As teclas semi-pesadas são boas?

    Autor Mensagem
    Ramonar46
    Membro Novato
    # jan/15


    Eu estava realizando uma busca por sintetizadores e percebi que a maioria dos que tem 49, 61 ou 76 teclas como o KingKorg, o Korg Krome e o Yamaha MX49 tem essas teclas semi-pesadas [semi-weighted] com exceção de alguns como o Casio XW-P1 que tem as teclas Hummer-action. Então eu quero saber se essas teclas são uma boa pedida na hora de comprar um bom sintetizador.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    como o Casio XW-P1
    Este tem teclas leves
    somente tem o desenho quadrado

    Dos que você citou acho que todos tem tecla, leve algumas melhores ou piores, mas sendo leve, bem diferente do semi pesado como é de um sp76 por exemplo

    keyboardjones
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    É relativo...
    Já vi muita gente elogiando e amaldiçoando todo tipo de tecla que possa existir. Ser bom ou ruim depende da tua necessidade, gosto e adaptação.

    Apenas como exemplo: amo teclas pesadas pra timbres de piano, rhodes, cravo e afins... e odeio pra timbres de órgãos, pois costumo usar bastante glissando. Em outros tópicos relacionados, existem opiniões bem diversas.

    O importante é o mecanismo ser bom, independente do tipo de teclas que ele ofereça.

    Artref
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    O importante é o mecanismo ser bom, independente do tipo de teclas que ele ofereça.

    Exato. E o problema é que a marcas podem chamar o mecanismo do que quiserem. O Korg M3, o Korg Krome e outros não tem nada de semi-pesado como eles chamam.

    Semi-pesada mesmo é aquele que a Kurzweil usa nos Pc3 (o 61 não, eu acho), e não sou muito fã desse tipo, não.

    Do ponto de vista técnico, nada melhor para desenvolver do que um bom mecanismo hammer action.

    Teclas que acho legais e conheço:
    Hammer-Action: GH (yamaha), as que tem no Roland RD300NX, RD64, FA-08 ou dos modelos superiores da Roland.

    Leves: As do MotifXF, do JunoStage, Jupiter50 e Júpiter80 são muito boas.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a As teclas semi-pesadas são boas?