Síntese - Lead The Hand That Feeds - Nine Inch Nails

    Autor Mensagem
    waltercruz
    Veterano
    # nov/15


    Oi pessoal! Deixa eu compartilhar aqui um trabalho divertido que tive esses dias.

    Fui chamado pra tocar num cover de Nine Inch Nails aqui, que como a maioria de vocês deve saber, tem um bocado de sintetizadores.

    Pois bem, o patch em questão é o da música The Hand that feeds. Aparece no vídeo a seguir por volta dos 1:40:

    https://www.youtube.com/watch?v=xwhBRJStz7w

    Bacana né?

    Após um pouco de pesquisa eu caí nesse artigo:

    http://www.keyboardmag.com/lessons/1251/create-these-classic-sounds-on -the-new-arp-odyssey/52381

    Em sua estrutura é um patch simples, mas que depende de duas características que eu não vi em muitos synths por aí: duofonia e ring modulator.

    Um artigo sobre duofonia: http://www.soundonsound.com/sos/nov00/articles/synthsec.htm

    Basicamente, o truque é simples: cada nota vai pra um oscilador diferente, e quando duas notas são tocadas juntas, os osciladores entram em ring modulation.

    Easy né!

    Bom, um sintetizador que tem essas duas features é o Arp Odyssey. Feliz de quem tem. :) Meu trabalho é todo in the box, e nenhum dos VSTis que eu tenho tem essas duas características.

    Hora de apelar pro Reaktor - que como vocês devem conhecer, é um synth 'modular virtual' da Native. Basicamente ele dispões os blocos básicos para você criar seus sintetizadores e sequenciadores.

    Munido dessa informação, e com um pouco de ajuda do fórum da NI, eu acabei fazendo o patch em Reaktor (a parte de jogar cada nota pra um oscilador foi a que precisou mais de ajuda lá).

    O patch acabou soando assim: https://www.dropbox.com/s/ntmkym2fnt7cjge/Nin-hand-reaktor.mp3?dl=0

    O meu Reaktor é o 5.9, no Reaktor 6, com o recurso dos blocks, teria sido um pouquinho mais fácil implementar isso. :)

    Durante a pesquisa eu me deparei com o Oddity, uma recriação em software do Arp Odyssey. No vídeo a seguir, em 1:40, é demonstrado o uso desse truque:

    https://www.youtube.com/watch?v=JIK0ud5X9lE

    Aliás, se alguém planeja tocar num Nine Inch Nails cover, o Oddity tem esse e alguns outros patches prontos nos presets.

    Na esteira dessa pesquisa, eu acabei pesquisando um pouco sobre o Arp Odyssey, e que synth espetacular ele é! E pelo que parece, a recriação da Korg é muito boa. O AutomaticGainsay, do youtube postou um review bem detalhado (e longo) que vale a pena assistir.

    É isso! Pelas informações que eu colhi na pesquisa, outros VSTis que teriam esse recurso de duofonia + ring modulator são o impOscar, o Diva e o Zebra. Tem alguns emuladores de Arp Odyssey free por aí, mas são todos para windows. Deu um trabalhinho fazer, mas foi uma pesquisa bem interessante e espero que seja bacana pra vocês me ler :)

    E aí, quem tem algum synth aí na manga que rola de fazer esse truque?

    silvG8
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Vamos lá... por partes.

    Não sou um grande fã de Nine Inch Nails e não é o tipo de música que me atrai, então prefiro nem comentar sobre musicalidade nem nada. De qualquer forma, é válido lembrar que se trata de uma banda que valoriza muito os timbres sintetizados, o que pra mim, é muito interessante. O Alessandro Cortini inclusive é dono de um setup invejável.....

    Confesso que teria uma enorme dificuldade pra reproduzir esse Lead sem pesquisas. A verdade é que o som é extremamente singular e muito legal o efeito que ele provoca.

    No pouco que vi da música e pude comparar com o seu resultado, diria que está "quase" lá. Digo quase, porque me pareceu faltou um tico de keytracking no filtro, que me pareceu bem aberto inclusive nas notas mais "graves". Muito interessante de qualquer forma, é impressionante o trabalho que telepresenciais replicar um único som. É o tipo de coisa que quase ninguém de banda cover tem paciência pra fazer, geralmente procuram a coisa pronta.

    Uma outra coisa... com os instrumentos que uso, é praticamente impossível fazer isso. Vou pesquisar se tem como fazer isso com o Ambika, mas acredito que não. O Shruthi, também da Mutable Instruments, consegue!

    Dei uma pesquisada no Odissey para acalmar a GAS em adquirir o modelo da Korg, mas vendo o vídeo do Marc adota há algum tem, bem como o review dele em alguns lugares, percebi que não era um som que eu adoraria ter... nem sei o motivo.

    Vou procurar saber um pouco mais sobre alguns dos VSTs. O Reaktor por exemplo, só conheço de nome. Nunca usei nem nada. O Diva,por outro lado, é sensacional!

    Muito bom um tópico mais profundo aqui no FCC. Esta ficando cada vez menos interessante visitar isso aqui... só o faço por causa dos velhos amigos.

    Abraço!

    waltercruz
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Hum, eu nem coloquei filtro no meu synth, hehe, fiquei tão empolgado em ter conseguido fazer no Reaktor que nem tinha pensado nisso até o momento. Vou colocar um filtro aqui para ver o que muda, mas, eu confesso que para um job de uma banda cover, do jeito que está já fica bem 'aceitável' pra mim.

    Eu tb nunca tinha reparado em Nine Inch Nails, mas confesso que no fim das contas achei a sonoridade deles bem interessante e é sempre um desafio bom sair da sua caixinha. Tem algumas coisas musicais que eu acho bem bizarras, e acho legal tb isso de lidar com uma outra mentalidade de pensar música, totalmente fora da sua expertise.

    O Reaktor vc trabalha com as coisas bem 'baixo nível' conectando osciladores, filtros e outros módulos. Um Ring Modulator no Reaktor, é a multiplicação entre dois osciladores (isso mesmo: vc pega o output dos dois osciladores e joga numa operação matemática de multiplicação). A versão 6 trouxe uma novidade bacana, os blocks, que são mais ou menos como os blocos de um synth modular. Não é nada que não seja possível na versão anterior, mas torna o workflow mais fácil para principantes no Reaktor, e o torna mais recompensador tb.

    No vsti que mencionei, o Oddity tem esse e até outros timbres prontos. Não tenho muita paciência ultimamente pra caçar piratas, e a grana anda curta pra novo gastos :( Mas confesso que quando entrei no Pink Floyd cover, peguei um pack de timbres floydianos pra um dos meus VSTis. Ajudou bastante pq estava na pressa de formar uma biblioteca 'básica', mas conforme o projeto foi andando, eu fui substituindo a maioria deles por timbres de mim criação, que aos meus ouvidos se aproximavam ainda mais que os timbres que comprei.

    silvG8
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    waltercruz
    O filtro existe, discretamente, mas existe. Tente um keytrack de 100%, deve ser o que o Odissey faz. Pra um job de banda cover está anos luz do que se poderia sequer esperar. Tem cara que toca o foda-se e coloca um sample do pedaço que ele não consegue replicar e pronto... ou simplesmente ignora e faz um arranjo diferente.

    O Nine Inch Nails é exatamente o que você falou, fora da caixinha. Na verdade, é difícil conseguir enquadrar eles em algum estilo específico. É uma mistura muito louca de várias influências... uma das coisas que torna a banda ao menos interessante.

    O Reaktor parece funcionar parecido com o Audulus então. Vai somando os módulos, criando as interações, e no final se consegue resultados que variam do básico ao extremamente diferente. Maneiro isso... vou procurar o 6 a la Jack Sparrow.

    Eu acho loucura comprar qualquer VST para um projeto de banda, principalmente cover. Se for pra comprar, compre algo que te serve e te divirta para um projeto seu, e não simplesmente porque todo mundo acha legal. Eu mesmo só tenho o Logic X. Os outros eu testei uma versão demonstrativa ou "alternativa" pra fim de conhecimento apenas...

    De todos, o Diva foi o que mais me impressionou. Fodástico! Agora tem que saber que consome todas as forças do computador.


    Compartilhe as alterações ou melhorias! Se quiser colocar outras coisas do projeto Nine Inch Nails também, estarei atento. :)

    rodolfo1982
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Legal de ler este tópico... não conhecia Ring Modulation... já estou olhando por aí que tipo de modulação é essa... :-)

    Synth-Men
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Olá meus amigos

    O ARP Odissay pelo que já li dele por ai, é um synth muito difícil de se controlar, e um destes motivos, é justamente esta característica de dar essa "fritada" do ring modulation. Se fritar muito ele torra (usar muito o ring modulation)

    Ele frita naturalmente os timbres, porém quando é utilizado o duofônico, (simples ato de acionar duas teclas) a fritada dele não embola. Isso torna o odyssay o máximo, pois logicamente os monofônicos que tem/tinha o ring modulation, não irão fazer/faziam isto e os polifônicos da mesma época, faziam, mas dava uma embolada.

    Funciona como um drive natural, chegando a uma total distorção, mas com uma incrível definição das notas quando tocado duofônicamente. (Sabemos que a função do ring modulation não é esta, mas esta função acaba causando este efeito na Odyssay e faz parte das peculiaridades deste modelo)

    O filtro do Odyssey tem um certo grau agressivo e estridente, mesmo no Low Pass. Imaginem em BP e HP.

    O Keyboard Track/Follow neste synth é muito importante por isto. Imagine como fica/ficaria a fritada nas notas mais agudas. Provavelmente dará/daria uma amortecida no grau desta fritada.

    Minha experiencia utilizando o ring modulation nos VSTS não foram muito boas. Por culpa minha claro.

    Enfim, creio que não de forma categórica, mas sugestiva, que ao imitar o timbre de um Odyssay, ou qualquer outro ARP, exceto o 2600/2500, levar alguns destes fatos acima em consideração pode ajudar na conclusão e finalização,

    Vejam um pouco do que falei em ação ao todo decorrer do vídeo.




    Walter, ouvi o seu timbre, acho que sem o ARP original, é este o caminho. É muito difícil de fazer mesmo.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Opa, com certeza uma coisa: tenho muito vst aqui, eheh. Não compraria nada mais para algo específico sem dúvida. Acho que tudo o que eu preciso eu tenho aqui, e as coisas mais específicas rola de conseguir com algo do Reaktor. Uma das coisas legais do Reaktor é a User Library, onde usuários do mundo todam postam as suas construções. Quase tudo o que eu procuro, de alguma forma já tem por lá. Existem alguns emuldores de arp por lá, mas ninguém tinha feito a duofonia direito.

    O Diva é realmente impressionante, mas meu computador é um core2duo e sei que adquiri-lo no momento seria meio inviável justamente por causa do lance do processamento.

    https://www.native-instruments.com/en/reaktor-community/reaktor-user-l ibrary/

    As outras músicas até agora usam timbres mais característicos, não sei se teria alguma pesquisa interessante pra postar aqui.

    waltercruz
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Bacana Synth-Men, muita informação legal! Talvez eu dê uma mexida aqui no patch conforme esses parâmetros aí que vcs me sugeriram. :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Síntese - Lead The Hand That Feeds - Nine Inch Nails