Novo Roland xps-10

Autor Mensagem
fred_d_rocker
Veterano
# ago/14
· votar


Tenho sapeado bastante os vídeos do youtube atrás dos timbres do xps-10 e o vídeo que achei mais interessante foi desse cara do vietnã:


André Luiz Keys
Veterano
# ago/14
· votar


jrpianissimo
midi edgrand parece ter pressão sonora por esse vídeo hein...o que seria diferente da experiencia juno...

Nesse caso o músico também ajudou rs… Brincadeira! Procurei mostrar no vídeo os timbres que a gente precisa todo dia e o XPS-10 da conta do recado..

IgorMO
Membro Novato
# ago/14
· votar


fabioreinas

FabioReinas então você comprou seu XPS-10 no Kadusom.net
Ninguém respondeu se é seguro, também estou querendo compra o meu lá.

fabioreinas
Veterano
# ago/14
· votar


Ninguém respondeu se é seguro, também estou querendo compra o meu lá.

IgorMO

Não. EU acabei comprando aqui na minha cidade por R$2000.

Não achei ninguém falando bem dessa loja. O site tá meio estranho, o vendedor é do ML. Tentei achar a reputação fora do ML e tinha algumas pessoas falando mal.

Não arrisquei não.

IgorMO
Membro Novato
# set/14
· votar


fabioreinas

Acabei comprando lá mesmo e graças a Deus deu tudo certo,
Chegou hoje, sem problemas e no prazo previsto.
No ML estava mais caro já no site da Kadusom.net depois das 18h o vendedor disse que tem mais desconto se for a vista.
Agora sim, posso dizer que é confiável comprar lá. rs

silasrn
Veterano
# set/14
· votar


Oow desculpe-me a repetição mas gostaria muito de saber se é possivel usar os sliders e os pads do XPS para controlar um DAW no pc; li o manual e não encontrei nada.
Abrasss

on-man-band
Veterano
# set/14 · Editado por: on-man-band
· votar


silasrn

"se é possivel usar os sliders e os pads do XPS para controlar um DAW"

Amigo, segundo informação do Sidinho Leal tecladista, que fez o vídeo demo oficial, é possível, mas precisa baixar o drive no site da Roland, então configurar os canais midi no modo PERFORM. Ainda configurar o CC (configuração midi) para os botões e slides e assim selecionar os timbres do note no XPS10. Veja abaixo o link do Youtube com a informação que falei e outras. Abrç.

https://www.facebook.com/groups/653253084753980/

petu_ce
Veterano
# set/14 · Editado por: petu_ce
· votar


Acabei de testar aqui o Roland XPS-10 no Reaper e realmente o teclado envia mensagens midi. Basta selecionar o modo PERFORM.

Destaco que o computador reconheceu o meu teclado sem instalar nenhum driver. Utilizo o Windows 8 64 bits. Para tanto, verifique no MENU -> SYSTEM -> USB Drv GENERIC. Se o computador não reconhecer o XPS-10, será necessário instalar o driver do fabricante e selecionar o menu para USB Drv VENDER.

Constatei que o XPS-10 envia as seguintes mensagens midis:

* Pelos sliders são Control Change
1) Slider do Cutoff - Midi Ch 1 CC74
2) Slider do Resonance - Midi Ch 1 CC71
3) Slider do Attack - Midi Ch 1 CC73
4) Slider do Release - Midi Ch 1 CC72
5) Slider do Chorus - NÃO ENVIA
6) Slider do Reverb - NÃO ENVIA
7) Slider do Lower/2 - Midi Ch 2 CC7
8) Slider do Upper/1 - Midi Ch 1 CC7
9) Slider do Audio Pad - NÃO ENVIA

No Reaper, facilmente você pode, por exemplo, controlar o canal da Track 1 com slide 1 do XPS, controlar o canal da Track 2 com slide 2 do XPS e assim por diante. Basta ir no MENU -> AÇÕES -> MOSTRAR LISTA DE AÇÕES -> Escolher uma das ações do Reaper -> Add -> Mexer no controle do Roland XPS-10 e pronto! O Ableton funciona de maneira similar para criar os seus comandos.

* Pelos botões das categorias de timbres são Program Change:
Botão 1 - Midi Ch 1 PC 0
Botão 2 - Midi Ch 1 PC 70
Botão 3 - Midi Ch 1 PC 72
Botão 4 - Midi Ch 1 PC 127
Botão 5 - Midi Ch 1 PC 52
Botão 6 - Midi Ch 1 PC 45
Botão 7 - Midi Ch 1 PC 109
Botão 8 - Midi Ch 16 PC 15
Botão 9 - Midi Ch 1 PC 122

Da mesma forma, posso utilizá-los para controlar ações do Reaper.

* Os botões do AUDIO PAD não enviaram mensagens midi. Além disso, fazem exatamente o que o nome sugere, ou seja, disparam arquivos de áudio (salvos no pendrive) ou padrões de ritmos (se não houver nenhum pendrive conectado ao XPS-10). Portanto, pra quem ainda não sabe, não funcionam como PADS de BATERIA como no controlador Roland A800 PRO.

* Os botões à esquerda do painel também não enviaram mensagens midi.

Por fim, a alavanca de Modulation e Pitch Bend funciona para controlar como se espera.

Ressalto que utilizei as configurações de fábrica do teclado.

Segue o link do manual de implementação midi do XPS-10:
http://lib.roland.co.jp/support/en/manuals/res/63180475/XPS-10_MIDI_Im ple_e01.pdf

silasrn
Veterano
# set/14
· votar


Obrigado on-man-band, petu_ce...
Agora gosto mais ainda do XPS 10. :D

José Fernandes
Membro Novato
# set/14
· votar


O meu XPS10 chegou ontem (Comprei na Carneiro Inst. Musicais e chegou com 3 dias, (2.054,00) e olha que eu estou morando em uma roça. Estou testando, parece ser legal. Sótô preocupado com a entrada do pedal sustain, testei um pedal queeu tinha aqui (Onerr) e não funcionou, já li o manual e não consegui achar nada que pudesse fazer ele funcionar. E o pior é que eu não tenho outro teclado e nem outro pedal pra testar e saber se é o pedal ou o teclado. O pior é que é a segunda vez que compro teclado da Roland com este problema. Espero que seja o pedal.

TrebleH
Veterano
# set/14
· votar


veja se o teclado realmente está configurado para sustain no sistema

petu_ce
Veterano
# set/14 · Editado por: petu_ce
· votar


José Fernandes

Como eu utilizo um pedal Roland DP-10 não precisei ajustar nada. Porém, se for de outra marca e não funcionar na primeira tentativa, no XPS-10 é possível mudar a polaridade do pedal no menu do próprio teclado:

MENU -> SYSTEM -> PEDAL POLARITY -> STD ou RVS

Verifique também se a função do pedal está para SUSTAIN mesmo:

MENU -> SYSTEM -> PEDAL Asgn -> HOLD

José Fernandes
Membro Novato
# set/14
· votar


Obrigado pela ajuda. Minhas configurações de pedal são: Pedal ASGN - HOLD ;
Pedal HOLD: ON; Pedal Polarity: STD. Alguém sabe me falar se tem alguma configuração errada. Lembrando que meu pedal é um (Onerr) possui chave de inversão. Obrigado.

fred_d_rocker
Veterano
# set/14
· votar


Pesquisando algumas coisas vi que o Juno Di possui waves com 64 MB de ROM e o Juno Gi 128 MB. Porém não achei nada sobre o XPS-10, alguém saberia????

José Fernandes
Membro Novato
# out/14
· votar


Alguém que comprou e tem experiência com sintetizadores de entrada poderia postar opiniões, comparações, elogios, críticas, etc.

JeffersonX
Veterano
# out/14
· votar


Minha experiência com synth de entrada é com 2 teclados. Um Roland Juno D e um Korg Kross 61. Te falo seguramente que nos últimos anos teclados de entrada possuem um grande potencial. Ok, não te entregam o máximo poder de fogo, mas qualidade sonora e muita coisa que no passado só vinha em top, hoje está presente desde o entry level. Vi muitos vídeos do XPS-10 e aparenta não fugir a essa regra.

Se está na dúvida, faz o seguinte: vá à uma loja e teste para tirar suas conclusões. Claro que não deve exigir o melhor, mas muitas vezes já atende.

bravo57
Veterano
# out/14 · Editado por: bravo57
· votar


José Fernandes
Cara, sobre sintetizadores de entrada é o seguinte. Tenho um Juno Di, e uma coisa que considero inferior nele em relação a muitos outros de entrada ainda no mercado é seus controles em tempo real, que não são assinaláveis, é apenas a função de fábrica (cutof, resonance, reverb etc...) O único controle assinalável é o D beam que eu considero uma coisa ridicula, melhor é o teclado ter entrada pra pedal de expressão e uns 2 knobs ou sliders assinalaveis do que esse d beam que tira um pouco da seriedade em determinados eventos, mas isso é apenas minha opinião, há quem goste. Os slides do XPS não são assinalaveis mas possui controle de uper e lower o que já ajuda bastante e ainda tem controle de chorus, no total tem 9 controles contra 5 do juno di. Quanto a edição o juno di é muito completo quando editado via software, vc pode misturar até 16 timbres em qualquer região do teclado no modo performance fazendo diversos layers e splits, pra mim o Di é o entry com a melhor carcaça atualmente, não vi o Kross pessoalmente, mas parece ter uma carcaça bem melhor que do X50 e PS60, o MX61 tem a pior carcaça e display do segmento, muito frágil e as teclas lembram muito a dos PSRs de iniciantes, os timbres são bons mas mereciam uma carcaça mais robusta e possibilidade de mais layer, ele nesse ponto nem parece sintetizador profissional, faz apenas dual e split, nada de vários timbres misturados. O Kross é o mais completo no segmento e tem um display bem pratico (como o X50), mas a verdade é que ele é um pequeno workstation, mas peca muito por não ter controles em tempo real e custar quase um MOXF6 que é de segmento superior. Não dá pra dizer qual é melhor, precisa ser avaliado gosto e necessidade. Se eu pudesse teria no meu Di uma serie de coisas existente no X50 por exemplo, porém o x50 tbm tem vários pecados...

Ta aí, um pequeno Dossiê dos entry levels.

glauc1a
Veterano
# dez/14
· votar


Sabem dizer se as teclas são iguais do Juno Di??

Daniel_RB
Membro Novato
# jan/15
· votar


Também tô de olho no XPS-10.

glauc1a
Pelas vezes que eu já o testei na loja, as teclas são um bocado melhores do que a do Juno DI. Pro que eu estou acostumado, a largura é até razoável. Só achei as teclas um pouco baixinhas (não são tão longas). O melhor é você ir na loja testar. Teclas é algo muito pessoal. Pra mim estão de bom tamanho.

Galera, preciso saber se alguém já testou o XPS-10 conectado ao iPad. Quero saber se esse modelo é compatível, pois li que alguns modelos da roland não rolaram.

Valeu!

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Daniel_RB

A Roland tem um driver avançado que fica de fábrica ativado, ou seja na posição ON, provavelmente ela o faça em todos os seus teclados e comprovado em meu APro 800

O que isso faz? facilita a integração destes com equipamentos Roland tanto Soft como Hard, mas impossibilita a conexão com aparelhos totalmente plug and play como o iPad

Mas, a Roland não é tola e já faz tempo que nas configurações avançadas existe a possibilidade de desativar o driver avançado e deixar ele class compliant e totalmente efetivo com o ipad

Pode pegar o manual do XPS e procurar esta parte do driver que vai achar se pode ativar ou desativar tranquilamente

O Ipad não consegue alimentar estes teclados, precisa de fonte normalmente , e do CCK ou outra interface midi Ok

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Pronto fui mais rápido kkk

Página 35 do manual em Português/Br

Capitulo - Especificando o Driver USB

basta seguir as instruçoes e deixar em GENERIC

pronto ele certamente estará compatível com o iPad

Daniel_RB
Membro Novato
# jan/15
· votar


Muito obrigado Edson Caetano!!!

Já tinha dado uma olhada no manual e fiquei em dúvida se essa configuração servia mesmo para deixar ele Class Compliant.

Obrigado pela atenção!!! você, juntamente com outros mestres do FCC, são pra mim referências importantíssimas!!!!

Beon
Membro Novato
# jan/15 · Editado por: Beon
· votar


O que voces acham do Roland XPS10 comparado ao Korg X50 ??

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Beon
X50 tá bem antigão já, o XPS ao meu ver mais atual tem vantagem

fernando tecladista
Veterano
# jan/15
· votar


pra usar no dia a dia também vejo o XPS com mais vantagem
timbres mais atualizados e as vantagem do sampler e dos pads

X50 ainda tem uma vantagem da parte de edição ser mais completa, ter o modo combi, ter mais saidas de audio para endereçar timbres para um mixer e mais conexões de pedais e a saida midi convencional

pra quem vai tocar em banda de baile, sertanejo, tocar de tudo, onde metade do tempo hoje se usa piano ou sanfona eu pegaria o XPS

X50 eu vejo como um teclado pra quem gosta de fazer seus sons mais pisicodelicos, gosta de mexer, gosta de "synth"
mas não é mexendo neste X50 que você consegue ter o timbre de piano e acordeon que vem no XPS10

R Santiago
Veterano
# jan/15 · Editado por: R Santiago
· votar


fernando tecladista
Realmente Fernando. Pelo que eu vi em vídeos o XPS10 é um ótimo teclado. Porém os amigos devem ter cuidado pois acredito que ele como o MX61 são teclados bem mais simples em relação à edição de timbres.
Eu tinha um Triton Le 76 vendi e comprei um Yamaha MX61. É um ótimo teclado apesar da fragilidade do material. Tem timbres fantásticos (mesmos do MOTIF XS) porém extremamente limitado na parte de edição. Só faz splits em duas partes e só junta dois sons para resumir.
Estou adorando so timbres do MX61 porém estou sofrendo na questão da edição pois na verdade quase não tem como... Como os timbres são muito bons praticamente não precisa fazer muita coisa, porém quando eu quero montar um split com mais de dois timbres tenho que fazer no velho X5D.
No caso não da p compara o XPS10 com o X50. O ideal ai é agregar se possível hehe.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


R Santiago
O XPS só tem dois modos disponíveis SPLIT ou DUAL ou seja ou você usa dois sons separados por região LOWER e UPPER ou usa dos dois sons juntos, ambos com controles de volume individual de cada parte

Neste quesito o X50 vence com certeza, mas para muitos o Split simples e o Dual já bastam, tenho na mão hoje em meu teclado 16 layers midi e 16 de audio, mais um monte de fx individuais, master, sabe quando montei algo tão sinistro assim ??

A grande vantagem destes novos tecladinhos, é que eles já estão no espírito controlador, tanto de instrumentos virtuais como de superfície de controle de softs, e gadegts modernos, e os timbres atuais, quanta diferença, como já disse, já estão prontos ali na mão

Equipamentos de entrada não fazem milagres, mas por seu preço e quantidade de possibilidades me fazem o levar a sério

R Santiago
Veterano
# jan/15 · Editado por: R Santiago
· votar


Edson Caetano
Com certeza é o mesmo caso do MX61 ele já é um quase controlador. Tem placa de Audio e já vem com toda estrutura para Cubase, Sonar, etc... Além dos timbres oriundos do MOTIF XS.
No seu caso vc tem a plena noção do que o XPS10 pode fazer ou mesmo um MX utilizando-o como controlador... Porém percebi alguns questionamentos de colegas perguntando qual synth seria melhor no caso em questão X50 e XPS10.. Certamente quem tem o X50 vai achar que o XPS10 tem basicamente as mesmas funções do X50 como dividir em 16 partes por exemplo e poderão utilizar -lo apenas como synth então podem acabar se arrependendo da troca.

Edson Caetano
Veterano
# jan/15
· votar


Eu não considero as funçoes de splits e layers sejam elas quantas forem sintese... mas entendo sua colocação, para quem gosta de fuçar e montar seus sons de maneira mais complexa o X50 vai oferecer mais recursos

Apesar de que eu, já tendo escutado os dois, trocaria todos estes recursos extras pelos timbres melhores...

mas se fosse eu que estivesse prestes a gastar 2500 reais eu iria na loja e tocaria em ambos se fosse possivel, nunca comprei nada no escuro kk

R Santiago
Veterano
# jan/15
· votar


Isso mesmo
Eu to de cara com o MX61. É impressionante como um teclado simples tem uma qualidade de timbres tão boa.
Certamente é o mesmo caso do XPS10. Até brinquei com o pessoal dizendo que o MX61 é um fusca com motor de Jetta kkkkkkk da pau em muita coisa do Triton Le em consequência no X50.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novo Roland xps-10