Microbrute - Mini review

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # nov/15 · Editado por: silvG8


    Estou de volta... há poucos dias (na verdade, já tem cerca de 15 dias), recebi o meu Microbrute. A idéia inicial era usa-lo como parte de um setup extremamente portátil que estava interessado em montar. Acabou não ficando, mas vale um review.

    Construção
    Honestamente, extremamente decepcionante. Embora os knobs sejam relativamente decentes, assim como a carcaça, as teclas são mal montadas, sliders frouxos e switches que parecem que vão quebrar a qualquer momento. E não pense que estou pegando pesado na avaliação, achando que deveria ser um Moog. Na verdade, comparando com o Volca Bass, ele parece bem inferior (o Microbrute no caso).

    A carcaça de plástico é boa e parece durável, assim como os knobs. As entradas CV são bem fixas ao instrumento, não sendo um tanque, mas melhor que muita coisa por aí. As saídas e entradas traseiras seguem a mesma construção, sendo bem fixas ao instrumento.

    Pitch bend e modulation wheel parecem condizentes com a proposta do instrumento e preço (1300-1400 reais). Ainda assim, o que recebi estava totalmente mal calibrado, e o pitch bend veio com problema, fazendo o bend de forma cromática e errática quando usado para cima.

    Uma qualidade muito legal é o tamanho. O instrumento não é muito maior que um iPad, extremamente leve e é de fato analógico, o que pode ser comprovado pelo som. Se fosse um pouco melhor, em termos de "hardware", acabaria pegando um outro Microbrute para substituir o que veio com problema.


    Osciladores
    Imagino que quem procura esse tópico sabe o que é o Microbrute. O instrumento conta com um único VCO, que possui uma espécie de mixer entre as formas de onda, bem como sub-oscilador, que no Microbrute pode ser afinado em uma quinta (não me pergunte como a Arturia conseguiu isso do ponto de vista eletrônico/engenharia).

    O som das formas de onda é decente, e as modulações a cada uma delas é muito bem elaborado. A onda triangular em especial é muito legal, onde o metalizer causa uma espécie de efeito como um hardsync, mas diferente. As outras são medianas, com graves e agudos bem equilibrados. O instrumento segura bem a afinação (diferente do Minibrute).


    Filtro
    Outro ponto bem fraco do instrumento, o filtro Steiner Parker parece perder sua potencia quando o cutoff se encontra na área mais grave. É como se não filtrasse o suficiente. A resposta da ressonancia também é ruim, não sendo possível por exemplo criar drum kicks bons apenas com o filtro.

    Embora seja um filtro multimodo, o que seria uma boa adição ao arsenal de alguns, trata-se de um filtro com características muitos singulares e que não me agradaram. O Brute Factor não ajuda em nada a melhorar o quadro, sendo um feedback muito agressivo e com pouca definição, mais sujando do que enriquecendo o som. Se quer agressivo, sim, o instrumento grita que é uma beleza... ainda assim, longe do Little Phatty e seu overdrive.


    Envelope e LFO
    Reconheço que o instrumento é diminuto, mas seria legal ter mais de um envelope, separado por switch. O Microbrute conta com apenas 1 envelope, que pode modular diversos parâmetros do instrumento. É suficiente, mas seria muito melhor se fossem 2, pois iria enriquecer muito o lado CV do instrumento.

    O LFO presente é bonzinho, tem uma boa amplitude de frequencia, embora seja limitado em formas de onda. Ainda assim, é mais fácil lidar com um único LFO do que envelope único.


    Matriz e CV
    Como é possível ver pela interface do instrumento, existe uma pequena matriz de modulação no canto superior esquerdo, que permite a utilização de envelope e LFO para modular alguns parâmetros do instrumento.

    Essa seria a parte mais interessante do instrumento, pois é onde existe algo que permite conexão com o mundo modular e com outros instrumentos. Ainda assim, existem alguns problemas com a conexão CV e o Microbrute não consegue enviar pitch CV de forma muito eficaz em uma amplitude boa para outros instrumentos, perdendo a afinação nos extremos (graves e agudos).


    Conclusão
    O Microbrute é um instrumento razoável, com algumas qualidades e peculiaridades, mas que não valem como uma primeira opção para quem gostaria de explorar o som dos analógicos.

    O único VCO é muito eficaz em suas modulações, fornecendo resultados diferentes do habitual para instrumentos de mesma configuração. Ainda assim, não é tão especial a ponto de ser melhor que outros com as mesmas qualidades - o Anushri, por exemplo, tem um som infinitamente mais agradável, tanto nos osciladores quanto nos demais componentes. O filtro do Microbrute também merece críticas, principalmente porque não tem muita vida e não oferece tanta variação ao som - a ressonância engessada pode causar isso.

    No final, o que realmente me afasta do Microbrute é a qualidade de construção. Só de tocar nos switches é facilmente perceptível que se trata de um instrumento muito frágil e mal feito, o que é decepcionante, já que parece uma boa opção no mundo dos portáteis. Com essa grana, se quiser algo pequeno, junte um pouco mais e compre um MicroKorg ou MiniNova... vale mais a pena.

    Acho que é isso. Espero ter desencorajado alguém a se arriscar com o pequeno Brute. A maioria dos reviews parece ignorar certos problemas e se focar muito pouco na qualidade do instrumento, que está intimamente relacionada à durabilidade do mesmo.

    QueenFairy
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    silvG8

    otimo review!
    essa semana comprei meu Microkorg e por um momento ainda pensei em pegar o Microbrute,por ser mais em conta, mas acabei optando pelo microkorg mesmo, ainda bem neh kk nunca imaginei que ele peca na construção.

    e sobre o pitch bend que veio com problema, não seria melhor vc pedir a troca por outra unidade?

    silvG8
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    QueenFairy
    Parabéns pelo Microkorg!! Quero ouvir o que você vai produzir com ele.

    Então, eu acabei trocando o Microbrute por outro instrumento, e não exatamente por outra unidade. Foi tão ruim receber um instrumento que achei uma porcariazinha, ainda com defeito, que nem arrisquei um segundo contato...

    Obrigado por dar uma olhada no review. Acho que falta muita sinceridade em relação a resenhas de instrumentos, ficando cada vez mais claro quando vemos qualquer coisa promovida por revistas e sites americanos. São todos vendidos e feitos para vender os equipamentos, e não uma análise fria e calculista da coisa.

    Logicamente, o Microbrute tem suas qualidades. Pequeno, leve e com uma sonzeira nos graves, mas que peça em vários outros aspectos que o fazem uma escolha ruim na minha opinião. A principal dela, é a pouca versatilidade do som, que acaba caindo sempre em um território comum do instrumento.

    QueenFairy
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    silvG8

    entendo,q bom q conseguiu trocar.

    sobre o Microkorg,provavelmente vou receber na sexta e tentar fazer logo um review ,gravar uns sons com ele.
    pq como vc disse, é dificil achar um review honesto. Mas espero que com o Microkorg eu n tenha nenhuma decepção.

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Eu tentei escrever a tarde e nem consegui

    silvG8

    Meu caro eu tenho a grande curiosidade de conhecer este synth de perto, devido o CV, sequencer e a matriz. Pelo videos que vi, o som não me agradou muito, pois achei muito estridente e ácido. Sem massa. (Apenas impressão televisiva).

    Só acho que ele deveria ter mais um envelope do tipo AR ou ADR, para o filtro. O LFO poderia pegar emprestado de um dos dois. envelopes.

    Acho o preço injusto. Lá fora e aqui.









    QueenFairy


    Parabéns pela sua aquisição. Este synth é uma máquina. Você escolheu muito bem.

    Se não me engano seu set agora é?

    E-280
    Volca Keys
    Monotron
    Mikrokorg

    Putzs! Muito diversificado. Eu sou apaixonado pela síntese DWGS (DW8000 e Poly 800), que este equipamento carrega dentro dele, fora as coisas do MS-2000, MS-20 e outras maquininhas da Korg.

    É um synth de cachorro grande, de cavalo de corrida, de tubarão, de águia. Pode acreditar. Vários tecladistas de bandas de mídia utilizando, pelo que é.

    silvG8
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    QueenFairy
    Como bem disse o colega acima, o Microkorg é um sintetizador de gente grande. Embora seja digital, é um VA muito bom que continua a ser bem vendido mesmo após dez anos de seu lançamento. A quantidade de bandas profissionais que usam o pequeno monstrinho é surpreendente.

    Tenho certeza de que será um instrumento que vai ser muito bem encaixado no seu setup. Vai gostar com certeza!

    Synth-Men
    Obrigado pelo comentário meu amigo.

    Realmente, é interessante conhecer esse instrumento, mas apenas como curiosidade, na minha humilde opinião. Embora tenho um som realmente singular, falha em algumas omissões como o EG para o filtro, e ainda mais quando não consegue produzir uma grande variedade de sons, mesmo com tantos recursos para os osciladores.

    No fim, achei o instrumento estranho e não gostei nem um pouco da sonoridade. Para não falar nada de bom, os osciladores são pesadões e falam bonito nos graves, principalmente a dente-de-serra. De resto, tudo muito arcaico e não condizente com a música de hoje em dia. O preço também não é dos melhores, chegando perto do Microkorg e Mininova, que são opções muito melhores (também na minha opinião).

    Não estou dizendo que quem tem é doido, mas não acho que vale o dinheiro que pedem. O substituto dele no meu setup, é sim um monstro!!!! Muito empolgado... já até escrevi um review durante uma pausa pra cabeça aqui, só falta as demonstrações de áudio.

    Mais alguém??

    Casper
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Caro silvG8:

    Penso que fez bom negócio com a troca.

    QueenFairy
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    Synth-Men e silvG8

    q bom! ate agr so vejo falarem bem do microkorg,com certeza vai atingir minhas expectativas

    agr desvirtuando e aproveitando o topico kk só um duvida que me surgiu aki,se vcs puderem me ajudar eu agradeço:

    bem,ate agr eu uso os ritmos do teclado (só uns 2 sao uteis) .
    digamos que em uma musica eu toco no e280 usando o ritmo dele e gravo uma sequencia no volca. ai está o problema: o tempo do ritmo com a sequencia do volca ficam diferentes e nunca consigo deixar no tempo certo

    então ja pensava em pegar o volca beats,e com ele esse problema seria resolvido usando o ''sync'', sincronizaria ele com o keys e nao teria mais esse problema de tempo ,certo? essa é a função do ''sync''?
    pelo menos foi assim q eu entendi.

    vlw :)

    silvG8
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    QueenFairy
    Na verdade esse problema é uma limitação do E280. Provavelmente ele não consegue enviar Master Clock para o Volca via MIDI. Isso significa que o E280 não consegue mandar a contagem de tempo corretamente para o Volca.

    Aliás, o Volca tem uma particularidade... o sync dele é feito com um tipo de mensagem mais arcaica, por isso, muitos equipamentos possuem uma certa dificuldade de sincronização. Se você tem interesse em algo bom, na linha Volca, esquece o Volca Beats... o Volca Sample é infinitamente melhor! Estou esperando o meu - se quiser esperar um pouco, aguarde um review completo que será postado o quanto antes. Aliás, estou esperando há um tempão, quase louco já!

    Acho que seria um equipamento que agregaria muito à sua música. (Volca Sample)

    QueenFairy
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    silvG8

    o sample tem batidas tbm?
    po, o negocio que eu nao acho por menos R$1000 o sample...achei um beats por 600.

    pelos poucos videos q vi do beats nao me agradou mto nao
    vc nao curte o beats?

    nem o beats estava nos planos mas hj passei um tempao tentando deixar tudo no tempo certo e nda!
    e na vdd nao estavam conectado via MIDI,tava tentando acertar de ouvido mesmo haha,ainda vou comprar o cabo kk mas provavelmente ele deve ter essa limitação mesmo

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    silvG8
    QueenFairy


    Confirmado, através do manual do E-28, do qual é o E-280, este segundo, com ritmos brasileiros, não controla o tempo via MIDI.

    Bom mesmo será se você seguir as dicas do amigo.

    silvG8
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    QueenFairy
    Te respondo com mais calma depois, mas já adianto: o Volca Sample faz tudo que o Beats faz é muito mais! Além disso, podem ser usados até 100 samples de qualquer coisa que você quiser. Pode ser sons de bateria, sintetizadores, vozes, etc. Muito maneiro ter essa versatilidade numa caixinha daquele tamanho...

    Synth-Men
    É o que eu imaginava! Geralmente esses instrumentos básicos não conseguem fazer isso. A estabilidade de controle do tempo via MIDI exige uma programação boa da OS, coisa que esses instrumentos iniciantes não desenvolvem muito.... entregam apenas o básico mesmo.

    QueenFairy
    Membro Novato
    # nov/15
    · votar


    silvG8

    saquei. vi uns video dele e realmente é uma variedade de sons.


    o Microkorg acabou de chegar :D
    Como nunca fiz review,vai ficar meia boca kkk mas vou tentar

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Microbrute - Mini review