Novas tecnologias para controladores MIDI

    Autor Mensagem
    Gothic Lover
    Veterano
    # out/14


    Você tecladista que usa vst's ja sentiu necessidade de um dispositivo que permita controlar de forma mais pratica os efeitos caracteristicos de cada instrumento, como por exemplo vibrato, slides, ou mesmo dinâmicas como crescendo e diminuindo? Somos estudantes de ciência da computação pela federal de São Carlos com a proposta de criar um dispositivo que permita tal feito, semelhante ao chamado touch keys, porém com alguns recursos e facilidades a mais. Em nosso dispositivo, não há a necessidade de abrir o seu controlador, basta apenas dispor os sensores sobre as teclas, os sensores além de medir deslocamentos para horizontal e vertical, possibilita aumentar ou diminuir o valor da expressão do instrumento, seja ela volumo (MID CC 07) ou qualquer outro, pois o dispositivo conta com um software capaz de receber comandos que permite assimilar qualquer controle midi ao dispositivo. por exemplo, poderíamos controlar o vibrato apenas vibrando as mãos, ou controlar um slide apenas deslizando os dedos, e ainda poderíamos fazer transições de oitavas entre as dinâmicas diminuindo para crescendo apenas apertando com mais pressão. Esclarecido da forma mais sucinta possível, gostaríamos que respondessem algumas perguntas para analisar a viabilidade do projeto.

    _BLACKMORE_
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Isso é algo até interessante, mas qual a proposta real por trás do tópico?

    Berg Varela
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Interessante seria criar um Keybed com esses sensores embutido na própria tecla,sem a necessidade de colocar nada em cima.
    Nos tecladistas somos bastantes acostumados com o toque nas teclas,qualquer imperfeição ou ranhura já atrapalhará o toque.
    Fica a dica.

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Gothic Lover

    Isso já existe em parte... Chris Hein Horns por exemplo, permite essas articulações, Strawberry Lead tbm se não me engano.

    Gothic Lover
    Veterano
    # out/14
    · votar


    então galera a proposta real é analisar a viabilidade do projeto, para a matéria de empreendedorismo que temos no curso de ciência da computação na UFSCAR, precisamos desse feedback para decidir se pode ser levado a diante, caso as respostas sejam positivas, podemos pensar no projeto como algo a acontecer. sobre criar o teclado em si, ai as pessoas que ja tem, ou que gostam de um modelo em especifico, teria de comprar outro, mas eh um caso a se pensar. Eu nao conhecia o Chris Hein Horns, mas de qualquer forma a ideia difere, e a patente ja esta sendo iniciada por nos, no Brasil. Agradeço mesmo os comentários e aceito sugestões, afinal sou um musico de conhecimento basico, mas de computação entendo bem, vou precisar de ajuda de musicos experientes. Novamente obrigado.

    freitas_silva
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Muito interessante o projeto.
    Bem, já algum tempo vi projetos nessa mesma linha de pesquisa, onde queriam desenvolver controladores MIDI 3D. Além da nota e da pressão na tecla, os movimentos verticais e horizontais poderiam ser roteados para enviar informações MIDI.
    Esse controlador, o Seaboard, já existe no mercado e poderia ser uma boa fonte de inspiração pra vocês. Ele reconhece vários movimentos dos dedos permitindo vibratos naturais, bends e glissandos só com o arrastar do dedo além de um SUPER afertouch, com recursos que vai além do que já connhecemos.
    Ano passado me lembro de um outro projeto que estava no kickstarter, mas não consegui encontrar na net. Se tratava de um adesivo colado na tecla, que reconhecia os movimentos verticais e horizontais do dedo, além da área de contato do mesmo com a tecla. O bom dele é que poderia ser adaptado em qualquer teclado, necessitando claro de uma mexida na parte interna do instrumento.
    O QuNeo tb foi outro equipo que trouxe esse conceito. Os pads e controles reconhecem vários movimentos dos dedos e poderia ser algo a ser colocado em sua pesquisa.
    Enfim, acho que é legal você dar uma olhada no que já tem no mercado tanto pronto, quando protótipo. Boas ideias podem surgir! ;)

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/14
    · votar


    haken continuum tambem é dessa ideia.



    Gothic Lover
    Veterano
    # out/14
    · votar


    poxa galera, obrigadao pela ajuda, vai ser muito util. vamos pensar analisar, ver o que conseguimos fazer e para isso vou pedindo ajuda de voces, ate porque nao conhe~co muito bem musica digital, comecei ha pouco tempo, mas com a federal espero ganhar uma noçao lgl de computaçao para depois partir para essa area. no que puderem me ajudar, eu agradeçco. vlw

    Ismah
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Gothic Lover

    É assim que Leo Fender conseguiu ser o ícone nas guitarras elétricas, sem tocar a um acorde: ele ia aos pub's e bares, e perguntava o que os guitarristas precisavam. Boa sorte.

    Uma outra coisa que sinto falta são controladores MIDI em modo geral, como para Guitar Rig, ou que pudessem controlar funções como articulações (CHH no Kontak), ou mesmo interfaces para controlar algum software de mixagem.

    Gothic Lover
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Vou acrescentar essa sugestção aos proximos projetos. obrigado. eu gostaria de saber mais sobre o protocolo midi, tipo, o que implementar necessariamente, de que forma acham que ficaria melhor, e... um pouco mais sobre o kontak, nesse caso para eu tocar em casa mesmo haha, tipo, o que posso fazer com o aftertouch, mais especifico eu queria usalo para controlar as dinamicas entre crescendo e diminuindo, mas conforme vou pressionando, consigo subir o volume, porem ao tocar outra nota, o volume volta a configuracao inicial, isso eh mto ruim, gostaria de ajuda com isso, e ai tentar mapear para o projeto. ah aqui tem tbm uma composicao minha e uma tentativa de solo, espero que gostem.

    composicao - https://soundcloud.com/jesley-caceres-marcelino/sea-of-sand-vocal-sket ch

    Solo - http://www.youtube.com/watch?v=5W4oZ0CFIf4

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Novas tecnologias para controladores MIDI