Influências no piano

    Autor Mensagem
    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15


    Bom dia!

    Gostaria de pedir alguns conselhos sobre influências a vocês.
    Entendo que é importante ouvir outros instrumentistas, mas acredito que ouvir os grandes pianistas vai me ajudar a progredir melhor no piano, tal como ouvir Jimi Hendrix contribui para a evolução do estudante de guitarra.

    No momento estou ouvindo apenas 2 pianistas (Ray Charles e Jerry Lee Lewis) respectivamente Jazz e Rock.

    Poderiam me indicar mais bons pianistas/compositores?

    Sei que estou deixando de lado os grandes pianistas clássicos, mas tenho um pouco de receio de começar a ouvi-los, pois tenho medo do impacto deste tipo de música em minhas composições. Não que sejam influências ruins, estou ciente que são excelentes, mas as influências musicais que tive até agora me levaram a compor um pouco de pop, blues e até alguns choros. Será que seria uma boa adicionar este "tempero"?

    Desde já obrigado!

    Xeper
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno

    Na vibe do Jazz Bill Evans e Thelonious Monk são tudo que vc precisa.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Xeper

    Na vibe do Jazz Bill Evans e Thelonious Monk são tudo que vc precisa.


    Muito obrigado pelas dicas, pesquisarei as músicas para poder começar a ouvi-los ainda hoje. Mas você sugere que eu não ouça Ray Charles? Achei que ele era uma excelente influência "pianistica".


    EDIT: No caso do Thelonious Monk já achei um álbum com as melhores, do Bill Evans você me recomenda algum em particular?

    Abraços

    Artref
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Cara, você falou no outro tópico pra dar uma força aqui, mas a verdade é que não gosto de jazz, não gosto de ouvir e não tenho a menor idéia de quem seja uma boa referência.

    Sobre o rock tb não sou "Toridade", mas o que eu sei é que todo tecladista que toca rock muito bem estudou piano clássico.

    Porrrtanto, escute clássico, hahaha. Toda música veio dela mesmo, rsrs.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Artref
    mas o que eu sei é que todo tecladista que toca rock muito bem estudou piano clássico.

    Por outro lado, as pessoas vivem se queixando que as fórmulas estão se esgotando. Não será justamente pelo hábito de beber nas mesmas fontes? Mas nem esquentem, estou só divagando...

    rcorts
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Artref
    Porrrtanto, escute clássico, hahaha. Toda música veio dela mesmo, rsrs.

    Só uma correção. O clássico realmente é de grande influência em toda a música, mesmo no popular. Mas na verdade o clássico (assim como outros estilos eruditos) foi uma evolução natural da música primitiva, em que a maioria das canções populares eram compostas apenas de uma melodia principal ou de 2 linhas melódicas harmonizadas.

    Sim, o popular veio antes do erudito (que não se resume apenas ao clássico).

    Fonte: não me lembro ao certo, mas já lembro de ter visto um vídeo sobre história da música que citava estes desdobramentos.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Artref

    Hahaha!
    Vou reconsiderar então. Vou transferir para cá as suas indicações neste estilo para não correr risco de perder, pois já tinha lido uma vez e são dicas excelentes, obrigado velho!

    15 - Deu certo pra mim seguir a ordem cronológica: comece ouvindo música Barroca! Vivaldi é bem simples, se assemelha a música popular nossa em termos de harmonia e é um bom começo. Escute "As quatro estações", tenho certeza que você vai gostar de alguns movimentos. Eu mesmo antes de começar a ouvir música erudita achava que era tudo bobinho, fresco e parecendo uma dança boba do séc. XV, mas quando escutei o Verão, de Vivaldi, com aquele negócio intenso, rico, forte, rápido (praticamente o heavy metal da época, rsrs) minha visão começou a mudar.

    Pra começar:
    Vivaldi - as quatro estações,

    Bach - Concertos de Bradenburgo, a missa famosa dele (escute um trecho por dia) e as invenções a duas vozes (veja as mais famosas: 4, 8, 13). Se quiser arriscar algo mais elaborado, escute alguns prelúdio e fuga do livro considerado "o velho testamento" para qualquer pianista/cravista: o Cravo bem temperado. Veja os mais famosos, pode começar com o em dó menor do primeiro livro (geralmente a galera se apaixona por esse).

    Escute também os "top hits" de Mozart - Pequena serenata noturna, pesquise alguma ópera famosa (pode ser a Flauta Mágica, por exemplo), veja a sinfonia 40, uma sonata de piano, um concerto de piano...etc...

    Beethoven...escute tudo que puder, rs. Comece com alguma sinfonia famosa (9 ou a 5), escute as sonatas famosas pra piano (Moonlight, Apassionata, Patética) e um concerto de piano (0 3 é meu favorito)

    Chopin: Veja os noturnos mais famosos, são peças curtas e geralmente um iniciante gosta. O noturno 9 número 2 é o mais famoso, mas veja outros tb. Tem algumas valsas dele mas acho brega, mas enfim, você pode gostar das mais famosas. Veja a clássica "Fantasie Impromptu", que geralmente é uma peça que pira quem nunca ouviu.

    Os mais recentes (Stranvinsky, Bartok, etc) eu deixaria de lado por enquanto, foge do sistema tonal..


    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    rcorts

    Só uma correção. O clássico realmente é de grande influência em toda a música, mesmo no popular. Mas na verdade o clássico (assim como outros estilos eruditos) foi uma evolução natural da música primitiva, em que a maioria das canções populares eram compostas apenas de uma melodia principal ou de 2 linhas melódicas harmonizadas.

    Interessante!
    Mas nos fale um pouco também sobre os pianistas que você considera boas influências. Não precisa se limitar a nenhum estilo.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno
    ouvir os grandes pianistas vai me ajudar a progredir melhor no piano, tal como ouvir Jimi Hendrix contribui para a evolução do estudante de guitarra

    Mas só ouvir não basta! Se for assim eu tocaria tudo que tem numa orquestra de câmara, e cantaria lírico como uma ave!

    Jerry Lee Lewis

    É rockabilly em geral, mas tem muito forte o blues boogie woogie. Não é exatamente rock ainda.

    Poderiam me indicar mais bons pianistas/compositores?

    Gosto de alguns mais propensos à serem tecladistas...

    Claude "Leon" Russel Bridges (na parceria com o Elton John por exemplo)
    Evángelos Odysséas "Vangelis" Papathanassíu
    Jonathan Douglas "Jon" Lord
    Richard Clayderman (não que seja exímio, apenas eu gosto e me influência, principalmente por molhar roupas íntimas feminias kkk)

    E os que fogem muito do piano...
    Jean-Michel André Jarre
    Luiz Antônio Schiavon Pereira

    Artref
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Artref
    · votar


    rcorts, interessante, tente se lembrar da fonte, queria saber mais.

    Quando falo clássico estou falando de toda a música erudita (não só a do período clássico), fica mais fácil pra galera sacar.

    Por outro lado, as pessoas vivem se queixando que as fórmulas estão se esgotando. Não será justamente pelo hábito de beber nas mesmas fontes? Mas nem esquentem, estou só divagando...

    Cara, não sei se entendi muito bem a questão da "fórmula se esgotar"...porque a gente pega essas fontes e o conhecimento que tem ali é infinito; vou levar a vida toda pra entender, apreciar e dominar o que existe de piano de Beethoven, Chopin, Mozart e Bach...e não vou conseguir, isso é fato. Não entendo como alguém pode dizer que as fontes infinitas estão secando, rsrs

    rcorts
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno

    Para ser sincero, não conheço muito pianistas, apesar de gostar muito de piano. No jazz tem muito cara fera, obvio. Mas não conheço. Só lembro agora de cabeça do Ray Charles.

    Sempre gostei dos pianos do The Doors. Mas no contexto do rock tem algumas coisas muito interessantes em algumas músicas do Van Halen (Right Now/ To love somebody). O organista do Deep Purple também é magnífico.

    Também poderia citar o Queen (Bohemia Rapshody entre outras). Elton John também não deve ser esquecido, dentro do contexto pop. Mas eu gosto bastante mesmo é de piano clássico e blues.

    Blueman
    Membro
    # mai/15
    · votar


    Concordo com gênero e grau com o Artref, música clássica é a raiz de tudo, nossa eterna conquista (inatingível).

    De qualquer forma aí vão os top pianistas de Jazz:
    Oscar Peterson
    Chick Corea
    Keith Jarret
    Bill Evans
    Herbie Hancock
    Bud Powell
    Art Tatum

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    rcorts

    Obrigado amigo, Pesquisarei suas indicações!

    Blueman

    Valeu parceiro, começarei a ouvir os grandes mestres da música clássica juntamente com suas indicações "Jazzísticas".


    Muito obrigado á todos que estão me ajudando e desculpem por não poder retribuir, infelizmente meu conhecimento ainda é praticamente nulo, mas com certeza quando evoluir terei prazer em ajudar, tal como vocês fizeram.

    Blueman
    Membro
    # mai/15 · Editado por: Blueman
    · votar


    Agora este cara foi que o pai dele disse que uma vida é muito pouco para poder estudar música. Adoro ele.





    Sigo o que ele diz à risca: "Música clássica é O TREINAMENTO para Jazz". Eu vou mais longe e acho que é raiz de tudo.

    Keyboardman2
    Veterano
    # mai/15 · Editado por: Keyboardman2
    · votar


    Nobres amigos,na minha humilde opinião, o que pode ser uma referência pra mim, pode não ser a de outros e vice versa. Cada um tem um gosto diferente, por estilos e tendências diferentes. Particularmente acho que deve ser gradativo, prefiro deixar para ocasiões futuras os mega pianistas e mega tecladistas que estão anos luz a minha frente, acho improdutivo tentar fazer o que fazem. Mas também confesso que tenho minhas referências no meio artístico, e apesar de eu estar aquém deles, estes estão mais próximos da minha realidade musical. Gosto muito e tento me espelhar no Cleberson Horsth do "Roupa Nova", Emerson Pinheiro, produtor musical e tecladista da Fernanda Brum, e também curto muito o trabalho de um tecladista que espalha seus vídeos no youtube, chamado Fábio Vaz.

    rcorts
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Estudante eterno

    Vale a pena dar uma olhada:

    https://www.youtube.com/watch?v=e838BE_MH6s




    https://www.youtube.com/watch?v=lwCgwdwLh5I



    https://www.youtube.com/watch?v=4fGE07dATvc



    Yuri Cavalcanti
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Frank McComb
    George Duke

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mai/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Ismah

    Valeu pelas dicas amigo! Irei pesquisa-los.

    Quanto a apenas ouvir... É verdade, é um começo, mas só isso não basta. Tratarei de praticar muito!

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mai/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Opa Blueman, o tiozão é bom mesmo!

    rcorts, excelentes interpretações. Esta gama imensa de possibilidades que o piano oferece sozinho, foi o principal motivo para que eu deixasse um pouco a guitarra de lado para poder aprende-lo.

    Keyboardman2, o que disse tem fundamento, mas para mim funciona um pouco diferente... Algo como "mirar as estrelas para atingir ao menos a lua"
    Entende?

    Yuri Cavalcanti

    Pesquisando, valeu =)

    soruji
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    César Camargo Mariano
    João Donato
    Eliane Elias
    Tania Maria
    Zimbo Trio
    Count Basie
    Errol Garner
    Thelonius Monk
    Bud Powell
    Art Tatum
    Wynton Kelly
    McCoy Tyner
    Bill Evans
    Oscar Peterson
    Michel Petrucciani
    Hiromi Uehara
    Geri Ellen
    Gerald Clayton
    Chick Corea
    Herbie Hancock
    Gonzalo Rubalcaba
    George Duke
    Bob James
    Cecil Taylor
    Jamie Cullum
    Dave Brubeck
    Billy Childs
    Robert Glasper

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    soruji

    Valeu pelas dicas, pesquisarei os nomes.

    Abraço

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Obrigado a todos os amigos que me ajudaram!
    Por mim pode encerrar o tópico, agora tenho que dar conta de pesquisar todas as indicações...

    Abraço a todos!

    Ismah
    Veterano
    # mai/15
    · votar


    Vc mesmo faz isso. Tem a opção "fechar tópico", abaixo da caixa de texto.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # mai/15
    · votar


    Ismah
    Opa, não sabia!

    Agora vai!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Influências no piano