Set-up, Jupiter-80 + Korg M50 (Eis um dilema!)

    Autor Mensagem
    Rick Santos
    Veterano
    # jul/15


    Fala galera, andei meio sumido por alguns anos, mas sempre estive acompanhando o fórum meio por fora. Vim aqui pedir uma opinião a vocês, depois de pensar muito sobre o assunto. (Isso aqui vai ser mais um desabafo, mas precisava encontrar alguém para falar sobre isso)

    Atualmente meu set é Jupiter 80 + Korg M50-61
    Um set que atente muito bem as minha demandas que são:

    - Banda 80Bits, só toca anos 80, todo o lado pop e synth pop (erasure, cindy lauper, RPM, Alphaville, New Order.

    - Pequenos frees e missas na igreja, (aquele arroz com feijão, um piano legal, uns pads e um hammond legal)


    Para os frees pequenos e as missas, quase sempre levo só o M50, que cumpre bem o papel, teclado tem "peso" e é muito tranquilo de transportá-lo.

    Já o que me PESA é nos shows da 80Bits, ter de levar os dois teclados, só o Jupiter 80 no case (Gator GK-76) pesa quase 30 quilos. Ainda mais o tamanho, só cabe na minha Saveiro, me forçando a sempre ir com ela. E, na maioria das vezes ter de carregar tudo sozinho.

    Não entendam como "lamentação", não estou reclamando do teclado, JAMAIS, (estaria até chorando de barriga cheia!), mas as vezes sair de casa para tocar, carregando ele me desanima. E nem falo no tamanho dos palcos das casas de shows, que cada vez mais diminuem!

    O Jupiter é um dos teclados mais maravilhoso na performance ao vivo que eu já toquei, tudo na mão, timbres matadores, comandos intuitivos, só não tem o mesmo punch na saída como os Korgs, ele apanha um pouco as vezes.


    Mas é o seguinte, depois de todo esse texto, minha ideia é a seguinte:
    MANTER A QUALIDADE, porém com um pouco mais PORTABILIDADE!

    Pensei em substituir o Jupiter por um Korg Kronos 61 ou 61-X e o Korg M50 por um Nord Lead 2x.

    Deixando tudo para o Kronos e, levando junto onde eu necessito o Nord.

    Vai ser uma mudança radical, mas até agora foi a mais sensata que encontrei.
    Alguém tem alguma opinião sobre isso?
    Estou aberto a criticas, sugestões, chingamentos... Hehehe




    Grande abraço galera!

    Att. Henrique dos Santos!

    http://80bits.com.br/

    DuduXP
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Não vou ajudar muito com minha opinião, mas tenho um dilema parecido. Tenho um Yamaha S70XS (que é mais pesado ainda que o Jupiter), um PC361 que está subutilizado (pois também é pesado), e um Korg Kross, que esse sim eu levo para todo o lado, atualmente estou tocando somente em Casamentos, Recepções, Eventos de pequeno porte e Igreja, não animo a carregar o PC361 e o S70XS nunca saiu de casa, fica só para estudo. Essa semana me senti tentado a vender o S70XS e o PC361 e comprar um VR 09 ou um MX61 e parear com o Korg Kross, pois estou ficando velho para ficar transportando teclados de 12 kg, 20 kg, estou optando mais pela praticidade de que, pela qualidade de timbres, até porque os teclados entry level de hoje tem uma qualidade muito maior do que os de 10, 15 ou 20 anos atrás.
    Seu caso ainda é diferente, pois você está vislumbrando equipamentos tops reduzirá peso e não reduzirá qualidade, eu no seu lugar faria a troca e seria feliz carregando 10 kg a menos.
    Um abraço.
    Eduardo Araujo.

    thandervalle
    Membro
    # jul/15
    · votar


    Rick Santos

    Na hora que eu tava lendo sua dúvida, me veio logo o Kronos 61 na cabeça...Caso você não quisesse gastar muito, eu pegaria o Kronos e um controlador tipo o A-800 da roland ou outro bom controlador (tem opções bem bacanas no mercado) para completar bem seu kronos. Eu não pegaria o Lead 2x, tenho muita vontade de ter um, mas se fosse para pegar pegaria o Lead 4 ou o Lead A1, conta com bem mais tecnologia...Claro que um Nord lead dá um show no que se cumpre a fazer, mas as vezes você não vai sentir tanta falta assim. Eu por exemplo tenho um Nord Stage 2 , muito completo também, acaba que eu não senti falta de mais um teclado para o que eu preciso fazendo um split. Troquei dois teclados em um, pra carregar menos coisas, dá bem menos trabalho. As vezes penso em colocar um mini-sintetizador junto,acho que seria o máximo que eu faria...

    Espero ter ajudado um pouco.Vlw.

    Artref
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Não sei se posso ajudar, mas algumas considerações minhas:

    -Tenho o Kronos X-61 e já acho que pesa demais.

    -Cara, eu vendi meu M-50 e me arrependo. Tecladinho leve e que dava conta de qualquer recado com qualidade, viu? Eu não venderia.

    -Eu acho o Júpiter 80 baita teclado, curto muito MESMO, mas pra mim é um grande pecado um teclado desse porte ter teclas leves. Claro que a proposta dele é synth e as teclas mais indicadas são as leves mesmo, mas eu penso aqui comigo que se vou levar um teclado grande e pesado num show, que ele tenha teclas pesadas, porque aí sinto que o peso valeu a pena, sabe?

    -Concordo com o Dudu, hoje um teclado entry level dá conta do recado e pesa menos de 10kg.

    Eu manteria o M50 e trocaria o Júpiter. Pode até ser pelo próprio Kronos.

    Maestron
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Rick Santos

    Atualmente tenho ensaios mensais com uma banda de música dos anos 80, ou seja, tenho os mesmos objetivos que você. Se bem que com uma diferença, não é nada profissional, apenas nos reunimos num estúdio e tocamos músicas que gostamos... Fiquei tentado a levar o meu Motif XF6, pois teria sons praticamente idênticos aos originais da época... Mas aí veio a questão do peso (mesmo sendo de 61 teclas, é muito metal, muito ferro pra carregar) e do medo de ser roubado (ultimamente a violência aumentou muito)...

    Foi aí que veio a ideia de caprichar na programação do bom e velho GW8... Claro que não chega perto do poder de fogo do Motif, mas consegui sons bem legais, próximo dos originais, afinal não é nada profissional... Não tenho coragem de tirar meu Motif de casa, estou sendo bem feliz com o peso pena do GW8, pelo menos por enquanto...

    Deve dar muita pena vender um teclado como o Jupiter, seria possível você programar o M50 para fazer algo parecido com o Roland e levar só o Korg? Só sei que pela que o Artref disse e eu confirmo com o Motif XF, se você está buscando algo leve, essas workstations, Motif e Kronos, não são tão leves assim...

    Rick Santos
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Bah galera, agradeço a todas opiniões e sugestões aqui postas.

    Estava também analisando a troca do M50 por um Roland FA-06 (Coisa que no momento me deixa meio em cima do muro, pois não quero perder os EP's e os orgãos do M50). Mas a vantagem é que eu teria uma coisa que meu set atualmente me deixa na mão as vezes, um "sampler", para soltar alguns efeitos nas musicas, ainda mais quando se fala em anos 80.

    Mas é como o Maestron falou, vender um instrumento como o Jupiter é uma coisa que me dá pena, Hahahahahaha.
    O que me consola foi o valor pago por ele, R$6.990,00. NOVO, com a Classic Keyboards, no black frieday do ano passado. Mas se eu conseguir vende-lo, ao menos um "lucro" eu conseguirei ganhar.

    Mas é assim galera... Estou mais indeciso do que camaleão em frente a arco-íris! Mas vamos levando...


    Grande abraço galera. Se pintar qualquer ideia, postem aí!!!

    Artref
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Estava também analisando a troca do M50 por um Roland FA-06

    Eu não faria isso.

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Vou tentar te ajudar, ou complicar mais ainda, Tinha em meu set, um Nord Electro 3, um Jupiter80 e um Kronos 61, resolvi vender tudo e pegar um Stage2 HA76 com um Lead 4, o unico teclado que me faz sentir saudade ainda é o Jupiter80 por alguns timbres e modo operacional da criança.

    Toco em uma banda de anos 80 também, e ao vivo não sinto falta de nada. O Stage2 tem me proporcionado bastante alegria ao vivo, inclusive disparando os samples e intros pelas teclas como fazia com meu Kronos. Carrego o Stage2 HA76 em um Case Gator GK610, sim, o 76 cabe no case 61, levo ele deitado no banco de trás do meu carro. Não me arrependo da mudança, ganhei em qualidade de timbres, menos coisas para carregar (kg) e praticidade em edição e confiabilidade.

    Rick Santos
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    ThyagoAmaral

    Ontem mesmo estava dando uma olhada no Stage2, só não consegui encontra-lo a venda em alguma loja para ver o preço.

    De fato, acredito que o Stage2 e um Nord Lead (2x ou 4) seria um excelente set. Agora só resta saber se vou conseguir aprovar no meu orçamento. Hehehe

    Agora, sério que o 76HA cabe no GK61?!?!?! CARAMBA!!! Babei agora!


    *PS: O set com os dois vermelhinhos em cima do palco deve ficar muito bonito! Hehehe


    Baita abraço galera!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Set-up, Jupiter-80 + Korg M50 (Eis um dilema!)