Sonic Potions LXR

    Autor Mensagem
    silvG8
    Veterano
    # set/14


    Mais uma vez, coisas diferentes pra cá.
    Sei que muitas dessas coisas não interessam a muita gente, mas tem coisas que não posso deixar de postar aqui.

    Dessa vez estou trazendo algo que quem me conhece sabe que nunca sou muito chegado: uma drum machine. Até pouco tempo atras, eu não enxergava necessidade alguma de ter algo desse gênero, mas atualmente percebo o que as pessoas gostam... praticidade.

    Tudo em música, quando se trata de algo que nos mesmos vamos fazer, partindo do zero e não do que já existe, exige tempo, coisa que nem eu nem ninguém realmente tem de sobra. Ter algo dedicado a uma função aparentemente simples em música eletrônica, faz toda a diferença. Sinto-me envergonhado de não entender isso no passado...

    Uma drum machine como essa, permite a criação de ritmos ricos e dinâmicos, sem a mesmice perfeitamente criada com um iPad por exemplo. Tudo é editado e gravado por step, e cada bloco possui sua própria forma de gerar os sons. O resultado é um instrumento extremamente didático e simples, mas sem perder um leque enorme de possibilidades.

    Depois de um bom tempo, essa foi a primeira vez que me interessei por algo totalmente digital. Essa pequena drum machine será parte do meu setup muito em breve... fiquei impressionado não com o visual nem nada, mas sim com a abrangência de resultados.

    Não tenho muito o que descrever, pois o instrumento é bem completo e profundo, então compartilho o link e algumas especificações. Tenho certeza que os interessados vão se amarrar!
    http://sonic-potions.com/lxr
    Some specs
    Cortex M4 based
    6 voices (VA and FM)
    7 sequencer tracks (extra open HH channel)
    44kHz / 16 bit audio
    4 mono outputs
    4 different instrument engines
    1/128 step pattern resolution (32ppq)
    USB/Din Midi
    different lengths for each track possible
    8 chainable patterns per preset
    Step probability
    SD-Card
    Cowbells!
    39 buttons
    6 LFOs routable to every voice parameter
    complete kit. comes with all needed parts for assembly
    No SMD soldering required
    source code available
    All! actions possible without stopping the sequencer playback



    Synth-Men
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Entrei la no site e fui direto na demonstração de som. Parece que o som não sair dela, pois é extremamente vintage, consistente e elegante, em relação a aparência do drum-synth.

    Eu questionei os steps devido aos 16 pads, então li que dentro de cada pad, ainda há uma divisão de mais 8 steps.

    As possibilidades de controles em tempo reais, como lfo, filtros em envelopes, também são impressionantes em relação a aparência. A consistência das mudanças são bem gordas.

    É praticamente um sintetizador, para cada acessório da bateria. Parecem que bumbo, caixas, pratos, podem ser modificados(sintetizados Filtro, LFO, Forma de Onda, Efeitos) em tempo reais separadamente. É isto mesmo?

    Casper
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Caro silvG8:

    Novamente confirmando que os produtos mais interessantes
    aparecem em pequenas empresas, que defendem uma ideia,
    um conceito, e o transformam em realidade.

    Não sei como comparar com o que existe no mercado, mas
    pelo preço acho que é uma bateria bem completa e abrangente

    O fato de ser digital é justificável. Com esse preço, seria impossível
    fazer um hardware analógico nesses moldes(o DSI Tempest custa
    várias vezes isso).

    Caro Synth-Men:

    É exatamente isso, um sintetizador para cada peça (nas 4 primeiras).

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Synth-Men
    Sim! Casa parte do kit (cada uma das 6 partes) tem seu próprio sistema de síntese e tudo pode ser editado enquanto o sequencer está rolando e a alteração gravada em cada step. Isso permite uma infinidade de diferentes ritmos e até mesmo melodias. O vídeo que coloquei acima até que passa uma idéia de como o bicho é.

    Sonoramente, não acho que faz um bumbo como meu Moog, mas pelo preço que cobram, diria que vale cada centavo e mais. Acho que todas essas novidades do mundo DIY são o que chamam muito a minha atenção.

    Diria que essa drum machine segue a idéia do Elektron, e mesmo tendo algumas omissões (como não trabalhar com triplets, etc.), é de certa forma mais simples e acessível de usar.

    Vi que você falou dos steps, mas devo lembrar que os 8 steps adicionais são usados para fazer rolls e coisas do gênero. Pra trabalhar usando-os como verdadeiros steps, dependera de contas que dividam o tempo almejado em 16 vezes, já que são 16 steps (pensei certo? Acho que sim...).

    Enfim....... como falei antes, é a primeira drum machine que me enche os olhos! ;)

    silvG8
    Veterano
    # set/14 · Editado por: silvG8
    · votar


    Casper
    Com toda certeza... tenho me amarrado cada vez mais nesses produtos mais exóticos. Tenho certeza que se levar eles pra qualquer lugar vão chamar muita atenção.

    A inviabilidade de torna-lá analogica é obvia. Honestamente, sentiria falta das varias possibilidades da engine virtual...

    Essa drum machine trabalha com formas diferentes de síntese pra cada peca do kit de bateria. Algo realmente muito legal e que dá praticidade a todo o processo de criar novos ritmos.

    Como já falei na primeira postagem... não vou agüentar e vou pegar um pra mim...





    Algumas coisas musicais aqui:
    https://archive.org/details/LXRCompilationLiveAndDirect

    ThyagoAmaral
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Cara que coisa linda! Timbre lindo, sonzeira bem orgânica...

    Viciado, já ouvir o video umas 10x...

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    ThyagoAmaral
    Concordo 100%. Já ouvi e vi o vídeo umas 5 vezes.....

    waltercruz
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Assombrosa a capacidade desse instrumento. O legal de bateria assim é que ela te força a ter outro workflow, isso deve ser excelente pra fins criativos.

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    waltercruz
    Você falou a palavra magica: workflow.

    Tenho uma caralhada de coisas aqui, como todos já sabem, e no final das contas acabo usando um sequencer no iPad pra tomar conta das partes rítmicas. O problema é que é tudo muito demorado, sem ter um controle das movimentações no ritmo com o iPad, o que me faz recorrer a tabelas com CC e etc.

    Com algo como essa LXR, eu teria a facilidade de fazer ritmos e deixar tudo do jeito que quero usando os controles no próprio instrumento, sem ter que conectar nada pra me dar trabalho. O tamanho também ajuda, pois embora o iPad seja cômodo e usar para varias finalidades, incorpora-lo de forma acessível ao setup pode ser unem enjoado, já que é pequeno e possui superfície muito lisa.

    Uma vantagem de uma DM como essa em relação a algo da Elektron, como o Analog 4, é que cada parte do kit de bateria tem uma engine própria, o que facilita a criação dos sons. Ainda assim, o Elektron tem uma sonzeira do kc*! Infelizmente custa umas 4x o preço de uma LXR...

    silvG8
    Veterano
    # set/14
    · votar


    Mais um vídeo, dessa vez usando a drum machine para reproduzir alguns sons não percussivos... Achei bem legal!


      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sonic Potions LXR