Algumas dúvidas sobre o básico do teclado [vícios].

    Autor Mensagem
    Laíss
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Laíss


    Olá pessoal.

    Comecei a fazer aulas de teclado há pouco tempo, mas estou preocupada com a forma que o professor está me ensinando a tocar o teclado.

    Em primeiro lugar ele disse que não me ensinaria nada além de leitura de partitura, o que NÃO inclui nem montagem de acordes e muito menos escalas. Coisas que eu considerava essencial.

    Eu já estudava a teoria antes mesmo de começar as aulas e uma das primeiras coisas que aprendi foi o dedilhado 1231234 da escala de dó maior. E agora, nas aulas, o professor está me ensinando a dedilhar assim: 1234555. É desagradável e nada natural. Além de ter me dito para fazer o acorde de G7 usando o dedinho para DUAS(?) notas, tanto para tocar o fá(transposto) quanto para o sol.

    Fico muito frustrada em ter que aprender dessa forma, tenho medo de ficar com manias erradas que possam me atrapalhar no futuro. Só que eu não sou nenhuma profissional, então eu gostaria de saber de vocês se essas coisas realmente são corretas no início da aprendizado de teclado?

    --------------------------------
    EDITADO PELO MODERADOR

    1.4. Deixe claro o assunto do tópico no título. Títulos como "preciso de ajuda", "alguém sabe..." podem fazer com que o tópico em questão seja fechado e/ou apagado. Lembrando que títulos precisam ter pelo menos 3 palavras e 15 caracteres;


    http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=regras

    thandervalle
    Membro
    # jun/15 · Editado por: thandervalle
    · votar


    Laíss

    Olha, pelo o que você falou eu passaria longe desse professor...Eu nunca vi um dedilhado assim para a escala de dó maior. Como teria agilidade fazendo assim? Seria no mínimo cômico. rsrsrs
    A montagem do G7 com o mindinho para duas notas, um professor não pode passar uma coisa dessas, ainda mais para quem está começando.

    A maioria dos professores até mesmo mais voltados para clássico ensinam acordes, caso contrário se pedir eles iram te ensinar. Agora as escalas são de suma importância até mesmo para você ganhar agilidade no começo,independência, te dará conhecimento de campo harmônico, uma série de fatores que as escalas iram te ajudar.

    Você já pagou as aulas, foi só uma experimental ou já fechou outras?

    Laíss
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Laíss
    · votar


    thandervalle

    O professor não oferecia aulas experimentais, logo no início eu já tive que fechar um contrato de 6 meses.
    Por isso a minha preocupação.

    O que eu deveria fazer? Ir estudando por conta e "ignorar" as coisas erradas até o contrato expirar é uma boa?

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Laíss

    Até mesmo eu que sou iniciante consigo ver os problemas nesta forma que o professor está te ensinando. Não por meu conhecimento no piano, mas por questões de lógica.

    Segue digitações corretas para as escalas:

    http://www.hearandplay.com/main/wp-content/uploads/2008/11/scalefinger ing2.jpg

    Quando a digitação dos acordes, existe mais de uma que pode ser considerada correta. Mas procure usar um dedo por tecla e da maneira que seja mais natural e que de a firmeza necessária para suas mãos.

    Falando assim pode até parecer que eu estou ofendendo seu professor. Mas veja bem, não é a questão se ele é ou não um bom músico, e acredito que ele seja. Mas nem todo bom músico é um bom professor.
    Aquilo que ele está te passando foi a forma como ele aprendeu, o que funciona para ele. Mas usando a postura e a maneira de tocar mais tradicional, dos grandes mestres, você chegará com muito mais facilidade ao resultado esperado.

    Sua maneira de pensar é correta. É importante que você se preocupe em evoluir corretamente e sem vícios.

    Abraços

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Laíss
    O que eu deveria fazer? Ir estudando por conta e "ignorar" as coisas erradas até o contrato expirar é uma boa?

    Recomendo que você estude "por fora" a postura e os dedilhados corretos.
    A fase em que você está é de suma importância para o seu desenvolvimento, será sua base...

    thandervalle
    Membro
    # jun/15
    · votar


    Laíss
    O que eu deveria fazer? Ir estudando por conta e "ignorar" as coisas erradas até o contrato expirar é uma boa?


    É uma questão delicada, por exemplo a digitação dá pra ver claramente que não é o jeito correto de se fazer...Mas mais para frente ele pode te ensinar coisas que as vezes você não saberá se é certo ou errado. Você tem que ter confiança no seu professor, ainda mais no início...

    Se não tiver jeito, o melhor mesmo é ir buscando por fora, juntamente com as aulas. Se existir algum jeito de quebra de contrato por exemplo, aconselharia você tentar uma aula experimental com um bom professor, sempre procure boas recomendações.

    Espero ter ajudado.Vlw.

    Laíss
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Ajudaram muito mesmo, agradeço aos dois.

    Farei o que me aconselharam.

    Abraços.

    Artref
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Não tem o menor sentido esse dedilhado para a escala de dó maior. Tem menos sentido ainda usar um dedo super fraco pra tocar duas notas ao mesmo tempo, principalmente um iniciante.

    Se ele estivesse fazendo experimentos em você, ao menos teria que justificar.

    Na boa? Isso está me cheirando a mais pura PICARETAGEM. Saia correndo o quanto antes.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Laíss eu não tenho experiência para falar do seu professor como o Artref falou. Mas pode seguir as dicas dele, ele "manja dos paranaue"!
    (E já me ajudou bastante)

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Laíss
    E agora, nas aulas, o professor está me ensinando a dedilhar assim: 1234555. É desagradável e nada natural. Além de ter me dito para fazer o acorde de G7 usando o dedinho para DUAS(?) notas, tanto para tocar o fá(transposto) quanto para o sol.

    pare com as aulas agora, nem adianta fazer os outros meses, porque com essa coisa ridicula que ele te passou você fara 6 meses de coisas erradas que levará muito tempo pra tirar os vicios errados que aprendeu

    fora que não tem logica
    fazendo 123-12345 você pode tocar a escala n o teclado inteiro fazendo 123-1234-123-1234-123-1234....
    nessa logica dele vai ser 123455555555555555555555... até o fim do teclado?

    quanto ao lance de um dedo pra duas teclas até vi, geralmente para o polegar que é mais forte que o dedinho
    mas em umas músicas medonhas pra trocar, coisa de concerto, vi em partitura de villa lobos mas isso é exceção, não é pra usar isso neste caso teu
    coisas deste tipo:
    https://www.youtube.com/watch?v=34FuMeYQc7Y

    Artref
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    fernando tecladista, exatamente. O polegar tocando duas notas é relativamente comum, tem bastante em Chopin, por exemplo. E faz sentido, já que o polegar é mais gordinho e forte. Mas dedo 5 tocando duas eu nunca vi e nunca recomendaria.

    thandervalle
    Membro
    # jun/15
    · votar


    Essa digitação da escala de dó maior, foi uma das coisas mais absurdas que já vi...Não teria nem lógica uma coisa dessas. rsrssr

    Se você mudar de professor ou continuar com esse, depois conta aqui como ficou., o que você optou..Vlw.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    [i] logo no início eu já tive que fechar um contrato de 6 meses.
    nessa parte, tem que ver o que compensa
    continuar nas aulas não vejo vantagem porque está ensinando tudo errado

    então precisa ver se o contrato é valido
    contrato tem que ter clausula de rescisão
    "em caso de rescisão o contratante se compromete a pagar X de multa do valor restante" "ou o valor fixo de...."

    "fica escolhido o foro da cidade de:"

    da mesma forma que ele pode querer processar por não pagamento, você também consegue processar por não cumprir com o combinado, propaganda enganosa, te prometeu aulas e nem sabe tocar o instrumento direito

    e se entrarem em um acordo peça por escrito e assinado no verso da tua via

    Laíss
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    fernando tecladista
    nessa logica dele vai ser 123455555555555555555555... até o fim do teclado?

    Engraçado é que me fizeram a mesma piada aqui em casa:
    "12345555555555... pra ir e 54321111111111... pra voltar"
    Só se for mesmo. (rsrsrsrs)

    Eu dei uma olhada no contrato e a cláusula de rescisão realmente me obriga a pagar os 6 meses integrais ainda que eu cancele o curso.

    thandervalle
    Se você mudar de professor ou continuar com esse, depois conta aqui como ficou., o que você optou..Vlw.

    Estou indo para o 2° mês de curso agora, e acho que ainda vou tentar continuar com as aulas. Até porque ele é o único professor aqui na minha cidade e esse contrato chato não me ajuda muito.
    Encontrei bastante material sobre teoria da música, escalas e afins .. vou estudando por conta e ficar bem esperta com tudo o que ele for me ensinando. A partir do 4° mês já fica menos "triste" (kkk) pagar a multa do cancelamento do curso, daí até lá eu resolvo.

    fernando tecladista
    da mesma forma que ele pode querer processar por não pagamento, você também consegue processar por não cumprir com o combinado, propaganda enganosa, te prometeu aulas e nem sabe tocar o instrumento direito

    Sou boba demais pra fazer isso, viu .. Queria ter essa coragem ! kkkkk
    Mas de qualquer forma é bom saber que tenho essa opção.


    Bom .. mas valeu mesmo, pessoal ! :D

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    esse pilantra devia ser processado, hehe

    JeffersonX
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Laíss
    Depois do 123455555 eu já desistiria... Já demonstra que não tem o mínimo conhecimento e pior: irá formar vários músicos "defeituosos".

    Se não há algum professor na sua cidade ou próxima, te recomendo utilizar a internet como recurso de aprendizagem. Claro que com um professor é uma boa, mas para aprender errado e depois ter que perder todos os vícios eu julgo ser pior.

    No Youtube tem muito, mas muito material bacana, canais e professores bem capacitados. E o melhor é que a maioria é de graça!
    Existe um canal que o professor possui ótima didática e ensina o básico por preço acessível. O professor chama Milo Andreo. O canal é https://www.youtube.com/channel/UC_P_VjGqCyjQyCwBUPu4lHg

    Outro canal que recomendo é Tecladistas Yamaha.
    https://www.youtube.com/channel/UCXP1my6r9pEjOg48pqiL80Q

    Se você quiser, eu possuo alguns materiais de leitura em PDF e posso enviar. Caso se interesse, me envie uma mensagem com o seu e-mail que eu te encaminho o material que possuo.

    Espero que essas dicas te ajudem.

    freitas_silva
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Você sabe que uma metodologia é boa pelos resultados que ela dá. Como você já tem uma pequena noção de como anda a carruagem, sugiro esperar um pouco mais e ver seu progresso, regresso ou estagnação.

    É difícil avaliar a metodologia de um professor assim tão superficialmente. Como já está pago, avalie durante um mês ou dois se realmente o método dele tem resultados positivos.

    Paralelo a isso estude por fora em literaturas diversas de autores consagrados como Turi Collura, Almir Chediak, Ian Guest, ou em métodos mais específicos como Hanon, Bela Bartok, Czerny, etc. Leve exemplos para a sala de aula e confronte seu professor.

    Se em dois meses você não observar progressos, converse com ele e tente um acordo. Se não der jeito, pule do barco!

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    1 mês ou 2?! o que um iniciante aprende em um mês ou 2 que justifique escalas? e ainda aprendendo errado...

    nunca vi essa de contrato de 6 meses pra dar aulas. Esse cara soa como um total patife

    mauropsouza
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    O contrato com multa de seis meses também pode ser encarado como Abusivo, já que ele não cumpre o que promete... Imprima as opiniões dos veteranos daqui que terá depoimentos a seu favor, por músicos veteranos de um site conceituado que é o Cifra Club.... Mas acho que o melhor é ir continuando com ele, porque um professor "ao vivo" sempre estimula mais. Veja os vídeos na net para aprender da forma correta. na aula dele finja que confie no que ele diz. kkk. ; /

    Laíss
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Laíss
    · votar


    JeffersonX
    Se você quiser, eu possuo alguns materiais de leitura em PDF e posso enviar.
    Isso seria ótimo! Pode me enviar tudo o que quiser, tenho muito tempo pra ler. :P
    Meu e-mail é laisoemis@hotmail.com
    Muito obrigada. \o/

    mauropsouza
    Veja os vídeos na net para aprender da forma correta. na aula dele finja que confie no que ele diz. kkk. ; /
    É mais ou menos o que estou fazendo. O problema é que tá dando trabalho, já que tenho que aprender as músicas do jeito dele e depois quando chego em casa tenho que tirar elas de novo. Além de estudar a teoria sozinha. Chato. :S

    Laíss
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Laíss
    · votar


    Queria saber outra coisa ..
    Se a pessoa é formada em música - violão clássico, por exemplo, isso já torna essa pessoa capacitada para ensinar todos os instrumentos que ela saiba tocar? Ou é necessário que ela tenha algum tipo de habilitação nesses outros instrumentos pra poder ensiná-los? ou algo assim ?

    pianoid
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    tenho certeza absoluta que ser formado em flauta doce não torna alguém um pianista

    isso deve explicar esse dedilhado maluco aí kkkkkk

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    isso já torna essa pessoa capacitada para ensinar todos os instrumentos que ela saiba tocar?
    não
    faz tanto sentido quando eu que tenho CNH achar que posso pegar um avião ou um trator pra dirigir de cara

    o que se consegue ensinar de boa é teoria, já que leitura de partitura e conceitos de intervalos, escalas, acorde, harmonia é comum para todos

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Algumas dúvidas sobre o básico do teclado [vícios].