o que é o basico que um musico deve saber

Autor Mensagem
catamilho
Veterano
# ago/15
· votar


Desculpem o meu comentário.

A três anos mais ou menos não entro no fórum.

Tinha perdido a senha e não queria mudar meu nome.

Consegui logar e entrar finalmente.

Estou recomeçando do zero, e resolvi estudar musica em uma escola.

Quando vi o titulo fiquei feliz de ver um tema que se encaixa com o que estou passando agora.

Mas é uma pena ver que três coisa ainda predominam em detrimento de outra que na minha maneira de ver deveria ser a chave mestra de todo post aqui no cifraclube.

A vaidade, a arrogância e o egoísmo ainda estão presentes, em maior ou menor numero sempre se fazem notar, quando não estão juntas uma ou outra sempre dão o ar da graça.

Não estou atacando minguem diretamente, eu estou me referindo ao todo do site e não a este local em particular, claro que notei um resquício do trio aqui também, com a devida sutiliza deram uma passadinha e envenenaram um pouquinho a harmonia.

E o altruísmo?

Onde esta o prazer de se fazer a luz no fim do túnel para quem não tem onde buscar informação em contrapartida com o sabor de ser quem sabe mais e é o mais respeitado ou o centro da atenções no espaço?

Sempre que entro em um fórum, geralmente estou querendo acumular sabedoria que me será ofertada de bom grado, e depois em retribuição tento repassar a todos o que aprendi aqui e ali (que ainda é muito pouco) tiro mais do que reponho.

Mas sempre vejo (como alguém citou a cima) que algum participante passa a ser o cerne da questão, como vitima ou como algoz.

Sei que é difícil ser frio e não cutucar onça com vara curta, mas eu tento me focar (como um colega citou) a duvida do inicio e não aos comentários em geral.

O fórum é constituído por uma fatia da sociedade muito sensível e singular, todos somos artistas em nosso interior, e como tal, sempre estamos em processo de criação, e este pulsar criativo cria polemica o tempo todo, ate tentando informar no meio do caminho criamos uma polemica por criar uma desvio do assunto.

Como é difícil conviver com a gente.

Quanto a resposta ao motivo do tópico, eu acho que o básico mesmo, a condição sine qua non para ser musico, é saber improvisar.

Porque saber fazer do erro que por ventura venha surgir se transformar em um trampolim para a criação é o inicio de tudo, é este trampolim o gatilho para se aprimorar mais e mais.

Estou muito feliz de poder voltar ao convívio com todos vocês.

Abraços a todos.

catamilho
Veterano
# ago/15 · Editado por: catamilho
· votar


Saiu em duplicidade.

Apaguei para não poluir o tópico.

Abraços a todos.

catamilho
Veterano
# ago/15 · Editado por: catamilho
· votar


Saiu em duplicidade.

Apaguei pela segunda vez para não poluir o tópico.



Abraços a todos.

entamoeba
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: entamoeba
· votar


catamilho
A vaidade, a arrogância e o egoísmo ainda estão presentes

É porque este fórum ainda é frequentado por seres humanos.



Sobre o tópico: qual o básico?

1. ouvir música (ou ter ouvido, caso tenha ficado surdo).

2. tocar algo que seja reconhecido como música.

Só!

Existem caminhos tradicionais para se iniciar na música ocidental, por exemplo, mas nenhum deles é obrigatório.

LeandroP
Moderador
# ago/15
· votar


catamilho

Lamentavelmente as coisas ainda serem assim, e não há muito o que fazer porque isso é o que as pessoas trazem de casa, como a educação, e que acaba refletindo não apenas no fórum, mas em qualquer ambiente onde é permitido expressar. Recomendo ignorar esses casos e denunciar quando julgar apropriado. Forte abraço e muita luz nos seus estudos!

(PS.: A sua solicitação na Central de Ajuda está em aberto e será observada pela equipe de programadores).

Synth-Men
Veterano
# ago/15
· votar


Pessoal (geral, todos).

Desculpem ai os excessos.

Voltando...



2. tocar algo que seja reconhecido como música.

Concordo!

Ken Himura
Veterano
# set/15
· votar


Synth-Men
Será que Mozart, Chopin e outros mestres instrumentistas gerais da idade media ou do século passado, sabiam mais teoria do que o músico de hoje?

É claro que não! O que eles sabiam eles praticavam até chupar todo oxigênio do cérebro.

Não é bem assim, mas tem seu fundo de verdade.

É fato que, poxa, 150 anos atrás, não existiam boa parte das técnicas composicionais que existem hoje. PORÉM, não tenho dúvidas que a capacidade técnico-teórica de qualquer um desses mestres com conhecimentos da sua época seria suficiente para sobrepor a grande maioria dos músicos da nossa era. E não era só pela prática de qualidade, mas pelo estudo meticuloso da música e dos manuais que existiam e, claro, a exposição frequente à música feita ao vivo.

Existem questões em Mozart (sobretudo em forma) que são complexas demais até pros dias atuais, só pra dar um exemplo da grandeza dessas obras.

PianoGlauco
Veterano
# nov/15 · Editado por: PianoGlauco
· votar


Dando meu pequeno pitaco (saí definitivamente do facebook e de vez em quando preciso digitar alguma coisa - acho que um fórum de música é um lugar potencialmente interessante);

As escalas na verdade são deduções etnomusicais provenientes da análise da produção musical de determinada cultura ou então no caso de Scriabin e Debussy, resultado de criação deliberada...

Mais importante do que dominar escalas é a capacidade de fluir com os dedos... Acho que como o Tecfrente citou, percorrer todo o teclado nas escalas maiores e menores (harmônica e melódica) saindo dos vários graus está de excelente tamanho... O resto é criatividade, já que os dedos sabem para onde ir...

A escala bebop é um exemplo de octatônica pq tem oito tons... Estrutura:

1-2-3-4-5-#5-6-7;

E quanto à parte composicional, se lermos as concepções de Schömberg, Webern, etc. perceberemos que a musicalidade deu vez ao estruturalismo, ou seja, à pura matematização da música sem levar mais em conta os elementos sensoriais, melódicos, rítmicos ou harmônicos pois todos eles estariam a serviço da "boa amarração" da estrutura...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que é o basico que um musico deve saber