Iniciando no Teclado

    Autor Mensagem
    Bruno Borghi
    Membro Novato
    # nov/14


    Caros, bom dia!

    Semana passada eu comecei a concretizar um sonho que eu carrego a muito tempo já, mas que ainda não havia tido oportunidade de realizar. Tenho muita vontade em aprender um instrumento de teclas e decidi a princípio pelo teclado. Já estou com 25 anos e não toco nenhum instrumento. Sentei na frente de um teclado pela primeira vez na terça-feira da semana passada e comecei a praticar para ter ideia se seria capaz de aprender esse instrumento.

    Enfim, gostei e acabei investindo uma grana em um PSR 443 e hoje começo aula com um amigo que já toca a mais de 30 anos e vive disso. Sei que não terei a mesma facilidade do que se tivesse começado mais cedo, mas nunca é tarde para se aprender.

    Estou tocando Imagine (John Lennon) bem simplificada, mas já usando as duas mãos e intercalando bastante a mão esquerda... Mas não queria ficar nessa coisa de pegar músicas aleatórias e tentar tirar no teclado. Gostaria de saber onde posso buscar mais conhecimento, na internet, livros, etc, que possam complementar os meus estudos.

    Outra coisa que gostaria de saber também é o tempo de prática diária. Tenho disponibilidade para praticar somente à noite, quando chego do trabalho. Umas duas, três horas no máximo... Será que seria o suficiente? E existe alguma metodologia para esse estudo em casa? Porque o que tenho feito é tocar imagine insistentemente, tentando não errar... rsrsrs... Comecei com dois dedos, passei para as duas mãos e agora estou tentando tocar sem olhar para as teclas... Bom, é isso.

    Esse é meu primeiro post no fórum e espero encontrar muito conhecimento aqui e também ajudar aqueles que iniciam como eu.

    Um abraço!

    Artref
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Bom você ter procurado a ajuda de alguém. Espero que seu amigo saiba o que está fazendo em termos de técnica, rs.

    Seu TEMPO de estudo está muito bom. Agora, tocar Imagine insistentemente não é estudar, é repetir. Precisa ter objetivos no estudo, pensar sempre. Evite isso de ficar repetindo a música. Difícil explicar num post, seu professor precisa ir te orientando no processo pro seu estudo ficar cada vez melhor.

    soruji
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Uma coisa que precisamos deixar registrado aqui:
    Pelo que eu entendi você está começando no teclado e na música, certo? Não tocava nenhum instrumento antes, não é isso? Então, paralelo ao conhecimento técnico do instrumento, deve vir a teoria musical (notas, escalas, acordes, ritmo, melodia, harmonia e outros elementos). Portanto seu tempo de estudo precisa ser bem aproveitado nesse sentido. Acredito que exercícios de fixação sejam necessários para, a princípio, você pegar "intimidade" com o instrumento. Piano é um instrumento que no começo faz você embaralhar as notas, por estarem todas enfileiradas e tals, mas aí você já começa criando referência pelas teclas pretas, por exemplo (antes de duas teclas pretas tem a nota Dó, e antes de 3 tem a nota Fá).

    Poderia nos fornecer mais informações relacionadas a forma que você está estudando e se isso acompanha alguma teoria, algo assim?

    Seria mais fácil pra irmos te auxiliando.

    Bruno Borghi
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: Bruno Borghi
    · votar


    Artref e Soruji, agradeço pelas respostas.

    Soruji, é exatamente isso que você disse. Sempre fui apaixonado pela música, mas nunca me envolvi diretamente com ela. Sou marinheiro de primeira viagem e tenho gostado da aventura. Paralelo às aulas de teclado estou estudando Teoria Musical com apostilas que peguei na internet e com livros que peguei emprestado daquela coleção "For Dummies". Estou com o título Piano e Teoria Musical dessa coleção. Sei que talvez não sejam os livros certos, mas pelo menos têm sido introdutórios em relação ao tema.

    Agora tenho praticado alguns exercícios para movimentação das mãos, acordes, etc. Também estou tocando versões simplificadas de Asa Branca, Jingle Bells, 9º Sinfonia de Beethoven (Se não me engano uma parte do 5º movimento)... Tenho lido durante o dia, nos tempos vagos, e à noite praticado os exercícios e essas pequenas melodias.

    Você (ou alguém) teria uma sugestão melhor de estudo ou algum método ou livro teórico que possa ser de maior utilidade? Minha ideia é fazer uns 4, 5 anos de teclado e depois partir para o piano mesmo... Até porque minhas condições financeiras atuais não permitem ir de cara para o piano.

    Obrigado!

    Xeper
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Bruno Borghi

    "For Dummies". Estou com o título Piano e Teoria Musical dessa coleção. Sei que talvez não sejam os livros certos

    O de teoria musical eu não vi... tenho o all in one piano/keyboard e acho um livro bem mediano.
    Eu estou estudando (de forma bem preguiçosa hehehe) este aqui: http://www.amazon.com/Adult-All---One-Course-Lesson-Theory-Technic/dp/ 0882848186/ref=sr_1_2?s=books&ie=UTF8&qid=1416396417&sr=1-2&keywords=p iano
    junto com aulas de teclado. Achei bem mais direto e explicativo.
    Sobre o restante estou na msm que vc... então boa sorte nos estudos!

    Bruno Borghi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Xeper, bom dia.

    Valeu pela dica. O inglês é de fácil compreensão nesse livro aí? Sabe como é... Não domino muito... hehehe... O "For Dummies" parece mediano mesmo, mas pelo menos já consigo tirar uma noção e depois aprofundar com algo mais completo... Só não sei qual seria completo... Me indicaram os estudos de P. Bona, já tentou algo parecido?

    Xeper
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Bruno Borghi

    O inglês é de fácil compreensão nesse livro aí? Sabe como é... Não domino muito... hehehe

    Meu ingles é bem fuleiro e até agora não tive problemas... qualquer coisa tem google tradutor para dar aquela força

    e depois aprofundar com algo mais completo... Só não sei qual seria completo... Me indicaram os estudos de P. Bona, já tentou algo parecido?

    Tenho o bona em casa desde da epoca que tocava guitarra... nunca abri hehehehe
    Cara, acho que vc tem que se preocupar mais em ter um professor legal... ajuda demais. Tanto que esse livro que falei só comprei para ir treinando um pouco piano e ir tirando duvidas com a professora (que dá aula de piano tbm...).
    Mas se vc quiser tecnica bruta de piano depois de um tempo, tem o Hanon...

    Bruno Borghi
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Dei uma olhada no Hanon... Fiquei com medo. Mas curioso... rs

    Xeper
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Bruno Borghi

    Dei uma olhada no Hanon... Fiquei com medo.

    Tbm vi bem por alto e os primeiros exercicios é vc repetir até conseguir tocar e só. Como essas coisas me lembra aquela noia de subir/descer escalinha de guitarra eu larguei de mão...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Iniciando no Teclado