Comprar Daw e Vst

    Autor Mensagem
    Ordep Luca
    Veterano
    # nov/14


    Eu estou seriamente pensando em adquirir uma ou duas DAW legalmente. Espero que esse assunto não seja um TABU por aqui.

    Não parecia haver outra forma de iniciar nessa "mundo VST" que não fosse por meio da coisa "crackeada". Hoje não tenho condições de adquirir nada disso. Como disse, comecei a pouco tempo. Comprei nos últimos meses meu controlador, interface e monitor de referência (bem como cabos, adaptadores, microfone, fone, suporte...). Definitivamente não sobrou dinheiro. Mas isso é passageiro. O que mais pegou quando comecei a pensar em legalizar a coisa toda foi a real necessidade disso. Diga-se de passagem, eu só pensei nisso pq não encontrei o Reason 6 ou maior (permitindo uma "integração profunda" com o teclado - segundo o fabricante) e o U-he Diva crackeados. As dúvidas são muitas. Quais seriam os benefícios?

    Espero que a sensação de estar fazendo a "coisa certa" não seja o único pró dessa história toda. Quanto a isso, honestamente me parece que baixar crackeado já se tornou tão COMUM nos dias atuais que ele já se confunde com o NORMAL. Deixar de baixar um software bem construído pra baixar um mp3 não muda muito nesse sentido. Diga-se de passagem, eu não pretendo (tendo em vista a realidade do mercado da música, quem com os pés firmes no chão pretenderia? ) ganhar dinheiro com isso.

    Não quero polemizar muito essa questão. Apesar de já ter provocado algumas reflexões, gostaria de saber, daqueles que já fizeram essa transição, quais são os reais benefícios na prática? A última versão do Reason custa U$399 dólares. Não é pouco. E eu nem sei mexer! Já vi muitos colegas do fórum dizendo que já não usam mais nada crackeado. Confesso que na minha realidade atual, uma vez que não sei os benefícios da legalidade, se eu encontrasse tudo que eu quisesse de graça, não compraria nada.

    Digo isso hoje. Quero saber de quem já comprou quais são os "vale a pena"

    Obrigado!

    waltercruz
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Rapaz! O dia que usar algo original se tornar polêmico, o mundo estará perdido!

    Mas olha, se vc está começando, não vejo porque tomar prejuízo com isso por enquanto, pq vc não terá como repor esse dinheiro. Então, não se sinta tão culpado por usar coisas crackeadas. Mas segundo as diretrizes do fórum, não é certo compartilhar links para essas coisas aqui, então, fique atento!

    O que eu digo apenas é o seguinte: nós somos criados para a escassez. Se vc tiver aí 4 ferramentas e souber usá-las muito bem, vc estará bem melhor que aquele que tem 800 ferramentas e não usa nenhuma delas direito. E com as coisas do tapa olho, temos a tendência de pegar um monte de coisas e não tirar o melhor delas.

    O dia que vc sentir que vale a pena pegar algo original, fique bem atento as promoções das empresas. É bem comum lá fora promoções no verão e na Black Friday.

    E fique atento as ferramentas gratuitas. Por exemplo, o Reaper é uma excelente DAW que vc pode usar indefinidamente, sem restrições, e depois pagar por ela, que tem um preço bem em conta. Tem um tópico aqui tb onde é listado uma porção de coisas free. :)

    JJJ
    Veterano
    # nov/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Tabu nenhum... cada vez mais gente percebe que esse é o melhor caminho!

    Dá uma olhada nesses tópicos abaixo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/318691/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/314639/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/302678/

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Ordep Luca
    Use versões consagradas que são de fácil acesso, o Reaper é K grande exemplo, se quiser ajudar os desenvolvedores custa 60 doletas

    Todo dia aparecem ofertas, itens gratuitos, black friday está ai... Vá devagar e vendo o que precisa, não é necessário ser rico para ter as coisas, e muito menos possuir a versão producer caríssima para ser alguém

    makumbator
    Moderador
    # nov/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Ordep Luca

    Tabu nenhum. Assim como eu, vários outros usuários aqui usam DAW e instrumentos virtuais/efeitos legalmente adquiridos.

    Eu comecei a mudar aos poucos (a partir do final de 2010). Fui trocando sofwares que usava crackeado pelas versões legais (ou mesmo outras opções diferentes, mas também legítimas).

    Depois de algum tempo não havia mais nada ilegal aqui (SO e programas não musicais incluídos), mas durante um período de "transição" fiquei com os dois tipos na máquina, até os últimos crakeados serem retirados.

    Não precisa fazer uma mudança da noite para o dia (pois dependendo do seu uso é realmente algo caro a se fazer de uma vez), mas se quer mudar precisa começar.

    Os motivos de vantagem:

    1. Você sempre vai poder estar com a versão mais atualizada, com menos bugs. Nem sempre os ilegais acompanham a evolução das versões

    2. Não se perde tempo procurando cracks, seriais, fazendo truques para funcionar, ou mesmo testando diferentes versões pra tentar achar uma que funcione. Antes eu perdia tempo enorme nisso, não tenho mais vontade de perder esse tempo de vida fazendo esse tipo de bobagem.

    3. Você tem acesso ao suporte da empresa. Claro que a qualidade do suporte depende de cada fabricante (alguns são melhores e mais rápidos que outros). Mas no geral é sempre melhor que nada (que é o que se tem na ilegalidade). Já usei o suporte de várias empresas da área, e posso atestar que muitas são excelentes e muito prestativas (entre elas destaco o pessoal da XLN Audio, a antiga equipe do Sibelius, na figura do incrível Daniel Spreadbury, os caras da PSP Audioware e o povo da Slate Digital e softube).

    4. Depois que abandonei os ilegais, meu computador é muito mais organizado, limpo e sem erros/bugs. Isso se deve tanto ao fato de não ter mais 400 mil opções de pacotes de efeitos instalados sem nem usar quanto o fato dos cracks realmente não funcionarem tão bem em alguns casos.

    5. Você paga para o desenvolvedor, e com isso está estimulando a evolução daquele software (e de outros que eventualmente venham a criar). Sem grana essas empresas fecham (várias menores já fecharam) e com isso o mercado fica mais pobre de opções e talentos (que acabam migrando para outros empregos, quando poderiam estar atuando no que gostam). Com isso sobram só as grandes empresas (e mesmo elas sofrem, pois em algo de nicho como produção musical não há um mercado realmente "grande").

    6. Como já comentaram, com menos opções instaladas (afinal, o dinheiro é finito) você acaba aprendendo mais sobre o que tem (além do fato de ter pago "valorizar" o software, te estimulando a ler e aprender sobre ele).

    Casper
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Caro Ordep Luca:

    Parabéns, o senhor está no caminho certo.
    Errado é quem rouba software e acha isso certo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprar Daw e Vst