Convite a dissertação sobre - Dia do inventor do piano - Bartolomeo Cristofori

    Autor Mensagem
    Buja
    Veterano
    # mai/15


    Primeiro topico meu numa área onde eu absolutamente não sei NADA, mas admiro muito - as teclas.

    O google homenageia hoje o dito inventor do piano, Bartolomeo Cristofori.

    Claro que curioso, fui dando uma googleada por ai, e vi que é meio contorverso essa afirmação.

    Li que a primeira menção de um instrumento como o piano surgiu por volta de 1700, mas que o registro de Cristofori apareceu muitos anos depois. O primeiro instrumento reconhecido como piano data de 1720. Dizem que a fama por ter criado o instrumento foi atribuída a ele, mas ele pode ter apenas colocado em prática um projeto de um desconhecido antes dele. De fato, nem foi tão grande fama assim, porque afinal, pouca gente ou quase ninguém sabe do nome dele, assim como sabemos o de Graham Bell, Thomas Edison e Santos Drummond.

    Bom, isso realmente eu nao sei, nem fiz uma pesquisa aprofundada sobre isso, mas imagino que voces, caros amantes da tecla, tenham conhecimento mais fundamentado sobre o assunto.

    Deixo aqui um video de um músico chamado Dongsok Shin tocando Sonata in d minor, K.9 by Domenico Scarlatti, num piano que é dito estar no museu Metropolitan Museum of Art, e que seria o piano reconhecido mais velho feito pela inventor Cristofori.


    (Detalhe: foi até bem feito hein, curti o timbre rústico e brilhante do piano. So as teclas que nao devem ser nada faceis de tocar ne)

    Boas músicas para voces.



    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Buja
    há muita coisa interessante pra estudar sobre origem dos instrumentos, mas algo sobre não ter sido ele eu ainda não vi nenhum material (mas também nem procurei)

    outro fato e que geralmente dizem que o piano é a evolução do cravo, mas analisando a parte mecânica ele seria uma evolução do clavicordio, onde a peça chamada de tangente (que faz a função do martelo da cabeça do martelo no piano) bate na corda da mesma forma que acontece no piano
    desta forma se consegue ter as variações de dinâmica

    diferente do cravo, espineta ou virginal onde a corda é pinçada na lateral, onde deixa a ideia de dinamica nula, a tal pinça é chamada de palheta e feita de ponta de pena

    mas eu entendo que os caras da época que usavam o cravo queriam um "cravo melhor" e não um "clavicordio melhor" por isso associar a evolução do piano ao cravo

    interessante também é estudar a evolução do piano em sí
    porque ele nasceu pequeno com 5 oitavas (tamanho de um teclado de hoje)
    o pedal surgiu em 1783
    sbiu pra 6 oitavas em 1804
    o tamanho de hoje é de 1850

    ---------------------------------------------------
    aqui eu tenho um livro muito interessante
    pequeno 52 paginas, que fala de forma breve de todos os instrumentos que citei e também da origem do orgão,
    forma breve mas citando nomes, compositores, obras, ilustrado...
    eu devorei esse livro quando fiz conservatório,perdi a contas de quantas vezes eu li,
    quem tiver oportunidade de ler, será ótimo
    tá certo que hoje na internet tem tudo, mas quando dizem que você tem tudo é quando percebe que não tem nada...

    o livro
    instrumentos de teclado autor roy bennett
    pertence a uma coleção
    "cadernos de musica da universidade de cambridge" que também é boa

    Jonathas Lacerda
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Caramba! Eu li esse livro muitas vezes também, fernando tecladista =)

    makumbator
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    O piano (que é um diminutivo de pianoforte) é a evolução (apesar que não gosto do uso disso em música) do fortepiano, e não exatamente do cravo (pois como o Fernando bem apontou) o sistema do clavicórdio é na realidade mais parecido com o do fortepiano e pianoforte.

    Mas na verdade é importante separar o fortepiano do pianoforte, pois são tecnicamente instrumentos diferentes. O instrumento do vídeo é obviamente um fortepiano, e não um pianoforte (que é posterior e mais parecido com a versão moderna do que se chama de piano)

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Buja
    as teclas que nao devem ser nada faceis de tocar ne

    É como vc pensar uma escala pintada, ela tem um grip MUITO maior. Isso faz com que pareça que o dedo cola na tecla.

    Tem na minha cidade um órgão de tubos, que foi importado já usado parece, de uma igreja alemã. As teclas dele são feitas de madeira (menor custo), e pra feder de vez eles envernizaram as teclas na reforma... Praticamente de inutilizado, para inutilizável.

    Reza a lenda que a pintura foi feita, porque ele não segurava a afinação, mas... Segundo o padre, organista da Igreja Matriz de Garibaldi, não temos mais afinadores de órgãos no país, logo, eu creio que seria apenas uma desculpa para a cagada...

    makumbator

    É minha impressão ou já tivemos essa conversa ? rsrs

    Buja
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    O que me impressiona é saber que um instrumento de 1700 ainda está plenamente funcional, e o melhor: tem um timbre bom ainda! Rustico, mas bastante tocável.

    makumbator
    Moderador
    # mai/15
    · votar


    Buja

    Não é o caso desse do vídeo, mas muitos desses instrumentos são reconstruções modernas seguindo os preceitos antigos (é o que acontece com a maioria dos cravos por exemplo, em que os bons instrumentos em atividade em geral foram construídos a partir dos anos 1990, após o boom de música antiga "com interpretação histórica" que se inciou nos anos 1980).

    Obviamente os que são realmente antigos passaram por inúmeras reformas ao longo dos séculos (reformas essas que muitas vezes mutilam e fazem o instrumento perder parte de sua originalidade).

    Ismah
    É minha impressão ou já tivemos essa conversa ? rsrs

    Sim! hahah!

    Tem na minha cidade um órgão de tubos, que foi importado já usado parece, de uma igreja alemã

    Aqui em Minas é relativamente comum a presença de órgãos antigos. Aqui na minha cidade (e que não é do circuito histórico mineiro) há um órgão antigo em perfeito estado e ainda em uso em uma igreja local.

    Buja
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Buja
    · votar


    makumbator
    Aqui em Minas é relativamente comum a presença de órgãos antigos. Aqui na minha cidade (e que não é do circuito histórico mineiro) há um órgão antigo em perfeito estado e ainda em uso em uma igreja local.



    Voce está em JF nao é? Ja esteve aqui em BH? Gostaria de saber onde consigo ver algum instrumento realmente historico e antigo, que seja de teclas (gostaria mesmo era de ver algo de cordas) por aqui. Voce saberia?

    No domingo agora eu vou na orquestra sinfonica na praça da liberdade, pra ver o concerto deles, e apenas (edit: apesar) da expectativa de ser uma grande apresentação, nao acho que vou ver algo realmente raro la.

    Ismah
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Buja

    me impressiona é saber que um instrumento de 1700 ainda está plenamente funcional

    Cara mas ele tá novo ainda. Os órgãos e carrilhões são muito mais antigos. O mais antigo que conheço é de 1390 e tá um link abaixo.

    Orgão de Fortress Cathedral em Sion-Suíça

    EDIT atente para as teclas, que aparentam ser de metal.

    Clev
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Muito boas informações. Há uns dez anos fiz um mestrado com dissertação sobre afinação do piano e também só citei a versão "oficial", que o inventor teria sido mesmo Bartolomeo Cristofori. Na época não eram tão simples pesquisar um tema, não havia ainda tanta informação ainda na Internet (embora o tema da dissertação não fosse mesmo sobre isso em específico). Seja como for, bons tempos foram aqueles que não havia ainda patentes para impedir que alguém com melhores condições colocasse em prática uma dada idéia e a tornasse efetivamente útil à humanidade.

    Em todo caso, vou procurar mais exemplos de instrumentos antigos relacionados para conhecer os timbres e obrigado pelo vídeo acima.

    Buja
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Clev
    Eu nao sei de nada rs. So lancei o tema mesmo para aprender mais sobre o assunto. Alguns aqui no forum tem conhecimento bem mais amplo, e um desses versados é o makumbator. Conhecimento nunca é demais!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Convite a dissertação sobre - Dia do inventor do piano - Bartolomeo Cristofori