Progressão Harmônica - 2a menor

    Autor Mensagem
    -DiegoEV
    Membro Novato
    # mar/15


    Pessoal, tenho uma dúvida, espero que possam me ajudar.

    Me deparei com algumas músicas em que a estrutura é mais ou menos assim: Se desenvolve em menor (Em, C) e quando chega ao refrão ela ataca com o acorde F, seguido por Dm, Am e C. (F é segunda menor na escala de Em e é considerada uma grande dissonância).

    Alguém saberia dizer como esse F coube ali?
    Ps: caso se interessem, a música é Erase This - Evanescence.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    -DiegoEV

    Não considero como dissonância tocar o acorde Fá depois do Em porque ele não cria nenhum conflito, ele conduz à uma harmonia. O que não pode é tocar os dois acordes ao mesmo tempo. Agora, um após o outro, na harmonia, é a coisa mais comum.

    Então sobre os acordes, esta diferença de 2a menor não cria esta tensão
    que você se refere. Ela caracteriza a harmonia, desenvolve um "caminho", uma forma, friamente são acordes distantes em um semitom. A melodia deve ser cuidadosa pra não utilizar o intervalo de 2a menor com o acorde, a não ser que esta tensão seja conveniente ao seu propósito.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Encare o refrão tendo uma mudanca de tom

    Eu teria que ouvir com calma, e ate tentar achar um songbook oficial pra ter certeza, mas acho que este refrao esta em Am, pelo menos é onde meu ouvido sente o repouso (onde a harmonia fecha) nessa parte

    na ultima linha já muda porque é onde já prepara pra voltar pra Em

    Unica coisa que achei que diz que eu estaria certo é essa partitura onde se ve um # no inicio e quando chega o trecho do refrão ele é cancelado
    http://www.scribd.com/mobile/doc/190056554?width=1100

    LeandroP
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    fernando tecladista

    Verdade! É em Lá menor mesmo a segunda parte.

    -DiegoEV
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Putz, obrigado pessoal. Agora faz sentido.
    Modos me confundem os ouvidos.

    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    É bem comum em música erudita o compositor mudar o centro tonal. E basicamente algumas opções são mais usadas, como por exemplo o grau V e IV (no seu caso, foi 4º). Dependendo da harmonia, não precisa fazer nada pra preparar, acorde pivô, modulação, nada...é só ir pra lá, como eles fizeram, não choca o ouvido.

    -DiegoEV
    Membro Novato
    # abr/15
    · votar


    Obrigado, Artref.

    O que pude concluir com a ajuda de vocês é que:

    *Os versos se desenvolvem em Mi menor (i e VI).
    *No refrão há uma modulação em iv, para Am.
    *Porém, em vez de a tônica da modulação, o primeiro acorde é F, VI em Am. E também saindo "semitonado" de Em.
    *Concluí-se o refrão na tônica, Am, para então partir para C, preparando a volta da tonalidade original, Em.


    Não consegui marcar vocês pelo celular, mas agradeço a ajuda de todos Tive dificuldade em saber que o refrão estava em Am justamente por começar com F. mas faz sentido, já que a armadura de acidentes está limpa e não com um bemol.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Progressão Harmônica - 2a menor