o que é o basico que um musico deve saber

Autor Mensagem
juninhomp5
Membro Novato
# jul/15


qual é o basico ? saber todos os acordes ter uma boa leitura.... o que um musico precisa saber pra falar que sabe o basico ?

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


conhecer as escalas harmônicas, seus acordes, ter boa noção de ritmo, conhecer instrumentos e seus timbres, ter ouvido absoluto facilita na apreensão, saber ler alguma notação ajuda a formar repertório, etc

claro que cada instrumentista tem sua particularidade, canto, piano e guitarra são bem diferentes

alexandrecoppo
Veterano
# jul/15
· votar


Saber fazer o que ele se propôs a fazer.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Eu acho muito importante saber ouvir a música e ver o andar dela... Vejo seguido, um gritar pro outro "é só X, Y, Z" e a galera sair tocando (nem que meio mastigado)...

Buja
Veterano
# jul/15
· votar


Eu digo que músico, é o profissional da área, ou seja, o que trabalha e recebe remuneração por isso. Portanto, no mínimo, ele deve obrigatóriamente, conhecer de música, além do que qualquer amador já conhece. Isso vale para qualquer profissão, seja mestre de obras, taxista ou músico. Eu trato a minha profissão da mesma forma. É assim que eu penso.

TrebleH
Veterano
# jul/15
· votar


Deve saber que, por mais que se estude e se esforce sempre haverá algo a aprender e um músico muito melhor ao lado

Lelo Mig
Membro
# jul/15
· votar


juninhomp5

Tocar bem... somente isso.

Se o cara toca muitas peças, toca bem, corretamente, tem estilo próprio e pegada, é bom músico....mesmo que não saiba a formação de um dó maior.

Músico é quem toca....músico bom é quem toca bem!

pianoid
Veterano
# jul/15
· votar


TrebleH
Deve saber que, por mais que se estude e se esforce sempre haverá algo a aprender e um músico muito melhor ao lado

e que o músico ao lado sente o mesmo

Tecfrente
Membro Novato
# jul/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Pegando um gancho na pergunta do juninhomp5 ...

Considerando apenas as músicas famosas e populares, além das escalas maior e menor natural, quais mais escalas deve qualquer músico (ou alguém que não é músico, mas quer se tornar um bom instrumentista) "dominar" (*) ?

Vale a pena dedicar-se com afinco na menor melódica e harmônica também e Pentatônica ? Estou me referindo a músicas de diversos estilos, mas apenas as famosas (geralmente estou considerando "famosas" aquelas que em sua maioria estão no cifraclub, ou seja, músicas brasileiras e de língua inglesa)

(*) Quando eu disse "dominar", estou querendo dizer que o cara deve fazer a escala indo, voltando, fazer todos os acordes da escala, suas inversões, dedilhar aleatoriamente ... tudo isso em ambas as mãos. Tem gente que sabe fazer a sequência de notas de uma escala e já acha que sabe a escala.

Fiz questão de restringir o gênero de música (quando disse músicas populares/famosas), pois se não fizesse isso a resposta seria: "- É bom saber todas as escalas, através de um estudo teórico e muita prática ou tendo "ouvido absoluto" e prática também". Eu disse "ouvido absoluto", pois tem gente que não conhece escala alguma (não conhece na teoria, mas na prática sim) e toca qualquer música não tão complexa.

Tudo vai depender do nível do ouvido absoluto, é claro. Pois se for o Derek Paravicini ele vai tocar de tudo ... simples, complexa, clássica, etc ... É só ele ouvir e já vai reproduzir no piano. Inclusive os acordes hehehe ... inversões dele, tudo hehe Os cientistas chegaram a uma conclusão que a semelhança entre a obra original e a que ele tocou depois de ouvir apenas 1 vez é de mais de 90%. Não me lembro do percentual exato).

Bem, voltando ao que eu estava dizendo ... imagine alguém chegando para um músico (sem partitura ou cifra) e pedindo para ele harmonizar e fazer melodias que lembrasse das músicas regionais do sul da Escócia. É óbvio que o músico teria que conhecer o tipo de música e saber a escala para isso (deve até ter uma escala para isso, mas eu desconheço ... foi só uma brincadeira para exemplificar). Usando as escalas maior e menor natural o músico não iria conseguir fazer sua execução soar como as músicas regionais do sul da Escócia (se estiver enganado, por favor, me corrijam). Se o cara for um analfabeto (cognitivo) e também de teoria musical, mas tocar virtuosamente um determinado instrumento e conhecer as músicas do sul da Escócia, ele conseguirá se sair bem, mesmo não sabendo o nome da escala que ele está usando.

Então resumindo ... além de querer aprender escalas é importante (talvez mais importante) o instrumentista praticar bastante a "Percepção" através, por exemplo, da mimese (leitura exaustiva de partituras, cifras, etc ...) e dar vazão à criatividade no instrumento (começar a "brincar" com tudo o que está aprendendo e começar a criar coisas interessantes, fazendo "experimentos". Ex: Pegar a escala de C e saber todos os acordes desse tom e fazer, ao instrumento, tudo o que passar pela sua cabeça com esses elementos. Isso vai te ajudar para fazer uma improvisação em um tom quando for necessário. Mas se não quiser usar a criatividade e praticar exaustivamente a mimese certamente irá atingir um patamar altíssimo no instrumento, pois desenvolverá bastante a "percepção".

Se o cara ficar estudando apenas as escalas, ele vai saber as escalas, mas não vai saber aplicar aquilo na música.

Isso me lembra o caso da discussão entre Language Acquisition e Language Learning

http://sk.com.br/sk-laxll.html

Ex: Há um cara que queria aprender a falar alemão "decorando" um dicionário. Ele praticamente decorou o dicionário, mas não conseguia nem de perto se expressar em alemão. Por quê ? Ele deu muito valor ao Language Learning.

Por outro lado, uma moça ficou na Alemanha o mesmo tempo que o rapaz ficava tentando decorar o dicionário e, depois, estava falando muito melhor alemão que ele.

Obs: Fizeram testes de aptidão de aprendizagem de línguas antes de eles começarem a fazer o teste e as duas pessoas tinham nível equivalentes de aptidão. Isso foi importante para não dizerem depois que a moça tinha talento para aprender novos idiomas.

Fazendo uma analogia para a música ...

O dicionário seriam as escalas.
A moça e o moço seriam os diferentes instrumentistas ou pessoas que estão se propondo a isso.
A leitura exaustiva de partituras ou outro tipo de leitura musical seria o "Language Acquisition".

Enfim, na minha opinião deve-se mesclar teoria (Language Learning) com prática (Language Acquisition). Caso contrário, a pessoa não irá evoluir e ficará estagnada naquele nível, ainda que ela tenha muito talento.

RafaelBernatto
Veterano
# jul/15
· votar


No fim, é isso que o Lelo Mig disse.. o/

Synth-Men
Veterano
# jul/15
· votar


- Treinar, ensaiar, está aberto a novos aprendizados, ouvir quem sabe mais, pesquisar o passado e o presente, tirar duvidas sem medos, relaxar, ouvir outras bandas, shows e instrumentos,

- Conhecer a ferramenta que esta nas mãos, não ter medo de troca-la por uma melhor e nem achar que o seu teclado ou o piano é o melhor do mundo. Com certeza tem melhor. fazer comparações imparciais. Calcular custo benefícios. Saber fazer investimentos.

- Conhecer o protocolo de linguagem universal da musica. O MIDI.

- Conhecer o básico sobre equipamentos de som, módulos de efeitos, conexões de cabos periféricos, ambientes, mas deixar o técnico de som trabalhar quando este não é você mesmo.

pianoid
Veterano
# jul/15 · Editado por: pianoid
· votar


Synth-Men
- Conhecer o protocolo de linguagem universal da musica. O MIDI.

kkkkk

diz aí, tu escreve MIDI na mão, em hexadecimal? rs

linguagem universal da música... a que ponto chegamos... MIDI podia servir até pra comunicar Morse, tem pouco de música aí

Synth-Men
Veterano
# ago/15
· votar


Pianoid

Você sabe muito. Deve ser mais fácil pra você. Pesquisou, aprendeu, Mérito seu. Parabéns.

Mas tem gente que não sabe nada. Nada mesmo. Nem ouviu falar e nem pra que serve e o que faz e que pode fazer.

dom de Deus
Veterano
# ago/15
· votar


Synth-Men


Pianoid

Você sabe muito. Deve ser mais fácil pra você. Pesquisou, aprendeu, Mérito seu. Parabéns.

Mas tem gente que não sabe nada. Nada mesmo. Nem ouviu falar e nem pra que serve e o que faz e que pode fazer.

tem razão não chequei na fase de usar midi ainda

Ken Himura
Veterano
# ago/15
· votar


Manter a pulsação de forma constante. Saber ouvir. Ler e escrever partitura. O resto do que se chama de musicianship vem dessas 3 habilidades e, claro, da vivência musical com boa prática no instrumento e imersão na música, mas isto é outro papo.

Tecfrente
Considerando apenas as músicas famosas e populares, além das escalas maior e menor natural, quais mais escalas deve qualquer músico (ou alguém que não é músico, mas quer se tornar um bom instrumentista) "dominar" (*) ?

Vale a pena dedicar-se com afinco na menor melódica e harmônica também e Pentatônica ? Estou me referindo a músicas de diversos estilos, mas apenas as famosas (geralmente estou considerando "famosas" aquelas que em sua maioria estão no cifraclub, ou seja, músicas brasileiras e de língua inglesa)


Cara, não pensa assim que você vai perder muito tempo fazendo coisa desnecessária em vez de estar avançando realmente. Aprenda a lógica por trás da formação de escalas. Pratique bastante, mas saiba como e o que praticar - É ÓBVIO QUE NÃO É PRA TOCAR 24 ESCALAS MAIORES E MENORES TODO DIA.

Tá, dito isso, espera-se que você saiba: maiores, menores (naturais, harmônicas, melódicas), modos gregos (saber aplicar são outros 500s), octatônicas (2 modos de três escalas cada, conhecidos como "diminuta" e "dominante-diminuta") e tons inteiros. Além dos arpejos em maiores e menores. Sabendo construir isso, você pode pegar qualquer escala exótica aí ou montar uma escala sintética e usar sem problema nenhum.

Mas, frisando novamente, não é assim que se estuda escala num instrumento.

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Ken Himura

Obrigado, Ken.

Das que você citou eu não conhecia as "octatônicas".

Quais seriam elas no site abaixo:

http://www.pianoworld.com/fun/vpc/piano_chords.htm

Eu percebi nesse site (ou estou enganado em algum aspecto teórico) que os nomes estão meio que bagunçados.

Veja só:

A escala "Pentatônica Maior" e na realidade o que o site está chamando de "Diatonic", pois só esta está sem o 4º e 7º graus.

Outra coisa:

A escala "minor" (2ª escala do site) é qual ? Que escala menor é essa ? A "menor natural" não é, pois a "menor natural" é o que o site chama de "Pure Minor" (antepenúltima escala do site).

Poderia fazer um cotejo entre as escalas octatônicas ditas por você e o site acima ?
Você já percebeu que o site está meio bagunçado quanto aos nomes, então cuidado com eles. Como você conhece bem o intervalo dessas escalas, então vai saber se o site está errado ou não.

Só mais uma coisa:

Você não citou as escalas Pentatônicas (maior e menor). Vale a pena o pianista e tecladista praticá-las ? Ou é uma escala mais útil para o Rock ? Sei que os guitarristas piram com a importância delas rs. Muitos guitarristas aprendem primeiro as pentatônicas e depois as naturais (por pragmatismo) rsrssr. Sei que está errado, mas já vi guitarrista fazendo isso.

Obs: No momento estou dominando bem a Maior e Menor Natural (ambas as mãos) e não encontro dificuldades em fazer os modos gregos em qualquer tonalidade. Também estou praticando bem os campos harmônicos naturais em todas as tonalidades (vou fazendo inversões, colocando sétimas, etc ...)
As menores harmônica e melódica eu ainda não comecei a praticar.

Lelo Mig
Membro
# ago/15
· votar


Eu só queria saber quem foi o "gênio" que convenceu esta geração que decorar tudo quanto é escala e sabê-las de trás prá frente faz de alguém um músico?

Isso é de um reducionismo e um desrespeito a música, que beira o absurdo.

Synth-Men
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig

Sabe o que me deixa P...

- Teoria sem prática.
- Querer aplicar toda teoria mundial da música em um trecho de música de 5 segundos ou três notas.
- Prática sem uma mínima técnica (mesmo que seja autodidata).


Por exemplo se o cara aprendeu com o Zé das Coves a teoria do 12345 e 54321, cai pra dentro na pratica.

Não faça uma convenção mundial teórica-filosófica-sociológica-mentalista-masturbológica do 12345 e 54321.

Vai praticar. É praticando que se toca bem.



Será que Mozart, Chopin e outros mestres instrumentistas gerais da idade media ou do século passado, sabiam mais teoria do que o músico de hoje?

É claro que não! O que eles sabiam eles praticavam até chupar todo oxigênio do cérebro.



Hoje sabemos mais e praticamos menos. Existem milhares técnicas otimizadas ou espalhadas pelo mundo, com fácil acesso. E mesmo assim... Nada!

Não treina, não ensaia, não insiste, não se apresenta. Fica só na teoria, nos livros, nas apostilas, na internet, nos fóruns, nos blogs. Tem uns que estudam em conservatório e nem o que passam lá, o cara pratica.



Resumindo:

Tocar bem... somente isso.

marcelosz
Membro Novato
# ago/15
· votar


qual é o basico ? saber todos os acordes ter uma boa leitura.... o que um musico precisa saber pra falar que sabe o basico ?

Na MINHA humilde opinião de hobysta apaixonado, amador mesmo, nada profissional, o básico do básico:
0- ter percepção musical (entender o que está acontecendo na música, em termos de ritmo, melodia e harmonia)
1- entender intervalos (terça maior, etc etc....) e como as escalas surgem a partir disso
2- entender harmonia, ter noção de campo harmônico e como "montar" os acordes / harmonia (e a relação entre isso e as escalas)
3- saber ler uma alguma forma de representação musical (mesmo que seja uma tablatura...)

fernando tecladista
Veterano
# ago/15 · Editado por: fernando tecladista
· votar


Lelo Mig
Concordo
Entendo que é bom até decorar, conhecer o campo harmonico .....
Mas nada adianta isso, se não tem a malicia de por em prática, conheço muita gente que toca muito bem, mas não consegue correr atras de uma musica simples com uma sequencia harmonica básica

Algumas coisas irritantes ao ponto atual de se estar em um acorde de Dó Maior e a melodia está passando por um Sib, causando o tritono ou o Dó7, onde o proximo acorde é um Fa Maior.. e a pessoa nao nota isso


Onde um violeiro que nunca fez aula de harmonia fala que é só 1a 2a e 3a de Dó e toca de primeira

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Algumas observações:

1º) Cuidado com julgamentos superficiais apenas com um simples post de alguém, pois vocês não sabem como as pessoas do outro lado da telinha do computador estudam.

2º) Apesar de meu post sugerir que eu gosto de estudar escalas, eu ocupo acho que uns 10% apenas de meu tempo no Teclado praticando esses exercícios. Os outros 90% ?

Treinamento (fiquei frustrado em não postar em maiúsculo, as regras não permitem, essa palavra "treinamento", pois os pré-julgamentos a esse respeito é de todo evidente nos posts após o meu).

Quando eu falo de treinamento, é tocando música erudita mesmo. Atualmente, estou treinando em cima delas, apesar de gostar de muitos outros gêneros musicais, todos sabem.

Me irrita uma interpretação como a seguinte:

Fulano posta sobre escalas.

Sicrano interpreta que fulano não gosta de praticar música mesmo.

O que uma coisa tem a ver com a outra ?

Vamos interpretar corretamente as coisas. E se não quiserem fazer interpretações erradas, é melhor nem fazer interpretação nenhuma.

Cuidado ao julgar o que as pessoas estão fazendo do outro lado ao instrumento musical.

Já li certa vez que um pianista ficava tocando exaustivamente e repetidamente certas obras ou exercícios (não importa). Daí, ele fez em seu quarto um sistema de acústica, pois ele falava que se as pessoas ouvissem o número de vezes que ele repetia as mesmas coisas, as pessoas iriam julgá-lo como burro, pois ele fazia muitas "repetições".

Anos depois ele se tornou o maior ou um dos maiores pianistas do mundo (É uma pena que eu não me lembro o nome dele).

Gostaria que ele tocasse com a janela aberta e com um amplificador para os que gostam de fazer pré-julgamentos calassem a boca depois de ver o que ele conseguiu com o método dele.

Eu não pedi método para ninguém. Eu fiz uma pergunta puramente técnica sobre música, sobre as escala octatônicas. Esse não é um forum de música ? Ou é um forum para fazer críticas às pessoas ?

Vejam se eu estou errado moderadores:

Procurem classificar as últimas mensagens nesse forum quanto ao seguinte:

- Possui teor de crítica e hostilidade (exceto posts de defesa, como esse meu)
- Não possui teor de crítica e hostilidade

Vocês irão se surpreender com a proporção de posts só para criticar ou hostilizar alguém.

3º) Fizeram críticas e não responderam minha pergunta. Bem interessante isso. Ou não sabem ou sabem e não querem responder (acredito quase que 100% nessa última possibilidade, pois sei que vocês tocam há bastante tempo e não vou julgar ninguém quanto a esse respeito). Só não respeito a maneira hostil como, às vezes, vocês lidam com os posts alheios.

4º) O que está ocorrendo ultimamente nesse forum é o seguinte:

Fulano chega num forum de Matemática e pergunta: "- Por que "i^2 = - 1", daí os que adoram hostilidade e críticas, em vez de responderem, vão dizer: "- Pare de estudar Números Complexos e vai estudar Geometria".

Nossa ... modéstia à parte, excelente essa minha analogia ; - )

5º) Há pessoas que tocam violão popular e guitarra e querem dar pitaco sobre métodos corretos de estudo corretos ou não para quem toca Piano Clássico, por exemplo. Ou o sujeito toca Piano Clássico e vem criticar o método de quem toca Piano Popular. O método de estudo vai variar de acordo com o instrumento e a vertente que o instrumentista quer seguir com aquele instrumento. Vocês sabem muito bem disso, mas parecem que não estão colocando em prática isso em seus posts hostis.

Eu não faço julgamento se o cara quer apenas aprender umas cifras básicas e tocar uma tonelada de cifras de músicas populares em comparação com um violonista que fica tocando música clássica ao violão. Cada um faz o que quer e que gosta.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Tecfrente

Cara, de boa... tu é meio paranoico ou egocêntrico não é não?

De onde você tirou que o que eu falei sobre as escalas e depois os amigos comentaram têm a ver com o seu post?

Prá ser sincero, nem tinha lido seu post...

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15 · Editado por: Tecfrente
· votar


Lelo Mig

Eu falei sobre "escalas" no post X (e em posts anteriores nesse mesmo tópico já havia vários posts exatamente sobre "escalas") ...

Daí no post "X + 1" vem você dizendo ...

Eu só queria saber quem foi o "gênio" que convenceu esta geração que decorar tudo quanto é escala e sabê-las de trás prá frente faz de alguém um músico?

Isso é de um reducionismo e um desrespeito a música, que beira o absurdo.


Daí no post "X + 2" vem o Synth-Men ...

Sabe o que me deixa P...

- Teoria sem prática.
- Querer aplicar toda teoria mundial da música em um trecho de música de 5 segundos ou três notas.
- Prática sem uma mínima técnica (mesmo que seja autodidata).


Além de encher o post com "praticando" em negrito, como se quem estudasse escala não "praticasse" música também ...

Repito: Eu pratico (atualmente mais música clássica pra aprimorar a técnica) muito mais tempo do que estudo escalas (acho que uns 20 minutinhos só de escalas e campos harmônicos e umas 2 horas de músicas clássicas).

fernando tecladista
Veterano
# ago/15
· votar


Tecfrente
Até tu ta falando a mesma coisa que a gente.
Se o cara ficar estudando apenas as escalas, ele vai saber as escalas, mas não vai saber aplicar aquilo na música
Enfim, na minha opinião deve-se mesclar teoria (Language Learning) com prática (Language Acquisition). Caso contrário, a pessoa não irá evoluir e ficará estagnada naquele nível, ainda que ela tenha muito talento.


3º) Fizeram críticas e não responderam minha pergunta
Você postou um texto enorme que tem uma pergunta ali no meio, mas eu entendi que era uma pergunta pra voce dissertar em cima dela, e não pergunta sendo pergunta
Foi essa?

ale a pena dedicar-se com afinco na menor melódica e harmônica também e Pentatônica ?
Se sim entao te respondo
Pensando em coordenação, treino, agilidade.... estude as maiores e menores com as variações: pura harmonica e melódica, comece com, uma oitava, passe pra duas ..3... o piano todo, mãos juntas movimento reto e contrário


Pensando em improvisos "entenda" como e a penta, a de blues e talvez alguma outra modal. e tente aplicar nos seus improvisos,
Ficar fritando uma escala pentatonica pelo piano todo e perda de tempo

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


fernando tecladista

Obrigado por responder Fernando.

Você postou um texto enorme que tem uma pergunta ali no meio, mas eu entendi que era uma pergunta pra voce dissertar em cima dela, e não pergunta sendo pergunta
Foi essa?


A pergunta foi bem simples ... onde estaria no site que eu passei as escalas octatônicas citadas pelo Ken Himura ? Só isso.

No site que citei os nomes estão meio que bagunçados, por isso perguntei. Tanto que a escala Pentatônica Maior não é a verdadeira Pentatônica Maior, mas sim a Diatônica presente no site.

Fui bem claro naquele post após o post do Himura. Só não tiveram paciência de lê-lo ou ajudar, sei lá.

Synth-Men
Veterano
# ago/15
· votar


TecFrente

Prezado eu tenho opinião sobre música, pratica, técnica, teoria, instrumentos.

Sobre o senhor... Não!
Sobre o que senhor faz, ou deixa de fazer... Não!

Este tópico não é sobre o senhor, mas sim sobre o que o músico precisa para ser um bom músico.

Eu nem li o seu post. Li o do LeloMig e comentei, uma vez que li o post mestre quando o tópico foi criado.

Cada um deu a sua opinião e pronto. Se alguém realmente direcionou-se ao senhor, acho que tem direito a réplica, mas também não acho uma atitude madura, a não ser que seja totalmente voltado para o tema.

Quanto ao conselho de cuidado, creio que não deverei seguir, uma vez que nenhum tópico deste fórum tem o vosso nome como título.

É assim o tópico é desvirtuado de seu assunto central.

Já que todos voltaram a ser amigos...

Voltemos em 1, 2, 3...

Tecfrente
Membro Novato
# ago/15
· votar


Synth-Men

Tudo bem, Synth.

É que no meu caso, sempre que vou postar algo, eu sempre leio, no mínimo, os 3 posts mais recentes, para não ocorrerem certos conflitos.

Ex:

Imaginemos um tópico com o título: Seu compositor clássico preferido.

Se eu tiver esse hábito de não ler nem ao menos os posts mais recents eu poderia dizer assim:

"Antes de mais nada, gostaria de dizer que o compositor X nem deveria constar da lista, pois para mim foi o pior de todos".

Daí, eu vou ler as mensagens anteriores e 99% das pessoas postaram que o melhor compositor foi exatamente aquele que eu disse que era o pior.

Imagine só quantos posts seguiriam a posteriori ? kkk

dom de Deus
Veterano
# ago/15
· votar


estudar é muito bom. fazer uma reflexão sobre um livro de teoria é maravilhoso nada de errado em estudar teoria, escala, todo estudos contribui para o desenvolvimento até as coisas mais simples quando bem assimiladas é um degrau para compreende as mais complexas.

Synth-Men


Será que Mozart, Chopin e outros mestres instrumentistas gerais da idade media ou do século passado, sabiam mais teoria do que o músico de hoje?

É claro que não! O que eles sabiam eles praticavam até chupar todo oxigênio do cérebro.


nessa tempo esses músicos não tinha talvez nem a metade de informações que temos.

Lelo Mig
Membro
# ago/15 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Synth-Men
Será que Mozart, Chopin e outros mestres instrumentistas gerais da idade media ou do século passado, sabiam mais teoria do que o músico de hoje?
dom de Deus
nessa tempo esses músicos não tinha talvez nem a metade de informações que temos.

Tinham menos informação mas a relação com a música e a teoria era muito diferente da de hoje.

Pela não existência de gravações, usavam capacidades cerebrais que hoje desprezamos.

Eles eram capazes de "escutar" uma música apenas lendo sua partitura.

Com o advento das gravações, a maioria deixou de lado essa capacidade.

E com relação a partituras, sabiam muito mais do que a média geral dos músicos atuais. Liam e escreviam de prima, em qualquer Clave, para qualquer voz. Além de lerem "página inteira corrida" com vários instrumentos de uma só vez.

Não conheço (e olha que conheço centenas) um só músico capaz disso, a exceção de maestros.

dom de Deus
Veterano
# ago/15
· votar


Lelo Mig
É verdade!
Do mínimo eles conseguiram tirar o máximo

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o que é o basico que um musico deve saber