Como Atualizar Roland Fantom s-61 e carregar sampler!

    Autor Mensagem
    jgamarra
    Veterano
    # jul/14


    Olá amigos do fórum, comprei hoje meu Roland Fantom s-61 usado mas ta zerado! estava sem tocar a 3 anos e agora com esta fera nas mão quero aproveitar tudo que puder.

    1º quero baixar samplers e carregar nele para usar, mas não sei nem onde começar. se os amigos souberem de sites onde posso estar baixando e um tutorial de com passar pro fantom agradeço.

    2º Ver qual a versão que ele esta, e se possível atualizar. Sei que talvez não seja difícil ver isso mas preciso de ajuda.

    3º Vou usar também o sequencer, quero criar algumas melodias.

    4º Não estou conseguindo usar os sets presentes de bateria + o timbre desejado, sempre que eu seleciono um set de bateria ele carrega um timbre já em default e não consigo alterar.


    Amigos desculpem minha ignorância a respeito do que postei, mas estou precisando de ajuda, o ultimo teclado que tive foi um sp-76 há três anos atras e não era possível fazer quase nada nele, usava somente o que já estava pronto, agora me deparo com um Workstation com tantas funcionalidades e fiquei no chão.

    Desde-já quero agradecer aos amigos do fórum que estarão colaborando de alguma forma, pois minhas duvidas podem ser de outros amigos também, assim podemos estar colaborando para todos, assim que eu me achar aqui e conseguir fazer algo do que pretendo vou postando e deixando o passo a passo,abraço a todos.

    Joel Gamarra

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Olá amigos hoje tirei um tempo pra mexer e conhecer algumas funcionalidades do s-61, mexi bastante mas fiz muito pouco progresso, continuo com as dificuldades sitada acima, entrei no sequencer gravei uma trilha de piano, adicionei uma batera mas não rolou! mexi tanto hj que o botão que aumenta as outavas não esta mais funcionando só o que desce as outavas, já to ficando nervoso, e na net não consigo achar manual em português, videos sobre as funcionalidades dele. Realmente estou precisando de ajuda olhei alguns videos mas nada especifico para o Fs61, continuo no aguardo que alguém aqui possa me ajudar abraço.

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Pessoal, oque precisarei para passar os samples do pc pro fs? so o cabo usb? ou card ja com os sampler? abraço.

    TrebleH
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    jgamarra....

    calma cara.... talvez o povo aqui nem tenha se conectado.


    n fique nervoso heheheehhehehe

    infelizmente, n conheço o teclado e n posso ajuda-lo, mas estarei procurando o manual dele aqui. sobre o sample, creio eu, que será necessário sim o cabo usb, o cartão e tem que ver o tanto que o teclado tem de memoria para sample pra ver se ele vai carregar msm.

    TrebleH
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    ja te adianto, com um workstation vc vai ter que ter paciencia, pois eles exigem um pouco de conhecimento para você tirar vantagem de tudo o que ele oferece. Então amigo mexa bastante no garoto.... e procure ver se esse botão de oitava não estava com gambiarra!!! um bootão não estraga tão fácil assim... ao não ser quue ele n tenha sido apenass apertado...

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Olá Trebleh, pois é cara o bixo é bom mas sem o manual e todo este tempo que fiquei sem tocar ja viu! Tem tanta gente aqui no forum com bastante conhecimento mas ate agora ninguem aparaceu pra dar uma mãozinha, o lance do botão to cabreiro mas vou ver se não configuração de tanto eu mexer, por enquanto obrigado abraço.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    comprei hoje meu Roland Fantom s-61 usado mas ta zerado!
    1º quero baixar samplers e carregar nele para usar
    2º Ver qual a versão que ele esta, e se possível atualizar.
    3º Vou usar também o sequencer, quero criar algumas melodias.
    4º Não estou conseguindo usar os sets presentes de bateria + o timbre desejado

    Amigos desculpem minha ignorância a respeito do que postei, mas estou precisando de ajuda,

    então primeira dica:
    você está com dúvida em todos os recursos do teclados, eu tentaria entender uma de cada vez
    por exemplo nessa ordem que acho mais pratica:
    -como funciona e se monta as performs
    -como sequencia
    -como edita timbre
    -como se utiliza o sampler
    bate a cabeça em cada item duas semanas cada um e vai com calma

    porque vou chutar que pra usar o sampler você precisa ter noção de como são as performs e como é a edição de timbres, pelo menos pra saber onde você vai enfiar o sampler

    manual em ingles tem no site da roland us
    http://www.roland.com/support/article/?q=manuals&p=FANTOM-S

    em portugues tinha antigamente mas tiraram, mas já vi gente mandando email e conseguindo
    se não der tenta se cadastrar na roland iberia que tem lá
    http://www.rolandiberia.com/pt/search.ud121?&word=fantom

    se tudo não der certo eu tenho em portugues aqui

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Obrigado Fernando, me cadastrei la na Ibéria deixei um e-mail la pra ver se eles me conseguem um manual em português!
    O seguinte eu nunca trabalhei com sequencer muito menos utilizei sampler, ou passei do pc para teclado, eu hj consegui gravar um trilha de bateria e uma melodia de piano, mas na hora de rodar o teclado, roda as três tracks (pistas) com o mesmo timbre, na track-1 gravei-bateria track-2 piano track-3 baixo, mas na hora que dou play, se o timbre selecionado for piano ele roda piano nas três pistas? gravei cada um na sua pista mas quando executo o timbre que estiver selecionado ele executa nas três pistas, creio que um detalhe bobo da minha parte mais ainda não consegui resolver.

    Quanto ao sampler, vi no site da roland sampler da placa srx-03 srx-04 para baixar pro Roland Fantom s, mas como mencionei não sei por onde começar, se for só baixar o arquivo conectar o teclado via USB e passar pra a pasta sampler e depois dar um load em sampler? será que é só isso? ou tem utilizar algum programa para converter ou coisa do tipo?

    abraço

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    OBS: o item 4º que mencionei já consegui resolver obrigado.

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    jgamarra
    será que é só isso?
    não faço ideia, esse teu tópico é sobre um teclado especifico, então é mais lenta a resposta até aparecer alguem que tem ou teve o teclado, ou algo da série dele quando é uma dúvida genérica fica facil de opinar
    talvez procurar tópicos dos outros fantom lançados como o fantom X e ver se são são semelhantes nessa area

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    não faço ideia, esse teu tópico é sobre um teclado especifico, então é mais lenta a resposta até aparecer alguem que tem ou teve o teclado, ou algo da série dele quando é uma dúvida genérica fica facil de opinar
    talvez procurar tópicos dos outros fantom lançados como o fantom X e ver se são são semelhantes nessa area


    Valeu vou tentar procurar pela linha x!

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Acho que aqui tem alguma coisa pra te ajudar... https://www.youtube.com/watch?v=rEDykeTDzIY

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Acho que aqui tem alguma coisa pra te ajudar... https://www.youtube.com/watch?v=rEDykeTDzIY

    Valeu NINO_D.BOB dei uma olhada mas quase não entendi nada! tem tanto video no youtube mas nada em português pro fantom s, aqui no forum por enquanto ninguém que tenha conhecimento neste fantom s se manifestou. Nos vídeos que vi no youtube o sistema dos FG é bem parecido com o do FS claro com muitas outras funcionalidades, acho que alguem que saiba carregar sampler em qualquer fantom X,G sabera me dar informações desta linha s também! por enquanto agradeço todos os amigos que de uma forma ou de outra estão colaborando abraço.

    Joel Gamarra

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Olá amigos, poxa até agora ninguém com conhecimento neste teclado para ajudar ai, não pensei que fosse tão difícil achar alguém aqui com conhecimento pra dar um help!

    Hoje gostaria apenas de passar sampler de outros teclados para ele os outros tópicos já estou me virando sozinho, mas os sampler ainda não sai do zero.

    Joel

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    jgamarra
    o que você já conseguiu fazer?
    conseguiu o manual?
    tentou alguma coisa?

    eu achei um site com alguns samplers free para o fantom-s
    http://www.nathansheldon.com/fantom-x8/patches/free/
    alguns tem extensão *.mid que deve ser via sysexe e não faço ideia de como funciona
    os do final da pagina, são extensão aif, que também não faço ideia de como funciona
    mas chuto que esse segundo se você carregar em um cartão SD consegue dar load no teclado

    pelo menos deve ser um começo
    no manual fala isso:

    Importando arquivo de áudio
    Veja como importar um arquivo de áudio (WAV/AIFF) para a
    memória RAM.
    NOTA
    Coloque os arquivos na pasta “TMP/AUDIO_IMPORT” na
    memória user ou em um cartão de memória. Para detalhes da
    conexão com computador para a cópia de arquivo, veja p. 184.
    1. Na tela Sample List ou Sample Edit (p. 124), pressione
    [MENU] selecionando “Import Audio”, e depois pressione
    [ENTER].
    2. Pressione [1 (User)] ou [2 (Card)] para selecionar a área de
    origem do arquivo (source).
    User: Seleção de arquivo da área User.
    Card: Seleção de arquivo no cartão de memória.
    3. Use [CURSOR] para mover o cursor até “TMP/
    AUDIO_IMPORT.”
    4. Pressione ou , para escolher o arquivo a ser
    importado.
    Se quiser que selecionar mais de um arquivo, pressione [5 (Mark
    Set)] para acrescentar uma marca (✔) aos arquivos desejados.
    Para remover a marca, pressione [4 (Mark Clear)].
    Se você mantiver pressionado [SHIFT] e pressionar [5 (Mark Set
    All)], a marcação é colocada em todos os arquivos do banco. Se
    você mantiver pressionado [SHIFT] e pressionar [4 (Mark Clr
    All)], as marcas são todas removidas.
    5. Pressione [8 (Import)].
    Uma mensagem solicita confirmação.
    * Para cancelar, pressione [7 (Cancel)].
    6. Pressione [8 (Exec)].
    O arquivo é importado, e a tela Sample List é apresentada.
    * Para cancelar, pressione [7 (Cancel)].
    A importação é acrescentada na lista de amostra. A amostra é
    temporária e é perdida quando você desligar o aparelho. Se
    quiser conservar a amostra, pressione [WRITE] para fazer o
    registro.

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: jgamarra
    · votar


    Boa noite Fernando Tecladista! cara muito obrigado pela ajuda, eu já consegui resolver quase tudo do tópico que criei menos o sampler, amanhã vou tirar um tempo e seguir o manual que vc postou, ver como vou me sair e se vai dar certo, depois posto aqui o resultado grande abraço.

    Joel

    jgamarra
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    o que você já conseguiu fazer?
    conseguiu o manual?
    tentou alguma coisa?

    eu achei um site com alguns samplers free para o fantom-s
    http://www.nathansheldon.com/fantom-x8/patches/free/
    alguns tem extensão *.mid que deve ser via sysexe e não faço ideia de como funciona
    os do final da pagina, são extensão aif, que também não faço ideia de como funciona
    mas chuto que esse segundo se você carregar em um cartão SD Hoje

    consegue dar load no teclado

    pelo menos deve ser um começo
    no manual fala isso:

    Importando arquivo de áudio
    Veja como importar um arquivo de áudio (WAV/AIFF) para a
    memória RAM.
    NOTA
    Coloque os arquivos na pasta “TMP/AUDIO_IMPORT” na
    memória user ou em um cartão de memória. Para detalhes da
    conexão com computador para a cópia de arquivo, veja p. 184.
    1. Na tela Sample List ou Sample Edit (p. 124), pressione
    [MENU] selecionando “Import Audio”, e depois pressione
    [ENTER].
    2. Pressione [1 (User)] ou [2 (Card)] para selecionar a área de
    origem do arquivo (source).
    User: Seleção de arquivo da área User.
    Card: Seleção de arquivo no cartão de memória.
    3. Use [CURSOR] para mover o cursor até “TMP/
    AUDIO_IMPORT.”
    4. Pressione ou , para escolher o arquivo a ser
    importado.
    Se quiser que selecionar mais de um arquivo, pressione [5 (Mark
    Set)] para acrescentar uma marca (✔) aos arquivos desejados.
    Para remover a marca, pressione [4 (Mark Clear)].
    Se você mantiver pressionado [SHIFT] e pressionar [5 (Mark Set
    All)], a marcação é colocada em todos os arquivos do banco. Se
    você mantiver pressionado [SHIFT] e pressionar [4 (Mark Clr
    All)], as marcas são todas removidas.
    5. Pressione [8 (Import)].
    Uma mensagem solicita confirmação.
    * Para cancelar, pressione [7 (Cancel)].
    6. Pressione [8 (Exec)].
    O arquivo é importado, e a tela Sample List é apresentada.
    * Para cancelar, pressione [7 (Cancel)].
    A importação é acrescentada na lista de amostra. A amostra é
    temporária e é perdida quando você desligar o aparelho. Se
    quiser conservar a amostra, pressione [WRITE] para fazer o
    registro.


    Consegui um manual porem é em ingles, hoje minha duvida é somente sobre o sampler! as outras coisas já vi que é só mexer que vai! e algumas já resolvi.

    Hoje dei uma mexida no FS, baixei do site que vc deixou um sampler, sua extensão é .MID segui o passo a passo porem o sampler.MID não funcionou, não sei se teria mais alguma coisa a fazer ou se este sampler não é timbre! vi em alguns sites que os arquivos sampler tem extensão .WAV se não me engano.
    Mas vou continuar procurando, vi também em alguns videos uma expressão dos caras que mexem com sampler que tem alguns que é preciso fazer mapeamento nota anota???? não faço a menor idéia decomo fazer isso mapear o sampler, mas de grande ajuda seu post pois mexi em coisas que nem sabia que tinha hj foi mais um passo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como Atualizar Roland Fantom s-61 e carregar sampler!