VST [duvida no audio]

    Autor Mensagem
    pauloedson
    Veterano
    # jul/14


    gente,

    ao abrir o "galaxy vintage d" no kontakt, percebi uma diferença na qualidade sonora. vou explicar melhor:

    ao clicar no tecladinho virtual do kontakt o som sai forte e vívido. porem, ao tocar no meu piano korg sp-280 o mesmo som sai abafado. o que pode está acontecendo???

    obs 01.: uso prelude conecta + focusrite scarlett 2i2 usb

    obs 02.: na entrada/saida de fone de ouvido da focusrite scarlett conectei um cabo de audio e liguei na entrada/saida "line in" do korg sp-280, para que o som dos VSTs sai nas caixas do proprio piano korg

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Já experimentou ver a curva de velocity do seu teclado? Quando você toca no teclado do kontakt ele sai com velocity forte, se você tocar com o mouse na ponta do teclado o som é do velocity 127, se você tocar mais próximo da base o velocity é vai pra 1 ou por aí.

    pauloedson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Jabijirous,

    por acaso, essa "velocity curve" é ajustada somente no kontakt 5?!

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Não, no seu teclado!

    Toca mais forte e veja se é o timbre que você procura. Aí você ajusta o curva. O meu piano que é um m-audio tem essa opção, o seu provavelmente deve ter

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    pauloedson
    Bem todas as dicas do Jabijirous são aplicáveis.

    Como complemento, digo o seguinte:
    - o que importa é que a execução e o arquivo midi (track) fique com variações de velocidade, de acordo com a forma que você toca;
    - uma boa perfomance, isto é quando se toca bem a música com sentimento, com força quando é necessário força, com sensibilidade, quando é necessário ser suave;
    e nem sempre a execução é 100% perfeita, e aí é necessário ajustar na DAW.
    - muitas vezes quando gravamos o midi, pode ocorrer que as velocidades ou fiquem muito altas, ou muito baixas;
    e nestes casos você pode corrigira na DAW, usando um recurso que altera em volumes percentuais (para menos ou mais) até chegar no nível ideal;
    - e sempre pode ter alguma nota, ou compasso, que não esteja soando tão bem a nível de execução, e nestes casos pode ser alterar nota por nota.

    Quando tocamos com o mouse no Kontakt, é só para ouvir o timbre do teclado, assim não se preocupe com isto, o que vale é o midi criado na track, que vai ser feito pelo teclado, e depois se necessário ajustado na DAW.
    E existem também outras instruções midi, que podem ser ajustadas para melhorar o midi, não é só a velocidade.
    E cada VSTi (intrumento) ou teclado tem uma resposta diferente.
    O que eu faço as vezes é exportar o midi do teclado e fazer algumas correções na DAW, e depois abro novamente no Teclado e faço mais algumas alterações para compatibilizar.
    Com o tempo vai se descobrindo os níveis ideais de velocidade, conforme o modelo do teclado e dos softwares também.

    pauloedson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Jabijirous,

    procurei sobre velocity curve, mas nada encontrei, com relação ao korg sp-280. vc sugere algo mais?!

    ---------------------------------------------------------

    Adler3x3,

    agradeço suas palavras! mas e quando o "lance" for tocar ao vivo, usando os VSTIs?! todas as suas dicas seriam aplicáveis também?!

    pauloedson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    outra coisa caríssimos...

    percebi que nos videos do youtube, os VSTIs sao bem mais... chiques! e estou usando o mesmo timbre, mas ainda, sim, no youtube o som dos VSTIs é mais bonito que os de lá de casa.

    o estranho é que estou usando o mesmo timbre do video, mas nem parece...

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    pauloedson

    Demo de Vstis no you tube
    Quanto a este aspecto quase sempre é assim.
    O arquivo é bem produzido e soa bem, e no nosso estúdio depois não soa tão bem assim.
    Isto é normal.
    Mas isto indica que não devemos nos basear somente na aparência., principalmente das demonstrações no you tube.
    Tenho vários Vstis, que simplesmente não consigo tirar um bom som, principalmente os que usam o Aria Player e derivados do Garritan.
    O próprio Jabijirous já tinha me alertado sobre isto no passado, no caso de um Vsti da Garritan, de órgão de Tubos, no you tube ou demonstrações de arquivos de áudio soava bem, e teimoso fui lá e comprei.
    Mas simplesmente não consigo, por mais caprichoso que seja tirar um bom som dos órgãos.
    E assim acontece com outros Vstis.
    Tem que testas primeiro por uma versão demo que tenha instrumentos bons para poder avaliar.
    Ou usar um genérico somente para testar e avaliar melhor.
    Alguns tem os arquivos muito grande, e aí o único jeito de avaliar é obter informações de amigos ou usuários mais experientes.
    Mas sempre existe o risco de errarmos em algo.
    Home studio é uma coisa que não fim, e assim todo mundo erra em comprar alguma coisa, que depois não funciona como o esperado.
    Qual o Vsti que você usou e fez a comparação?

    Tem Vstis e Vstis !
    Bons e não tão bons.
    Um dado para saber se tem qualidade ou não é o tamanho dos arquivos, quanto menor, menor a qualidade, isto é claro nos Vstis baseados em samplers, já nos Vstis baseados na geração de sons usando o processador do computador, não é tanto o tamanho que importa, e sim a qualidade da programação.

    Tocar ao Vivo

    Não o que escrevi não se aplica.
    Aqui a história é outra, você tem que encontrar um Host que seja prático e que te agrade, mas tudo depende do conjunto dos componentes (computador normalmente um note book, peso dos softwares, configurações, forma de alternar os Vstis, e acima de tudo prática.)
    E tem que estudar o manual do teclado para ver quais as variações que existem na forma de tocar com sensibilidade, e qual vai ser a mais apropriada para tocar ao Vivo, ou aquela que você melhor se adapta.

    Do que escrevi somente seria aplicável se você toca-se uma melodia ao vivo, e o acompanhamento já estaria pré-gravado no teclado, aí sim algo do que escrevi pode ser aplicado, pois você faria o tratamento deste acompanhamento usando o teclado e a DAW, importando e exportando até conseguir um bom resultado.
    Mas conforme o modelo do teclado, pode ser que dê para regular tudo nele próprio.

    Aqui no fórum tem tópicos que tratam do host para tocar ao vivo.
    As vezes o próprio VSTi na versão stand alone serv para isto.
    E não sou o mais indicado para recomendar softwares para tocar ao vivo, pois não toco muito.
    O básico do básico que posso recomendar para uso é o VSThost, um software gratuito que acho muito bom, que vale a pena ter, não só para tocar ao vivo, mas também para testar Vsts.
    E por ser gratuito, muito gente não dá o devido valor, e não se aprofunda no uso dele, mas o Vshost, na minha opinião é muito bom.

    pauloedson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Adler3x3,

    olha... eu tenho em media mais de 50GB de VSTIs (todos sao os famigerados "torrents" hehehe): galaxy vintage d; kawai ex pro; alicia keys; fazioli concert grand; etc; etc; etc. todos sao por baixo 5GB.

    mas ate o momento só testei o galaxy vintage d, somente este. cara, é meio frustrante ser "esfaqueado" por essas propagandas enganosas (videos do youtube).

    ja vi em alguns videos as pessoas usando o kontakt dentro do reaper. mas por quê???

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    pauloedson

    É que a mixagem é uma arte.
    A masterização já é outro processo de preparar a gravação para ser ouvida em diferentes mídias, e é um outro tema a parte, mas é muito mais do que isto, é uma tarefa bem complexa.
    O importante é ter primeiro uma boa mix.

    O que ocorre também é que muitas vezes não temos o conhecimento necessário para aplicar com correção os efeitos necessários.
    E aí por melhor que sejam os Vsts não conseguimos um bom resultado, e aí é culpa nossa.
    E também não temos os melhores plugins para aplicar os efeitos, e os plugins podem custar uma boa grana.

    Mas para tudo tem um jeito, tem que estudar e ir melhorando a mixagem.
    E buscar sempre a simplicidade como base.
    Aqui no fórum tem muito material, mas pela estrutura dos tópicos, e por se um fórum nem sempre fica bem organizado, e as informações ficam esparsas.
    Nos últimos tempos eu consegui melhor as minhas mixagens, mas sou suspeito para comentar a respeito.
    Escrevi alguma coisa sobre o processo que adoto.
    Mas cada um com o tempo desenvolve a sua técnica.
    O que sei é que os plugins de efeitos tem que ser usados com moderação, e tem que saber/entender como funciona cada plugin.

    Bem o Kontak na versão plugin VST é um player que roda dentro da DAW.
    E tem também uma versão stand alone.
    Uso o Reaper muito pouco, assim não sei dizer com propriedade, o que eles fazem, mas pode ter alguma utilidade na aplicação de plugins, e usar o Reaper (que é leve), como um host para tocar ao vivo, não deixa de ser uma opção, claro existem outras.
    E neste caso de host, são inúmeras as possibilidades.
    E cada um tem encontrar o seu melhor jeito, e isto passa por um período de adaptação.
    Tem softwares e softwares, você pode se adaptar melhor num e eu em outro, não existe uma regra geral, uma melhor opção, o que existe de fato, é aquela opção que você melhor se adapta e produz um resultado final melhor.
    E tudo depende do nível de conhecimento evolutivo de cada um..

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Pô, não sei dizer. Não conheço seu korg

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Já experimentou ver a curva de velocity do seu teclado?

    alguns aparecem com nome de curva, outros também tem algo como touch: e as opções de level: hard, normal e soft

    pauloedson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    fernando tecladista,

    ah sim, o korg sp-280 tem esse lance ai!

    Controles:
    Power, Volume, Piano Song, Transpose, Function, Touch, Brilliance, Reverb, Chorus, Bank, Sound x 10, Up, Down, Metronome

    Seleção de toque:
    Light, Normal, Heavy


    farei o teste aqui e ver o que acontece...

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    fernando tecladista

    Tu tinha que ter o teclado de ouro embaixo do teu nick kkkkk

    Jabijirous
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    pauloedson
    E aí?

    pauloedson
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: pauloedson
    · votar


    realmente, carissimos!

    deixei em 01 a curva de velocidade do korg sp-280 e resolveu, pelo menos no VSTI kawai ex pro. ainda verei como se comporta nos demais VSTIs.

    agora tem outro problema: ao tocar, o som que sai das caixas de som do korg fica chiando um pouco. como resolvo isso?!

    Synth-Men
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Meu caro pauloedson.

    Provavelmente, o nível de velocity/touch/sensibilidade nas teclas está no minimo, estando no minimo, a DAW entende que você está tocando sempre no fortíssimo. Mesmo você tocando sem força.

    No fortíssimo o som sai alto. (Como se estivesse batendo nas teclas de um piano acústico com força, de forma proposital para o som sair alto).

    Provavelmente é isto que está dando o tilintar/distorção das caixas do seu piano.


    Se você tiver um aparelho de som em casa, ao invés de ligar no piano, poderia ligar na entrada auxiliar do seu aparelho de som.

    pauloedson
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ok carissimos!

    tudo certinho agora! muito obrigado a todos!!!

    quem tiver interesse nos meus VSTIs basta enviar um email pra mim. nao posto o link pra download, aqui no forum, por causa das "regras de legalidade" hehehe

    email => pianissimo@folha.com.br

    Samuca_teclas
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Eu costumava usar o REAPER para tocar ao vivo pela seguinte questão: Com ele vc pode usar vários vsts alem do kontakt abertos simultaneamente e devidamente programados em tracks diferentes, com a possibilidade de mudança de timbres pelo teclado controlador sem precisar mexer no notebook.
    Atualmente estou utilizando o cantabile performer, pois é destinado totalmente para uso de vsts e plugins ao vivo.

    petu_ce
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Samuca_teclas

    Qual é a diferença entre Reaper e Cantaible Performance para tocar ao vivo?

    A ideia é trocar rapidamente de timbres e configurar o teclado controlador facilmente. Conheço o Reaper e sei que ele faz isso muito bem, inclusive em grupos de timbres, como uma performance de teclado.

    Porém, fiquei curioso porque você trocou o Reaper pelo Cantaible, pois não conheço esse último.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a VST [duvida no audio]