Gravação direta de Teclado com placa M-Track Plus

    Autor Mensagem
    Cldman
    Membro Novato
    # ago/15


    Prezados, boa tarde!

    Tenho um teclado Yamaha PSR S650 e adquiri também, recentemente a placa M-track Plus da M-Audio. Meu objetivo principal é utilizar a placa para gravar diretamente o som do teclado, sem o uso de VST e, consequentemente, produzir gravações com melhor qualidade do que
    teria ao utilizar o line in comum da placa de som do computador, fora a notável latência que tive quando tentei fazê-lo.

    Porém, estou com uma dúvida referente a um "problema" que encontrei ao utilizar a placa no conjunto teclado + placa + computador:
    ao reproduzir qualquer som no teclado, o mesmo sai apenas do lado esquerdo do fone de ouvido que estou utilizando conectado a m-track; ao trocar o P10 para a entrada de linha à direita, o som é reproduzido apenas do lado direito do fone; o objetivo é capturar o som do teclado stéreo,
    exatamente conforme reproduzido ao usar o fone conectado diretamente ao teclado ou mesmo nos alto-falantes.

    Minha idéia, com base no exposto acima, é a de que eu precisaria então de um cabo Y para a finalidade desejada: um cabo com um plug P10 saindo do phone-out do teclado, terminando em dois plugs P10 cada um conectado a uma entrada de linha da m-track -- então eu conseguiria o efeito desejado. Isso está correto? Ou alguém tem outra idéia do que pode estar ocorrendo, algo além que possa fazer para solucionar
    o problema?

    Aqui vão as configurações do ambiente que tenho:
    - Computador: macbook pro de 13 polegadas, 8GB de memória, processador Core i5 e HD de 500GB;
    - Sistema Operacional: Mac OS X 10.10.4;
    - Placa: M-Track Plus conectada a uma das portas USB do lado esquerdo do macbook;
    - Software para gravação: Garageband, mas pretendo testar o Pro-Tools.

    Conexões efetuadas na placa:
    - Fone de ouvido, conectado a entrada apropriada da m-track;
    - Por enquanto nenhuma caixa de som/monitor conectado nas saídas;
    - Nenhum cabo RCA conectado ao SPDIF;
    - Nenhuma conexão midi;
    - Uma (01) entrada de linha conectada com cabo P10 stéreo, que sai do PSR S650;
    - A segunda entrada de linha não está sendo usada;
    - Nenhum microfone;
    - Switch na posição mic/line.

    Obs: no Garageband, a configuração da trilha foi alterada para stéreo, porque mono faria a gravação em mono e não é meu objetivo;
    Obs 2: ao alternar o som entre direct e usb, percebi que o som proveniente do PSR S650 já está entrando na placa apenas em um canal e não em ambos, como quero;
    Obs 3: no manual, é informado que as entradas de linha aceitam cabos balanceados e não-balanceados, dando a entender que usar apenas uma das entradas com um cabo P10 stéreo seria suficiente para a finalidade exposta acima. O que será está errado?


    Desde já, obrigado.

    JeffersonX
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Cldman
    A dúvida que você teve parece ser a mesma que resolvi nesse tópico:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/316835/p1

    A diferença que estou usando uma Focusrite Scarlett 2i2.

    O que fiz foi exatamente isso. Um cabo Y com uma ponta P10 stereo e 2 P10 mono. Liguei o canal L do teclado no canal 1 da interface e o canal R no canal 2 da interface. No software de gravação, no meu caso o Audacity, eu selecionei para gravar em stereo. Com isso ele mesmo já gravou a música com os canais em stereo.
    Eu deixo o switch da interface na posição Line.

    JV-90
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Cldman

    Um cabo Y é a solução, outra temporária seria você configurar todos os timbres que você utiliza, para a saída L (mono), o que daria um trabalhão, além de que haja baco USER para salvar timbres editados rsrsrs

    Mandei confeccionarem um cabo em Y, ficou se me lembro bem R$60...
    No meu caso fiz com 2 plugues P10 mono com a terminação em um plugue fêmea para P10 também mono. Assim, para qualquer lugar que eu vá, mesmo que tenha somente um canal para o uso, terei um som estéreo.

    Basta conectar nas saídas L(Mono) e R do teclado e correr pro abraço!
    Não recomendo utilizar a saída para fone de ouvido.

    Cldman
    Membro Novato
    # ago/15
    · votar


    Olá,

    Muito obrigado pelas respostas -- já estou providenciando os cabos; até agora também estou bastante contente com a M-track, realmente funciona conforme esperado -- muito embora será bem mais agradável ouvir o áudio stéreo!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Gravação direta de Teclado com placa M-Track Plus