com 5 meses de aprendizado (detalhe: comecei do zero, pois não tive na infância e adolescência contato com instrumento), deveria estar?

    Sinceramente, às vezes acho que não irei avançar, embora meu interesse seja para lazer, é bom sentir que estamos evoluindo... O que acham ?

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    em que grau de desenvolvimento um aluno com 5 meses de aprendizado (detalhe: comecei do zero
    mas toco solos uníssonos como Oh Minas Gerais, Beijinho Doce e agora o Xote Laranjeira

    tá bom demais
    tem que ter calma, começo é tenso mesmo, demorado
    mas você vai avançando e notará coisas como o dia que teu professor te passar outra valsinha do nivel de "oh minas gerais" você vai olhar e ver coisas semelhantes e fará em bem menos tempo que levou a primeira


    Além das aulas, estou tirando muitas dúvidas aqui no fórum (agradeço a todos que já me ajudaram), pesquisa na net e comprei alguns livros
    a pesquisa em si serve como complementação e procure não perder tempo com coisas muito além do nível que você está
    por exemplo agora seria perder tempo ler coisas sombre "campo harmônico" improvisação e coisas do gênero..

    ricardopaulob
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Acho que para isso você precisa traçar objetivos. Nâo um principal, mais demorado, que é aprender a tocar sanfona. Mas objetivos mais claros e rápidos de serem alcançados. Tipo, fazer passagens rápidas de acordes, fazer as escalas emendando uma na outra sem parar, tirar uma música que você gosta.

    Quais são seus objetivos? Você está seguindo algum livro? Ou algum método específico?

    Abraços,

    Taura Teatino
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Estou lendo (apenas a teoria, sem prática), o livro Teoria Musical para Leigos de Michael Pilhofer .
    Geralmente, como tenho pouco tempo, pratico os exercícios que o professor passa. Nos finais de semana, quando sobre um tempo, faço exercícios de digitação da apostila inicial do Método Alencar Terra.
    Mas geralmente é assim: o professor passa conteúdo, eu tento pegar o melhor possível para a próxima aula (uma semana), mas no caso de músicas, sempre demora bem mais...

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    o professor passa conteúdo, eu tento pegar o melhor possível para a próxima aula (uma semana), mas no caso de músicas, sempre demora bem mais...

    geralmente algum exercício pra tocar se trabalha uma dificuldade, alguma coisa de coordenação ou algo referente a leitura, em uma música você encontrar varias coisas em sequencia do que foi visto nos execícios

    outra coisa que é bom fazer é separar a música em pedaços, por exemplo você citou "oh minas gerais"
    o primeiro pedaço é o mais facil
    mi | re do re | do....|.......|
    porem esse re do re é complicado em corrdeção com a esqueda fazendo Baixo Acorde Acorde, dá vontade de fazer
    B A B no lugar de B A A , então você separa esse | re do re| e faz varias vezes só ele, depois volta a fazer os 4 compassos

    a segunda parte é o|
    do | la fa la | sol...|.....|
    são notas diferentes porem a mesma coordenação da primeira frase, então já aproveitou a dedicação acima pra esse trecho

    a terceira parte
    do la do | si sol si | la fa la | sol |
    é o trecho mais compiclado
    tanto pra coordenação quanto a esquerda mudando os baixos
    eu pediria ao aluno fazer algumas vezes deixando um acorde só pra treinar coordenação (soa estranho) e depois começar fazer as mudanças de acorde

    a 4ª parte você já ganhou porque é repetição da primeira

    então no lugar de ir tentando tocar do começo ao fim, eu faria essa divisão em pedaços estudando cada um separado

    dom de Deus
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: dom de Deus
    · votar


    fernando tecladista
    <a href="https://goo.gl/photos/h1C5waFGUF6ben5W9" target="_blank" rel="nofollow">https://goo.gl/photos/h1C5waFGUF6ben5W9</a>
    Fernando cuidado tu és um multi rsrsrs

    Ia dar um voto positivo porque você tocou num ponto positivo. Mas não deu porque o fórum diz que você sou eu.

    separar a música por parte, o que para mim funciona muito bem é a forma de aprender mais rápido.

    fernando tecladista
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    dom de Deus
    haha
    vi lá no OT tão mexendo no fórum em servidor e etc...
    hoje a tarde eu nem conseguia acessar o fórum, fora outros bugs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Autoavaliação da evolução no estudo do instrumento