Dúvidas sobre Korg Triton Studio e projeto de Tcc

    Autor Mensagem
    gersonflash
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: gersonflash


    Olá, Áureo.

    Sou tecladista de uma banda de rock, e trabalho com um KORG TRITON STUDIO 88 teclas, um Roland AX-Synth e um SH-01 GAIA, além de usar MacBook Pro com o software MainStage com uma placa TASCAM MIDI/USB, que usa o AX-Synth como escravo... assim, posso usar somente os timbres do AX, somente os do MainStage ou os dois simultaneamente. Além disso, utilizo uma pedaleira BOSS ME-25 ligada no KORG, para usar alguns efeitos... para as "maluquices" que eu faço, o set funciona perfeitamente!

    Ia comprar um KORG TRITON 76 teclas, mas acabou ocorrendo um incidente comercial, e me ofereceram esse modelo... semi-novo, único dono, com várias placas de expansão... completinho e inteiro... amor à primeira vista!!! Sempre fui fão de KORG... já tive um módulo i5M e trabalhei com 01W, i3 e N364, mas prfiro, sem sombra de dúvidas, o TRITON STUDIO. Ainda não trabalhei como o Oasys e o Kronos, mas estou contentíssimo com o meu TRITON. Estou pensando em adquirir um KROSS, mas ainda estou vendo se vale o investimento.

    Tenho algumas dúvidas, e queria ver se tu podes me ajudar:

    1) Como funciona o sampler dele? Tem algum vídeo na net explicando como funciona?

    2) Estamos tirando algumas músicas do Rush (Time Stand Still é uma), que possuem backing vocals femininos... como não temos uma mulher na banda, estava pensando em tentar jogar esses vocais para o KORG. É possível eu extrair o áudio dos vocais e transformá-los em timbre, para ser usado no teclado?

    3) Estou cursando Ciência da Computação, e vou fazer TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) no final do ano que vem, mas já tenho uma idéia definida... pretendo desenvolver um pedal e um software que controle esse pedal... a idéia é ter um pedal com entrada e saída MIDI, onde sejam ligados até 6 instrumentos ou equipamentos através de MIDI, com dois pedais, sendo um para avançar programação e outro para voltar programação. Através de um programa que faça a leitura de um repertório de banda, indicando as músicas, ons instrumentos utilizados e as trocas de timbres nos equipamentos, o pedal reconheça as linhas da tabela, identifique quais equipamentos tiveram mudança de programação e envie comandos MIDI para esses equipamentos, para que eles mudem para a programação específica.

    Por exemplo: Em uma determinada música, tenho que usar 3 bancos de programação no KORG, 2 no AX-SYNTH, 2 no MainStage e 1 no GAIA, além de 1 na pedaleira BOSS. Ao inserir a música no repertório, vou usar 3 linhas da tabela, com as colunas número da música, nome, banda, KORG, AX-SYNTH, GAIA, MainStage e BOSS.

    Ao selecionar a música, o pedal vai receber os comandos da primeira linha, e enviar aos equipamentos. Quando eu pressionar o pedal, vai identificar a segunda linha, e ver quais tiveram mudanças... no caso, mudou no KORG, não mudou no AX, mudou no MainStage, não mudou no GAIA e não mudou na BOSS, e envia os comandos aos equipamentos.

    Ao pressionar novamente, recebe as informações da próxima linha e identifica que mudou no KORG, mudou no AX, não mudou no MainStage, não mudou no GAIA e não mudou na BOSS, e envia os comandos aos equipamentos.

    Ao pressionar novamente, identifica que trocou de música, se tiver outro registro, recebe as informações do software, e envia os comandos aos equipamentos.

    Estive pesquisando na net, e não achei nada parecido com isso. Pelo que eu li sobre protocolo MIDI, tem como fazer isso, pois é uma linguagem binária, que aceita vários softwares, desde que a reconheçam. Assim, posso criar um programa em alguma linguagem, para reconhecer esse protocolo MIDI.

    Sobre esse projeto, gostaria de saber o seguinte:

    - Como vai funcionar a questão do pedal? Existe algum kit de desenvolvimento pronto para esse tipo de função, ou terei de criar tudo do zero, inclusive com programação de processador?

    - Tem como fazer isso na prática, ou há alguma limitação para esse tipo de função?

    - Existe algum equipamento similar no mercado, no Brasil ou no exterior?

    Fico agradecido se puderes me ajudar nessas dúvidas.

    Grande abraço!

    Gerson Moraes.

    fernando tecladista
    Veterano
    # mai/14 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    já fiz umas maluquices dessas usando o combi do meu korg
    cada part ficava com um canal midi e os teclados também cada um com um canal master diferente
    eu fazia a ligação em casaca:
    korg out>>>in roland thru >>> in PSR...
    e também um roland out>>> in korg

    korg canal 1
    roland canal 2
    psr canal 3

    cada música tinha um combi então eu poderia ter algo assim:
    korg timbre A77 interno strings
    part 2 do combi korg mandando um CC pelo canal 2 para o roland mudar para para orgão
    part 3 do combi korg mandando um CC pelo canal 3 para usar o PSR com piano
    as partes 2 e 3 tinham a extensão do teclado as duas em C-1 para que o que eu tocasse não fosse via midi, somente os CCs
    como poderia aumentar as coisas:
    part 4 com o korg em split e usando o canal 4 para usar outro timbre timbre do roland pelo canal 4 (tocando pelo korg)
    mandava um cc pelo canal 2 para um timbre "mudo' que eu tinha no roland
    colocava a part 5 do korg para receber mensagens do canal 2 (que vinha do roland) então eu tinha dois timbres do korg um por ele e outro via midi

    como eram 3 teclados um combi dava para cada música, mas se fosse o caso era só criar outro por exemplo A22 e B22 para a mesma música

    dá pra incrementar mais porque até agora só usei 5 parts de um combi eram 8 poderia colocar dual ou ter algo mais na cascata como uma pedaleira de efeito com midi in

    isso eu fazia com o set que tinha na década de 90

    ----------------------------------------------------------------------
    das antigas não li muito sobre isso, mas parece que era o módulo A880 que servia pra isso endereçar canais e troca de programas

    ----------------------------------------------------------------------

    os tecladistas de hoje são muito bunda mole
    hoje um teclado tem 16 parts de combi, dá além de ter um timbre fodastico ali no korg que gasta no máximo umas 4 a 6 parts sem ficar exagerado, sobra mais 10 parts pra mandar mensagens midi pra banda toda, compra uma midi thru box e manda mensagem pra bateria eletronica pedaleira do guitarrista até mudança de efeito do vocal
    isso sem precisar de notebook pra controlar nada
    se usa sequenciador junto, fica mais facil ainda coloca uma trilha midi pra cada equipamento com as mudanças de CCs

    waltercruz
    Veterano
    # mai/14
    · votar


    meu comentário é um pouco parecido com o do fernando.

    Já viu o recurso external instruments no mainstage? Compra uma midi thru box ,midi patchbay e comanda tudo pelo mainstage. Pelo mainstage vc pode ir mandando os program change para todos os teclados.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas sobre Korg Triton Studio e projeto de Tcc