Final Fantasy Piano Collections

    Autor Mensagem
    Davidsm
    Membro Novato
    # mar/15


    Alguém toca, já tocou, tem interesse em tocar?

    Para quem tem experiência com alguma música da obra pode compartilhar aqui o prazer e a escalada no aprendizado das músicas desta coleção?

    Tenho interesse em aprender a tocar piano em especial por esta coleção, para quem conhece e sabe a finesse que se trata por favor conte-nos um pouco do que acha.

    keyboardjones
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Não sei do que se trata a obra, mas sei tocar uma versão em piano daquela "Forever Rachel Theme" do FFVI (Snes).


    Não sei se ainda tenho a partitura... Vou procurar e se encontrar eu disponibilizo.

    OBS. Antes que malhem o timbre de piano do QS... Esse vídeo foi captado com câmera fotográfica e por isso a qualidade tá ruim. Ao vivo o timbre é beeeem diferente. ;-)

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Conheço relativamente bem essa série, com exceção dos PP FFXI em diante.

    Depois comento melhor, mas qual sua pretensão e sua experiência? Pra iniciantes, acho fora de cogitação começar pelo PP.

    Xeper
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Apesar de achar o Piano Opera melhor arranjado (e infinitamente mais dificil de tocar tbm), tenho bastante vontade de aprender algumas peças.
    Até final do ano minha meta é começar a me aventurar na The Prelude do IV e To Zanarkand do X

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Boa, Xepóvski!

    The Prelude é uma boa pra começar; a Zanarkand, apesar de ser tranquila em boa parte, tem umas dificuldades que só recomendaria pra quem já tem um pouco mais de vivência com o piano.

    Os 3 Piano Opera (assim como os 2 Piano Collections do Kingdom Hearts) são coisa pra gente grande.

    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Já toquei a "To Zanarkand" há muito tempo, tinha achado uma partitura muito boa e fiel à versão que toca no jogo mesmo, mas fui procurar aqui e não encontrei. Saiu tanta versão, transcrição e arranjo pra isso que fica difícil de achar a versão que de fato é tocada.

    Inclusive fizeram a regravação de toda a trilha do Final Fantasy X, queria saber se mudaram ela também.

    Se quiser tocar ela bem, é bem difícil.

    flgb
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Se quiserem podem ajudar os novatos!

    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Achei essa versão "piano collections" da "To Zanarkand", é beeeem interessante, vou estudar amanhã. Se rolar já gravo amanhã um vídeo caseiro.

    sebber
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Sou muito fã da trilha sonora dessa série. Acho que essa é uma boa para começar:



    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Promessa é dívida, amanhã eu gravo a "To Zanarkand" nessa versão bem legal da "Piano Collections". Belo arranjo.

    Davidsm
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Conheço relativamente bem essa série, com exceção dos PP FFXI em diante.

    Depois comento melhor, mas qual sua pretensão e sua experiência? Pra iniciantes, acho fora de cogitação começar pelo PP.


    A minha intenção é terminar, não começar pelas Piano Collections, ou seja, o que quero é aprender a tocar para um dia chegar nelas.

    Até Prelude é um pouco puxado no início. Enfim, a ideia do post foi cumprida espero que outros membros compartilhem também o que fizeram e seus interesses com esta coletânea.

    Daqui a mais ou menos um mês e meio devo pegar meu Yamaha e começar os estudos com os livros do Antonio Adolfo.

    SaintFerio
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Mto legal, sou fã incondicional de Nobuo Uematsu, eu gosto muito de suas composições, fora da série FF tb...

    Já ouviram as versões do THE BLACK MAGES? Banda que ele montou e já acabou tb ele tá em outro projeto agora...

    Não tem nada a ver com a piano collection, mas enfim...



    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Davidsm
    Acho que todo o PC serve como um complemento muito bom pra quem estuda piano. Os arranjos são muito bem pensados e trabalhados, explorando as capacidades (tanto timbrísticas quanto artísticas) do piano, que é um diferencial se comparado outras compilações de games, que geralmente são apenas transcrições.

    Outra coisa que acho interessante, especialmente pra quem estuda, é que, apesar da linguagem ser mais puxada pro piano erudito, ela faz contato com diversos ritmos e gêneros. Claro que não é nada aprofundado, mas se encontra jazz, ragtime, música latina, boogie woogie... até um pouco de progressivo e seções em fugato tem.

    O único "porém" é que todas as peças só começam a ficar "apresentáveis" por alguém num nível intermediário.

    E falando em dificuldade acho que a série segue uma ordem progressiva; o IV tem algumas peças mais fáceis; a partir do VII se tem um salto considerável na dificuldade, e assim por diante.

    Artref
    Boa, no aguardo aqui!

    Tem varias transcrições mesmo, mas as duas coleções relevantes pra quem toca piano são o Piano Collections (a partir do IV cada Final Fantasy tem o seu) e o Piano Opera (feito em grupos de 3, a partir do primeiro até o nono).

    Desses aí, como disse antes, o PO começa a explorar território mais avançado. Acho que você vai curtir bastante se não conhece; dá uma olhada no primeiro livro:


    link

    Artref
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Artref
    · votar


    Prontinho:



    Se eu tiver condições de ajudar, será um prazer. Só perguntar.

    Xeper
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Artref

    Caramba, de um dia para outro já manda desse jeito... invejei forte! hauhauahua
    Ficou mto bom, como toco a pouco tempo não tenho ouvido para comentar as minucias mas achei que ficou bem fiel a versão do disco.
    Que som bonito tem esse seu piano...
    Parabéns!

    TG Aoshi
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Artref
    Muito bom!

    Interpretação muito bem equilibrada, sem exageros. Mas o que gostei mesmo foi do toque/pegada e o seu timbre, muito apurados!

    Parabéns!

    Artref
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Muito obrigado, pessoal. Gostei da ideia, poderíamos todos gravar mais músicas da série, quem sabe o tópico poderia até ser fixo um dia. =D

    silvG8
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Artref
    Legal Artref! Boa interpretação. Nem tenho muito o que comentar sobre... cansado demais no pós-plantão noturno... a cabeça nem funciona direito mais.

    Tocou bem, limpo, com dinâmica e conseguiu expressar corretamente as vozes da música.

    Davidsm
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Massa que deu certo, nesses tempo de rede sociais é difícil movimentar blogs e criar bons assuntos.

    Espero comprar um teclado (mais em conta da Yamaha) em breve... por quê dinheiro pra piano ainda não existe rsrs

    Davidsm
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Muito obrigado, pessoal. Gostei da ideia, poderíamos todos gravar mais músicas da série, quem sabe o tópico poderia até ser fixo um dia. =D

    Quando conseguir algum prelude já jogo no YouTube, mas ainda tem muita tecla até lá.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Final Fantasy Piano Collections