Duvidas Fantom G

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # set/15


    Boa tarde pessoal tudo bem?

    Tenho um Fantom G6, e estou montando alguns samples nele de piano pra compartilhar com vocês depois.

    A questão é a seguinte, sampleei um piano em Stereo, porem com canais separados, L e R.

    Fiz os mapeamentos das Wav no teclado e etc... tudo OK!

    Porem, na hora de selecionar o Tone 1 para usar L e R, ele não mistura...
    Ele sempre pega apenas o L, alguém sabe o por que?

    Já tentei de tudo, mas de nada adianta!

    silvG8
    Veterano
    # set/15
    · votar


    keys_all
    Cara, tive um G8, mas ja tem um tempo. O normal é voce conseguir colocar uma amostra mono em cada lado do tone... o problema é que pra multisamples voce tem que selecionar direto se é stereo ou mono. Como voce salvou as amostras L e R separadamente, na verdade voce criou uma amostra mono. Acho que vale a pena tentar do zero sampleando tudo em um único arquivo stereo (.wav).

    Dê uma pesquisada no RolandClan!!

    keys_all
    Veterano
    # set/15
    · votar


    silvG8

    Então eu consigo pegar as amostrar Stereo ou Mono, mas sei que se eu pegar em Mono separado, o resultado será melhor.

    Eu fiz o Mapeamento do L e do R no teclado.... porem quando seleciono o Tone 1 por ex, e escolho no L o meu mapeamento que fiz do L, sai o som normal, mas quando escolho o do R com o outro mapeamento R, ele fica sempre no L... ou seja... não esta saindo os dois juntos... entendeu?

    MetalKey
    Veterano
    # out/15
    · votar


    keys_all
    Quando eu tinha um Fantom Xa era muito simples de fazer isto, basta no mesmo Tone você escolher o multisample L e depois o R. Porém para isso as amostras devem soar dos dois lado do de um fone, por exemplo, quando se escuta a as amostras fora do teclado (um player qualquer).
    mesmo quando a amostra já foi coletada stereo você precisa colocar ela duas vezes no mesmo tone, senão ele privilegiará um dos lados e centralizará de forma que se escute nos dois lados.
    Você está programando um patche a partir de outro existente? Se sim pode ser aí o problema, pois tem um parâmetro que você pode escolher em que lado um um multisampler soará, se L ou R. Não vou me lembrar do nome do parâmetro, mas dê uma conferida.
    Se suas amos em mono soam centralizadas fora do teclado, basta utilizá-las no tone que não tem erro, vai dar certo.
    Um teste pode ser resetar um patche e colocar colocar é selecionar os dois multisampler em um patche. Tem que dar certo.
    Você vai usar os quatro tones para diferentes velocidades? Caso não irá usar, basta colocar um patche com a amostra mono e entra naquele parâmetro que te disse acima e jogue todo para a direita e em outro patche também com a outra amostra mono joga para a direita que dá certo, porém gasta dois patches, mas poderá aplicar filtros individualmente para cada canal.

    MetalKey
    Veterano
    # out/15
    · votar


    É difícil digitar no celular... Aff... Postei sem revisar e foi com uns errinhos. Se ficar na dúvida basta perguntar.
    No final queria dizer Um para a direita e outro para a esquerda. Onde está "amos" leia-se amostra.

    keys_all
    Veterano
    # out/15
    · votar


    MetalKey
    Show, obrigado pelas dicas...

    Agora me diz... o que é melhor.

    Dividir o Sampler em Mono com L e R, e no Tone deixar os samples separados, ou pegar já mixado ou seja, Stereo, sem separação de L e R, e deixar no Tone 1 por ex, ele pegar o L e R o mesmo som Stereo?

    keys_all
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Bom, depois de muito fuçar, eu acho que entendi...

    Mas eu ACHO....

    O ideal e mais pratico é pegar Wavs de sample já em Stereo, que o proprio Fantom G já irá dividi-la!...

    Ao menos aqui foi assim, e ficou 10!

    silvG8
    Veterano
    # out/15
    · votar


    keys_all
    É exatamente o que falei desde o primeiro post! Hehehehh!
    Parabéns ai pelo trabalho. Abraço!

    MetalKey
    Veterano
    # out/15
    · votar


    keys_all
    Do jeito que fez é mais prático e o resultado é o mesmo de colocar L e R em um mesmo tone. Apenas mostrei outras possibilidades.
    Que bom que deu certo!
    Este teclado é muito bom, completo e versátil. O único ponto fraco é o carregamento do sampler toda vez que ligar o teclado.
    Antes eu ficava pensando em anexar uma bateria para quando tirar da tomada ele não desligar a memória RAM. Kkkkkkk Viagem total a minha!
    Posta vídeos aí com os seus samples para apreciarmos.
    Esse negócio de sampler é muito útil. Um exemplo: meu Fantom conviveu algum tempo com meu Motif XF7, daí antes de desapegar montei os samples de uns EPs e Fantasia que só a Roland tem e mandei pra dentro do Motif. Configurei alguns parâmetros e pronto! Jamais fica idêntico, mas fica muito bom!

    keys_all
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Pessoal, muito obrigado pelas dicas.

    Bom, eu montei varias coisas, inclusive montei um grupo no Face para poder trocar patchs e samplers.

    SAMPLES & PATCHS - FANTOM G

    Quando aos audio, criei alguns vejam aqui

    SOUNDCLOUD

    Me digam o que acharam.

    silvG8
    Veterano
    # out/15
    · votar


    keys_all
    Aparentemente ficou muito bem feito. Parabéns pelo trabalho. Só ouvi as demonstrações de alguns dias atrás no SoundCloud, não tenho um Fantom-G há muito tempo. Aliás, imagino que a comunidade de usuários continue bastante enxuta em relação aos demais.

    keys_all
    Veterano
    # out/15
    · votar


    silvG8

    Vejo bastante postagem sua na época que comprou, vejo que gostava muito dele. Você trocou por qual? O que não gostava nele?

    Com relação a comunidade, é, o pessoal não se ajuda muito não, o FG é um teclado TOP, mas a Roland comeu bronha ao continuar com os softwares antigos e um sistema de sampler difícil....

    Mas montei a comunidade faz 3 semanas, e já passamos de 100 membros, todos os dias tem 3,4 para adicionar.

    Tenho feito o que posso pra galera se animar!

    silvG8
    Veterano
    # out/15
    · votar


    keys_all
    Então... o G8 foi o meu primeiro instrumento digital. Até então, somente piano acústico, violão, guitarra. No final das contas, me foi muito útil porque abriu a minha mente para muita coisa na época, principalmente no que concerne a produção musical e gravação.

    Sem sombra de dúvidas, o Fantom-G, entre o que existia na época, era o melhor em relação a efetivamente gravar, criar multisamples, e foi uma ferramenta incrível. Meu maior problema com ele foi que comecei a conhecer outros métodos de gravação, além de outros instrumentos. No final das contas, via o G8 como um sequencer, mas com sons limitados e que não eram exatamente o que eu queria na minha música... Como não preciso de sons de instrumentos reais, coisa que vejo como erro no mundo de quem compra um workstation, acabava usando muito os instrumentos de tecla (piano, órgão e raramente eps), que comparativamente ao Motif XS por exemplo, eram inferiores. Parte do que me fez passar o instrumento adiante. O maior dos problemas era o peso absurdo!

    Substitui o G8 pelo V-Synth GT. Este sim foi um xodó por um tempo maior. Foi o instrumento que abriu a minha cabeça para algumas coisas antes impensáveis, principalmente em termos de sintetizar sons. Daí pra frente, fui aos poucos excluindo instrumentos digitais, passando a usar apenas instrumentos virtuais com essa finalidade. Gravação só no Mac, maior parte dos instrumentos de verdade são analógicos (fugindo à regra somente o Nord Electro 4), alguns novos brinquedos apenas como diversão. É o que venho fazendo...

    Boa sorte com os multisamples e com a comunidade. Se quiser trocar uma ideia, me dê um toque e trocamos e-mails. Abraço!

    keys_all
    Veterano
    # out/15
    · votar


    Bacana! Eu estou gostando do FG, e vejo grande potencial nele!!

    Mas preciso aprender como mexer melhor nele...

    Se puder trocar uma ideia, eu agradeceria muito!!

    silvG8
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    keys_all
    Claro cara, sem problemas. Ajudo no que puder!
    Abraço!

    keys_all
    Veterano
    # nov/15
    · votar


    Preciso arrumar um desses 3 programas.

    - Fantom Creator
    - Translator Pró 6
    - Yase Fantom

    hahahaha, só eles que conseguem mexer 100% no Fantom G, Samplear, Patch, e etc....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas Fantom G