Estou para desistir de aprender a tocar teclado

    Autor Mensagem
    Tecladista_noob
    Membro Novato
    # set/14


    É galera, a coisa ta difícil, moro em um lugar aonde não tem escolas de teclado/piano e não conheço nenhum professor particular.

    A uns 4 meses atrás comecei a aprender por conta própria, procurando material em canais de youtube, apostilas e brincando no synthesia.

    Até consigo tirar algumas musicas beeeem basiconas, aquelas de 30~40 segundos pra aprendiz (tipo noite feliz), mas quando tento alguma coisa mais intermediária, parece que meu cérebro simplesmente trava.

    To sentindo uma evolução na mão direita, fazendo os acordes e tal, mas quando toco com as duas mãos juntas a coisa vira um desastre. A mão direita entra mas a esquerda não, erro o tempo da esquerda e a musica fica toda tosca, ai vou com a esquerda e a direita não entra, coisas assim. Sem contar que não consigo ler a partitura e tocar ao mesmo tempo, algo que me incomoda bastante.

    Fico frustrado, de verdade, não penso em ser profissional (até porque tenho outra profissão) nem nada, mas musica é uma coisa que amo e que sonho um dia tocar alguma coisa mais erudita, mas as vezes da vontade de guardar o teclado e procurar outro hobby.

    O que me recomendam a fazer?

    Por onde começar (ou recomeçar)?

    Disponho de umas 2~3 horas por dia pra me dedicar, e as vezes toco coisa de meia hora e fico frustrado com meus erros e simplesmente paro, parece que o material que eu encontro é limitado e existe um "vazio" entre o básico-básico e o básico-intermediário.

    Agradeço de verdade quem puder me ajudar e desculpem o texto longo rs.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/14
    · votar


    Tecladista_noob

    "quando toco com as duas mãos juntas a coisa vira um desastre"

    Isso só acontece com você e mais 11 entre 10 iniciantes! Absolutamente normal!

    Fica sussa, nossos amigos tecladistas já virão aqui para te orientar da melhor maneira.

    renatocaster
    Moderador
    # set/14 · Editado por: renatocaster
    · votar


    Resumindo, dificuldades normais que todo iniciante enfrenta, seja qual for o instrumento. O problema é que vcs já querem sair tocando tão bem quanto um Rick Wakkerman ou um Jordan Ruddess da vida com apenas alguns meses de prática. Desse jeito qualquer um desiste.

    Se vc tem vontade mesmo, gosta de tocar teclado, tem que ter paciência para superar as dificuldades e frustrações. Errar faz parte do aprendizado, é errando que se aprende. Frase meio óbvia, mas que funciona.

    Xeper
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Como sou iniciante tbm vou falar o que sinto que dá uma ajuda no meu caso, se ajudar ótimo

    To sentindo uma evolução na mão direita, fazendo os acordes e tal, mas quando toco com as duas mãos juntas a coisa vira um desastre. A mão direita entra mas a esquerda não, erro o tempo da esquerda e a musica fica toda tosca

    Vai diminuindo o tempo até começar a se sentir confortavel, nem que seja para tocar em 20bpm e ir aumentando de 5 em 5 a cada 2 dias...

    e as vezes toco coisa de meia hora e fico frustrado com meus erros e simplesmente paro

    O que minha professora sempre fala é simplesmente desistir... hehehehe
    Repasse outras musicas que vc sabe para quebrar o gelo, ou vá dar uma relaxada, depois volte. Tocar desse jeito só vai aloprar sua concentração e vc vai começar até errar onde não errava.

    Sem contar que não consigo ler a partitura e tocar ao mesmo tempo, algo que me incomoda bastante.

    Isso tbm foi o que mais sofri quando comecei... isso pq eu ainda engano demais. Não tem mto jeito, tem que treinar. Talvez vendo alguma coisa sobre posicionamento das mãos ajude a vc "sentir" melhor onde está, mas não tem mágica

    Fico frustrado, de verdade, não penso em ser profissional (até porque tenho outra profissão) nem nada, mas musica é uma coisa que amo

    Procure se cobrar menos... hobby só é hobby quando vc se diverte

    pianoid
    Veterano
    # set/14
    · votar


    usar as duas mãos para tocar 1 acorde no violão já é difícil, quanto mais no teclado uma mão fazendo acordes e a outra livre pra melodia

    Dentro de um ano você não sai mesmo do basicão, amigão. Quem tá achando que ganhou um teclado de natal e em janeiro já é um Elton John tá fudidis...

    engMaciel
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Talento = (vontade de fazer) X (empenho e treino)

    Pra qualquer coisa na vida, pra ser bom vc precisa de vontade e treino. Cada pessoa possui um grau de facilidade para aprender determinada coisa. Quanto maior a facilidade de aprender, menor o empenho e treino necessário, mas mesmo sem nenhuma facilidade inicial, se vc tiver mesmo vontade vai conseguir se empenhar o suficiente para superar as dificuldades e se tornar talentoso. Mas se, por outro lado, perceber que não tem essa vontade, desencana, sua praia deve ser outra.

    Como o Xeper disse: hobby só é hobby quando vc se diverte

    pianoid
    Veterano
    # set/14
    · votar


    exato. As pessoas preferem acreditar em talento como uma dádiva divina para alguns poucos do que acreditar no tanto de suor e dedicação que atividades como música ou atletismo exigem...

    nas palavras Thomas Edison: "Genialidade é 1% inspiração e 99% transpiração"

    resumindo: prática, prática e mais prática. Não é mole pra ninguém, acredite. Mas um dia chega lá...

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Disponho de umas 2~3 horas por dia pra me dedicar
    É galera, a coisa ta difícil, moro em um lugar aonde não tem escolas de teclado/piano

    tempo tem, um problema a menos
    quanto a aula tem uma galera ai dando aula via webcam, já vi gente top dando aula avançada por webcam, tenta achar algum pra iniciante

    Tecladista_noob
    Membro Novato
    # set/14
    · votar


    Talvez eu esteja me cobrando demais, ou tentando ir rápido demais.

    Vou ler as sugestões com calma e ponderar sobre.

    Valeu demais galera!

    rpavflu
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Essa de tocar e ler partitura ao mesmo tempo, confesso que nunca fui bom também. Isso, porém, não te impede de tocar.

    Lembro de num filme ter visto algo com o qual concordo. Primeiro você decora a partitura, as notas, pra depois "esquecer" e tocar tudo de cabeça, podendo se concentrar na interpretação e na emoção.

    Comigo, pelo menos, acontece muito assim.

    VadimVladimir
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Cara, como todo mundo já disse: Está tudo dentro da normalidade. Mas a falta de um professor faz muita falta pra orientar, um professor é essencial.

    Se não tiver professor na sua cidade, pode tentar o material do Turi Collura, http://www.turicollura.com/

    O material dele de improvisação eu achei muito bom mesmo pra quem está iniciando.

    Desiste não rapaz, o maior problema é orientação, conseguir se orientar "sozinho sem ajuda de ninguém" é difícil mesmo.

    abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estou para desistir de aprender a tocar teclado