Roland D-5 (Dúvida / Relíquia)

    Autor Mensagem
    jp_moro_loureiro
    Membro Novato
    # mai/15


    Olá a todos,
    Utilizo um Roland D-5 (isso mesmo, com etiqueta de 1989 made in Japan :D) na igreja. É meu primeiro contato com sintetizadores, (já tive um PSR E213 e hoje tenho um E423). Estou aprendendo sobre síntese, já li o manual dele umas duas vezes rsrs.

    Já entendi a diferença de patch e tone que a Roland usa e já sei como editá-los, conheço o básico dos parâmetros, (cutoff, rossonance, attack, decay).

    Pra mim é um ótimo teclado, carcaça de alumínio, botões ainda resistentes ao tempo. Quanto aos timbres, as strings(lindas), pads, EPs (consigo fazer a Rendenção da Fernanda Brum) e até os órgãos (Your love never fails - Jesus Culture) são legais e atende bem ao que fazemos no ministério.

    Mas o piano acústico é HORROROSO, o original soa muito artificial, quase como martelar a corda de um violão.

    Fiz um patch com o AcousticPiano03 no upper e AcouticPiano01 no lower. Editei os dois tones, em ambos removi a terceira partial que gerava um som de estalido, e aumentei um pouco o cutoff e ressonance, melhorou um pouco, criei um som meio abafado, mas ainda assim melhor do que o original. Mas ainda assim é feinho, o PortableGrand do meu PSR soa beeem melhor que ele.

    Alguma ideia do que posso tentar mudar ainda nas formas de onda, frequências... para tentar melhorar um pouco mais. Alguém já teve um dele ou algum D-10, D-20 pra poder ajudar?

    Muito obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Eu tenho um D20
    e pra falar a verdade nem lembro mais qual o piano que esta lá, ja que faz um tempo que nao uso, e ele esta aqui desligado

    Mas quando eu tocava sozinho em casamentos e etc.. muitas vezes ey usei o athmosphere como se fosse piano.
    mas isso pra banda não funciona.

    Certa vez eu fui tocar em um duo de piano, com minha irmã e o local só tinha um piano entao levei o D20 e acabei usando e pelo que lembro o elecpiano 3, e foi o que mais combinou com pro dueto

    coisa que eu nunca tentei foi pegar esse timbre e ver como ele soa somando mais um (ou dois) partial usando um PCM de atack de piano

    mas eu era meio desencanado com o piano dele
    na época eu tinha um PSR 48 e gastava mais do piano deste do que do D20

    macaco veio
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    voce pode editar o que for ai com essa linha d que nunca vai conseguir um bom piano (conheci bem esse Ds), Piano bom e' da linha E pra frente (menos os E5 que nao tem grand piano, so eletrico). Esse teclado e' bom pra sonoplastia, tem um efeito ai que fica trenk trunku trenk trunku que e' bem legal e diferente, strings e orgaos sao legalzinhos e os efeitos tambem, o resto nao presta nao, nem os metais salvam. Se nao me engano o D5 e' seco, nem reverb tem (nao lembro bem). Tem muito PCM e pouco de edicao usando formas de onda.

    Synth-Men
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Meu caro jp_moro_loureiro

    O Roland D-5 é um relíquia LO-FI hoje em dia. Apesar de saborear a famosa síntese linear da Roland, o D-5 era um rompler, editável.

    Ele foi lançado, para consolar aqueles que não tiveram a oportunidade de ter em mãos os D10/20/50/70.

    Está na hora de sua igreja se atualizar e você deve ser o homem que vai direcionar este upgrade.

    Pesquise algo, mesmo que seja usado. Guarde o D-5 com carinho. Não é todo mundo que tem um teclado deste modelo.


    O amigo macaco veio deu uma boa sugestão, porém a linha "E" da Roland também é antiga. A linha "E" morreu nos fim dos anos 90 e foi ressuscitada no meio dos anos 2000 e depois morreu novamente. Porém esta linha é de arranjadores e não sintetizadores.

    A mais resistente e que mais vale a pena até hoje dos modelos antigos é a linha "G", que sempre foram de assustar o usuário com a sua tecnologia.

    A linha "VA"também arrebentou, a atual linha é a BK, Estas linhas são de arranjadores. Teclados com ritmos e outros balagandãs que os sintetizadores não tem.


    Já que você está entrando no mundo da síntese e sintetizador (na minha humilde opinião é muito melhor), começo sugerindo-lhe o Casio XW-P1. É um sintetizador barato e completão.

    Vê ai o que serve melhor para sua igreja. Não tire o D-5 do set.



    fernando tecladista

    Se não me engano o banco de vozes do D-5 é idêntico ao D-20 e os parâmetros de edição também.

    jp_moro_loureiro
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    fernando tecladista é... vou tentar ver se mexendo na terceira partial do acústico (que parece não sair som algum) consigo deixar ele menos seco.

    macaco veio Verdade, as strings dele e órgãos falam muitooooo bem no PA. Mas quanto ao acústico é bem seco mesmo, (tem um EP que até salva, mas de resto) ele não possui reverb mesmo.

    Está na hora de sua igreja se atualizar e você deve ser o homem que vai direcionar este upgrade.

    Pesquise algo, mesmo que seja usado. Guarde o D-5 com carinho. Não é todo mundo que tem um teclado deste modelo.

    Synth-Men Obrigado pelas informações, estou pensando em synth mesmo, ando pesquisando, e dentro dos entry level estou inclinado ao Juno Di, Korg X50 ou quem sabe até um Mox6. Em breve trocaremos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Roland D-5 (Dúvida / Relíquia)