Gravar o áudio de um Yamaha P-105 no Computador

    Autor Mensagem
    RenanKz
    Membro Novato
    # mar/15


    Olá, tenho um Piano Digital Yamaha P-105 e gostaria de gravar o áudio dele no computador, para usar em alguns vídeos. Qual seriam os meios de fazer isso?

    Sou completamente tapado no assunto, e o único meio que sabia era através de um cabo Midi/USB, porém vi que esse modelo da Yamaha não conta com entrada e saída Midi/USB, então qual seriam minhas opções? Agradeço a atenção.

    thandervalle
    Membro
    # mar/15
    · votar


    Você tem alguma opções. se você quiser gravar o seu P-105 , você precisará de uma placa de aúdio... Uma Focusrite Scarlett 2i2 te atenderia muito bem, ótima qualidade de som , muito fácil de usar. Tem outras opções no mercado dos mais diversos preços.Dessa forma você usa o timbre do seu teclado.
    Outra opção seria usar seu p-105 como um controlador para VSTs no computador , aí não tem o uso dos timbres internos do seu p-105, tem excelentes timbres nesse campo dos instrumentos virtuais e pode te abrir um caminho bacana para novas idéias, teria também uma ótima qualidade de som...

    Espero ter ajudado. Vlw.

    keyboardjones
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Bom... Vou te dar uma solução com custo praticamente zero, pois entendi que tu não quer nenhum resultado profissional.

    Dependendo do teu computador, não precisa placa externa. A placa interna do PC funciona de boa. Perceba que a entrada da tua placa de som no PC é padrão P2 e no teu teclado é P10. Então tu vai precisar de um cabo com padrão P10 em uma das pontas e P2 na outra. Ou compre um daqueles adaptadores P10/P2, encontrados em qualquer loja de peças eletrônicas. São baratinhos.

    Se for gravar mais de uma faixa, talvez seja necessário instalar o Asio4All pra latência da tua placa não deixar as faixas fora de sincronia. A latência pode ser facilmente configurada nesse software.

    Na gravação, use um software tipo o Audacity que é fácil de mexer e quebra um galhão pois ele permite gravar várias faixas e editar vários aspectos.

    Tanto o Audacity quanto o Asio4All são gratuitos e tu encontra facilmente na internet.

    Valeu aí e boa sorte.

    thandervalle
    Membro
    # mar/15
    · votar


    RenanKz

    Depois seria bacana você dizer qual qualidade de gravação que está querendo, eu vi que era para uso em alguns vídeos... E se for algo mais profissional qual seria seu orçamento... Pois tem soluções que tem custo quase zero e outras mais caras, vai melhorando a qualidade. Assim a gente consegue te ajudar melhor. Vlw.

    RenanKz
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Então, sobre VST's eu não faço nem ideia do que signifique.
    Em relação ao software eu acho que consigo me acostumar bem, tenho facilidade com essas coisas, já em relação a qualidade que pretendo alcançar, algo mediano já estaria de bom tamanho a princípio, porém caso eu pretenda algo com mais qualidade de áudio, como eu deveria proceder? De orçamento eu sinceramente não sei quanto estaria disposto a investir, gostaria de saber as opções antes.


    Uma outra dúvida: Sempre que tento usar fone de ouvido através da saída p10 do Piano, fica um som chiado e só para se eu deixar o cabo completamente estático, isso em todas as saídas, já troquei os cabos e adaptadores e o som pelo fone é sempre o mesmo, esse chiado sairia nas gravações caso eu use esse método?

    Agradeço a atenção de todos.

    RenanKz
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Notei também que esse piano tem uma saída USB daquelas quadradas, tipo impressora, me fugiu o nome agora... Ela teria alguma utilidade para gravação?

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    RenanKz

    Você tem um bom teclado, e cuide bem dele.
    Que pode ser muito útil tanto para gravar no pc com os timbres próprios, tanto para usar como um teclado controlador e usar instrumentos virtuais dentro de uma DAW no PC.
    O melhor caminho ao meu ver é você adentrar a tecnologia de home studio.
    Estudar e aprender.
    Começando com o que você tem e ir adentrando aos poucos neste mundo.

    Quanto a saída tipo impressora serve para conectar o teclado ao Pc.
    Vai transmitir dados midi para gravar no PC usando uma DAW (Digital audio workstation, em português significa Estação de Trabalho de Áudio), que é um software ideal para a produção musical.
    Use somente cabos do tipo de impressora de boa qualidade, evite comprar em qualquer loja, normalmente junto com o teclado vem o cabo, assim com um cd com um drive para instalação.
    Se não tem o cabo use um que você pode ter que veio junto com uma boa impressora.
    Lembrando que midi não é áudio e sim um conjunto de instruções.
    E aqui quando se conecta com a interface de áudio on-board do pc surge o problema da latência, você toca uma nota do teclado e demora um certo tempo para sair o som no pc, e fica praticamente impossível de tocar direito.
    As vezes o uso do Drive Asiodll resolve o problema, vai depender do tipo de placa onboard que você tem no seu pc.
    Mas o ideal é ter uma interface de áudio externa, para poder conectar o midi (para usar o teclado como controlador e usar instrumentos virtuais numa DAW), e até usar as saídas de áudio do teclado aux-out. (para gravar os timbres originais do teclado).
    Normalmente dá para gravar da saída do teclado do fone conectando do outro lado na entrada do pc, sendo necessário um bom cabo, e dependendo da sua interface de áudio pode ser necessário usar um adaptador, e aqui tem um sério problema, os adaptadores que se encontram nas lojas não tem qualidade.
    Mas se esta ocorrendo o ruído que você relatou é sinal de problemas, tanto pode ser do fone de ouvido como da saída do teclado que pode estar com defeito, e pode estar usando cabos vagabundos.
    Você pode ter usado estes cabos baratinhos e podem ter comprometido a saída do fone.
    E pode ser também a posição e localização do teclado e do pc que estejam sujeitos a interferência da rede elétrica, experimente mudar as posições, e também não deixar tudo ligado numa mesma tomada, e se não for possível usar bons filtros de linha.
    Cuidado com os adaptadores, que também tem que ser de primeira qualidade.
    E se for pedir para algum técnico montar cabos, exija os melhores componentes, lembrem cabos baratinhos é problema na certa.
    E na questão de cabos, tem que tomar cuidado, tem que comprar em lojas especializadas de áudio (que tem os cabos apropriados), não custa tão barato, mas não é nenhuma fortuna, mas fique longe destes cabos baratinhos tipo x-ling (que se encontram em qualquer lugar), que só estragam as entradas e saídas dos aparelhos.
    O mesmo para um fone de ouvido, tem que evitar também estes muito baratinhos, que estragam as conexões.
    É um problema sério, as pessoas gastam um bom dinheiro num teclado, mas depois querem economizar e compram cabos e fones vagabundos, de qualidade duvidosa, tanto no encaixe, como nos ruídos e interferências que causam , curto circuítos e outros danos, que estragam as conexões do teclado e do pc, ou interface de áudio, e até as caixas de som.
    Não use adaptadores para conectar o fone de ouvido no teclado, fica suscetível de causar danos.
    Use o fone de ouvido compatível.
    É muito raro até em casas do ramo encontrar adaptadores de qualidade.
    Não vale a pena querer economizar em cabos e fones, é prejuízo na certa.
    Mais cedo ou mais tarde o seu teclado vai dar problemas, o mesmo para o pc e para as caixas de som.
    Não faz sentido gastar mais de dois mil reais num teclado, e depois querer gastar miúdos reais em cabos e fones.
    Aqui não dá para economizar, compre os melhores cabos que forem possíveis dentro do seu orçamento.
    Esta de comprar cabos e adaptadores baratinhos é uma furada, um grande erro.
    Outro ponto importante é sempre antes de ligar o teclado deixar o volume no zero, e depois de o teclado inicializar, aumentar o volume aos poucos até o nível desejado, o mesmo quando for desligar, válido também para o pc.
    Para gravar em estéreo a melhor opção é conectar as saídas que estão na parte traseira aux out a uma interface de áudio externa.
    A realidade é que as interfaces de áudio on-board não foram projetadas para produção musical, servem somente para ter um som no Pc, para ouvir mp3 e outros formatos, e até joguinhos, mas para produzir áudio para música é necessário uma interface projetada para isto.
    No mercado existem várias, desde as mais baratinhas (que devem ser evitadas) até as mais caras que custam milhares de dólares.
    Claro no início não vai gastar muito, mas vai gastar um certo valor, em equipamentos que tenham qualidade para fazer um som decente.
    Mas para saber isto , você primeiro tem que ter uma noção e um pouco de prática, para ganhar certa experiência e depois fazer as compras que vão ser necessárias

    Então comece com o que já tem, pesquisando aqui no fórum na área de teclados mesmo, mas principalmente na área de Gravação e Home Studio.
    Mas lembre cuidado com os cabos, compre somente em lojas especializadas em instrumentos musicais e em home studio, não compre em qualquer loja.
    E se por acaso você comprou e usa estes cabos baratinhos, destrua e jogue tudo fora, antes que o inevitável aconteça.
    E para quem usa estes tipos de cabos e adaptadores, lembro que é a mesma coisa de você ter uma linda mulher em casa, e presentear ela com estes estojos de maquiagem baratinhos e falsificados, corre o risco de perder a beleza e ficar feia, portanto cuide do seu teclado.
    .
    - primeiro
    como conectar o teclado ao pc, e instalar os drives;
    Tanto para uso de midi como para gravações de áudio.
    Leia cuidadosamente o manual do teclado, se não tem faça download no site da Yamaha.
    O mesmo para o drive de instalação, se não tem procure no site da Yamaha.

    - segundo
    escolher os softwares que vai usar, por exemplo uma DAW.
    O Audacity é um software muito bom, mas na verdade é somente uma ferramenta auxiliar, ao meu ver classificada como um Editor de Áudio, não é a ideal para se fazer gravações, até dá, mas tem muitas limitações, numa DAW fica muito mais prático e com mais recursos.
    O Audacity não trabalha com midi, é em resumo uma ferramenta auxiliar.
    Muita gente começa pelo Audacity pela aparente facilidade, mas é um erro de iniciante.
    Não quero aqui denegrir a imagem do Audacity, muito pelo contrário, defendo, e acho um dos melhore editores de áudio do mercado, e o principal é que é free.
    Mas para a produção musical outros softwares são mais apropriados.
    Tem que começar por uma DAW (Sonar, Reaper, Cubase, Mixcraft, FL Studio, e muitas outras.
    - terceiro
    escolher e aprender a instalar e usar instrumentos virtuais, tipo VSTi dentro da DAW.
    - quarto
    na linha do aprendizado ir evoluindo, e aos poucos vai saber usar tudo, e vai conhecer as limitações dos seus equipamentos atuais, para depois saber o que comprar com conhecimento e segurança.

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    oops post duplo

    RenanKz
    Membro Novato
    # mar/15
    · votar


    Bom, em relação ao ruído, provavelmente então seria interferência ou defeito na saída de áudio do piano digital, pois não costumo usar componentes duvidosos nele. Tanto o fone como os cabos que utilizo são de qualidade profissional, e mesmo assim o chiado persiste, vou fazer outros testes depois e posto aqui.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    RenanKz
    Não entendi a parte que o totalmente estático para o chiado? Isso me soa mal contato dos conectores com o Jack... Teste com outros para eliminar hipóteses... A saída de fone, a L e R são independentes, e se gravar através destas fontes vai ir o barulho junto

    Acho que o Adler já explicou muito aí, então manda bala

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravar o áudio de um Yamaha P-105 no Computador