MIDI para iniciantes - Serve ara algo?

    Autor Mensagem
    Yaham
    Membro Novato
    # mar/15


    Bom Dia pessoal,

    Esse mês comecei aulas de piano.... extremamente extremamente iniciante!
    Para poder praticar em casa comprei um yamaha p-35, e ele possui alguma coisa de entradas MIDI.

    Pelo que pude pesquisar ele serve para controlar outros instrumentos, ligar no computador para alcançar mais timbres, algo do gênero! Confesso que não entendi completamente a sua função.


    Estou aprendendo a tocar apenas por satisfação pessoal, jamais tocarei algo profissional... no máximo ajudar na igreja vez ou outra!
    Portanto, essa entrada teria alguma função para mim?


    Já vi vídeos do pessoal tocando músicas de desenhos, coisa e tal que o som das notas era muito diferente do som "natural" do piano... isso tem algo a ver com essa MIDI, ou deve ser teclado ao invés de piano, algo do tipo?


    https://musescore.com/user/108368/scores/123325#
    Neste site encontrei a partitura da música do tetris, e quando vou para baixar ele dá a opção de baixar a MIDI da música, o que eu poderia fazer tendo essa MIDI dela?


    Não sei se ficou confuso... pesquisei bastantinho até mas não encontrei uma resposta que eu conseguisse compreender totalmente!

    Valeew, tenham uma ótima semana!

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/15 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Yaham

    Vou tentar te ajudar explicando de forma BEM simplificada, apenas para você ter uma ideia inicial sobre o tema, mas precisará se aprofundar no assunto depois ok?... vamos lá:

    Entenda o seguinte: Midi de forma geral não é "música" nem "som". É um protocolo de informações, dados informativos.

    Explicação Figurativa: Imagine uma receita de bolo, você segue as medidas e ingredientes, a forma de preparo e etc, e faz o mesmo bolo que escreveram na receita, em outro lugar. Midi contém e transmite, as informações a serem seguidas, por todo instrumento ou equipo que tenha este protocolo. (saiba ler a receita).

    Explicação Formal: MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um padrão usado para garantir que o som gerado por diferentes equipamentos, correspondam exatamente às mesmas notas (velocidade, intensidade e etc) dos instrumentos originais, permitindo que a mesma música codificada em um arquivo MIDI seja tocada com perfeição em qualquer placa de som.

    A maioria dos instrumentos/equipamentos digitais podem ser conectados entre si ou outros equipos, (PC por exemplo) através das saídas Midi In/Out e "conversarem e trocarem informações" pelo protocolo Midi. Assim, você pode, por exemplo, disparar e tocar timbres de todos os teclados/equipos que tiver, à partir de um teclado que elegeu como "controlador".

    Era isso que queria entender?

    entamoeba
    Membro Novato
    # mar/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Com a porta MIDI, ao invés de tocar os sons do teu teclado você poderá tocar os sons de algum programa instalado no teu computador (Chamados instrumentos virtuais ou VSTi). Poderá também gravar em MIDI, que é uma linguagem que registra o que você toca no teclado.

    Baixar um MIDI é outra coisa! É baixar algo que alguém já tocou, mas só os comandos, sabe? Como os sons programados dos bancos de música (ritmos) que devem ter no teu teclado.

    MIDI não tem som. MIDI só registra as notas usadas, a força que você tocou e mais algumas coisas. O som vem dos instrumentos que leem MIDI.

    O teu teclado lê MIDI. Se você baixar um MIDI no teu computador, pode fazer com que o som dele saia no teclado. Mas vai sair com os sons que você conhece, com os sons que o teu teclado tem.

    Entendido? Alguma dúvida?

    Yaham
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Ahhhh, acho que agora consegui captar a ideia da coisa!


    Tipo, se eu baixar a MIDI e "rodar" ela no meu teclado, vai ser como se o cara que gravou a música viesse no meu teclado e tocasse. (usasse a receita de bolo com os meus ingredientes)


    Mas se eu usar o sistema reverso, e usar a "saída MIDI" posso fazer com que o que eu toque use os sons (ingredientes) do outro instrumento e/ou do programa que eu estiver usando no computador.




    Muito obrigado pelas explicações! _o/

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    MIDI para iniciantes - Serve ara algo?
    Pra iniciantes .... mais atrapalha do que ajuda

    As explicacoes do que é midi os colegas ja comentaram, e vai ter outros topico falando sobre o assunto, assunto esse que vai longe, porque midi e um protocolo de comunicação e em cima dele se desdrobram suas utilidades...

    Mas digamos, voce está aprendendo e o que precisa no momento é aprender a tocar, e seu teclado é bom pra isso, de cara não precisa mais do que ele e de aulas

    Entao os recursos de ligar seu teclado em midi sera util mais a frente, hoje nao fara diferença você tocar uma escala com o som do seu teclado ou o som de uma simulação de piano com 1tera de memoria no seu PC,

    Ate existem uns softwares que dizem que ajuda no aprendizado utilizado musicas em formato midi, mas a maioria dos programas lembra o jogo guitar hero na versão pra teclado, que no final vejo que nao acrescenta nada, voce gasta menis tempo treinando direto do que ficar procurando esses programas e midis pela Internet

    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Eu focaria na parte musical de fato ao invés de fuçar em tecnologia, como o fernando tecladista falou. Depois, quem sabe.

    Yaham
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Já vi vídeos no youtube desses "guitar hero" de piano que você comentou fernando! haha


    A pergunta era mais pra conhecimento mesmo... saber do que o meu brinquedo novo seria capaz!


    Certamente que agora no começo é focar nas aulas e primeiro aprender a tocar algo alem de atirei o pau no gato! kkk (não que eu já tenha chego nesse nível! kkkk)

    Valew

    Fox Wendt
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Aproveitando o embalo...

    Teclado que não tem MIDI e que só tem "USB to host" (Yamaha P-105 por exemplo) pode ser usado como controlador de outro teclado? por exemplo Nord Stage 2 enviar som de piano pra Yamaha p-105 via usb?

    Obrigado!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a MIDI para iniciantes - Serve ara algo?