Dúvida NORD(recurso ou técnica)

    Autor Mensagem
    D.Dias
    Membro Novato
    # jan/15


    Assistir um show do cantor Samuel Mariano aqui na minha cidade.
    O tecladista da banda era um Produtor ele usava um nord stage.
    No meio do concerto reparei que ele tocava e depois de alguns segundos o dual(segundo voz), sei lá como vocês conhecem soava como se fosse outro tecladista ou um sampler. Um amigo disse que perguntou a ele e ele disse que se tratava de uma técnica. Enfim é uma técnica ou um recurso do nord?

    Edson Caetano
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    D.Dias
    Provavelmente ele acionou um arpejador...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    sem ouvir o que você ouviu fica dificil
    nem sei o que da pra fazer no nord
    mas o cara pode ter usado split, layer, arpegiador,
    layer com timbre diferentes de acordo com as camadas de dinamica > esse eu chamaria de técnica
    como aparece por exemplo nesse video aos 4 min, onde se tem o timbre de orgão e se tocar mais forte se escutas os metais

    o resto para mim é recurso do teclado

    ou estar usando algo gravado junto que ele soltou

    D.Dias
    Membro Novato
    # jan/15 · Editado por: D.Dias
    · votar


    Algo gravado não era. Isso é certeza.
    Sou novo me explica um pouco mais sobre arpegiador e layer. o split eu conheço.
    Sei que há tópicos sobre, mas, comecei agora não fórum e não sei usar muito bem.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    layer nada mais é que varios timbres tocando junto
    o exemplo mais basico é um dual de piano+strings
    mas em teclado com recurso mesmo de layer (modo combi da korg, perform da roland) você consegue colocar mais coisas juntas,
    o video que coloquei é um layer mas tem diferenças de velocity você programa por exemplo o brass somente pra soar com o velocity de 100 a 127 enquanto o orgão você colocar de 0 a 99 pra soar baixo, ou de 0 a 127 pra soar junto com o brass

    arpegiador é um treco como esse video aqui:
    você segura algumas notas e o teclado faz algum desenho de sobe e desse com elas, isso não tem nada a ver com arranjador


    pensei que ontem de madruga eu tinha colado um link no post acima:
    pula o video para os 4 min:
    http://youtu.be/jiSmq2uTnGU?t=4m1s



    D.Dias
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Entendi... Obrigado pelo tempo prestado. Eu sabia o que era apergiador, mas não pelo nome. É um layer "atrasado" que ele usava. Obrigado...

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: André Luiz Keys
    · votar


    D.Dias
    Assistir um show do cantor Samuel Mariano aqui na minha cidade.
    O tecladista da banda era um Produtor ele usava um nord stage.
    No meio do concerto reparei que ele tocava e depois de alguns segundos o dual(segundo voz), sei lá como vocês conhecem soava como se fosse outro tecladista ou um sampler. Um amigo disse que perguntou a ele e ele disse que se tratava de uma técnica. Enfim é uma técnica ou um recurso do nord?


    Neste final de semana toquei com o Samuel Mariano em minha igreja. Todo ano ele vai lá e tenho essa honra de acompanhá-lo.

    O que o Erasmo (tecladista dele) usa é o Mainstage controlando o Kontakt.

    Piano Stenway (sampler) e cordas (La Strings) - para Kontakt.

    Ele usa um pedal Roland EV-5 para controlar o volume das cordas.

    Esse "kit" é utilizado em 90% das músicas dele, então acho que estamos falando do mesmo timbre.

    O controlador é um M-AUDIO AXIOM.

    Ficou claro?

    Abs

    André

    keys_all
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: keys_all
    · votar


    André Luiz Keys
    Matou a pau hein!!! =)

    D.Dias
    Depois dessa creio que sua duvida tenha sido sanada né, e agora já "sabe" da "técnica" milenar usada por esse tecladista que não quis te contar o que usava....

    Abraços!

    D.Dias
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Neste final de semana toquei com o Samuel Mariano em minha igreja. Todo ano ele vai lá e tenho essa honra de acompanhá-lo.

    O que o Erasmo (tecladista dele) usa é o Mainstage controlando o Kontakt.


    Não era o Erasmo que estava no dia em questão, era Wylton Lucas se não me engano é esse o nome. Mais matou a charada. Obrigadão man!

    André Luiz Keys
    Veterano
    # fev/15
    · votar


    D.Dias

    O Lucas usava exatamente o mesmo setup, o mesmo mac…

    Falo isso pois já toquei com os dois quando vem a SP com o Samuel

    D.Dias
    Membro Novato
    # fev/15
    · votar


    Ele estava com um Nord stage e sem o mac, mais ele tinha um pedal de expressão, então concerteza era a mesma coisa... Obrigado por esclarecer man!

    isaacwga
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: isaacwga
    · votar


    Ele estava com um Nord stage e sem o mac, mais ele tinha um pedal de expressão, então concerteza era a mesma coisa... Obrigado por esclarecer man!

    Pois é, D.Dias. Tava tendo a sua mesma dúvida. A galera aí em cima matou a pau mesmo.
    MAS...
    Mas como vc disse, também vi ele usando um Nord. E também um pedal de expressão. E acho que só (sem controladores ou macbook).
    A dúvida agora é: esse recurso de controlar o "volume" da camada dual através do pedal de expressão é um feature só do nord ou dá pra fazer de boa nos synths da Roland, por exemplo? (que é o meu caso).

    Aqui um exemplo do cara fazendo apenas com o equipamento/teclado:
    https://youtu.be/ZWvplo1PFpo

    Acompanhando. :D

    isaacwga
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: isaacwga
    · votar


    Ah... achei este vídeo https://youtu.be/TdPg7pglV9E onde carinha ensina a fazer num KORG. Bem, deu uma luz de certa forma sim, e o equipo dela ajuda e muito a montar esse ajuste.
    Resta agora saber se dá pra fazer no meu Juninho Gi.

    Se alguém aí conseguir, por favor, comenta aí como!! Valeu!

    E aqui https://youtu.be/wsELB5l3MaY um vídeo do próprio Willyton Lucas ensinando a fazer.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Quem tem algum mixer consegue essas guanbiarras até com PSR
    Um mixer pra teclado e bem em conta, além de ser interassante pra usar com done, retorno....

    Mas no casoo ai dos vídeos
    Joga o piano todo pra um lado por exemplo o L e liga no canal 1
    O strings joga para o outro lado R passa pelo pedal e liga no canal 2 do mixer

    Se o mixer tem canal de insert pode ser interessante ligar o pedal nesse canal com um cabo em Y

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/16 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    Duplo

    André Luiz Keys
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    isaacwga
    Resta agora saber se dá pra fazer no meu Juninho Gi.

    Não mexo com o JUNO-GI faz tempo, mas da pra fazer sim.

    Para que apenas uma das partes seja afetada pelo pedal de expressão, tem um parâmetro na edição do LIVE SET, chamado RX FILTER.

    Você tem que ir em LIVE SET EDIT > TELA LIVE SET EDIT 2 > RX FILTER.

    Deixe a função EXPRESSÃO (EXP / EX ou algo do tipo) ativada só na parte das cordas

    isaacwga
    Veterano
    # jul/16
    · votar


    Deixe a função EXPRESSÃO (EXP / EX ou algo do tipo) ativada só na parte das cordas
    Dica de ouro, André, obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida NORD(recurso ou técnica)