Teclas soando separadamente nos acordes

    Autor Mensagem
    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15


    Bom dia pessoal!

    Gostaria de tirar uma dúvida com vocês...
    Eu sou iniciante ainda, e quando faço alguns acordes algumas das teclas acabam soando separadamente.
    Isso ocorre principalmente em casos onde é preciso usar o dedo 1 (dedão) da mão direita em alguma tecla preta, então a "área de ataque" na teclas dos demais dedos acabam por ficar muito pra frente, mais próximo do começo das teclas. Isso ocorre (acredito eu) porque nestas áreas é preciso uma forma maior para pressionar as teclas.
    Obs: Estudo em um piano digital com teclas pesadas.

    É isso, minha dúvida é se devo prosseguir estudando e isso irá se acertar naturalmente, ou se isso é anormal, sendo talvez um erro de postura ou falta de alguns exercícios em específico no piano...

    Abraços!

    Artref
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Artref
    · votar


    As dificuldades no piano geralmente não se acertam naturalmente a não ser que você trabalhe naquilo. Aí sim tem coisa que seu corpo resolve sozinho. Mas se você não fizer nada - um estudo, uma dica, alguns testes - o problema nunca vai resolver e pode piorar, e isso vale para qualquer dificuldade técnica, rs (super animador, kkk)

    Difícil te ajudar sem ver, mas acredito que o problema pode estar na forma da sua mão. Tente pensar na mão como um todo, não entorte, não a deixe "pensa" para um lado, enfim.

    E sim, quando você toca mais dentro do piano (onde você chama do "começo das teclas") você precisa de uma força maior pra descer a tecla (A explicação, caso alguém tenha curiosidade, tem a ver com física clássica, é Torque). Mas você pode controlar isso facilmente colocando "mais apoio" nos dedos que tocam essas teclas e equilibrando, sempre ouvindo muito bem cada uma das notas para equalizar o acorde.

    Rapaz, fica meio abstrato sem estar ao vivo. Não pode postar um vídeo? Mesmo que seja amador, coisa de 15s. Ficaria mais tranquilo de ver e ajudar.

    Interessante um aluno iniciante com esse tipo de dúvida; acredito que seu interesse por técnica te levará longe, meu jovem padawan...rs. Queria que você fosse meu aluno, hein? kkk

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Mesmo no caso que os acordes soam perfeitamente, pode ser o caso de colocar mais força... Melhor conselho, é um professor.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Artref

    Tenho bastante interesse em técnica e postura pois creio que isto me ajudará a tirar um som legal do instrumento, um som agradável e não um acorde onde cada um dos intervalos soa numa intensidade diferente (a não ser que seja intencional). Como você colocou muito bem, "equalizar" acho que esta é a palavra que eu estava procurando.

    Muito obrigado pela ajuda velho (nesta e em outras dúvidas onde você já me ajudou) vou gravar e postar neste tópico.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    Opa! Como já comentei em outro tópico, também acredito que a orientação profissional é essencial, se trata de um investimento.
    Mas meu professor casou e encontra-se em lua de mel, sabe como é né velho, acho que não devo incomoda-lo com uma dúvida sobre postura pianística, ele nestes dias nem deve estar olhando para as teclas hahahaha!

    Valeu!

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Estudante eterno

    O jeito é... esperar. Mas vai que ele é um romântico e tá tocando o repertório inteiro do Clayderman pra moça...

    Artref
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Acredito que ele esteja tocando órgão.

    (aghsuahsuhsau, ok, parei)

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Artref

    Demorei mas está ai, é apenas um trecho da música "Vim para adorar-te".
    Nele dá pra ver os erros que comentei...

    Aproveitando a oportunidade, se possível gostaria que me falasse se o meu aprendizado está muito lento (não tenha medo de falar se estiver) Esta música eu aprendi até o fim, mas como eu tirei a maioria sozinho existem alguns erros nos contratempos em relação a música original. Comecei a aula dia 28/02/2015, antes disso não tive contato com o piano/teclado.
    Edit: Uma semana antes fiquei brincando um pouco num teclado antigo aqui em casa, mas não consegui nada...

    Se der dá uma olhada também Ismah.

    Abraços!



    Ismah
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Ismah
    · votar


    Não entendi porque não o faria rsrs

    Está indo bem. Piano não é algo que terá resultados imediatos.

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Artref

    Ah esqueci de falar. Antes eu estava errando um pouco mais, mas com a dica que você deu:
    "Difícil te ajudar sem ver, mas acredito que o problema pode estar na forma da sua mão. Tente pensar na mão como um todo, não entorte, não a deixe "pensa" para um lado, enfim.

    Resolvi mudar um pouco a maneira de tocar.

    Valeu!

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    Opa, obrigado!

    Artref
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    No geral achei bonito, os problemas que você falou não estão tão berrantes como imaginei, rsrs.

    Algumas sugestões pra melhorar sua técnica e te deixar mais confortável e com mais possibilidades de crescer:

    -Desentorte sua mão esquerda, você está virando ela bastante pra esquerda, no movimento como se fosse fazer um "tchau". Esse movimento em exagero cria tensão em tudo quanto é lugar e vai travar seus dedos no futuro quando for tocar algo rápido com a mão esquerda. Você está tocando a tecla com seu dedo mínimo (mindinho) da mão esquerda sempre no final da tecla, tente tocar ele mais "dentro", mais perto do começo da tecla. Seu dedo mínimo é maior que seu polegar, isso é normal, não tente compensar entortando a mão como você está fazendo, eles não precisam e não devem ficar numa linha reta. Olhe pra sua mão relaxada e veja que o dedo mínimo está bem mais pra frente que o polegar, esse é o natural do seu corpo, não vá contra, rsrs. Deixe a mão reta em relação ao braço, tente alinhar pensando no seu dedo mínimo como os ponteiros do relógio na posição 11:55, ou então pensando no indicador reto em relação ao seu antebraço. Nos dois "mi" da mão esquerda isso fica bem evidente, toque o 5º dedo bem mais dentro da tecla e endireite a mão.

    -Em 1:18 você acentuou o Ré# justamente porque correu com o polegar lá, perdendo o controle. Use outro dedilhado, sua mão consegue numa boa fazer dedos 1 e 4 seguidos de 2 e 5, vai te dar muito mais controle e vai ligar as notas.

    -Não dá pra ver seu dedo mínimo da mão direita, mas parece que você está fazendo o mesmo que faz na esquerda - tocando sempre no final da tecla. Jogue ele mais pra frente, ache uma posição mais confortável pra sua mão, onde ela fique mais reta em relação ao antebraço.

    -Polegar da mão direita sempre no final da tecla tb, explore outros lugares! ;)

    -Aos 12s e depois em outras vezes, esses intervalos de sexta estão ficando um pouco misturados e embolados já que você deixou o pedal acionado. Troque o pedal pra cada vez que mudar o intervalo, ficará bem mais limpo, e tente deixar um pouquinho mais alta a nota de cima, imagine que você é um cantor e vai cantar essas notas de cima. Ah, quando trocar o pedal, você não vai poder soltar as notas da mão esquerda.

    -Não sei se você sabe um pouco de harmonia, mas tente tocar um pouquiiinho mais forte os acordes mais tensos da harmonia, por exemplo a dominante (B).

    Esses e outros elementos de técnica e interpretação são detalhes, mas que se somados, são a diferença entre alguém que apenas está tocando pra alguém que está tocando muito bem com conforto e que vai ter chance de tocar coisas bem mais difíceis depois ;)

    E cheeeeeeega, já falei demais, pode colar na minha cidade pra fazer aula comigo se quiser mais informações, hasuhaushusa

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Artref

    Como comentei um pouco antes, os problemas eram mais evidentes antes, mas seguindo uma de suas dicas dei uma melhorada antes de postar.

    De verdade, muito obrigado mesmo. Ajudou muito e com muita boa vontade!

    Daqui a alguns meses eu posto algo para mostrar como anda a evolução. mas desde já começarei a aplicar todas as dicas...

    Valeu professor ! hahahaha, abraço!

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    -Desentorte sua mão esquerda, você está virando ela bastante pra esquerda, no movimento como se fosse fazer um "tchau".
    também pensei em comentar isso

    talvez a forma que está sentado, de cara a ideia é sentar de frente pro dó central, alinha o umbigo com ele :D
    no video parece que quem está alinhado e o braço direito
    isso já deixa a esquerda torta
    outro fato por estar torta se polegar esquerdo sai do teclado a ideia é que todos os dedos fiquem em cima das teclas
    isso também chuto que faz você usar pouco o polegar
    seria mais comodo na esquerda você tocarvarias das 5ªs com dedos 5(minimo) e 1(polegar) e não 5 e 2 (indicador)

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Não consegui postar mais cedo porque escrever via celular um texto é caótico... Agora não sobrou muito pra falar kkkk

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Ismah

    Que isso, você também me ajudou. Não só esse, outros tópicos também!
    Sinta-se a vontade para comentar os erros, para que eu possa melhorar, pois mesmo que alguém já os tenha comentado, talvez você tenha um ponto de vista diferente sobre como eu posso trabalhar neles.

    Abraço

    Estudante eterno
    Membro Novato
    # jun/15 · Editado por: Estudante eterno
    · votar


    Edit. Postei em tópico errado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Teclas soando separadamente nos acordes