Criando musica no psr variando ritmos styles

    Autor Mensagem
    Marcos Flaschi
    Membro Novato
    # ago/15


    Bem depois de varrer a net aprendi criar styles tive a idéia de criar um style com 3 intrumentos bem simples planejando usa-lo como intro e salvar ele 2 veses para usa-lo futuramente em um verso no caso verso 1 e acrecentaria mais intrumentos depois e assim sucessivamente usando ele nos versos que viriam apenas almentando os instrumentos dando mais emoção preparando para o refrão criar alguma levadas resumindo queria saber se é possivel criar uma musica assim? eu nao consigo juntar os styles para que eu possa controlar as diferentes parte da musica escolher qual style usar tipo uma performace isso tornaria a produçao da musica mais rapida
    tentei gravar os styles separadamente no cubase so o sinal mid mais tipo muito problemas com os canais seria possivel produzir uma musica complexa no psr 910? tipo um trilha sonora para games cinema e publicidade?
    preciso de uma ajuda não sei mais o que fazer quero resolver isso e fazer um tutorial detalhado para ajudar aqui no forum e agradeço deis de ja os tecladistas que se intereçarem ajudar

    pianoid
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    estudar é sempre uma opção

    Marcos Flaschi
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    estudar é sempre uma opção
    Bacana amigo não tinha pensado nisso ainda.
    A minha proposta nesse tópico e tirar duvidas e ao mesmo tempo dar uma grande ajuda para o iniciante na produção musical usando teclados e depois de compartilhas minhas ideias o senhor ainda acha que não estudo?ok não vou te culpar por omitir conhecimento guarde só para vc junto com seus comentários sarcásticos abraço!

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Marcos Flaschi

    Olha dá para fazer sim.
    Mas tem que ter paciência e ir aprendendo.
    Não é tão fácil de dominar, eu já tenho faz alguns anos e ainda não sei muita coisa.
    Pois a quantidade de recursos que este teclado tem é impressionante.
    Leve isto em conta, é muito recurso, é muita tecnologia para absorver.
    Quero ver se consigo criar na parte de órgão, órgãos de igreja., e parece muito poderoso nesta parte também.
    Já experimentou usar a parte de vocal.
    E as gravações nele ficam boas, outro dia gravei o violão nele em vez de gravar no computador, pois uma das vantagens são os efeitos DSP.
    Não desista, tem que aprender a endereçar os canais, aprender a gravar nele mesmo e interagir com softwares.

    O PSR S910 tem bem dizer uma DAW dentro de si é muito instrumentos e efeitos de qualidade, sabendo casar com softwares fica show.
    Dá para editar e humanizar.
    Um software que casa bem com o PSR é o Band In a Box.

    No geral eu não gosto dos ritmos e estilos automáticos, prefiro ir editando cada parte.
    Muito embora neste PSR dá para humanizar os estilos e gravações.
    Dá para fazer uma parte no PSR e exportar o midi para a DAW, depois na DAW requintar e fazer ajuste, e devolver para o PSR e assim por diante.
    E não é só os estilos dá para criar pads também e muito mais.

    Edit: dá para gravar tudo dentro deste PSR e ir editando.
    Eu uso também para tocar Vsts, junto com o Korg Microstation.
    Na internet tem um site chamado PSR Tutoriall, tem material para o seu teclado lá, e dá para importar muita coisa boa do Tyros, além de vários tutoriais, e muitos outros recursos deste fantástico teclado.
    Dá também para aproveitar os bons timbres que tem e gravar na DAW, usando até um sample rate maior.

    http://psrtutorial.com/
    O limite é a sua criatividade.
    Comece com músicas mais simples, depois a medida que vai pegando o jeito dá para sofisticar e muito.
    Eu faço em pequenas partes, compasso por compasso.
    Claro finalizo sempre na DAW, e atualmente uso o Mixcraft, para ajudar nos arranjos uso o Band in a Box e a DAW RealBand.
    E como editor de Partituras o Finale e o Notion e mais outros softwares auxiliares.

    Marcos Flaschi
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar



    Olha dá para fazer sim.
    Mas tem que ter paciência e ir aprendendo.
    Não desista, tem que aprender a endereçar os canais
    O PSR S 910 é muito bom, tenho um.
    O PSR S910 tem bem dizer uma DAW dentro de si é muito instrumentos e efeitos de qualidade, sabendo casar com softwares fica show.
    Dá para editar e humanizar .
    Um software que casa bem com o PSR é o Band In a Box.

    No geral eu não gosto do ritmos e estilos automáticos, prefiro ir editando cada parte.
    Dá para fazer uma parte no PSR e exportar o midi para a DAW, depois na DAW requintar e fazer ajuste, e devolver para o PSR e assim por diante.


    Orbrigado por responder amigo muito exclarecedor vou estudar e testar depois volto para dividir a experiencia

    fernando tecladista
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Marcos Flaschi
    no começo eu até achei que entendi o que você escreveu, mas no meio eu já fiqui com dúvida se realmente eu entendi

    tive a idéia de criar um style com 3 intrumentos bem simples planejando usa-lo como intro e salvar ele 2 veses para usa-lo futuramente em um verso no caso verso 1
    entendo que isso você deve ter gravado no Main Variation A

    e acrecentaria mais intrumentos depois e assim sucessivamente usando ele nos versos que viriam apenas almentando os instrumentos dando mais emoção preparando para o refrão
    entendi que essa parte você criaria outros ou copiaria o A para os B C e D e acrescentaria outros instrumentos


    eu nao consigo juntar os styles para que eu possa controlar as diferentes parte da musica
    e daqui pra frente eu já não entendi nada

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Eu entendi que ele esta gravando no próprio teclado.
    O estilo só seria para ajudar.

    Marcos Flaschi
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    eu nao consigo juntar os styles para que eu possa controlar as diferentes parte da musica
    e daqui pra frente eu já não entendi nada

    Oi tipo assim amigo eu fis uma copia com pouco instrumento pra poder usar na parte B a questao e que nao sei como se copia o style da parte A para B a ideia era modifica-lo depois fazer isso para C não tenho certeza se isso e posivel a questão e que criei 3 styles salvei separadamente no pendrive para usar como variaçao a solução que encontrei por enquanto foi renomear o arquivo sty mapra .mid e abrir no cubase consegui unir os 3 styles salvei com mid tentei abrir no teclado quase deu certo mais tava falhando seria notas polyfonicas insuficientes?

    Marcos Flaschi
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Olha dá para fazer sim.
    Mas tem que ter paciência e ir aprendendo.
    Não é tão fácil de dominar, eu já tenho faz alguns anos e ainda não sei muita coisa.
    Pois a quantidade de recursos que este teclado tem é impressionante.
    Leve isto em conta, é muito recurso, é muita tecnologia para absorver.
    Quero ver se consigo criar na parte de órgão, órgãos de igreja., e parece muito poderoso nesta parte também.
    Já experimentou usar a parte de vocal.
    E as gravações nele ficam boas, outro dia gravei o violão nele em vez de gravar no computador, pois uma das vantagens são os efeitos DSP.
    Não desista, tem que aprender a endereçar os canais, aprender a gravar nele mesmo e interagir com softwares.

    O PSR S910 tem bem dizer uma DAW dentro de si é muito instrumentos e efeitos de qualidade, sabendo casar com softwares fica show.
    Dá para editar e humanizar.
    Um software que casa bem com o PSR é o Band In a Box.

    No geral eu não gosto dos ritmos e estilos automáticos, prefiro ir editando cada parte.
    Muito embora neste PSR dá para humanizar os estilos e gravações.
    Dá para fazer uma parte no PSR e exportar o midi para a DAW, depois na DAW requintar e fazer ajuste, e devolver para o PSR e assim por diante.
    E não é só os estilos dá para criar pads também e muito mais.

    Edit: dá para gravar tudo dentro deste PSR e ir editando.
    Eu uso também para tocar Vsts, junto com o Korg Microstation.
    Na internet tem um site chamado PSR Tutoriall, tem material para o seu teclado lá, e dá para importar muita coisa boa do Tyros, além de vários tutoriais, e muitos outros recursos deste fantástico teclado.
    Dá também para aproveitar os bons timbres que tem e gravar na DAW, usando até um sample rate maior.

    http://psrtutorial.com/
    O limite é a sua criatividade.
    Comece com músicas mais simples, depois a medida que vai pegando o jeito dá para sofisticar e muito.
    Eu faço em pequenas partes, compasso por compasso.
    Claro finalizo sempre na DAW, e atualmente uso o Mixcraft, para ajudar nos arranjos uso o Band in a Box e a DAW RealBand.
    E como editor de Partituras o Finale e o Notion e mais outros softwares auxiliares.


    Consegui desenrrolar um pouco upei a mp3 da musica que estava fazendo e os marvado dos styles se quiser dar uma olhada

    http://www.mediafire.com/download/36sb1ftqsxpayou/Projeto.rar

    Por enquanto so consegui produzir com sinal mid e usei os vsti no cubase percuçao do Ewq e orquestral o timbre do psr tava melhor
    Vou seguindo suas instruçoens aqui e brigado por tudo.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Escutei o teste.

    Olha ficou legal.
    No estilo clássico, beleza pura.
    Se humanizar e saber dosar os efeitos vai ficar show.
    Não testei os estilos, pois não estou com acesso ao teclado agora, estou com um problema no braço e nestes dias estou evitando o teclado.
    É isto mesmo, tem que ir praticando e experimentando.
    Quando uso o PSR S 910 me sinto comandando um nave.
    Tem muitos recursos e os efeitos tem que ir aprendendo aos poucos.
    E usando Daws numa contínua evolução.

    Agora o PSR S 910 tem alguns instrumentos que não se encaixam bem para usar nos estilos, pode ser que tenha acontecido isto, que não são adequados para midi.

    Quantos a instrumentos de orquestra virtuais (Vsti) em geral os melhores são os do Vienna, seguidos da Spitfire.
    Claro tem muito mais outras, que bom que tem diversidade.
    Também depende do bolso, geralmente custam muito caro.
    Atualmente eu uso os seguintes:
    - Miroslav Philarmonic;
    - A orquestra que acompanha o Notion editor de partituras, que tem uma qualidade razoável, para compor, depois exporto para a DAW e até para o teclado para ajudar no processo de humanização,
    - London Solo Strings;
    - A Orquestra completa que vem com o Kontakt Player original (instrumentos do Viena);
    - Complete Orchestral Collection - da Best Service que é a orquestra mais completa, não é top, não é de última geração mas tem a biblioteca de instrumentos mais completa que já vi e tem um som muito bom, e o melhor de tudo, é a que tem a melhor relação custo benefício;
    - Sampler Tank 3 com uma coleção bem legal de instrumentos virtuais, mas só funciona em computadores de 64 bits;
    - X Sampler biblioteca com todos o instrumentos, bom para música de câmara;
    e muitos outros,
    Isto é uma contínua busca que não tem fim.

    Tem que ter em mente que neste processo todo do teclado e do uso de softwares, para produzir uma música com qualidade tem que dar especial atenção ao processo de humanização.
    Assim a melhor forma de aprender é pegar uma partitura de uma peça musical que você goste e ir para a prática, seja num Editor de Partituras, em conjunto com a DAW e o teclado.
    É o conjunto de técnicas que vai fazer a diferença.

    No Festival do Minuto de 2015 aqui do fórum tem algumas músicas minhas lá:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/323401/

    Assista no You Tube, que tem a relação das músicas do festival, com link para cada música, em quase todas elas usei um pouco do teclado para fazer algo.



    -
    -
    -

    Marcos Flaschi
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Escutei o teste.

    Olha ficou legal.
    No estilo clássico, beleza pura.
    Se humanizar e saber dosar os efeitos vai ficar show.
    Não testei os estilos, pois não estou com acesso ao teclado agora, estou com um problema no braço e nestes dias estou evitando o teclado.
    É isto mesmo, tem que ir praticando e experimentando.
    Quando uso o PSR S 910 me sinto comandando um nave.
    Tem muitos recursos e os efeitos tem que ir aprendendo aos poucos.
    E usando Daws numa contínua evolução.

    Agora o PSR S 910 tem alguns instrumentos que não se encaixam bem para usar nos estilos, pode ser que tenha acontecido isto, que não são adequados para midi.

    Quantos a instrumentos de orquestra virtuais (Vsti) em geral os melhores são os do Vienna, seguidos da Spitfire.
    Claro tem muito mais outras, que bom que tem diversidade.
    Também depende do bolso, geralmente custam muito caro.
    Atualmente eu uso os seguintes:
    - Miroslav Philarmonic;
    - A orquestra que acompanha o Notion editor de partituras, que tem uma qualidade razoável, para compor, depois exporto para a DAW e até para o teclado para ajudar no processo de humanização,
    - London Solo Strings;
    - A Orquestra completa que vem com o Kontakt Player original (instrumentos do Viena);
    - Complete Orchestral Collection - da Best Service que é a orquestra mais completa, não é top, não é de última geração mas tem a biblioteca de instrumentos mais completa que já vi e tem um som muito bom, e o melhor de tudo, é a que tem a melhor relação custo benefício;
    - Sampler Tank 3 com uma coleção bem legal de instrumentos virtuais, mas só funciona em computadores de 64 bits;
    - X Sampler biblioteca com todos o instrumentos, bom para música de câmara;
    e muitos outros,
    Isto é uma contínua busca que não tem fim.

    Tem que ter em mente que neste processo todo do teclado e do uso de softwares, para produzir uma música com qualidade tem que dar especial atenção ao processo de humanização.
    Assim a melhor forma de aprender é pegar uma partitura de uma peça musical que você goste e ir para a prática, seja num Editor de Partituras, em conjunto com a DAW e o teclado.
    É o conjunto de técnicas que vai fazer a diferença.

    No Festival do Minuto de 2015 aqui do fórum tem algumas músicas minhas lá:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/323401/

    Assista no You Tube, que tem a relação das músicas do festival, com link para cada música, em quase todas elas usei um pouco do teclado para fazer algo.


    Nossa sensacional seu trabalho parabéns!

    Em questão da parte de humanizar vc me sugeriu samplear as parituras para treinar o processo de humanisação ajustando os pontinho no piano roll manualmente? ou um esquema usando quantize?
    vo testar as livrarias que vc me sugeriu.

    pianoid
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Marcos Flaschi
    minha proposta nesse tópico e tirar duvidas e ao mesmo tempo dar uma grande ajuda para o iniciante na produção musical usando teclados e depois de compartilhas minhas ideias o senhor ainda acha que não estudo?

    preciso de uma ajuda não sei mais o que fazer quero resolver isso e fazer um tutorial detalhado para ajudar aqui no forum e agradeço deis de ja os tecladistas que se intereçarem ajudar


    tirar dúvidas de outros ou as suas?

    aconselho estudar mais teoria musical e português

    dá pra notar analfabetos musicais quando compor pra eles inicia com musicar versos. E entendidos, favor não vir com lieder

    Marcos Flaschi
    Membro Novato
    # ago/15 · Editado por: Marcos Flaschi
    · votar


    Obrigado amigo mais já sei teoria.
    Falta melhorar meu português assim o senhor não tem motivo para ser ignorante com as pessoas simples.

    Tópico ta bacana sobre Produção musical com teclados e vsts.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Marcos Flaschi

    Quantize
    Deve-se usar com cuidado.
    É mais para corrigir algo que foi tocado errado.
    Pois quanto se quantiza, dependendo do resultado fica tudo soando muito robótico. (e o resultado também pode ser inesperado, o software e até o proprio teclado pode se confundir e fazer uma mistura inadequada).
    Eu uso o quantize somente em último caso.
    Usa-se mais para a percussão em geral.
    Mas as vezes é necessário o seu uso.
    Mas depois que quantiza, tem que humanizar de novo.
    Humanizar no teclado é tocar imaginando que você esta tocando o instrumento (o timbre selecionado no teclado).
    É diferente de tocar um piano ou um órgão por exemplo.
    E aí tem que ter um certo conhecimento e pesquisar sobre o instrumento real, por exemplo um Violoncelo, uma Flauta etc.
    A forma de tocar é totalmente diferente de tocar um piano.
    Mas existem "n" formas diferentes de humanizar, o importante é ir aprendendo certas técnicas, e com o tempo você mesmo vai desenvolver a sua técnica.
    Pelo mouse também se pode fazer muita edição.
    Mas pegando um exemplo mais prático:
    - Você digita a partitura,
    - Uma partitura bem feita, que tenha elementos da dinâmica, do pianissímo ao fortissímo, dependendo da obra, mas que contenha variações;
    - Quando você exporta da partitura para midi, algumas humanizações já são feitas automaticamente pelo software, outras não.
    - Depois em outro programa ou no próprio teclado você tem que fazer mais ajustes, pois:
    - no software de notação um piano "p" pode ter a velocidade da nota em 49;
    - num outro software pode ter um valor diferente;
    - e no teclado um outro valor.
    Então no processo de humanização tem que considerar que podem existir diferentes níveis de velocidade.
    E o que pode ser "mp" num software pode ser "mf" em outro.
    Você pode editar no Cubase e monta um trecho, e colocar para tocar e fica legal.
    Mas depois quando você exporta digamos para o teclado, pode ficar legal, também, mas pode ficar muito baixo ou muito alto.
    Por isto que tem que saber integrar melhor o teclado com os softwares, pois daí você vai fazendo os ajustes em tempo real.
    E o que pode ter acontecido nos testes que você fez é algum problema com as velocidades, mas tem muito mais envolvido, tem a expressão, e muito outras instruções midi envolvidas.

    Você tem os dois manuais do teclado?
    E tem mais manuais sobre midi do teclado.
    Tem o manual em português e o manual de referência em inglês (que é mais detalhado).
    Veja bem nós simples mortais temos uma certa prática em determinados instrumentos, mas não em todos, e nem somos maestros.
    Então de repente temos uma máquina e um conjunto de softwares que ampliou em muito o nosso instrumental.
    O órgão por natureza é e foi considerado por muito tempo o "rei" dos instrumentos"
    E hoje o teclado eletrônico moderno obteve esta posição, acima como uma DAW ( Digital Audio Workstation), também é um grande instrumento.
    E de repente temos que entender de bateria, de baixo , de violão de guitarra, de cordas em geral, de sintetizadores, enfim de centenas de instrumentos.
    Nâo é uma tarefa fácil não.
    Por isto que digo que é um eterno aprendizado, é muita coisa para absorver, e isto demora.
    Mas o mais importante de tudo é fazer alguma coisa de prática, e o principal da música é a diversão, o entretenimento, sem se preocupar com a opinião dos outros, procurando sempre melhorar, claro sabendo também ouvir as críticas construtivas.
    Claro estudar teoria musical faz parte do progresso, isto é óbvio.
    Assim temos que estudar, mas acima de tudo praticar, e usar as ferramentas que temos, mas sem stress, e discussões inúteis.

    Edit:
    - Pesquise sobre humanização;
    - não é tão fácil acertar todos os canais num estilo, assim tem que observar bem os modelos.
    e o estilo para ficar bom, tem que ter humanização, e no PSR dá para humanizar, não é rígido.
    quando o midi é rígido, fica ruim.
    isto é as velocidades das notas, o tempo de duração de cada compasso, em teoria você pode ter digamos 120 bmp, mas nunca um música real toca 100% certinho, assim tem que criar umas pequenas variações de tempo no compasso também, variações de efeitos, na modulação no pitch ben, enfim quanto mais variações melhor.
    Como já disse anteriormente é com o tempo que você vai pegar certas manhas, e vai desenvolver a sua própria técnica, e não existe uma única receita de bolo, existem dicas boas, mas pode existir formas diferentes de fazer a mesma coisa.

    Agora aguarde que outros membros do fórum respondam, aqui no fórum tem excelentes tecladistas, que vão te dar até outras dicas, até para um outro lado mais prático.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    up.
    Tecladistas do fórum ajudem.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Criando musica no psr variando ritmos styles