Exercícios para pianista

    Autor Mensagem
    rflbordskt
    Membro Novato
    # nov/14


    Alguém pode me dizer alguns exercícios para as mãos? Estou me referindo a exercícios que me livrem da tendinite ou qualquer lesões causadas por movimentos repetitivos na hora de tocar piano. Sinto que minha mão direita está ficando "pesada" e tenho medo que isso cause algum problema sério.
    Procurando na internet encontrei alguns exercícios destinados àqueles que tocam guitarra, mas não encontrei exercícios destinados àqueles que tocam piano. Por favor me ajude!

    Agradeço desde já!

    pianoid
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Hanon e Czerny vêm à mente.

    Mas pra você eu recomendaria os estudos transcendentais de Liszt :)

    TG Aoshi
    Veterano
    # dez/14 · Editado por: TG Aoshi
    · votar


    Opa, isso aí é assunto sério. Tá estudando por conta própria ou tem ajuda de algum professor?

    Primeiro tem que saber o que é "a mão ficando pesada". Se você sente que isso é tensão, o melhor a fazer é largar mão de qualquer estudo técnico (especialmente ser for um muito exigente) e procurar orientação. Muito provavelmente você deve estar tocando errado e pegar Hanon desse jeito é a receita perfeita pra criar algum problema de saúde mais grave.

    Há quem defenda o pré aquecimento com alongamentos e coisas do tipo, eu acho desnecessário. Não tem muito segredo, tem que tocar visando o relaxamento. Só que não é fácil de entender e muito menos é algo que se adquire do dia pra noite...

    Desenvolver a técnica é educação e auto-conhecimento do corpo, é fruto de muita reflexão, muita observação e atenção. Nada tem a ver com ficar repetindo exercícios por horas à esmo.

    rflbordskt
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    TG Aoshi Sim, eu estou estudando por conta própria.
    Eu vi alguns vídeos sobre postura e como deve posicionar as mãos. Estou seguindo o que vi nesses vídeos, mas sinto que minha mão direita está pesada e por causa disso estou ficando alguns dias sem tocar pois tenho medo de causar alguma lesão.

    Por acaso você pode me indicar algum material para me ajudar? Será que repetir diariamente aqueles exercícios para quem tem tendinite pode evitar possíveis lesões?

    JoaoAgs1
    Veterano
    # dez/14
    · votar


    rflbordskt

    Talvez porque você está tentando tocar coisas muito difíceis e sua musculatura ainda não está preparada.

    rflbordskt
    Membro Novato
    # dez/14
    · votar


    JoaoAgs1 Não se esse é o problema, mas praticarei diariamente aqueles exercícios para evitar tendinite. Percebo que não há nenhum exercício específico, pois se houvesse alguém já o teria postado aqui.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Exercícios para pianista