Ajuda sobre teclado Casio CTK-531

    Autor Mensagem
    Skafox
    Membro Novato
    # jul/15


    Olá meus amigos músicos, eu sou muito leigo quando o assunto se trata de nomes técnicos, acústica, anatomia dos instrumentos e etc... (todos os instrumentos eu aprendi a tocar sozinho nunca fiz aula então isso explica minha falta de conhecimento neste assunto xD)

    É o seguinte galera, vou tentar ser o mais claro possível (devido a não conhecer termos mais teóricos): eu tenho um teclado Casio CTK-531, em perfeito estado mas é antigo, ganhei dos meus pais quando eu era pequeno, e só agora que estou tocando mais reparei que existem alguns vídeos no youtube em que os teclados das pessoas (não iguais ao meu) possuem aquela característica do som do piano, que é uma "continuação no som", sabem? No piano, quando você aperta uma tecla, o som fica vibrando até sumir aos poucos. No meu teclado também fica, porém APENAS se eu segurar a tecla até o som sumir. Aí vão as minhas perguntas:

    Só o meu teclado tem essa característica? (de cortar o som instantaneamente no momento em que eu tiro o dedo da tecla)
    Qual é o nome dessa característica de "continuação no som" caso exista um nome pra isso?
    É possível configurar o teclado para fazê-lo ter este tipo de som? (apertar tirar o dedo e o som se manter "vibrando" até o final)
    Se for possível configurar, alguém pode me ensinar ou me mandar um vídeo ou outro artigo que ensine?

    Eu, por não saber o nome, não sabia como procurar por este "problema", então me perdoem caso já tenham tópicos tutoriais sobre isso, é que realmente não sei o nome só sei descrever o que acontece xD
    Muito obrigado de antemão pela ajuda galera, abraço!!

    keyboardjones
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: keyboardjones
    · votar


    Isso aí se chama sustain e geralmente é acionado com um pedal. Dá uma olhada na parte de trás do teu teclado que deve ter uma entrada específica pra isso.

    Geralmente não precisa configurar. É só plugar e sair tocando (respeitando a polaridade do mesmo).

    Esses pedais tu encontra em qualquer loja de instrumentos. Se tu for fã de gambiarra, pode até mesmo produzir o teu pois é algo super simples. Existem alguns tópicos a respeito. Dá uma pesquisada sobre o assunto.



    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    pedal é um treco que você tem que saber a hora de usar e a hora de não usar
    veja a forma de usar, veja o vídeo acima, procure por outros

    por exemplo se o garoto desse vídeo colocasse pedal no inicio ficaria um treco todo embolado que ninguém entenderia nada

    ou este outro onde ve usando somente pra dar uma liga,


    Skafox
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Nossa caras MUITO obrigado, não sei nem como agradecer!! E pensar que era algo tão simples assim xD (adorei os vídeos inclusive).
    Isso ajuda demais em músicas que antes eu tinha que segurar as notas até os últimos centésimos de segundo pra poder trocar de acorde e ter que fazer essa transição like The Flash hahahahahaha

    Tópico respondido muito bem e todas as dúvidas esclarecidas! Obrigado pessoal!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda sobre teclado Casio CTK-531