Pianistas, preciso de ajuda! - Mozart

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # out/14


    Olá galera do fórum, tudo bem?

    Normalmente apareço aqui pra falar sobre sintetizadores e etc. mas desta vez venho como pianista pra colocar algumas coisas aqui e pedir sugestões.

    Durante meu desenvolvimento no piano, não tive um professor tradicional no piano (logo inicialmente) e isso foi um problema... pulei algumas etapas e hoje sinto falta de algumas dessas coisas. Um grande problema é que nunca executei músicas complexas de Beethoven (cheguei a começar uma Sonata completa e terminei o primeiro movimento), Mozart ou Bach. Este último, embora seja colocado como um ser à parte, não me agrada em termos de EU executar as músicas, que são realmente complexas.

    Assim sendo, venho aqui pra pedir algumas sugestões sobre Mozart. Minha idéia seria pegar uma Sonata completa e toca-la cabo a rabo. Alguém tem alguma sugestão?

    Valeu!

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    das que eu lembro o nome agora que eu estudei, é a sonata em Dó K. 545:
    https://www.youtube.com/watch?v=JcUh-ggBfzI
    alguns vão dizer que é uma música muito batida em aulas de piano, tanto quanto estudar o preludio 1 de bach, e mimimi que de fato é, mas e dai?

    e estudei também a em sol K 283
    https://www.youtube.com/watch?v=elrI5v1DjsQ

    e estudei mais porcamente a em Re K. 311
    https://www.youtube.com/watch?v=fE9FWqZZHYY

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    calma, mano. A mais fácil de Mozart, a chamada "Facíle", de facile tem pouco, com seus trinados e execução leve e precisa kkkk

    por que não começa com uma sonatina? As de Muzio Clementi são famosas e no mesmo estilo de Mozart. Beethoven também escreveu uma bela e igualmente famosa sonatina em G (sol) maior

    eis uma compilação com elas:
    http://imslp.org/wiki/Album_of_Classical_Sonatinas_(Seitz,_Friedrich)


    Bach é essencial, cara. É com ele que todos os compositores aprenderam, começando pelos próprios filhos. Chopin o considerava essencial para as mãos ganharem independência. Mas é preciso começar do básico: minuetos, pequenos prelúdios, depois invenções a duas vozes... o primeiro prelúdio do Cravo bem Temperado é bem tranquilo (mais fácil que o primeiro movimento da Sonata ao luar), mas o resto em geral é pedreira rs

    silvG8
    Veterano
    # out/14
    · votar


    pianoid
    Talvez não conheça meu histórico aqui no FCC e por isso fala algumas coisas que você disse, mas o fato é que tenho independência das mãos, as músicas fáceis de Bach eu já cheguei a tocar, incluindo algumas das invenções para duas vozes. O problema com Bach é quando começa a usar 3, 4 e até 5 vozes.

    Tenho um repertório um tanto quanto avançado e muitas dessas peças fáceis são extremamente maçantes para mim. Não consigo tocar músicas como a Fantasia Dm e semelhantes... muito ritmado, muito quadrado, pouca mudança.

    A idéia de começar por uma das Sonatas de Mozart é porque acho que seria tecnicamente compatível com o que toco sem passar raiva. Não existe nada tecnicamente absurdo e seria mais para me enturmar com a linguagem do compositor. Pretendo, em algum momento, tocar cerca de 4 peças e depois partir para a próxima geração (sei que vou perder muita coisa, mas não tenho mais tempo do que isso).

    fernando tecladista
    Cheguei a pensar na Sonata K545, mas é realmente muito batida. Talvez a outra que você estudou seja melhor. Estou querendo Mozart para me acostumar a deixar de usar o pedal... faz mais de 10 anos que toquei Bach ou similares pra valer, e acho que seria bom retomar os estudos agora que estou mais maduro no piano e tocar procurando a perfeição e não somente reproduzir as notas. Obrigado pela resposta!

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    ah, entendi errado. Foi mal

    Die Kunst der Fuge
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Die Kunst der Fuge
    · votar


    Não sou pianista, mas que tal a sonata k310 em lá menor? Acho bem representativa da sonoridade do Mozart. Ela merece estar pelo menos entre uma das 4 que você pretende estudar.

    http://www.youtube.com/watch?v=fRgxY8VUOz8

    E mantendo em sonatas clássicas, que tal a 33 do Joseph Haydn?

    http://www.youtube.com/watch?v=_4gCwePCkBE

    Artref
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Sonatina é coidifresco. Macho que é macho toca logo sonata, hahahaha. Minhas duas recomendações:

    1 - Sonata de Mozart em Fá Maior KV332. Muito bonita, difícil de ser tocada como deve ser, fácil de ler, os três movimentos são interessantes e é bem divertido o terceiro, mega rápido. Toquei essa ano passado e mostrei pra muita gente que manja, então tenho noção do que fazer e podemos trocar figurinha.

    2 - Essa não toquei mas 2 amigos já tocaram e já vi master classes onde falaram tudo da sonata.: KV333, em Sib. Escute a Mitsuko Uchida tocando, curto muito a interpretação dela.

    Tocar essas duas bem tocadas, considerando a clareza do som e as articulações de Mozart, as frases, idéias musicais, timbre no piano, andamento e etc é algo assim bem difícil. Pelo menos eu e meus amigos que fazem bacharelado em piano sofremos pra deixar coisa assim num nível bom.

    Boa sorte ae!

    silvG8
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    Obrigado pela sugestão! Sei que foi baseada no gosto musical, mas já acho legal ter essa idéia. Preciso ouvir todas as sugestões aqui antes de iniciar alguma coisa, então......

    Artref
    Excelente! Vou analisar as duas e ver qual me agrada mais musicalmente falando. Sei que não vai ser uma tarefa fácil, até mesmo porque nunca antes toquei uma Sonata de Mozart, apenas peças individuais quando ainda era criança.

    Vou tentar o máximo possível me empenhar para tocar isso legal. Você tem alguma dica em relação às articulações de Mozart? Sei que entre os diferentes compositores existem algumas particularidades que nem sempre são muito evidentes...

    Obrigado mais uma vez a todos pela ajuda!!

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    só boas indicações...

    ei, que tal um grupo de estudo? Tipo, escolher uma delas e ir trabalhando em cima e mandando WIPs com o progresso, etc?

    acho esse tipo de coisa estimulante para o estudo... o Artref disse que ainda não tocou a KV 333, quem sabe essa aí?

    Artref
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Vou tentar o máximo possível me empenhar para tocar isso legal. Você tem alguma dica em relação às articulações de Mozart? Sei que entre os diferentes compositores existem algumas particularidades que nem sempre são muito evidentes...

    O que eu ouvi nos master classes em geral é ter um som bastante claro e limpo, pedal usado bem criteriosamente, e diferenciar bem o som legato do stacatto, deixando bem evidente as combinações características que Mozart faz deles. Fora isso vem as dificuldades de sempre: frasear, cantar as melodias na mão direita, oferecer diferentes "cores" para diferentes momentos, etc.

    ei, que tal um grupo de estudo? Tipo, escolher uma delas e ir trabalhando em cima e mandando WIPs com o progresso, etc?

    acho esse tipo de coisa estimulante para o estudo... o Artref disse que ainda não tocou a KV 333, quem sabe essa aí?


    Acho ótima idéia! Só que não posso aderir agora pois tenho coisas na fila, mas daqui pouco tempo já rola. Depois de ver uma amiga tocando várias vezes fiquei com vontade de tocar essa em Sib. Topam?

    pianoid
    Veterano
    # out/14 · Editado por: pianoid
    · votar


    tô dentro! :D

    assim, algum background: tenho paixão pelo piano desde que, quando ainda bem criança, cheguei perto do piano da minha avó e timidamente toquei uma das teclas mais graves. Aquela ressonância metálica está comigo até hoje, parecia um negocio futurista, não só passado. Bom, eu tive aulas de piano quando adolescente, época em que só queria ser tecladista numa banda. Cheguei até a invenção primeira de Bach e desisti quando vi que essa carreira de recitais não é pra mim. Depois disso veio emprego, mulher, filha e divórcio e hoje, aos 40, finalmente tenho algum tempo sobrando só pra mim. Retomei o piano (e a invenção número 1)

    Pretendo evoluir, mas sem direção (ou professor) realmente complica porque a gente acaba ficando na zona de conforto: queremos tocar, então tocamos o que está em nosso nível, não arriscando muito. Se eu conseguir essa sonata, será minha primeira peça de longa duração...

    já baixei e estou dando uma olhada aqui. Tenho tempo pra estudo na parte da manhã sobretudo. Não quero ouvir outras interpretações pra ver se consigo tirar só pela partitura. Se errar muito, posso tentar me corrigir via youtube kkkk

    não vou esperar por você, Artref, porque claramente está acima do meu nível e é possível que complete bem antes de mim rs

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/14
    · votar


    geralmente quando se pensa em beethoven vem a mente sonata ao luar e appassionata, e outras daquelas que sempre tem um movimento que vai derrubar o piano

    mas tem uma que eu estudei que é a sonata op 79, tem um ar de mozart
    https://www.youtube.com/watch?v=pypinF00ugg

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Die Kunst der Fuge
    E mantendo em sonatas clássicas, que tal a 33 do Joseph Haydn?

    as sonatas finais de Haydn são magníficas, e tecnicamente parecem demandar mais que as de Mozart, prenunciando Beethoven

    me lembro de uma vez ter visto um jazzista usando o tema de sua nº 62 Hob. XVI:52

    me espanta como o período clássico dá nome a todo um gênero e ainda assim fique associado no imaginário popular apenas com Mozart e Beethoven. Haydn e os filhos de Bach são músicos prodigiosos do período também.

    mas vai ficar pra próxima...

    Artref
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Droga, vocês me deixaram com vontade de tocar a KV333. Odeio vocês. hahahaha

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    não cheguei ao fim nem da primeira página ainda kkkk

    Artref
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Opa, está estudando? Show de bola! Dei uma lida bem lenta no primeiro movimento - lindão - mas vai levar um tempo pra estar apresentável, ainda mais porque eu não posso estudar ela (na verdade nem deveria estar estudando, kkk)

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    esse fórum é paradão, mas postei um grupo de estudo lá no piano-world:

    http://www.pianoworld.com/forum/ubbthreads.php/topics/2340218/Study_Gr oup_-_Mozart_Sonata_n1.html#Post2340218

    seção adult beginners. Talvez tivesse mais adesão no fórum pianists :p

    Artref
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Bacana o pianoworld, mas não sei porque eu não consigo ter o hábito de checá-lo diariamente como faço aqui.

    Cadê o SilvG8 que riscou o pavio e saiu correndo? kkkk

    silvG8
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Artref
    pianoid
    Na verdade não fugi... viajei e cheguei há pouco tempo. Quando cheguei fiquei gripado e aí nada de piano ou música pra mim. Agora estou 100%!!

    E não cheguei nem a ter tempo de olhar as indicações, por isso não voltei aqui no tópico. Hoje vou sair com a namorada, curtir um pouco, e, se sobrar tempo, dar uma ouvida nas musicas compartilhadas aqui. A principio vou acabar escolhendo a que me agradar mais sonoramente (ajuda a manter o foco em completar a música).

    Tendo novidades eu volto aqui!!

    Hoje toquei um pouquinho... O Noturno Op 15 está praticamente estudado, o Op 55 está andando (o no2, o no1 tem um trinado do satanás que é difícil demais e exige um estudo especifico).

    Artref
    Veterano
    # out/14
    · votar


    no 55 nº1 tem um trinado do satanás que é difícil demais e exige um estudo especifico).

    Está sendo um dos meus problemas nesse noturno. Eles saem, mas cada uma hora de um jeito, hahahaha. Quero deixar algo consistente. Fora outras muitas coisas que ainda preciso polir.

    A sonata do Mozart eu preciso parar de estudar, senão empolgo...hahaha

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    esse é o pequeno problema com comunidades online: a gente acaba se empolgando com tudo que aparece pela frente kkkk

    continuo o estudo da 333, chego bem até o compasso 22. o problema é que nessa empolgação online acabei me inscrevendo para um recital online de Schumann. escolhi uma peça de Waldzenscene. e desde então também já baixei mais umas 3 partituras que neguinho vai jogando em links kkkk

    pianoid
    Veterano
    # out/14
    · votar


    trinado de Satanás kkkkk

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pianistas, preciso de ajuda! - Mozart