Duvida sobre como tocar esta partitura.

    Autor Mensagem
    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: Troiano


    Estou com algumas duvidas sobre como tocar esta partitura no teclado:

    http://musicaeadoracao.com.br/33371/hinario-adventista-do-setimo-dia-0 01/

    1.A cifra esta ali para eu toca-la com a mão esquerda e a clave de sol com a mão esquerda, correto?(pergunta retardada)

    2.Qual o dedilhado para tocar as duas notas ao mesmo tempo que aparecem na clave de sol?

    3.E nas notas onde não há acorde em cima, devo tocar o acorde da nota anterior?

    4.Se eu quiser tocar só com as duas claves, sem a cifra, qual o dedilhado devo usar quando tiver que tocar mais de uma nota de cada vez?

    julioalagoas
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Estou com algumas duvidas sobre como tocar esta partitura no teclado:

    http://musicaeadoracao.com.br/33371/hinario-adventista-do-setimo-dia-0 01/

    1.A cifra esta ali para eu toca-la com a mão esquerda e a clave de sol com a mão esquerda, correto? sim, para o caso desse tipo de partitura

    2.Qual o dedilhado para tocar as duas notas ao mesmo tempo que aparecem na clave de sol? Não entendi a pergunta, você fala dos acorde com baixo invertido? Se for considera a nota do baixo invertido no dedo 5 da mão esquerda e a primeira nota no dedo 1 da mão esquerda

    3.E nas notas onde não há acorde em cima, devo tocar o acorde da nota anterior? sim, para este caso, se for partitura própria para piano não, alguns casos mudam

    4.Se eu quiser tocar só com as duas claves, sem a cifra, qual o dedilhado devo usar quando tiver que tocar mais de uma nota de cada vez? Vai depender do ritmo da música, você pode usar o esquema com 1ª-5ª-8ª, ou 1ª e 8ª

    Se continuar a dúvida manda aí de novo que agente te ajuda.

    julioalagoas
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Montagens, exemplo:

    G/B - Usar o dedo mindinho (dedo 5 - mão esquerda) no si e o dedo polegar esquerdo no sol (dedo 1 - mão esquerda)...

    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    A minha principal duvida até agora aprendendo teclado é o dedilhado, eu aprendi aquele 12312345 mas por exemplo nessa partitura, ela começa com um dó daí um mi e um dó ao mesmo tempo, existem um dedilhado para se tocar essas duas notas ao mesmo tempo ou eu toco cada uma com o dedo que eu quiser?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    1.A cifra esta ali para eu toca-la com a mão esquerda e a clave de sol com a mão esquerda, correto?(pergunta retardada)
    sim mas você pode ler a clave de fá na esquerda no lugar da cifra

    Qual o dedilhado para tocar as duas notas ao mesmo tempo que aparecem na clave de sol?
    as mais juntas do começo 1-3 2-4 e 3-5 as mais abertas 1-5
    quando pegar duas abertas juntas alternar com 2-5 e 1-4 depende de onde vem e pra onde vai
    tem que tentar deixar ligado pra música não ficar toda picotada
    por exemplo as 4 ultimas notas da primeira linha mi-do/ re-si / do-la /si-sol
    pela subida anterior eu chegaria em mi-do com 2-5 desceria para re-si com 1-4 e trocaria rapido o 4 pra 5 / do -la com 1-4 e si-sol com 1-3, trocaria o 3 por 5 pra tocar o do-sol da linha de baixo com 1-4
    **sempre quando escrevo por exemplo mi-do me refiro a ordem da nota de baixo para a nota de cima

    3.E nas notas onde não há acorde em cima, devo tocar o acorde da nota anterior?
    sim

    4.Se eu quiser tocar só com as duas claves, sem a cifra, qual o dedilhado devo usar quando tiver que tocar mais de uma nota de cada vez?
    o mesmo conceito que falei da direita serve pra esquerda

    -----------------------------------------------
    já que há tantas perguntas, vou comentar algo, caso já saiba, já tá sabendo, caso não fica agora
    na ultima pauta, no segundo compasso:
    tem um do no 3º espaço (aquela com ponto) enquanto abaixo dele tem 3 notas diferentes, você tem que segurar esse dó enquanto toca essas outras 3 no

    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Muito obrigado pelas respostas até agora ja me esclareceram todas as duvidas, mas tenho outra duvida, e quando há por exemplo ali na segunda nota, em cima esta escrito G/B, pelo que sei isso é um sol com baixo em si, mas para toca-lo tenho que usar as duas mãos correto?Então como faço, para tocar o acorde com as duas mão, sendo que também preciso tocar as notas da clave de sol?

    A ainda um pedaço da musica na qual eu tenho que tocar o acorde de sol e a nota ré, mas o acorde de sol que começa uma oitava abaixo termina bem no ré que eu tenho que tocar(já que no acorde de sol eu preciso de
    G B D para formá-lo)então como faço?

    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Muito obrigado pelas respostas até agora ja me esclareceram todas as duvidas, mas tenho outra duvida, e quando há por exemplo ali na segunda nota, em cima esta escrito G/B, pelo que sei isso é um sol com baixo em si, mas para toca-lo tenho que usar as duas mãos correto?Então como faço, para tocar o acorde com as duas mão, sendo que também preciso tocar as notas da clave de sol?

    A ainda um pedaço da musica na qual eu tenho que tocar o acorde de sol e a nota ré, mas o acorde de sol que começa uma oitava abaixo termina bem no ré que eu tenho que tocar(já que no acorde de sol eu preciso de
    G B D para formá-lo)então como faço?

    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Desculpe mandei duas perguntas iguais...

    julioalagoas
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Troiano
    Muito obrigado pelas respostas até agora ja me esclareceram todas as duvidas, mas tenho outra duvida, e quando há por exemplo ali na segunda nota, em cima esta escrito G/B, pelo que sei isso é um sol com baixo em si, mas para toca-lo tenho que usar as duas mãos correto?Então como faço, para tocar o acorde com as duas mão, sendo que também preciso tocar as notas da clave de sol? Mão esquerda: Si (dedo 5) - Sol (dedo 1)/ Mão direita: Si (dedo 1) - Ré (dedo 2) - Sol (dedo 5)

    A ainda um pedaço da musica na qual eu tenho que tocar o acorde de sol e a nota ré, mas o acorde de sol que começa uma oitava abaixo termina bem no ré que eu tenho que tocar(já que no acorde de sol eu preciso de
    G B D para formá-lo)então como faço? O acorde de D nessa situação pode ser montado assim Mão esquerda: ré (dedo 5) - lá (dedo 1) / Mão direita: Fá# (dedo 1) - Lá (dedo 2) - Ré (dedo 5)

    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    julioalagoas
    Mão esquerda: Si (dedo 5) - Sol (dedo 1)/ Mão direita: Si (dedo 1) - Ré (dedo 2) - Sol (dedo 5)

    Ok então nessa situação eu devo tocar só o acorde e esquecer das notas na clave de sol?


    O acorde de D nessa situação pode ser montado assim Mão esquerda: ré (dedo 5) - lá (dedo 1) / Mão direita: Fá# (dedo 1) - Lá (dedo 2) - Ré (dedo 5)

    Mas eu não vou fazer o acorde de ré eu quero o acorde de sol, mas o problema é que o acorde de sol, também usa o ré que eu preciso tocar na clave de sol.Você não entendeu minha pergunta ou eu não entendi sua resposta? kkkkkkk

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    julioalagoas
    quando for citar algum techo que a pessoa digitou, seleciona o texto e clica em "citar" que ha em cada post, isso copia o texto para a caixa de texto com os comandos de italico nas pontas [i ] [/i ]
    fica no padrão do fórum, então dá pra saber o que uma pessoa digitou e a resposta da outra:
    então fica assim:
    a pergunta dele e a sua resposta

    Muito obrigado pelas respostas até agora ja me esclareceram todas as duvidas, mas tenho outra duvida, e quando há por exemplo ali na segunda nota, em cima esta escrito G/B, pelo que sei isso é um sol com baixo em si, mas para toca-lo tenho que usar as duas mãos correto?Então como faço, para tocar o acorde com as duas mão, sendo que também preciso tocar as notas da clave de sol?
    Mão esquerda: Si (dedo 5) - Sol (dedo 1)/ Mão direita: Si (dedo 1) - Ré (dedo 2) - Sol (dedo 5)

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Troiano
    Ok então nessa situação eu devo tocar só o acorde e esquecer das notas na clave de sol?
    não porque ai a música some
    o exemplo dele entendo que seria para acompanhar alguem tocando ou cantando
    -------------------------------------------------------------
    as opções
    em caso de um G/B
    -toca ele invertido: si, re, sol com a nota sí sendo a mais grave, depende do timbre que usar, alguns ficam embolados quando a esquerda toca notas muito próxima você pode tirar esse ré, tocar si sol si, na esquerda
    como se percebe que você tem dúvidas quanto harmonia talvez fica interessante você tocar assim, omo comentei acima, pra depois passar pra um passo a mais que se chama
    -"distribuição"
    esse treco a principio vale a lei do menor esforço se tenho uma musica com o acorde de C no inicio e uma nota mí na mão direita, eu tocaria somente o Do e sol na esquerda porque o mí se encontra sendo tocado na direita mesmo que ele esteja como melodia, pra não ficar tocando 2, 3 4 notas iguais nas duas mãos
    a coisa não é tão basica assim, tem mais coisas pra estudar em cima disso

    se você reparar na partitura completa observando a clave de fá verá que isso acontece
    no primeiro G/B a esquerda está com SI- SOL e a direita com RE e FA veja que o acorde está ai "distribuido" nas duas mãos e o fá é a nota da melodia
    a segunda nota da música onde na letra diz "Deus" a esquerda toca DO e SOL e a direita DO e MI o acorde de C está distribuido
    na segunda linha primeira nota em "Vós"
    do e mi na esquerda e Do e Sol na direita
    não foi usado Do e sol na esquerda como no exemplo anterior porque teriamos do e sol nas duas mãos e ficaria um "power chord" o hino ficaria soando algo Metaleiro

    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    OK, muito obrigado pelas respostas, esclareceram bem minhas duvidas!!!

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Troiano
    tu me perguntou algumas coisas sobre dedos, lá em recados, mas não consigo colar link, então posto aqui mesmo:

    tem um livro antigo que se chama hanon, tem trocentos exercicios pra "soltar a mão"
    http://javanese.imslp.info/files/imglnks/usimg/1/1b/IMSLP91547-PMLP031 29-Hanon_Final.pdf
    na pag. 72 onde começa a terceira parte tem vários exercicios de notas duplas
    alguns usando apenas 2 dedos como é no numero 48, é mais para você aprender a ter desenvoltura somente nesses dedos
    o 49 são notas separadas, mas ao tocar percebe que é um preparatorio para notas duplas
    o 52 são escalas em terças
    58 também é bom
    tem vários outros pra ver

    isso é um livro pra piano, tem trechos onde a mão direita esta escrita em clave de fá, mas todo exercicio você vê que a mão faz um desenho e com isso sobe e desce o piano todo, de inicio você dar uma simplificada e fazer a coisa em uma oitava, só entender a tematica de cada treino

    outro fato é como você está de inicio, tem que tomar cuidado com postura da mão, altura da mão no teclado, não tocar com os dedos duros, dedos levantados, dedos esticados, porque esse é tipo de treino onde se você fizer errado por muito tempo você se estoura por dentro, para mim piano tem que ter mesma disciplina de aprendizado como um esportista ou lutador de arte marcial
    procure algumas imagens de mãos no piano

    https://www.google.com.br/search?q=hand+piano&safe=off&rlz=1C1SNNT_enB R575BR575&espv=2&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ei=C2K_U5O4HuTLsATDi4KwDQ&v ed=0CAYQ_AUoAQ&biw=1280&bih=598#q=hand+piano+correct&safe=off&tbm=isch

    Troiano
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    VALEUUUUUUUUUUUUUUU, Salvou minha vida serei eternamente grato hehehehe, eu ja ouvi falar desse livro, mas procurei e não consegui achar, eu até criei um tópico aqui, mas foi fechado porque ja existiam muitos outros tópicos iguais hehehe, brigadão cara!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre como tocar esta partitura.