Quer saber a sequência melódica de qualquer música ? Este é o tópico certo.

    Autor Mensagem
    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15


    Olá a todos.

    Eu sempre quis saber fazer a melodia de qualquer música na mão direita e não ficar fazendo apenas o acorde, através desses sites de cifras. Isso enriquece e muuuito a música!!!

    Encontrei um site com um projeto fantástico e se propõe a fazer exatamente isso que falei, veja,:

    http://www.ciframelodica.com.br/

    Imprimi um monte de cifra melódica desse site e depois de treinar bastante estarei em num nível bem legal.

    Eu pensei o seguinte: "Há muitas músicas que eu gostaria de ter uma cifra melódica assim". Mas nesse site não tem tanta gente para fazer esse tipo de cifragem, então se você pedir uma cifra lá vai ser um pouco difícil alguém fazer. Se o criador dessas cifras melódicas não gostar da música, mais difícil ainda de criarem essas cifras, infelizmente.

    Muita gente pode estar pensando: "Estude isso e aquilo e vai quebrando a cabeça para descobrir essas cifras melódicas, através do estudo de escalas, por exemplo".

    Não acho correto esse tipo de método de ficar quebrando a cabeça para descobrir melodias. Acho mais proveitoso o indivíduo estudar sim muuuita teoria de campos harmônicos e escalas maiores e menores naturais e tocar muuuitas melodias prontas como essas cifras melódicas desse site. O ponto chave desse segundo método é que vai chegar uma hora que a pessoa já vai saber andar com as próprias pernas. Fora que é uma forma bem mais prazerosa de estudar!

    Qual a idéia que tive ?

    Criar esse tópico, se puder ser "fixo" melhor ainda, para esse projeto de criarmos cifras melódicas da mesma forma que esse site acima faz ? Os gaitistas, flautistas e, também, tecladistas e pianistas poderiam ajudar muito. Além de violonistas que gostam de tocar dedilhado e não apenas acordes. Enfim, iria beneficiar a todos. Funcionaria assim:
    Alguém pediria a cifragem melódica de alguma música e quem tiver conhecimento e boa vontade de ajudar, postaria a cifragem melódica. Nossa, isso iria ajudar a todos que frequenta esse forum. Além de podermos estudar teoria musical também em cima dessas cifras melódicas, alguém fazer correções, etc ... Depois de alguns meses ia ser imperioso algumas pessoas que apenas pediam cifras melódicas, já serem capazes de fazer essas cifras para ajudar os mais novatos.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Eu uso um programa chamado "Rapid Evolution". Conhecem ? O que acham dele ? Eu uso exclusivamente para descobrir a tonalidade da música. Fiz algumas comparações com tonalidades originais e costuma sempre ser o mesmo tom. Às vezes, tenho a impressão de ele errar o tom relativo. Ex: Ele diz que música está em C, mas na verdade está em Am. Mas esse tipo de erro dá até como descobrir e corrigir com um pouquinho de conhecimento de harmonia e/ou pesquisa na Internet.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Quem já estiver bem prático com esse tipo de trabalho e puder fazer a sequência melódica de qualquer música bem rapidamente pode até postar de toda a música.

    Para quem souber fazer isso, mas ficar trabalhoso, tenho uma idéia assim:

    Fazer a sequência melódica apenas da intro e das primeiras frases ou versos, daí quem solicitou ajuda tenta continuar o restante e posta depois pra galera analisar (princípio de ensinar a pescar e não dar apenas o peixe).

    Obs: Acho importante a pessoa que solicitar ajuda e principalmente quem irá criar a cifra memódica dizer a tonalidade da música e se utilizou algum empréstimo modal, por exemplo.
    Como eu uso o Rapid Evolution, ao pedir a cifra melódica, eu iria dizer de antemão a tonalidade. Se estiver errado, a responsabilidade é do programa, ok ?! rsrs Mas mesmo ele estando errado às vezes, acredito que ele mais vai ajudar do que atrapalhar.

    cleidinho
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Me desculpe, mas não compreendi o tópico, abri o site, mas acho bem mais fácil, prático e objetivo o uso de partituras.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Synth-Men
    · votar


    Olá meu caro.

    Meu caro a pratica leva a perfeição ou a melhor execução. Sua atitude está certa.


    A desvantagem deste procedimento é que você não vê o tempo de duração das notas (é o tempo de duração das notas ao decorrer da música é que determina a melodia). É mais visual. Só serve para a iniciação musical. Para aqueles que nunca tiveram contato lúdico com o instrumento e a música.

    É praticamente o passo 1, 2 e 3 da música. visualização, contato e iniciação.


    O método visual, semelhante aqueles de colar adesivos nos teclados, te dará liberdade de tocar qualquer música, porém demora um pouco mais a aguçar a memória auditiva (justamente por causa da duração do tempo das notas). Mas também é eficiente.


    Já vi pessoas começar carreiras com este método.


    Outro ponto é que quando a pessoa aprende as funções básicas das escalas e campo harmônico, logo abandona este método, não por desprezo, mas pelo processo natural do aprendizado. Começa outra fase.


    Por exemplo o campos harmônico de C (DÓ MAIOR)

    ACORDES: C Dm Em F G Am
    ESCALA DE NOTAS: DO, RE MI, FA, SOL, LA, SI, DO

    Campo harmônico de Em (MI MENOR)

    ACORDES: Em G Am Bm C D
    ESCALA DE NOTAS: MI FA# SOL LA, SI DO RE MI

    O que realmente o campo harmônico quer nos dizer é que em um determinado tom(o tom é o campo harmônico), as notas da melodia que serão utilizadas, são as notas da escala do próprio campo harmônico.

    OBS: Claramente haverá acidentes, notas emprestadas de outras escalas e outros mais

    Na verdade, na verdade, cada nota destas escalas, tem uma função e um nome para a função praticada.

    Desta forma, você irá procurar a melodia que você quer dentro do campo harmônico que você escolher, já que você terá um grupo de notas musicais definidas, isolando aquele campo harmônico.

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    só penso em cifras quando penso em dinheiro

    quando penso em música, penso em partitura, a mais perfeita notação para música aprimorada ao longo de séculos

    eis uma aqui relativamente simples com melodia bem famosa e destacada, exceto que na mão esquerda

    http://www.musicsheaf.com/scores/schumann/op68-10/page1.gif

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Eu já conheço todos os campos harmônicos maiores e menores naturais (inclusive os dissonantes possíveis de cada acorde dentro de cada um deles); já conheço também todas as escalas maiores e menores naturais (inclusive os dedos mais adequados para cada uma das notas). Sei também dedilhar em cada tonalidade e harmonizar em cada tonalidade também. Mas ouvir uma música e fazer a melodia dela na hora preciso avançar muito, por isso que criei esse tópico. Já conheci um cara que ouvia uma música agora e já dedilhava instantaneamente no teclado nota por nota (no tom perfeito). Daí eu perguntei a ele como ele fazia isso e me respondeu bem tranquilamente: "É só uma questão de altura das notas". Pensei comigo: "Na teoria tudo é bem fácil, mas imagino os longos anos de dedicação que ele teve para chegar àquele nível." É admirável, mas nada ocorre ao acaso".

    Quanto a adotar esse método que falei vou enfatizar o que eu já disse:

    (,...) Não acho correto esse tipo de método de ficar quebrando a cabeça para descobrir melodias. Acho mais proveitoso o indivíduo estudar sim muuuita teoria de campos harmônicos e escalas maiores e menores naturais e tocar muuuitas melodias "prontas" como as do site que citei acima. O ponto chave desse segundo método é que vai chegar uma hora que a pessoa já vai saber andar com as próprias pernas. Fora que é uma forma bem mais prazerosa de estudar! (...)

    Vamos começar ?

    Do lado da introdução e de cada verso é só colocar as notas ....

    O programa Rapid Evolution diz que a música está em Gm, mas no cifraclub a cifra foi feita em D. Pesquisando, parece que o tom original publicado pela banda foi mesmo D.

    Obs: Vamos utilizar uma convenção que é utilizada por aqueles que fazem esse tipo de cifragem melódica, que é deixar as notas mais agudas em maiúsculo. Geralmente para criarmos a sequência melódica utilizamos 2 oitavas, então a oitava mais aguda terá suas notas em maiúscula; já a primeira fica em minúsculo mesmo. Acho que ficou claro.

    O bom dessa cifragem melódica é que dá pra tocar tudo o que é música no instrumento escaleta, por exemplo, quando você quiser tocar em algum lugar e não puder levar o teclado.

    Everybody Wants To Rule The World
    Tears For Fears

    http://letras.mus.br/tears-for-fears/39669/

    Introdução

    Welcome to your life
    There's no turning back
    Even while we sleep
    We will find you
    Acting on your best behaviour
    Turn your back on mother nature

    Everybody wants to rule the world

    It's my own design
    It's my own remorse
    Help me to decide
    Help me make the most of
    Freedom and of pleasure
    Nothing ever lasts forever

    Everybody wants to rule the world

    There's a room where the light won't find you
    Holding hands while the walls come tumbling down
    When they do I'll be right behind you

    So glad we've almost made it
    So sad they had to fade it

    Everybody wants to rule the world

    I can't stand this indecision
    Married with a lack of vision

    Everybody wants to rule the world

    Say that you'll never, never, never, never need it
    One headline, why believe it?

    Everybody wants to rule the world

    All for freedom and for pleasure
    Nothing ever lasts forever

    Everybody wants to rule the world

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Tecfrente
    Na teoria tudo é bem fácil, mas imagino os longos anos de dedicação que ele teve para chegar àquele nível.

    Nem sempre. Existe o chamado ouvido absoluto.

    O programa Rapid Evolution diz que a música está em Gm, mas no cifraclub a cifra foi feita em D.

    Partindo dessa frase, e considerando verdade tudo o que disse sobre dominar escalas, campo harmônico e diabo que o carregue... Vc decorou as notas, tempo etc (como muitos vem fazendo) e não compreendeu... Não fez sentido na sua mente...

    Pra vc ver como é falho, eu jamais seria capaz de tocar uma música sem conhecê-la, e criar uma notação de algo instrumental fica beirando o impossível...

    Vamos te ajudar, mas abertamente não vou cooperar com sua ideia. Ir contra séculos de aperfeiçoamento não é lógico, nem sensato. Explique suas dúvidas.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Ismah, não tenho dúvidas. Só estou fazendo apologia de métodos mais eficazes que o método de vocês, ou seja, "tentativa e erro" (Ah ... a música está em C, então não irei usar provavelmente acidentes, logo vou tentar ficar achando a melodia aqui no do, re, mi, fa, sol, la, si).
    Nâo é uma questão de preguiça, vou explicar:

    1 - Vamos dividir 100 alunos em 2 grupos de 50.

    2 - Ambos esses grupos conhecem escalas, mas não conseguem facilmente encontrar a melodia de músicas.

    3 - O Experimento vai ser assim: Um grupo dos 50 alunos (A) vai ficar 1 mês integralmente tentando tirar melodias através do método tradicional de vocês (tentativa e erro), O outro grupo dos 50 alunos (B) vai treinar exaustivamente melodias prontas, inclusive com os dedos certos, de várias e várias músicas.

    Passado 1 mês, ambos os grupos (100 alunos) terão o desafio de encontrar pelo método tradicional (que o grupo A treinou, ou seja, tentativa e erro) a melodia de uma determinada música.

    Quais são os alunos que você acha que sairão melhor nessa 2ª tarefa ?

    Eu acredito que será os alunos que eram aqueles do grupo B.

    Por quê ?

    Porque eles não fizeram erros durante 1 mês de treino que eles tiveram (eficiência 100%), logo, inconscientemente, eles aprenderam o que era certo, sem perda de tempo com os vários erros que ocorrem ao aprender com tentativa e erro.

    Uma criancinha aprendendo a andar de bicicleta com rodinhas de apoio vai aprender muito mais rápido e sem sofrer lesões. E ainda depois de um tempo já está fazendo manobras kkk enquanto o coleguinha dela do lado também está fazendo manobras, mas cheio de cicatrizes pelo corpo kkk por nunca ter aprendido através das rodinhas.

    Tente aprender xadrez desde pequenininho fazendo sempre os melhores movimentos e aberturas, como você ficaria ? Ou é melhor aprender na tentativa e erro ?

    Entendeu onde quero chegar ?

    Sempre fui auto-didata para muitas coisas. Por exemplo, inglês aprendi sozinho durante anos de estudo. Se tivesse algum do meu lado sempre me ensinando a pronúncia correta, traduções mais adequadas, tudo tornar-se-ia bem mais rápido.

    alexandrecoppo
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Tecfrente
    Por método tradicional você quer dizer somente o ouvido? Pelo menos foi o que eu entendi em sua explicação, eu te proponho outro teste: pegue os mesmos 100 alunos e divida-os em dois grupo de 50, o grupo A vai estudar somente em partituras (ou método tradicional), e o grupo B vai estudar somente por melodias prontas, ao final de um mês coloque uma musica para esses grupos executarem a primeira vista e veja quem vai se sair melhor.

    alexandrecoppo
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Primeiro eu sei que seu intuito foi ajudar a galera, parabéns por isso, mas sem querer ser chato (mais do que já estou sendo) acho que se você formula-se um pedido para adequar o seu método no site do cifra seria muito mais proveitoso, igual o guitar pro para os guitarristas, quem sabe se você não conseguir uma galera boa pra pedir junto com você eles não disponibilizam as MIDIS e tudo mais que é necessário para o programa funcionar?

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Alexandrecoppo, quando disse método "tradicional" eu quis dizer que os 50 alunos de um grupo irão tentar aprender por "partitura" uma determinada música.

    Outro grupo irá aprender a mesma música através do Synthesia.

    Quem irá aprender primeiro ?

    Obs: O projeto que eu propus não tem nada a ver com o Synthesia. O problema é que começou, já imaginava, uma discussão acalorada entre defensores de partituras e outros que não reconhecem a importância e tendência que o Synthesia tem.

    Quanto ao meu projeto, o objetivo era fazer exatamente o que o pessoal do site ciframelodica.com faz. Por que eu não peço as músicas lá então ? Lá tem pouca gente cifrando e ninguém gosta muito de cifrar qualquer tipo de música. Isso se você tiver sorte de pedir e eles cifrarem.

    cleidinho
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Tecfrente

    Na boa, se é auto-didata, vc não terá problema nenhum nos estudos de partitura. Mas não pode ter pressa, aprender a partitura é como aprender a ler, não se consegue ler um livro com apenas 1 mês de estudo. Isso que está tentando passar é interessante para quem quer tocar algo como hobby, em casa, mas quem algo mais "sério", a partitura é essencial.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Conheço muita gente que é craque em ler partituras, mas se pedir para ele tocar uma música qualquer que ele nunca tocou na partitura, ainda que ele conheça essa música de ouvido, ele não conseguirá tocar.
    Quero tocar as músicas que eu tenho nos meus arquivos em meu computador e muitas delas eu não encontro partitura, então pra que eu vou querer aprender tocar partitura ? Para quem quer tocar centenas de músicas clássicas, sem dúvida partitura é o caminho (ou o Synthesia, como queiram). Gosto de música clássica, mas não são tantas assim. Prefiro músicas populares mesmo e o estudo das partituras não iria me ajudar muito na "prática" mesmo, mas apenas de tocar aquelas músicas que sempre tem em partitura, que, em geral, são musiquinhas clássicas ou senão algumas músicas internacionais bem famosinha.
    As pessoas que criam partituras, salvo raríssimas exceções, criam partituras de um universo de estilo de músicas bem específicos (música clássica, ou senão Jazz, ou senão Blues ou algumas musiquinhas que fizeram sucesso no passado, como Beatles ou Elton John). A graaaande maioria das partituras estão nesse universo musical ou eu estou errado ?!

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    não há muita razão para criar partitura para música popular, que geralmente consiste só de poucos acordes no acompanhamento e uma melodia. dá pra tirar de ouvido. se for rap/funk ainda dá pra tocar com 2 dedos

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Tecfrente
    Só estou fazendo apologia de métodos mais eficazes que o método de vocês, ou seja, "tentativa e erro" (Ah ... a música está em C, então não irei usar provavelmente acidentes, logo vou tentar ficar achando a melodia aqui no do, re, mi, fa, sol, la, si).

    Cara faz algum tempo que venho tirando harmonia de músicas populares, com papel e caneta apenas, sem nem instrumento, apenas com o canto (faz parte do estudo vocal) e pela lógica de progressões.

    Não entendo a relação que vc vê, em praticar melodias e tirar músicas de ouvido. Isso não tem nada a ver com partitura, e sim com prática.Vence teu desafio quem mais entender campo harmônico, progressões, harmonia. funções de acordes, e uma penca de coisas (é mais complexo que parece)...

    Vc se refere a "estar fazendo o certo", como se na partitura fosse errado...

    Não compreendo, estás tropeçando nas próprias ideias, procurando uma justificativa para dizer, que seu método alternativo, é mais eficaz para treinar o ouvido, que o tradicional que serve para ensinar a notação. Até talvez seja, para o que sua proposta de sequenciar notas, mas nenhuma relação plausível com treinar o ouvido ou tirar música de ouvido...

    Tente aprender xadrez desde pequenininho fazendo sempre os melhores movimentos e aberturas, como você ficaria ? Ou é melhor aprender na tentativa e erro ?

    Eu jogo xadrez. Se vc usar os movimentos manjados, corre o risco de perder por simplesmente o adversário conhecer o futuro do jogo.

    Na sua analogia, vc reforça apenas que é preciso aprender com os outros, para poder seguir sozinho. É verdade, mas isso ainda não tem relação com tirar de ouvido. Pode ser o "virjão que toca Dream Theater pra uma câmera" (by Papo no Estúdio)

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tecfrente

    A tua visão das partituras esta equivocada.
    No decorrer dos séculos o sistema de notação foi construído, e esta em continua evolução se adaptando até para os estilos da música moderna.
    Mesmo numa música bem simples e banal o sistema de notação é importante.
    Na evolução da linha do tempo, a música folclórica e de danças foi incorporada pelos músicos "ditos clássicos".
    A canções modernas são baseadas em danças, cujos estilos vão se transformando e adaptando, e o sistema de notação é muito útil, pois possibilita, mesmo numa obra simples se aprender a usar as notas fracas e fortes, que marcam o ritmo.
    Por sistema de notação moderno se entende até os símbolos mais recentes, principalmente na área de percussão.
    E hoje em dia parece que muita gente esquece que as canções modernas tem origem nas danças, e fazem músicas que a princípio deveriam soar dançantes numa outra coisa, sem pulso, e aí o som fica xoxo e sem graça.
    A música é do tempo de 3/4, mas o pessoal tá mais ligado no 4/4, e nem sabe que existem outros. e daí muitos erros são cometidos, e o resultado esta aí, músicas sem ritmo e sem vida.
    Tem muita gente tocando minueto num violão clássico e esquece que o minueto é uma dança, e o que acontece, a interpretação fica sem vida, é tudo menos um minueto., e por aí vai.
    Vai tocar um valsa, ritmo quase fora de moda,fica vazia.
    E para quem esta iniciando o melhor é começar sem pular etapas e ir estudando e aprendendo, claro sempre vai existir músicos que não precisam de método nenhum, pois a música é inerente a eles, mas estes no conjunto em geral são bem poucos.
    Mas mesmos estes quando bebem na fonte certa também tem algo a aprender, e conhecimento nunca é demais.
    E hoje mais do que nunca se tem acesso a partituras sérias e a bons métodos de ensino com um custo bem baixo, coisa que décadas atrás custava bem mais, e deixava muita gente de fora.
    O sistema de notação atual é totalmente compatível com a boa teoria musical, não existe nenhum sistema superior a este, que na verdade não é um simples sistema, e nem um método mas sim um conjunto, um enorme repositório de informações que gerações após gerações nos deixaram como legado.
    Os métodos são variações das aplicações da teoria musical na prática, alguns com certa eficiência conforme os instrumentos que se toca.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Meu, Deus ... não sei pra que fui criar esse tópico, ou melhor, por que não pensei bem no meu público alvo para esse tópico. Talvez gaitistas, flautistas ... A compreensão seria bem melhor.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    A mensagem anterior estava duplicada ...

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    Esse cara sou eu - Roberto Carlos

    re re si la sol sol | Esse cara sou eu

    re si si si si la la la sol re re mi | o cara que pensa em voce toda hora
    re si si si si la la la sol re re mi | que conta os segundos que voce demora
    mi sol sol mi sol mi mi sol la sol la | que esta todo tempo querendo te ver
    mi sol sol mi sol mi mi sol la sol la | Porque já não sabe ficar sem você

    la si DO DO DO si la sol si sol | E no meio da noite te chama

    mi mi sol la si si la | Pra dizer que te ama

    re re si la sol sol | Esse cara sou eu


    Não dá! Pra mim não rola! E isso é mais velho que cagar sentado.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Para mim também não dá.
    Até concordo com que se busquem sistemas alternativos.
    Existe muita coisa melhor, tem softwares, e outros métodos manuais mesmo, baseados em anotações, qualquer músico tem as suas manias e seus métodos de anotação, com mais informações e detalhes, tem programas que colocam na cabeça da nota ou dentro da nota, ou até em cores a nota no sistema alemão C, D, E, F, G., A, B, C, e também tem variações C2, D2 etc.. Conforme a parte do teclado, e os dedos com que se tocam também.
    Descrever as notas , assim como o Leandro exemplificou e postou é um retrocesso, isto é coisas de revistinhas de música da década de 50 e 60, de músicas apresentadas de forma bem empírica e simplificada, quando a notação musical era considerada erudita,e o meio clássico era preconceituoso com a música popular e eletista, no tempo que quem tocava samba era considerado vagabundo e cada partitura custava bem caro, tinha até sistemas de números e outros muito mais eficientes.
    E mesmo estas revistinhas tinham mais criatividade e apresentavam outros métodos mais evoluídos.
    Até os sistemas dos Gregos os antigos "neumas" era mais ricos, e nem por isto impossíveis de se usar, claro o sistema de notas atual nem existia, e o conceito de composição era diferente.
    Gaiteiros e flautista aprendem partituras, na flauta doce por exemplo a iniciação musical é feita com as notas musicais e a indicação dos furos como informação complementar, mesmo quando era criança num vi um curso de flauta anotado com tanta pobreza, se seguir o método sugerido.
    Eu morei perto de uma fábrica de gaitas, acordeom e gaitas de boca, os manuais continham partituras, bastava o aluno ler o manual e aprender o básico facilmente.

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    LeandroP
    re re si la sol sol | Esse cara sou eu

    velho ou não, nunca ouvi

    só pelas notas dadas, não faço a menor idéia de como soa, já que falta no mínimo a duração das mesmas pra indicar o ritmo...

    o engraçado é que foi exatamente dessa forma que notação começou: acima do texto das canções eles escreviam um pequeno marcador implicando uma altura (nota). Assim como sua notação, não havia menor indicação da duração de cada uma e, pior, o marcador apenas indicava uma entoação mais elevada ou menos, não havia precisão na nota ou escala. Por isso não temos como reproduzir fielmente música da antiguidade e tudo que temos é conjecturas de como poderiam soar a partir de tradições folclóricas de hoje de algumas culturas mais isoladas...

    há diferença visível entre toque staccato e legato no synthesia?

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    LeandroP

    As próprias revistas que usam este método para a iniciação, passam para a próxima fase que é a partitura.

    Isto é muito eficiente para os iniciantes, mas não para a posteridade do aprendizado. Os primeiros três quatro meses ou até menos.





    Tecfrente

    Calma meu caro. O mundo não está contra o Tecfrente. Acredito também no contrário.

    Sim, é bom praticar melodias prontas. Mas conforme eu escrevi anteriormente, este método é apenas o 1, 2, 3. Visualização, contato e iniciação, com qualquer instrumento. Foi assim para mim no violão, guitarra, baixo, violino e piano.


    Para tocar algo com consciência é o método que todo mundo utiliza. Partitura.

    Não engane a si mesmo, com grandes facilidades. Pois nada é comparado a um musico de lê partituras, mesmo só para tocar em casa com o fone de ouvido.

    Esta linguagem é universal, qualquer uma outra não.

    Este método, o qual se refere, não possui andamento, pausas, ligações, ou notação nenhuma, dos quais são vitais para o andamento da musica e o aprendizado do musico. Sem estes atributo, ai sim você terá que adivinhar a música.

    Quando você busca completar uma melodia dentro de um determinado campo harmônico, você não está adivinhado. Você sabe justamente onde está.

    Por este motivo ele é utilizado apenas no primeiro contato do aluno/praticante com o instrumento.


    Utilizar este método depois de saber todos os campos harmônicos e escalas é a mesma ideia de saber ler, contar, e iniciar um curso técnico, mas continuar a frequentar o jardim de infância para praticar leitura e contagem. Imagine, fazendo curso técnico e voltar ao jardim de infância para praticar, através da leitura ultra básica, por que é mais fácil para entender as tarefas e o que a professora(Tia) fala.

    Na musica o que estará fazendo é o esforço físico de praticar, com um método que não fará você passar para a próxima fase.

    Será assim com os flautistas e gaitistas que seguirem este método também.

    Você já teve contato com o instrumento, já sabe escalas e acordes, se quiser utilizar este método, siga em frente. Mas a linguagem universal sempre estará em sua volta, e na hora de conversar com outros músicos, não saberás se comunicar no mesmo idioma.

    Boa sorte na sua empreitada meu caro!

    LeandroP
    Moderador
    # jun/15
    · votar


    pianoid
    o engraçado é que foi exatamente dessa forma que notação começou: acima do texto das canções eles escreviam um pequeno marcador implicando uma altura

    Por isso mesmo que eu disse que isso é antigo.

    Entendo como funciona, é simples de assimilar, mas não diz quase nada se não conhecer a música. Como você disse, tudo que temos é conjecturas de como poderiam soar a partir de tradições folclóricas de hoje de algumas culturas mais isoladas

    Ismah
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ai meu Zeus... Fazia tempo que não via nada tão cru e frio :(

    É verdade que esse sistema é comum para notação de metais e madeiras, a nível popular, como uma garantia para lapso de memória das notas. Alguns nem com iniciantes adotam o método (já que de nada adianta, se o aluno não souber a posição)...

    Mas aplicar isso à instrumentos é quase heresia kkk

    Tirei muitos solos de metais, acordeon e mesmo de teclado, na guitarra/violão e notei assim apenas pra converter posições e números, em notas. Cheguei a usar símbolos de tablatura (passei a usar apenas, depois de domar um pouco guitarra), indicando articulações etc.

    Passava a usar como cola na emergência. Descartando logo depois. Foi útil? Foi, a 7~8 anos quando eu precisei entender o que era tocar em grupo, e não teria saco pra escrever partituras, precisando improvisar harmonia em 80% do tempo. Passei a decorar, e escrever em partitura o que não queria esquecer.

    Mas antes disso eu tinha a música decorada a ponto de odiar com todas minhas forças.

    Não acho um método prático para notações que denotem arquivar a música, apenas serve para sequenciar notas. Funciona apenas como cola, se vc precisar correr pro abraço, se vira nos 30 e vai no improviso...

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    1º - Eu não disse em nenhum momento que esse método de sequenciar a melodia da música era um fim em si mesmo. O objetivo era:
    Estudar as escalas de um modo mais lúdico, ou seja, através de músicas.
    Então, eu iria treinar dedilhar a escala de "G", por exemplo, por todo o teclado e com os dedos corretos, mas utilizando uma música que estivesse na tonalidade de "G", pois assim ficaria bem mais agradável estudar escalas , entenderam ? Pra que que eu vou ficar aprendendo a dedilhar escalas nos dedos certos aleatoriamente se eu posso fazer a mesma coisa utilizando uma música ?! Pois assim eu estaria unindo o útil (aprendendo teoria de dedilhar corretamente escalas) ao agradável (fazendo a melodia de determinada música).

    2º - Esse tópico de sequenciar notas de uma música era apenas para o aprimoramento de uma das qualidades que todo músico deve ter que é saber colocar bem a melodia numa harmonia e não ficar apenas trabalhando com acordes. A diferença de qualidade entre um tecladista ou pianista que apenas harmoniza (fica brincando com os acordes) e outro que harmoniza "e também" faz melodias em momentos oportunos dentro da música é gritante. O pior é que tem muitos pianistas e tecladistas por aí que ignoram o valor que estou dando às melodias e só tocam harmonizando e, mesmo assim, acham que é suficiente. Vendo no YouTube pessoas que tocam uma música cifrada comum mesmo, daquelas que encontramos no CifraClub, e em vez de apenas harmonizar, trabalham também a melodia, o nível fica em outro grau, outro patamar de performance. Quando falo fazer bem a melodia é saber trabalhar bem a escala e não apenas dedilhando os acordes e achando que está fazendo a melodia satisfatoriamente. Muitos até se gabam e acham que fazem o máximo tocando assim.

    3º Muitos acham que eu pretendo pegar aquelas cifras melódicas e ficar teclando em qualquer dedo que vier na minha frente sem qualquer critério ... ledo engano. Tudo eu pensei de forma mais sistematizada para me dar um bom retorno de capacidade de fazer melodias no futuro, qual seja utilizar os dedos corretos, através do conhecimento que tenho das escalas, nessas cifras melódicas. Assim iria criar cada vez mais um padrão repetitivo e as coisas (ou melhor, os dedos) iriam fluirem naturalmente, indo para os lugares certos automaticamente.

    4º - Nunca pensei que tocar uma música fosse saber fazer a sequência nota por nota. É uma candice de quem pensou isso.
    Sugeri o treino de melodia que propus, apenas para dar uma melhorada na forma comum que vemos por aí de ficar tocando por cifras (aquelas execuções cheias de harmonia e pobres em melodia). Logo o meu projeto era uma ferramenta, um meio e não um fim em si mesmo. O objetivo maior, vamos dizer assim, seria alguém me falar um tom e começar a cantar e eu conseguir tocar aquela música com os acordes do campo harmônico, se for pra utilizar um emprestimozinho modal, fazer também. E não tocar apenas harmonizando, mas também com solos e melodias. Nesse último aspecto é que entra a idéia de sequenciamento melódico que propus.
    É como se fosse um exercício e não uma forma de tocar, prestem atenção.
    E outra coisa: Na década de 60 eu nem sonhava em nascer, então parem de citar essas revistinhas que nunca vi na vida.

    5º - Ha muitos tecladistas por aí craques em tocar por cifras, daí você dá uma escaleta para eles e pede apenas para tocar a melodia (nota a nota). Daí o sujeito se enrola todo. Para aqueles que tem essa dificuldade de criar na hora a melodia (não estou falando de tocar de ouvido, mas apenas fazer a melodia nota após nota de uma música cantada na hora), parem de me criticar e repensem seus conceitos. Para aqueles que fazem na hora qualquer melodia cantada, seja no teclado, piano ou escaleta, parabéns e um pouco mais de humildade, por favor.

    6º - Quanto às discussões improfícuas sobre partitura, synthesia, métodos padronizados para a boa comunicação entre músicos hehehe, saibam que "vários caminhos levam à Roma". Quantas e quantas pessoas fugiam um pouco do padrão em seus hábitos e aprenderam do mesmo jeito, ou melhor, de um jeito diferente e criativo ?

    7º - Não se esqueçam que cada um aqui tem aspirações bem diferentes na música. Uns querem ser estrelas da música kkk (fujo desse objetivo, pela minha idade e por não querer nada parecido mesmo), uns querem apenas aprender um instrumento por hobby (mais ou menos o meu caso), outros são levados a estudar instrumentos por gostar muito de música, mas não são formados em música, não querem ter banda e apenas querem tocar em casa ou em algum lugar com pessoas mais próximas (eu me encaixo aqui). É óbvio que daqui uns 10 anos talvez eu toque em algum restaurante, barzinho, etc ... mas não é meu objetivo. Isso seria apenas uma consequência não almejada a priori. Viram como existem vários objetivos diferentes entre pessoas que estudam algum instrumento ? E por que estou dizendo isso ? Para vocês não cobrarem todos da meeeesma forma. É o mesmo caso de uma pessoa entrar na academia no primeiro dia e o professor falar: "Qual o seu objetivo ? Definição ? Ganhar massa magra ? Emagrecer ? Condicionamento físico ?" Viram só ? Para cada um existe um tratamento específico e individual. Leiam um pouco sobre Piaget. Deve-se ensinar cada um de uma forma. Quando entrei na faculdade, já sabia toda a tabela periódica memorizada (mais de 100 elementos) e o professor pediu numa prova o diagrama de Linus Pauling para fazer a distribuição atômica para descobrir o número atômico. Mas eu já sabia de cor ? Pra que eu iria fazer aquele método ? Cada um é cada um minha gente. O que aconteceu é que ele não entendeu nada de eu colocar o resultado direito, sem fazer o diagrama, e depois tive que explicar a ele, senão ele acharia que eu estava colando (algo que nunca na minha vida escolar eu precisei). Daí, ele me testou perguntando, por exemplo, 22 e eu disse prontamente "titânio" e por aí vai.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    É sempre assim. Pessoas que pensam diferentes são ignoradas e mal compreendidas.

    Por isso, elas se isolam.

    pianoid
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    por que simplesmente não admite que és um completo ignorante em música e ao invés de nos fazer perder tempo com sua abobrinha não vai se educar pra parar de passar vergonha?

    pessoas ignorantes são ignoradas e parecem ignorar a própria ignorância e acreditar que o mundo está contra elas

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jul/15
    · votar


    Passar vergonha ? Sim, estou passando vergonha sim, de querer argumentar com alguém que só sabe falar "ignorância", falta de educação", "abobrinha".

    Pianoid

    a fixação em não querer ler, seja livros

    O número de livros que eu já li na minha vida é maior do que a de qualquer pessoa aqui no forum (provavelmente). Então não seja leviano em dizer que fulano tem o hábito de ler ou não. Obs: Não leio livrinhos de literatura de massa não, viu ? Leio livros técnicos de várias áreas do saber, como livros de Contabilidade, Direito Tributário, livros em inglês como de Psychology, Philosophy, Biology, etc ...

    Sem dúvida preciso aprender muito teoria de Música, mas jamais eu iria querer humilhar alguém com o conhecimento que eu tenho em várias áreas do saber. Isso é pedantismo. Isso não faz parte dos meus princípios (Obs: Não sou religioso, mas tenho princípios e caráter!).

    Cuidado com o seu conceito de "ignorância" ...

    1 - Walt Disney na infância foi chamado de "ignorante" por não saber desenhar direito e seu professor disse a ele para fazer qualquer coisa na vida que não envolvesse "criatividade".

    2 - Louis Pasteur foi considerado ignorante e ficou em 32º num concurso sobre química com 40 pessoas. Seu professor disse a ele que ele não levava jeito para a coisa.

    3 - Albert Einstein começou andar e falar beeem depois de seus pares e muitos acharam que ele nunca iria falar e que tinha problemas mentais.

    4 - Michael Jordan disse: ""Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso."

    5 - O jogador de futebol Messi tinha suspeita de autismo na infância e os médicos falaram que ele não teria coordenação motora para a prática quaisquer esportes.

    6 - Kim Peek (o maior Savant que o mundo já teve) nasceu com problemas neurológicos e os médicos diziam que ele seria praticamente um inválido. Caso não conheça dê uma olhada nesse link:

    https://www.youtube.com/watch?v=tn9jCmIROQs

    7 - Grandma Moses teve uma vida simples e repleta de tragédias. Começou a pintar depois dos 70 anos e seus quadros são expostos em vários lugares do mundo:

    https://en.wikipedia.org/wiki/Grandma_Moses

    8 - O Matemático Poincaré possuía um baixo Q.I (quociente de inteligência) e foi o maior matemático de seu tempo.

    9 - Grigory Perelman provou um problema aberto há anos que foi a conjectura de Poincaré (um dos 7 problemas em aberto do Instituto Millenium, que pagaria 1 milhão de dólares para quem descobrisse).
    Ele, inusitadamente, não aceitou o prêmio e vive num subúrbio pegando trem e metrô e nunca dá entrevista a ninguém. Vive no anonimato.
    Quer dizer pra ele que ele é "ignorante" no mundo das Finanças por não ter aceitado 1 milhão de dólares e que poderia fazer isso ou aquilo com o dinheiro ?

    https://en.wikipedia.org/wiki/Grigori_Perelman

    Então cuidado ao julgar as pessoas. Cada um de nós temos muitas facetas.

    Uns gostam de chamar alguém de "ignorante" mesmo sabendo que desde o 1º ano escolar (aos 7 anos) até o último ano da faculdade (22 anos) sempre foi o aluno com o maior aproveitamento escolar.

    Ou que diante de 60 pessoas, 1 tira nota 10 em Física e as outras 59 tiram notas vermelhas abaixo de 5.

    Fazer o quê ? Diante desse mundo caótico em que vivo, eu espero de tudo mesmo!

    pianoid
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: pianoid
    · votar


    Tecfrente
    Sem dúvida preciso aprender muito teoria de Música

    então, não perca mais tempo

    recomendo começar por escalas e notação musical ;-)

    Uns gostam de chamar alguém de "ignorante" mesmo sabendo que desde o 1º ano escolar (aos 7 anos) até o último ano da faculdade (22 anos) sempre foi o aluno com o maior aproveitamento escolar.

    eu ignorava isso, amigo CDF

    sorry

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Quer saber a sequência melódica de qualquer música ? Este é o tópico certo.