Uma boa timbragem depende mais do músico do que do teclado

    Autor Mensagem
    Lu_Nepher
    Membro Novato
    # jul/15


    Vejo TANTOS tópicos falando mal da marca X, marca Y.... na minha singela opinião, por experiência própria, a timbragem depende SIM do músico. Já executei trabalhos com diversas marcas (Roland, Kawai, Korg, Yamaha...) e, modéstia à parte, sempre fui elogiada pelos timbres, na reprodução de músicas cover, por exemplo. Mas isso não foi "de graça". Ralei muito para descobrir como fazer/reproduzir um timbre. 90% das vezes o timbre não vem pronto do jeito que se quer. O músico tem sim, que dar o "sangue, suor e lágrimas" rsrsrs para conseguir um bom resultado. Vou ser apedrejada com o que vou dizer agora, mas eu gosto muito de trabalhar com os synths da Roland. Podem falar o que quiser, mas vc consegue chegar no resultado. É só querer.... muitos músicos têm muito preconceito com marcas, quando pouco exploram o equipamento que possuem.... uma pena....

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Lu_Nepher

    Exatamente o que se discute no fórum de guitarra. Embora eu ache que em termos de teclados (não sou tecladista, sei apenas fazer uns poucos acordes) talvez seja mais fácil chegar no timbre que se quer do que na guitarra ou é impressão minha?

    TrebleH
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Lu_Nepher

    Discordo em partes.

    Não há músico nesse planeta que faça o piano de um Casio CA 110 chegar perto do piano de um Nord kkkkkkkkkkkkkkkk.

    Depende muito de ambos, pra ser sincero acho que fica pau a pau. Se o instrumento for bom, mas o músico não souber regular, editar etc... com certeza ele vai perder com isso, mas talvez nem tanto. Já se o instrumento for ruim/limitado, mas o músico manjar muito de equalizações, equipos extras, etc ele pode melhorar o som, mas também pode não ter um grande avanço. Tem que estar mais ou menos casadas as coisas, se não é muito difícil sair algo que presta.

    Agora se a questão é "tocar bem e convencer com o timbre"... com certeza depende mais do músico

    Lu_Nepher
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    talvez seja mais fácil chegar no timbre que se quer do que na guitarra ou é impressão minha?
    Então, sandroguiraldo, não toco guitarra mas do meu ponto de vista é justamente o contrário rsrsrs guitarra é praticamente o timbre mais algum/alguns efeitos. Teclado, às vezes você precisa misturar vários timbres, equalizar, programar, dividir etc.... o que torna um pouco mais complicado. Os parâmetros em um teclado são um pouco complexos. Mas se você estiver falando de efeitos somente, acho que fica pau a pau.

    Lu_Nepher
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    sandroguiraldo

    talvez seja mais fácil chegar no timbre que se quer do que na guitarra ou é impressão minha?

    Então, sandroguiraldo, não toco guitarra mas do meu ponto de vista é justamente o contrário rsrsrs guitarra é praticamente o timbre mais algum/alguns efeitos. Teclado, às vezes você precisa misturar vários timbres, equalizar, programar, dividir etc.... o que torna um pouco mais complicado. Os parâmetros em um teclado são um pouco complexos. Mas se você estiver falando de efeitos somente, acho que fica pau a pau.

    Lu_Nepher
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    TrebleH

    sim, concordo em partes com seu ponto de vista.

    Eu meio que "desabafei" nesse post porque sempre senti na pele isso. Passei vários anos com equipamentos simples, não podia me dar ao luxo de ter o equipamento da moda (ainda hoje é meio assim rsrsrs). Fui obrigada a me virar do jeito que eu podia. E sempre consegui, claro, não foram PSRs nem Casio (não os estou desmerecendo, mas eles não oferecem opções de síntese).

    O lance é que muitos músicos nem sequer sonham com o "artesanato musical". Só usam VSTs e com isso deixam de aprender e também usar a criatividade na criação de sons originais....

    MetalKey
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Partindo do princípio de que o teclado não é nada sem tecladista e tecladista não é nada sem o teclado então vejamos que um completa o outro.
    Um bom equipamento ampliará as possibilidades do músico, mas o que existe são "preseteiros" preguiçosos que não estudam as possibilidades do seu instrumento e saem por aí falando que tal marca não presta e que a boa é aquela que tem os melhores presets para ele.
    Boas amostras ajudam bastante, mas o bom gosto, a criatividade e o estudo, tanto musical quanto técnico, tem uma grande contribuição para o resultado final.
    Especificações quilométricas de um teclado não garante ser o melhor, por isso com instrumentos mais simples, com criatividade, bom gosto e musicalidade consegue um resultado as vezes surpreendentes.

    Lu_Nepher
    Usei quase que por seis anos um Fantom-Xa e fui feliz com o som dele, o que não ia por síntese ia por sampler e poucas vezes me queixei de teclado sumido, sem peso, embolado etc...



    sandroguiraldo
    Não concordo que teclado seja mais fácil, acho que cada um tem seus facilidades e dificuldades. Recursos disponíveis, qualidade do equipamento é a própria complexidade do objetivo que pretendes atingir influenciam.
    Vou dar só exemplo: Simular um Hammond!
    Escolher uma amostra para ser a Drawbar, colocar cada uma em tonalidades diferentes, mandar em canais MIDI cada uma como os harmônicos do órgão, endereçar para os controles quando existem no teclado, escolher e configurar o efeito de Rotary Speaker, Over drive, chorus e LFO isto quando o teclado permite colocar estes efeitos juntos e ainda e ainda configurar o roteamento dos efeitos, o que vai em cascata e o que vai em paralelo... Vou parar por aqui... Melhor comprar um Nord que vem tudo pronto e com excelente qualidade.

    sandroguiraldo
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    MetalKey

    Não concordo que teclado seja mais fácil, acho que cada um tem seus facilidades e dificuldades.

    Só lembrando que não afirmei isso, antes, perguntei.

    Eu, que sou leigo na área das teclas, não pensava nessa "composição" do som. Pensei que, numa qualidade melhor que das pedaleiras de guitarra, os sons já viessem prontos, mas pelo visto isso é só nos teclados tops, procede?

    MetalKey
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Então para concluir... Um bom equipamento ajuda na performance do músico, se eu continuasse até hoje meu Casio PT200, fundamental para me iniciar na música, meu som não seria muito legal. Hoje tenho um Motif XF e o teclado merece um tecladista muito melhor que eu! Kkkkkkk

    jorget
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Lu_Nepher
    Discordo em partes do inicio do tópico: teclando com suas funções não fazem milagres, muito menos se faltarem boas funções, como no caso comparando um XP80 com um FA8, o mais novo já que fala de Roland. Sobre desempenho de um tecladista ou pianista nele, é claro que se vai perceber diferenças se tocar os dois no mesmo ambiente. Quem dizer que não há diferença, uma das duas: ou mande as marcas pararem de inovarem, inclusive com timbres novos ou samples recém gravados, muito superiores a qualquer XP80 da vida, ou que todas as marcas fechem a fábrica e fiquem com uma única, talvez um Casiotone ou Kawai pois um top atual de linha em nada ajudará um exímio tecladista mesmo nos seus timbrs"crus", tais quais os sampleados do Steinway ou C7. É a minha opinião. Estarei enganado?
    abç

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Concordo em partes.

    Se você for criativo e/ou estudar seu intrumento voce tira som bom dele, mas... tem coisa por ai que não da som nem por reza brava. Tem que ter um mínimo aceitavel pra essa teoria funcionar

    Ou em um equipo bem tosqueira, voce faz uma musica sua propria bacana, porque dentro da tosqueira você encontra algo ali e cria naquilo. Mas se eu for tocar no forró e levar um VL1 da casio eu apanho lá, mas a banda Trio foi feliz em criar a música "da da da" nesse mesmo

    Quanto a um músico mediano com um equipamento muito bom, eu acho válido, la em 1990 eu era iniciante e me deram um rolad D20 com sequenciador, edição, edição de ritmo, midi e "disquete"
    eu nem sabia o que era aquele buraco midi, liga onde? Pra que serve? Tive ler aprender, manual em inglês, nao tinha internet, e as pessoas nao eram solícitas como são hoje, se eu tinha uma dúvida teria que pagar pra entender, tive atravesar uma cidade grande pra comprar um disquete

    Entao o cidadão mediqno com equipo bom, será mediano sssó por um tempo..

    Artref
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Concordo. E além de chegar no timbre, tem a outra parte, beeem importante, que é tocar, tirar o som tocando mesmo.

    Não sei vocês, mas eu prefiro ver um cara tocando bem pra caramba num teclado simples a ver um cara só fazendo pose num Nord.

    Will Noronha
    Membro Novato
    # jul/16
    · votar


    Olá pessoal.

    Estou com um Roland Fantom X6.

    Alguém sabe como dar deixar ou editar um timbre "melhor" para os pianos acústicos e EP's.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    O melhor de um pode não ser o melhor de outro, um gosta de grave outro de agudo, outro gosta de mais encorpado, mais sustentação, menos reverb, mais reverb....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Uma boa timbragem depende mais do músico do que do teclado