Nível de um pianista

Autor Mensagem
rflbordskt
Membro Novato
# set/14


Ao assistir alguns vídeos do Tzvi Erez, percebi nos comentários algumas pessoas falando sobre seus atuais níveis. Fiquei curioso e procurei no Youtube sobre "níveis no piano" e logo percebi que o nível de um pianista é baseado em quais músicas ele consegue tocar.

Abaixo está uma lista sobre a qual estava falando:
http://www.musicdevelopmentprogram.org/program/piano-program-details

Comecei a tocar piano em Janeiro, mas não tive nenhuma aula com nenhum professor. Também nunca estudei nada sobre piano, apenas tento tocar as músicas usando o Synthesia. Portanto, sou um completo ignorante sobre qualquer assunto relacionado ao piano.

Minha dúvida é: levando em consideração que eu toco piano há uns 9 meses(treino mais ou menos 1h por dia), o nível no qual estou é muito inferior no qual eu deveria estar levando em consideração o tempo que eu toco piano? As músicas que eu consigo tocar são:

- Chopin - Nocturne op. 9 No. 1
- Chopin - Nocturne op. 9 No. 2
- Chopin - Waltz op. 69 No. 1
- Beethoven - Für Elise

Há mais algumas músicas , mas eu consigo tocar somente um pedaço das músicas abaixo, pois algumas ainda estou aprendendo e outras ficaram difíceis demais para continuar tocando-as.

- Chopin - Marzurka op. 24 No. 24
- Chopin - Waltz op. 69 No. 2
- Chopin - Waltz op. 70 No. 3
- Chopin - Waltz op. 34 No. 1 (sei tocar somente os 20 primeiros segundo)
- Chopin - Waltz op. 34 No. 2
- Chopin - Funeral March
- Chopin - Nocturne op. 55 No. 1
- Chopin - Mazurka op. 7 No. 1
- Beethoven - Hammerklavier 3rd Movement
- Mozart - Turkish March


Meu sonho é se tornar um excelente pianista, mas infelizmente não há nenhum professor de piano próxima à minha casa e mesmo se houvesse não haveria tempo para frequentar tais aulas. Qual nível estou? Estou tocando decentemente levando em consideração o tempo que toco piano?
Obs.: Eu consigo tocar decentemente as músicas citas anteriormente. Eu uso como referências as interpretações do Arthur Rubinstein e do Tzvi Erez.

Mais uma pergunta: o que eu necessito para se tornar um pianista relativamente virtuoso? Meu sonho é tocar:

Chopin - Grand Polonaise Brillant op. 22
Chopin - Scherzo op. 31 No. 2
Chopin - Etude in A flat

Agradeço desde já!

Artref
Veterano
# set/14 · Editado por: Artref
· votar


Cara, essa dos "níveis" é só pra facilitar na hora de comprar partituras e ter uma base da dificuldade da música. A verdade é que você pode tocar músicas de nível altíssimo, mas não adianta nada se você estiver tocando mal. Em outras palavras, não dá pra avaliar seu nível sabendo somente as músicas que você toca, porque não dá pra saber COMO você as toca.

Você reconhece um pianista virtuoso mesmo se ele estiver tocando uma música beem simples, e normalmente já nos primeiros compassos. Pelo timbre que ele tem, pela técnica, pelas idéias musicais expressas, pela interpretação, enfim.

Então eu discordo totalmente dessa de "O nível do pianista é baseado no que ele consegue tocar". De forma alguma. O nível do pianista é baseado em como ele toca qualquer coisa.

Não pire muito com isso, e tente arrumar um professor bom logo. Para se tornar um pianista virtuoso você precisa primeiro de boa orientação. Sozinho é muito difícil, vai levar muito mais tempo e você tem o risco de estar fazendo errado e não saber, e ainda pode pegar vícios que podem te limitar ou machucar. Além disso, um estudo de qualidade acima de tudo. E também uma disposição para o instrumento, que sempre ajuda.

Não fique chateado pelo que vou dizer, só quero te mostrar a realidade: sem professor e "sem tempo para frequentar tais aulas", você não vai ser um pianista virtuoso nunca. Precisa dos dois e muito mais, precisa de dedicação e amor para o instrumento, e mesmo assim não é nada fácil.

Abração e bons estudos.

rflbordskt
Membro Novato
# set/14
· votar


Muito obrigado pela resposta!

Quando tiver tempo disponível eu frequentarei algumas aulas de piano.

silvG8
Veterano
# set/14
· votar


rflbordskt
Uma coisa é certa: Synthesia não é a ferramenta ideal pra quem gosta do tipo de música que você gosta.

O Artref meio que resumiu tudo que alguém poderia falar pra você aqui. Eu tive a oportunidade de ser um virtuoso, seguindo as mesmas dicas passadas pelo Artref... estudava de forma proveitosa por cerca de 3-4h por dia no inicio da minha adolescência, além de tocar para me divertir por mais umas 2h.

Comecei aos 11 de forma seria, mas ja tinha contato com o piano mais cedo. Aos 14 já havia iniciado o estudo de obras de Chopin, tocando algumas das supra-citadas, principalmente os noturnos mais fáceis. Aos 16, já havia tocado a primeira Balada e minha professora, abismada com tudo aquilo, queria me enfiar na faculdade de música. Meus pais não permitiram, me colocaram um monte de restrições, fiquei deprimido, prei de estudar piano um tempo, e somente aos 23 recomecei com as aulas. Hoje sou medico, mas preferia ser pianista, mesmo que fosse pobre, mas me apresentando mundo afora. Muitas vezes vou a concertos e encho os olhos de lagrima por ter perdido a oportunidade... ela passou perto e foi embora.

Pianista virtuoso é dedicação de uma vida. Ao meu exemplo de adolescência, todo meu tempo livre era usado para estudar piano. Ao final do dia saia pras gandaias como todo menino, mas durante o dia era piano, piano, piano...

Hoje, sou uma sombra do que fui na adolescência, e me sento ao piano por 1-2h por semana. Bate uma tristeza imensa ver que não poderei nunca me tornar aquilo que foi um sonho... talvez seja por isso que comento em todos os tópicos que falam sobre o piano aqui.

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


silvG8
Caramba sua última frase fechou exatamente a minha atual fase pianística, musical aliás, a vida profissional e familiar me tirou preciosas horas musicais, hoje em dia realmente sou uma sombra do que fui tecnicamente, vivo apenas de algumas horas semanais e algumas pequenas gigs e raramente um evento melhorzinho

Mas desde que ingressei na faculdade 15 anos atrás, e imagino que foi o mesmo com você mais recente, já tínhamos idéia que a possibilidade de ter o instrumento dos sonhos era viável, ser o musico dos sonhos já tinha desandado kkkk

Saudades do amigo...

entamoeba
Membro Novato
# set/14
· votar


silvG8,
Hoje, sou pobre. Poderia ter sido médico.

Certamente você consegue trabalhar meio expediente, passar o resto do dia tocando piano e ainda ganhar mais do que 99% dos pianistas.

Edson Caetano
Veterano
# set/14
· votar


entamoeba
Tá bom que se trabalha pouco kkk, falo por ele, visão totalmente equivocada da carreira da saúde, além de ter que trabalhar por longos períodos diários, tem toda a salubridade da profissão que ninguém comenta, é claro a vida pessoal

Como disse pouco antes, a certeza do instrumento dos sonhos é fato, ser o musico dos sonhos foi abdicado tempos atrás

Trabalho é trabalho, independente do que for... Gostaria de ter mais tempo para meus hobbys, mesmo que fosse musico profissional

fernando tecladista
Veterano
# set/14
· votar


eu toco piano há uns 9 meses
As músicas que eu consigo tocar são:

- Chopin - Nocturne op. 9 No. 1

como são suas partituras? originais, facilitadas?

Edson Caetano
Veterano
# out/14
· votar


Pensei nisso, PLay Along Easy... Existem inúmeros trabalhos neste sentido

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


Fernando tecladista eu toco na mesma forma e velocidade do vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=82JfJ-0vXWg

Usando vídeos iguais ao acima eu aprendi tocar as músicas que citei.

Pessoal muito obrigado pelas respostas. Vocês me explicaram algumas dúvidas que tinha.

Eu pensei que não haveria necessidade de um professor uma vez que estava aprendendo as músicas facilmente.

Artref
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt, bacana você estar conseguindo tocar as notas no andamento. Esse é o primeiro passo. E como você pode ver pelo vídeo, nem precisa de um ser humano pra fazer isso, rs. Inclusive, se for pra só tocar notas, o computador se sai muito melhor que nós. rsrs.

Agora, expressar, entender, fazer arte de fato e mostrar a sua interpretação pro ouvinte, aí já é um pouco mais trabalhoso. É aí que nenhum computador consegue, é aí que você precisa entrar na sua função de músico, artista e pianista. É o que diferencia esses grandes que você tem ouvido.

Falando em exemplos práticos, você precisa ver quais acordes da harmonia são mais tensos e você vai enfatizar, você precisa pensar que esse noturno tem notas repetidas e você não pode tocá-las com o mesmo dedo ou no mesmo lugar da tecla, você precisa ver onde vai fazer rubato, e qual o seu critério pra isso...você precisa decidir o andamento...você precisa enfatizar a melodia - nesse caso é uma melodia acompanhada, "cantar" essa melodia no piano (e isso é bem difícil). Nas notas em oitava, você vai enfatizar a de cima ou de baixo? Por quê? E esse noturno tem trechos em maior, há "momentos diferentes" na peça...você precisa ter isso em mente quando for tocar, deixar claro pro ouvinte a "mudança de clima". E pedal, tem que ver isso aí, Chopin costuma ligar alguns intervalos com pedal e tem gente que não gosta, eu mesmo estou tocando um Noturno (op. 55 n 1, pra quem quiser conhecer) e eu não gosto de ligar intervalos de segunda menor com pedal, prefiro um pedal pra cada nota, enfim. E em um piano acústico você precisa ligar as notas no dedo, frasear, tirar som...você está estudando em um acústico?

Enfim, só quero te mostrar que há muito mais do que tocar as notas certas no andamento, e é justamente aí que está a beleza da coisa.

Mas acho que você deve ter boa aptidão pro piano, eu adoraria te ter como aluno, rsrsrs.

E falando em virtuosidade, vish, estou longe disso, mas ano que vem realizo um sonho de solar um concerto acompanhado por uma orquestra, já comecei a preparar. Quero ver se filmo!

Onde você mora? Posso pesquisar com colegas se existe alguém que entenda legal na sua região.

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


entamoeba
Como se medico tivesse ganhando rios de dinheiro por aí... as pessoas tem uma visão errada disso.

Medico, pra ganhar o mesmo que um juiz, que trabalha 4h por dia de segunda a sexta (20h semanais), precisa de trabalhar pelo menos 90h semanais, sem direito a ferias, 13º ou qualquer outro direito garantido a diversos trabalhadores.

E mais um detalhe... como todo mundo acha que medico é rico, o que é uma mentira gigante, visto que um engenheiro ou advogado ganham muito mais trabalhando menos, quando o "doutor" é processado a causa é milionária. A classe medica vive ainda um problema enorme de descaso nesse pais, onde não há plano de carreira e a tendência é a popularização do serviço medico (que consequentemente perde o padrão).

Um ultimo detalhe, este sendo pessoal: não faço nada na minha vida para ser "mais um". Faço o que faço tentando dar sempre o melhor de mim. Se o Brasil tivesse essa cultura, talvez o pais fosse melhor. Infelizmente o que o brasileiro gosta é, na maioria das vezes, folga, cachaça e carnaval. É "pão-e-circo" 365 dias por ano....... domingo a farra continua, e o "MALDITO MEDICO RICO QUE NÃO OLHA NINGUÉM DIREITO E PASSA REMÉDIO SEM CONVERSAR" estará trabalhando.

Um dado sobre salário: medico residente trabalha NO PAPEL 60h semanais e um plantão de 24h no hospital. Não conheço nenhum que trabalhe menos de 100h semanais. Salário no final do mês: R$2183 reais. É menos que um pedreiro...

Desculpa o OFF total aqui no tópico.

Edson Caetano
Disse tudo! Hehehehehehh!
Depois, se possível, me mande um email. Gostaria de trocar uma idéia. Nada serio não, só pra não ter mais OFF aqui. Abraço!

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


Artref, infelizmente eu não tenho um piano acústico. O meu é um digital da Yamaha.

Eu moro em Barueri. Se você conhecer algum professor nessa cidade me avise.

Você está aprendendo Chopin - Nocturne op. 55 No 1? Sei o começo dessa música. Eu estava aprendendo ela uns dois meses atrás, mas infelizmente ela não soa muito legal no meu piano. Eu tentava tocar igual ao Tvzi Erez, mas ao ouvir a versão dele em um Bosendorfer e depois tentar reproduzir no meu piano Yamaha eu fiquei desestimulado kkkk...

Veja a versão dele(na minha opinião é a melhor):
http://www.youtube.com/watch?v=DB7apyO7S98

Artref
Veterano
# out/14
· votar


Interessante essa interpretação. Ele concorda comigo e troca o pedal pros intervalos de segunda, rsrs. É uma performance um pouco mais agressiva e com mais articulação da que estou buscando, mas bem sólida. Já ouviu o Rubinstein tocando os noturnos? Bem bacana, legal pra você ouvir.

É, man, piano digital é complicado pois você não tem controle do timbre (que é gravado) nem de outras coisas. Como você gosta de música clássica e piano erudito, além de aparentemente levar jeito pra coisa (rs), é questão de pensar em comprar um acústico, hein? =D

Vou ver se alguém indica alguém em Barueri.

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


Artref, no meu piano eu consigo controlar o timbre. Se eu apertar a tecla devagar, então o som sai "mais baixo". Mas se eu apertar com força, o som sai "mais alto"(não sei as terminologias corretas).

Sim, eu ouço bastante Arthur Rubinstein. A maioria das interpretações do Arthur são excelentes, mas há algumas interpretações do Tzvi que são muito melhor que a do Arthur.

Veja algumas versões do Tzvi:

- Chopin Ballade No.1 in G minor
https://www.youtube.com/watch?v=F63MSrdYx5w

- Chopin Fantasie Impromptu Opus 66 in C sharp minor
https://www.youtube.com/watch?v=rDzXCttFTWs

- Chopin's Minute Waltz
https://www.youtube.com/watch?v=KESTJm1g_N0

Depois de ver sua penúltima mensagem, eu fui tocar algumas músicas no piano e entendi o que você quis dizer. Algumas músicas que toco são muito "mecânicas" e desprovidas de emoção. Acho que vai demorar algum tempo para aprender dar emoção às músicas.

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
"Comecei a tocar piano em Janeiro, mas não tive nenhuma aula com nenhum professor...

levando em consideração que eu toco piano há uns 9 meses(treino mais ou menos 1h por dia)...

As músicas que eu consigo tocar são:

- Chopin - Nocturne op. 9 No. 1
- Chopin - Nocturne op. 9 No. 2
- Chopin - Waltz op. 69 No. 1
- Beethoven - Für Elise

Há mais algumas músicas , mas eu consigo tocar somente um pedaço das músicas abaixo

- Beethoven - Hammerklavier 3rd Movement"

Usando vídeos iguais ao acima eu aprendi tocar as músicas que citei.


temos um piadista ahahahahahaha

1 hora por dia e já tocando um pedaço que seja da Hammerklavier kkkkkkkkkkkkkk

ninguém em 1 ano chega a tocar nem mesmo Burgmüller, quanto mais essas peças aí, champ kkkkkkkkk

ai meu rim

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


silvG8
Hoje, sou uma sombra do que fui na adolescência, e me sento ao piano por 1-2h por semana. Bate uma tristeza imensa ver que não poderei nunca me tornar aquilo que foi um sonho... talvez seja por isso que comento em todos os tópicos que falam sobre o piano aqui.


história da maioria, poucos viram concertistas renomados. Eu nem sou muito avançado, acho que vou morrer intermediário. Mas amo. Se amador é quem faz por amor pela música e não pra exibir profissionalmente dotes acrobáticos para uma platéia que já nada entende, prefiro ser amador mesmo...

abs

Artref
Veterano
# out/14
· votar



Artref, no meu piano eu consigo controlar o timbre. Se eu apertar a tecla devagar, então o som sai "mais baixo". Mas se eu apertar com força, o som sai "mais alto"(não sei as terminologias corretas)


Ah, sim, mas nesse caso você não está está controlando o timbre em si, e sim a dinâmica, ou seja: tocando mais fraco ou mais forte.

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


pianoid, cara eu não menti. Estou dizendo a verdade!
Toco essas músicas que falei e as toco dignamente, ou seja, não toco de forma excelente mas de uma forma agradável.

Provavelmente você continuará cético, mas eu afirmo EU NÃO MENTI ANTERIORMENTE!

O real motivo de eu postar minha primeira mensagem é que eu queria saber meu nível uma vez que estava avançando rapidamente no piano. Eu queria ter certeza que não estava em um caminho errado de aprendizado.

Não há motivo de eu vir aqui e mentir. Naquela lista "músicas que toco parcialmente" eu poderia colocar outras já que tenho outras músicas em desenvolvimento, mas não quis me exibir ou tentar aparecer.
Acho que me interpretou errado! Espero q os outros não compartilhem sua visão.

Outra coisa: aprendi uma parte do Hammerklavier em Abril, ou seja, com poucos meses já conseguia tocar os 40 primeiros segundos da música(ela não é difícil e é por isso q não entendi seu questionamento.


Detalhe: uma hora por dia de treino é uma média na semana. Há dias que toco até 4 horas, mas sempre fico um ou dois dias sem tocar piano em uma semana!(é claro q essa média é ultrapassada de vez enquando)

rflbordskt
Membro Novato
# out/14
· votar


ninguém em 1 ano chega a tocar nem mesmo Burgmüller, quanto mais essas peças aí,

pianoid me senti elogiado uma vez que toco aquelas músicas kk...

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
aprendi uma parte do Hammerklavier em Abril, ou seja, com poucos meses já conseguia tocar os 40 primeiros segundos da música(ela não é difícil e é por isso q não entendi seu questionamento.

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

conta outra piada, amigão

silvG8
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
Eu não ia entrar no mérito de discutir se você de fato toca ou não essas musicas. Eu honestamente não acredito, não porque acho que você não consiga reproduzir as notas da maior parte das musicas, mas algumas nuanças dependem da partitura.

A melhor forma de qualquer um aqui dizer se você esta bem ou não pro tempo que estuda o piano, grave alguma coisa. Não precisa ser nada profissional... pegue uma câmera fotográfica qualquer, ligue o teclado no amplificador e senta o dedo! Heheheheh.

Abraço e bons estudos.

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


pianoid, acho que estamos falando de músicas diferentes. A hammerklavier sobre a qual estava falando está abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=AIbPRPnTjoE

Os 40 primeiros segundos da música é difícil? .

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


mas algumas nuanças dependem da partitura

silvG8, infelizmente não sei ler partitura. Como disse antes, aprendo todas as músicas através do synthesia. No canal blastissimo218 há praticamente todas as composições do Chopin e lá eu acho os vídeos que quero.

pegue uma câmera fotográfica qualquer, ligue o teclado no amplificador e senta o dedo!

Eu pensei que o pianoid iria pedir um vídeo kkk...

Na verdade este tópico me animou MUITO. Agora me sinto um cara talentoso kkkk. De fato eu sei tocar essas músicas que falei. E pelo fato de vocês falaram que é praticamente impossível aprender tais músicas em pouco tempo, estou achando que tenho uma real capacidade de me tornar um bom pianista. Se eu for gravar um vídeo, vou gravar uma música que gosto bastante: Chopin - Nocturne op 9 No. 2(cheguei no final dela pouco antes de criar este tópico)

Rafaz0r
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
...mas infelizmente não há nenhum professor de piano próxima à minha casa e mesmo se houvesse não haveria tempo para frequentar tais aulas...

Cara, em Barueri há aulas gratuitas de Piano na própria Secretaria de Cultura do município. (eu sei pq eu moro em barueri, e faço aulas por lá)
Infelizmente, não é uma aula particular, mas já pode ajudar em alguma coisa.

Abraços!

Rafaz0r
Veterano
# out/14 · Editado por: Rafaz0r
· votar


double =x

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


rflbordskt
Agora me sinto um cara talentoso kkkk. De fato eu sei tocar essas músicas que falei. E pelo fato de vocês falaram que é praticamente impossível aprender tais músicas em pouco tempo, estou achando que tenho uma real capacidade de me tornar um bom pianista.

sim, cara, parece que tu vai superar aquele chinezinho de 9 anos. afinal ele deve treinar apenas 9 horas por dia em regime semiescravo desde uns 3 anos de idade pra ter chegado àquele nível naquela idade

se não conseguir ser um bom pianista, pelo menos será um grande humorista kkkkkkkk

estou mais curioso sobre seu dedilhado e saltos...

pianoid
Veterano
# out/14 · Editado por: pianoid
· votar


duplicado

rflbordskt
Membro Novato
# out/14 · Editado por: rflbordskt
· votar


Rafaz0r eu não sabia que Barueri fornecia aulas de piano. Agora eu também sei onde há um professor de piano em Barueri: no Silveira. O GRANDE PROBLEMA, como disse antes, é que não tenho tempo para frequentar tais aulas. Se pelo menos houvesse algum professor próximo à minha casa, eu frequentaria as aulas.

pianoid já você cara... Não sei o que falar. Se eu quisesse mentir, eu não colocaria nenhuma música na lista de "músicas que toco parcialmente". Poderia simplesmente falar que toco todas. Também poderia tirar o Kammerklavier da lista uma vez que não gosto dessa música, e é por tal motivo que parei de tentar aprendê-la.

Lamentavelmente você continua insistindo que menti. Não estou mentindo.
Apesar de eu estar sendo "ridicularizado" eu quero agradecê-los pelas resposta. Quero agradecer mais ainda o Artref, pois ele foi o único que elaborou respostas realmente úteis.

Agora já sei que tenho um certo potencial. NUNCA IMAGINEI que fosse tão difícil de acreditar que toco aquelas músicas. O pior da história é que sei tocar aquelas músicas kkk...

Falou ae pessoal. Agradeço!

pianoid
Veterano
# out/14
· votar


o cara diz ser um iniciante com pouco treinamento, diz que tira os compassos iniciais do fabuloso Adagio da Hammerklavier de Beethoven - das mais pedreiras do repertório - e outras peças difíceis para iniciantes e ainda tem a cara de pau de desprezar essas obras kkkkkkkkkk

escorreu uma lágrima aqui de tanto rir... valeu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nível de um pianista