Não tocando na 1ª e 5ª oitavas

    Autor Mensagem
    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15


    Bom noite a todos!

    Meu teclado tem 5 oitavas.

    Sempre toquei por cifras assim:

    ME: Tônica + 5ª + 8ª (só utilizava as 2 primeiras oitavas do teclado para fazer isso com as 12 tônicas).

    MD: Acorde completo na 3ª oitava. Como eu queria que o acorde ficasse dentro, sempre que possível, da 3ª oitava, eu usava as inversões, exceto para as notas que davam para encaixar dentro da 3ª oitava estando em posição fundamental, como C, Dm, Em ...

    Quanto à 4ª e 5ª oitavas, eu não tocava nada.

    Até aqui nenhuma novidade, talvez.

    De um tempo para cá, comecei a perceber que estou tocando errado, talvez minha percepção musical tenha melhorado. Estou achando muito "grave" as músicas. Daí fui pesquisar na internet e vi uma apostila explicando uma forma interessante de tocar por cifras. Assim:

    A apostila deu só o exemplo de C (dó maior) ...

    ME: dó(2) + sol(2) + dó(3) (Veja que é a mesma forma que eu sempre fiz, exceto pelo fato de começar já na 2ª oitava)
    MD: 3ª (mi3) + 5ª (sol3) + 15ª (dó4)

    Fazendo dessa forma, eu achei a sonoridade espetacular, pois as notas estão bem distribuídas e numa região do teclado que não é nem muito grave e nem muito agudo.

    Ok, daí eu pensei: "Se ele não usou a 1ª oitava para fazer o C, então para fazer qualquer outros dos 11 acordes, também não vai utilizar, ou seja, deve-se fazer tudo no 2ª e 3ª oitavas. Assim, pensei como ficaria com o B ...

    ME: si(2) + fá#(3) + si (3)
    MD: ré#(4) + fá#(4) si (4)

    Quando tentei fazer isso (com o acorde B), achei que ia ficar muito agudo por ter deixado de lado a 1ª oitava, estar tocando o B e estar com a mão direita na 4ª oitava. Ledo engago! O som ficou ótimo! Talvez seja por causa dos harmônicos que essa forma de tocar dá, mas isso já é uma outra estória ...

    E aí, o que acharam ? Isso é certo fazer ? Posso tocar assim ? Como podem perceber, nessa forma de tocar não são utilizadas a 1ª e a última (5ª) oitavas.

    O que acham de eu tocar assim e conforme eu for avançando eu vou dando uns dedilhados de leve, timidamente, nas notas das 1ª e 5ª oitavas. Daí eu estaria utilizando, depois de muita prática, o teclado por completo.

    No "tuning" do meu teclado se apertar as teclas + e - juntas, daí a afinação fica a padrão. Vocês tocam assim mesmo ou com alguma outra afinação ? O "tuning" do meu vai de "-100 a 100".

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    No "tuning" do meu teclado se apertar as teclas + e - juntas, daí a afinação fica a padrão. Vocês tocam assim mesmo ou com alguma outra afinação ? O "tuning" do meu vai de "-100 a 100".

    o padrão é deixar zerado
    um exemplo ai você mexe quando por exemplo você for tocar junto com um piano de verdade e este a afinação estiver mais baixa, então você acerta o teclado pra ficar na mesma altura do piano

    outro uso de antigamente era na hora de tocar junto com fita K7 ou vinil, a afinação nem sempre bate então você mexe pra acertar, hoje como tudo é digital nem precisa
    ou pra tocar junto com tears for fears que afina em 432
    https://www.youtube.com/watch?v=okI2-gdl1H0

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Obrigado, Fernando!

    Adoro Tears For Fears. Você disse 432. Nesse intervalo de "- 100 a 100" do meu tuning, qual a fórmula para saber o que corresponde a 432 ?

    Você possui partituras ou midis específicas para piano ou teclado das músicas Everybody wants to rule the world, break it down again, head over heals, shout e woman in chain ?

    E quanto a tudo o que comentei no post anterior, o que tem a dizer ? Você toca assim ? Tem alguma outra sugestão ?

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Tecfrente

    A afinação normal é 440, acredito que para chegar a 432 terá que abaixar para -92 (menos 92).

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Tecfrente
    · votar


    Obrigado, Synth-Men.

    Por que ninguém até agora quer responder minha outra dúvida ?

    Se eu soubesse teria enviado cada uma em um tópico separado, pois muita gente vai ver que já responderam o tópico e não vai querer nem lê-lo, mas não sabendo que o tópico foi respondido "parcialmente".

    thandervalle
    Membro
    # jun/15
    · votar


    Tecfrente

    Você toca teclado há quanto tempo?
    Olha, muita das vezes é usado mais a parte central do teclado mesmo, mas não que isso seja uma regra...Depende muito da música, do estilo que está tocando. Se fizer um dó maior com a mão esquerda fazendo C-E-G na primeira oitava, muitas vezes para o que se busca, será mais "bonito" fazer C-G-C começando da segunda oitava.
    Não existe uma regra para isso, geralmente, busca-se equilibrar a harmonia criando uma dinâmica legal, é muito usado as partes mais baixas e mais altas também, mas isso vem mais com o tempo para destacar algumas partes, dar uma dinamizada na música.

    Pra quem não tem muita experiência, acaba ficando na região mais central do teclado mesmo...Depois pegando mais habilidade e prática você irá usar o teclado de uma forma geral, sabendo o que será melhor para determinada parte da música ou estilo.Mas repito, não existe nenhuma regra quanto a isso, geralmente quem está começando acaba se limitando um pouco ao uso de toda a extensão do teclado.

    Espero ter ajudado.Vlw.

    Synth-Men
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Tecfrente

    Tenha paciência meu caro. Mesmo com sede, o conhecimento é um liquido que se bebe vagarosamente.

    Sim até tem outra sua respostas em outros tópicos, mas nestes tempos, o forum esta meio morto mesmo.

    O ruim é que se realmente tiver uma pergunta igual a sua em outro tópico ou no tópico dos professores ensinam as melhores dicas, a moderação vai fechar este tópico aqui.

    Ai a galera fica pensando no que dizer, de forma diferenciada, para não ficar tudo igual.



    Bom vamos lá a sua segunda resposta:

    Na verdade, na verdade, não existe um padrão especifico, pra que você possa tocar uma musica. Geralmente utiliza-se da segunda a quarta oitava e a primeira para fazer os baixos ( no teclado 5 oitavas)

    Se o acorde na segunda oitava é o melhor para sonoridade da musica, então pode utilizar livremente, se é na terceira, use-o livremente, se é na quarta, tudo bem e assim sucessivamente.

    A sonoridade da musica é influenciada diretamente no estilo do qual tocamos. Se cada um tem um estilo, então haverá varias formas de se tocar uma música.

    Vira e mexe, tentamos tocar o mais perto do original possível, somos influenciados por isto, devido a repetição auditiva, no momento em que estamos aprendendo. No geral, tentamos buscar sempre a melhor sonoridade, nem muito grave e nem muito agudo.



    Você pode tocar do jeito que você descreveu, desde que os acordes fiquem claros e limpos auditivamente, sem nenhuma preocupação estética ou didática. Porém, cuidado com a harmonia da música.

    Se é do agudo para o grave, tem que ser de forma sequencial igual a uma escada. E vice-versa. Não bruscamente de um para o outro. Caso contrario a musica ficará sem sentido auditivo.

    Na verdade, na verdade, quanto mais acordes você aprender, mais regiões do teclado você irá abordar gradativamente.

    Abraços.

    Tecfrente
    Membro Novato
    # jun/15
    · votar


    Obrigado thandervalle e Synth-Men.

    Eu toco há alguns poucos anos, mas nada de tocar em igreja ou alguma banda, como muitos nesse forum.

    Resolvi abrir o tópico, pois sempre toquei, considerando as 2 mãos, da 1ª até a 3ª oitavas e da forma como vi na apostila, sugere-se tocar da 2ª até a 4ª oitavasa, além da forma de fazer os acordes na mão direita ser um pouco diferente do que eu costumava sempre fazer.

    Vou tocar agora dessa nova maneira (gostei da harmonia) e gradativamente ir avançando nos estudos para ir acrescentando as notas da 1ª e 5ª oitavas.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Não tocando na 1ª e 5ª oitavas