Quais manias EXATAMENTE não devo ter ao aprender a tocar teclado sozinho?

    Autor Mensagem
    iTuneszU
    Membro Novato
    # dez/14


    Comprei um teclado faz pouco tempo e quero aprender a tocar sozinho já que no momento não posso fazer aula porque já faço aula de canto. Vi em muitos tópicos usuários dizendo para ter cuidado com algumas manias.
    Que manias são essas EXATAMENTE?
    E aproveitando o assunto, quero pedir a vocês um roteiro de estudo.
    Vlw

    Helderls_teclado
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    iTuneszU

    Cara. Eu aprendo teclado sozinho tbm e só fiz aula básica uma vez à muitos anos, então o certo que eu te indicaria é ver MUITOS vídeos no youtube que tem Muitas aulas lá pra vc aprender. O que te digo que você não deve fazer como vício é a Posição dos Dedos erradas, isso influencia e muito no teu aprendizado e uma dica de roteiro de estudos é: comece com acordes, exercícios de agilidade, escalas, arpejos e muitas horas de prática por dia pq se não praticar nao vai longe. kkk fica ai a minha dica, qualquer coisa só chamar! ;)

    kokada
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Uma das manias que eu tenho é a mão esquerda ficar "oitavando" na base, ou seja, o dedinho no Dó e o dedão no Dó tb rs

    Queria pedir dica do que fazer pra melhorar isso...

    Helderls_teclado
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    kokada

    Verdade, isso vira vício kkkk

    Olha aki, tem um video falando sobre isso e mais um monte de dicas:
    https://www.youtube.com/watch?v=UiyTQkpAy-A
    https://www.youtube.com/results?search_query=teclado+m%C3%A3o+esquerda

    iTuneszU
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    Vlw pelas dicas, eu estava vendo alguns videos no canal Tecladistas Yamaha para aprender os conceitos básicos, eu já tenho uma noção de teoria geral pelo fato de tocar guitarra há um tempo, quais canais do YouTube vocês usam para ver aulas de teclado?

    TrebleH
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Minha dica,

    Nunca use papéis colados nas teclas, nem fique viciado em cifras.
    Você tem memória é pra ser usada!!! Além disso, esses vícios rompem a sua musicalidade, já que você não teria criatividade para criar.

    Além disso, tente não ficar viciado em usar os dedos errados... e nunca deixe de correr atrás de informação para aprender cada vez mais.

    Por fim, treine MUITO seu ouvido!

    Abraços

    thandervalle
    Membro
    # dez/14
    · votar


    O que a galera falou aí em cima são pontos bem importantes para se levar em consideração...Primeiramente observe a postura correta das mãos, ombros. Uso correto dos dedos. Não fique preso a métodos malucos com adesivos ou "atalhos".
    A internet tem bastante material legal e vídeos muito bons para quem está começando, dá uma procurada.Comece do básico, não pule etapas e treine bastante...Com o tempo sua evolução vai ser natural.

    iTuneszU
    Membro Novato
    # dez/14 · Editado por: iTuneszU
    · votar


    TrebleH

    Eu nunca ouvi falar desse métodos de colar papeis ou adesivos nas teclas como você e o thandervalle disseram, qual método posso usar para treinar o ouvido? Eu toco guitarra e ainda não sei afina-la de ouvido, estava pensando em parar de vez de usar o afinador, isso é recomendável? Já mudando rapidamente o assunto do tópico, foi mal...

    Piano ON GRACE
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    sim. nunca aperte duas teclas com um dedo isso está redondamente errado.

    embora tenha como fazer isso sim, se acertar bem no meio das duas você pode faze-lo mas é errado. com o dedo na posição horizontal você "cata" duas notas pretas de uma vez. mas volto a salientar é erro.

    só conheço essa mania. se lembrar de outra te digo!

    kokada
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Helderls_teclado
    Legal essa dica do 2o video... parece Richard Clayderman mesmo!

    fernando tecladista
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    sim. nunca aperte duas teclas com um dedo isso está redondamente errado

    Sim e não

    Tem alguns casos de músicas complexas onde aparece, tem algumas coisas de villa-lobos que estudei onde encontrei, mas isso é um caso a parte

    Mas nas músicas do dia a dia não aparece mesmo

    JeffersonX
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    Cara, o principal vício que existe é posicionamento incorreto das mãos, dedos e postura ao tocar. Isso influencia e muito no aprendizado.

    A dica que te dou é: não se preocupe com agilidade, velocidade, etc.. Isso virá naturalmente com o tempo e à medida que for adquirindo técnica.

    Existe muuuuuiiiiiita coisa boa no Youtube. O que gosto de indicar são alguns exercícios do Jordan Rudess. Ah, e não se assuste, pois a maioria dos exercícios são coisas bem simples, porém extremamente necessários. E o principal que te sugiro focar é a famosa escala cromática. Comece bem devagar, nota por nota. Vá cada hora com uma das mãos até sentir seguro. Quando estiver bem, faça com as duas ao mesmo tempo e vá aumentando o metrônomo aos poucos.

    Isso vai te ajudar muito!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quais manias EXATAMENTE não devo ter ao aprender a tocar teclado sozinho?