JoMoX Mbase 11 - Review

    Autor Mensagem
    Casper
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Casper


    =========================
    Sobre a JoMoX
    =========================


    O fundador da empresa JoMoX (Jürgen Michaelis) trabalhou na
    Alemanha fazendo modificações em Roland 909 na época onde
    o Techno foi muito popular. Ele aprendeu tudo sobre a parte analógica
    da 909, e fazia controles extras em cima do circuito original.
    Para quem quiser saber mais sobre a JoMoX:

    https://www.youtube.com/watch?v=PVUW1VqkGMw

    O cara é um gênio, e sua maior contribuição para a música é um produto
    ímpar, o "Resonator Neuronium", um sintetizador com rede neural que
    produz sons por interferência entre filtros. Esse não é o foco do review, mas
    quem quiser saber mais sobre o assunto, tem informação no site pessoal
    do cidadão:

    http://www.jayemsonic.de/


    =========================
    JoMoX MBASE 11
    =========================


    http://www.jomox.de/upload/products/images_3/12.jpg

    É um sintetizador analógico voltado para a criação de bumbo
    de bateria, baseados nas clássicas Roland TR-808 e TR-909.
    O núcleo da geração de som é similar ao usado na bateria TR-909,
    com acréscimos não encontrados na original (fruto da experiência
    com modificações na 909 original feitos pelo Jürgen Michaelis).
    O MBASE 11 pode ser usado também como sintetizador convencional,
    tocado com teclado, mas é um sintetizador bastante limitado quando
    usado nesse modo, como sintetizador isolado.
    Mas é muito útil se esse sinal senoidal for utilizado como sub-oscilador
    de outro sintetizador, encorpando o sinal de forma bastante interessante.


    ------------------------------------------
    Resumo do funcionamento
    ------------------------------------------


    O MBASE 11 é composto por um VCO (oscilador controlado por
    tensão) analógico, que gera apenas onda senoidal. Essa senóide
    é que vai montar a "base" ou "corpo" do bumbo. Um parâmetro
    chamado de harmonics permite "deformar" a onda gradativamente
    para um formato parabólico, acrescentando agressividade ao som.

    Junto com essa base, mais dois elementos são somados:
    pulse e noise. O pulse define o início do bumbo, acrescentando
    um som curto que ajuda a definir melhor o posicionamento
    do bumbo na mixagem. O noise é um gerador de ruído branco
    que é mixado com o pulse e a base toda, para formar o ataque
    inicial do instrumento. Um controle chamado gate determina
    a largura desses elementos, sem interferir no decay do VCO.
    E um controle de Metzlize induz um ruído do tipo metálico
    (e tem dezenas de variações desse ruído) sobre o ruído branco,
    aumentando o leque de possibilidades.

    Na sequência, existe um VCA (amplificador controlado por tensão)
    com decay variável controlado por um envelope com uma função
    de compressor, que permite ter mais controle sobre o decay.
    Esse compressor deixa o decay mais logarítmico ou mais
    exponencial, e realmente ajuda a esculpir o formato do bumbo.
    Existe um segundo envelope de controle de frequência do VCO, que
    é controlado pelo LFO (oscilador de baixa frequência). Esse LFO tem
    oito formas de onda, pode ser de disparo único (permitindo alguns
    bumbos com controle absurdamente precisos de variação de frequência)
    e pode ser sincronizado com o MIDI clock. LFO pode parecer algo
    inútil em um bumbo, mas usado com sabedoria expande o leque
    de possibilidades sônicas do dispositivo.

    Após o VCA existe um filtro passa baixas suave, para um controle
    extra do som.

    O disparo do bumbo pode ser feito de 4 formas:

    1) MIDI
    2) Trigger convencional de bateria ou pad de bateria eletrônica
    3) Entrada de áudio
    4) Botão no próprio módulo

    Os 3 primeiros são sensíveis à intensidade (velocity), o botão é fixo.
    Todos os parâmetros são mapeados em MIDI.

    A interface é bem direta: duas colunas de LEDS indicam a função,
    o encoder de baixo navega/muda parâmetros e salva (pressionando-o)
    e o potenciômetro de cima muda valores, de forma mais prática, mas
    pode trabalhar junto com o encoder.

    Existem 110 memórias de usuário.

    -----------------------------------------------
    Construção - entradas e saídas
    -----------------------------------------------


    Sólido, de metal, tudo muito fixo, encoder e potenciômetro de
    alta qualidade. Aparentemente indestrutível.

    Entradas: MIDI In, audio/trigger
    Saídas: MIDI Out, audio

    OBS: O MIDI Out não funciona como MIDI thru. :(

    -----------------------------------------
    Análise subjetiva do som
    -----------------------------------------


    Não existe nenhum ruído de fundo que eu consegui detectar.
    O espectro de frequências vai abaixo de 20Hz, se desejado.
    O som é profundo e abrangente, e com a adição da função que
    aumenta harmônicos, torna-se viciante.
    Ai que está o perigo: é preciso se policiar para não exagerar,
    porque os bumbos gerados podem facilmente dominar toda
    a região de graves, atrapalhando a mixagem.

    Teste de som 1:

    Passei por alguns programas de fábrica, mas não são todos
    os originais, já editei uma parte. No meio para a frente acrescentei
    uns elementos para não ficar uma audição muito cansativa.

    https://soundcloud.com/menegass/jomox-mbase-11-test_1


    Teste do som 2:

    Usando apenas o MBASE11, nenhum som externo ou efeito.
    Ficou um lixo, claro, mas é só para ilustrar o sintetizador
    de baixo dele.

    https://soundcloud.com/menegass/jomox-mbase11-test_2




    -----------------------------------------
    Perguntas & respostas
    -----------------------------------------


    Pergunta: Com esse equipamento eu vou conseguir fazer
    qualquer bumbo do mundo?
    Resposta: Não. Só vai fazer bumbos "eletrônicos" parecidos com
    a série Roland TR, e algumas variações em torno disso.

    Pergunta: Porque investir em um equipamento que só faz o bumbo?
    Resposta: Se o bumbo não for prioridade, ficar lá no fundo
    da mixagem e não for importante na música, ele não vai
    fazer tanta diferença. Em alguns gêneros de música eletrônica,
    onde o bumbo é a base da música, a diferença entre um bumbo
    mediano e um excelente salta aos olhos (ou melhor, aos ouvidos).

    Pergunta: Existe diferença real entre um bumbo gerado analogicamente
    e um gerado digitalmente?
    Resposta: A mesma diferença que existe entre um sintetizador analógico
    e um digital. Cada um tem suas vantagens e desvantagens.


    ===================
    Véio Casper 2015
    ===================

    fernando tecladista
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Eu fico doente com essas caixinhas..

    silvG8
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Sensacional véio Casper! Muito legal mesmo. Os bumbos tem uma potência incrível e conseguem sobressair até com a presença do Minitaur.

    O lance de bumbos analógicos é equalizar... meio que no que você falou, quando junta muitos analógicos graves, tudo tende a ficar meio borrado. Eu não sei você, mas gosto muito dos bumbos que faço com o Moog. O que você diria em termos comparativos?

    Vi o Fyrd na foto do SoundCloud e pirei!! :)
    Um dia que sobrar grana eu compro um.

    Abraço!

    Casper
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Caro fernando tecladista:

    Essas caixinhas me levarão a falência, um dia...


    Caro silvG8:

    Eu tive a oportunidade de usar o MBASE versão 01 antes de comprar esse
    da versão atual. Por isso comprei sem medo. Eu tenho algumas opiniões
    sobre bumbo, que acredito serem corretas.

    Depois de ouvir e ver as formas de onda do MBASE e comparando
    com dezenas de bumbos, percebi o que faz a diferença. O bumbo,
    para se sobressair bem, tem que ter um elemento harmônico
    bem proeminente nos primeiros 10ms, um ruído inicial, algo que
    marque bem o início, que defina a entrada do som. Nesse quesito,
    o sintetizador dedicado desse tipo se sobressai, porque os tempos
    de ataque, resposta, tudo é muito otimizado para fazer esse tipo
    de som sobressair. Mesmo o Nord Drum (que era minha referência
    anterior) não consegue ser tão flexível para cobrir o bumbo do Jomox.

    O bumbo do Moog é acima da média, sem dúvida, mas tem alguns problemas:

    1) O bumbo gerado a partir do filtro é gerado lentamente, tem um ataque
    mais lento do que seria ótimo, ele "cresce" de forma lenta

    2) Por algum motivo, não dá para colocar dois bumbos do Moog
    muito "um em cima do outro", o tempo de realimentação do filtro não
    é muito rápido para ficar uma sequência bem definida de bumbos.

    3) Não dá para gerar as camadas extras de harmônicos com ruído
    no meu Moog, porque eu teria que ter um terceiro gerador de envelope.
    No Prophet 08 dá para fazer isso, mas o filtro dos DSI não é tão
    bacana quanto os do Moog, e o resultado não fica tão bom.

    Sobre o Fyrd, acho que tenho más noticias. O fabricante se machucou
    em um acidente (coisa feia, quebrou o pescoço), não sei se vai
    ter condições de manter a empresa. Tem uns 5 meses que o site
    e o forum da Fyrd estão mudos.

    Casper
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Mais um teste do bumbo aqui:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/321474/

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a JoMoX Mbase 11 - Review