Roland D-5 (Dúvida / Relíquia)

    Autor Mensagem
    jp_moro_loureiro
    Membro Novato
    # mai/15


    Olá a todos,
    Utilizo um Roland D-5 (isso mesmo, com etiqueta de 1989 made in Japan :D) na igreja. É meu primeiro contato com sintetizadores, (já tive um PSR E213 e hoje tenho um E423). Estou aprendendo sobre síntese, já li o manual dele umas duas vezes rsrs.

    Já entendi a diferença de patch e tone que a Roland usa e já sei como editá-los, conheço o básico dos parâmetros, (cutoff, rossonance, attack, decay).

    Pra mim é um ótimo teclado, carcaça de alumínio, botões ainda resistentes ao tempo. Quanto aos timbres, as strings(lindas), pads, EPs (consigo fazer a Rendenção da Fernanda Brum) e até os órgãos (Your love never fails - Jesus Culture) são legais e atende bem ao que fazemos no ministério.

    Mas o piano acústico é HORROROSO, o original soa muito artificial, quase como martelar a corda de um violão.

    Fiz um patch com o AcousticPiano03 no upper e AcouticPiano01 no lower. Editei os dois tones, em ambos removi a terceira partial que gerava um som de estalido, e aumentei um pouco o cutoff e ressonance, melhorou um pouco, criei um som meio abafado, mas ainda assim melhor do que o original. Mas ainda assim é feinho, o PortableGrand do meu PSR soa beeem melhor que ele.

    Alguma ideia do que posso tentar mudar ainda nas formas de onda, frequências... para tentar melhorar um pouco mais. Alguém já teve um dele ou algum D-10, D-20 pra poder ajudar?

    Muito obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Eu tenho um D20
    e pra falar a verdade nem lembro mais qual o piano que esta lá, ja que faz um tempo que nao uso, e ele esta aqui desligado

    Mas quando eu tocava sozinho em casamentos e etc.. muitas vezes ey usei o athmosphere como se fosse piano.
    mas isso pra banda não funciona.