Problemas com saída P10

    Autor Mensagem
    keys_all
    Veterano
    # jan/15


    Amigos tudo bem?

    Sempre quando ia tocar, tinha problemas com a saída P10 (L e R) do meu teclado. Troquei as pontas P10 do cabo, e nada adiantou, comprei cabo novo com pontas novas, e nada adiantou.

    Resumindo, o problema de "mal" encaixe é em meu teclado.

    A pergunta é, o que eu poderia fazer para tentar "arrumar" esse encaixe?

    Me disseram para colocar um palito com esponja de aço e esfregar la dentro, o que acham?

    Sei que não é mal contato dentro do teclado, por que conforme você mexe apenas no cabo, ele funciona bem, as vezes precisa ficar alguns milímetros desencaixado para funcionar legal.

    E ai, quais dicas me dão?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    keys_all
    Esqueça gambiarras, troque o Jack... simples assim, se não tiver coragem de abrir o key mande em uma assistencia técnica

    Esponja de aço para esfregar? só se tivesse enferrujado não creio ser o caso, e é capaz de afrouxar ainda mais os contatos do jack

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15 · Editado por: LeandroP
    · votar


    keys_all

    O certo seria levar a um técnico e pedir a substituição da peça (do jack).

    E se estiver disposto a abrir o teclado, você poderá visualizar se é realmente necessário a substituição da peça, ou apenas apertar um pouco a mola que prende o cabo (com o auxílio de um alicate-de-bico), pra minimizar a folga.

    Com uma lixa acima de granulação acima de 350 você pode enrolar um pequeno tubo e esfregar um pouco na área de contato (mola do jack) entre o jack e o cabo, a fim de limpar alguma sujeira (zinabre por exemplo). Em seguida borrifar com um produto chamado "limpa-contato". Não utilize pra limpar algo de venha deixar resíduos, como palha-de-aço ou esponja de aço. Até porque estes resíduos são metálicos e podem provocar algum curto-circuito e estragar tudo de vez.

    Se não souber como fazer, leve a um técnico. Não é um serviço caro.

    keys_all
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Obrigado pela ajuda pessoal.

    Mas quanto a levar a um tecnico, sem chance! Moro no interior, e aqui por perto não tem quem faça.

    Mas quanto a abrir o teclado, é tranquilo.

    Vou ver se abro ele hoje, e tento dar uma olhada nessa parte.

    Tudo funciona perfeitamente bem, mas a saída L e R tem que ficar um pouquinho desencostada para funcionar melhor....

    Que droga...!!

    MetalKey
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    keys_all
    Espere um pouco!
    Compartilho da opinião dos colegas: Nada de gambiarras! Troque os Jacks.

    Sei que você é experiente com teclados, mas algumas coisas não ficaram claras em seu texto, então vamos à algumas perguntas para ajudar no diagnóstico:
    Quando você diz saida L/R é um Jack só? Se sim, o cabo aí deverá ser estéreo e por isso que tens que puxar um pouquinho o cabo para conectar um cabo mono.

    São dois Jack? Um L/Mono e outro R? Daí você precisa observar cada saída. Se o problema acontece nas duas tente rotear para as saida 3 e 4, se seu teclado tiver.

    Observe o comportamento do áudio na saida de fones, se esta for diferente da L/R, pois se ocorrer nos fones, nas saídas L/Mono, R, 3 e 4, o problema está no conversor de áudio, o que não resolverá com a troca dos Jacks.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    keys_all
    Moro no interior, e aqui por perto não tem quem faça
    Se for isso qualquer conservador de rádio e TV faz isso

    Nos meus aqui já tive problema com Jack e foi só trocar, também já tive conector midi falhando e isso era problema com solda o conector estava bambo

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    MetalKey
    Nada de gambiarras! Troque os Jacks.

    Não se trata de gambiarra o que eu postei. São reparos bem comuns de se fazer.

    keys_all
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    MetalKey
    Eu quis dizer que a saída L e a saída R estão com problemas semelhantes.

    Mas a saída L esta pior, a R, se você der uns toquinhos ela funciona bem, mas a L não, é necessário uma técnica para funcionar hahaha

    E sim, consigo direcionar para saídas 3 e 4 (Extreme)

    Partindo do que estão me falando, estou quase abrindo ele, e vendo se precisa realmente de alguma solda. Pelo visto não deve ser o "buraco" do P10, e sim a solda dele na placa né?

    MetalKey
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LeandroP
    Sim, concordo que não são gambiarras, mas procidimentos para eliminar hipóteses. Depois cabe ao usuário escolher entre reparar (paliativo) ou substituir (definitivo).


    keys_all
    Então verifique a solda dos Jacks na placa, caso esteja boa o problema está no Jack, daí considere substituí-los.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    MetalKey
    Depois cabe ao usuário escolher entre reparar (paliativo) ou substituir (definitivo).

    Claro! Concordo!

    keys_all
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Estarei abrindo ele, e em breve posto aqui para dizer o que resolveu.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problemas com saída P10